A evolução do mac os x
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

A evolução do mac os x

on

  • 435 views

Serão apresentadas as maiores inovações na evolução dos sistemas operacionais da Apple e algumas curiosidades relacionadas.

Serão apresentadas as maiores inovações na evolução dos sistemas operacionais da Apple e algumas curiosidades relacionadas.

Statistics

Views

Total Views
435
Views on SlideShare
433
Embed Views
2

Actions

Likes
1
Downloads
8
Comments
0

1 Embed 2

http://www.slideee.com 2

Accessibility

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

A evolução do mac os x A evolução do mac os x Document Transcript

  • A Evolução do Mac Os X O Dw Dicas preparou para vocês um artigo que apresenta a evolução dos sistemas operacionais para Desktop da Apple, desde o primeiro Mac OS X até o novíssimo Mavericks. Serão apresentadas as maiores inovações na evolução dos sistemas operacionais da Apple e algumas curiosidades relacionadas, vale ressaltar que antes de se chamar Mac Os x, existe outras versões do sistema, como era chamado System até a versão 7.6, mas só na versão 8 do sistema que ele passou a ser conhecido como Mac Os, chegando a sua versão 10 Mac Os X. Cheetah - O primeiro sistema da linha Mac OS X foi anunciado em janeiro de 1999, com o nome Mac OS X Server 1.0. O sistema foi a evolução do Mac OS anterior, que foi inspirado no sistema OPENSTEP desenvolvido pela extinta NeXT, empresa criada por Steve Jobs durante seu período de ausência na Apple. A versão beta foi disponibilizada no ano 2000 e finalmente em março de 2001 a versão oficial foi lançada, com o codinome “Cheetah”. Ela era vendida a US$ 129 e trazia uma mudança radical em relação às versões anteriores do Mac OS. O núcleo do sistema foi remodelado e o sistema recebeu aprimoramentos na gerência de memória.
  • O Mac OS X Cheetah apresentou pela primeira vez a Dock, uma nova forma de organizar as aplicações do sistema operacional na interface com o usuário. Além disso, foram apresentados o aplicativo de e-mail Mail, o Address Book, um editor de texto novo chamado TextEdit, suporte a Multitask Preemptivo, suporte a PDF, interface Aqua, suporte a OpenGL, a utilização de AppleScripts e mecanismos de proteção de memória. Esta edição foi a primeira a contar com o iTunes, o programa de música mais famoso da Apple. Apesar de todas estas novidades, o sistema sofreu muitas críticas principalmente no que tange o tempo de resposta da interface, a estabilidade do sistema e problemas de compatibilidade com hardware, por exemplo, para gravar CDs.
  • Puma - Após o lançamento do Cheetah, em Setembro de 2001, a Apple lançou o Mac OS X 10.1, codinome “Puma”. A versão foi fornecida gratuitamente como atualização do Cheetah. Como mudanças, foi melhorado o desempenho geral do sistema e foi adicionado um suporte mais eficiente à gravação de CDs e DVDs e ao OpenGL. Além disso, a Apple introduziu a aplicação Image Capture que facilitava a aquisição de imagens de câmeras digitais e escâneres. Mesmo com esta melhora, a crítica ainda dizia que o sistema não tinha um desempenho bom o suficiente para sua adoção em grande escala. Jaguar - Em 23 de Agosto de 2002, a Apple lançou mais uma versão, o Mac OS X 10.2, codinome “Jaguar”. Além de melhorias de desempenho e estabilidade, o sistema atualizou o Address Book, deu suporte ao sistema de impressão CUPS, muito utilizada em sistemas Linux, e adicionou o filtro de mensagens indesejadas no Mail. As redes Windows passaram a ser compatíveis e foi desenvolvido o Quartz Extreme. Este programa permite que a composição gráfica seja realizada diretamente na placa de vídeo, diminuindo a carga sobre o processador. Por fim, a Apple lançou a aplicação Inkwell para reconhecimento de escrita.
  • Panther - Em Outubro de 2003, a Apple lançou o Mac OS X 10.3, codinome “Panther”. Como novidades, o sistema aprimorou o mecanismo de busca do Finder, permitiu a troca eficiente de usuários em um mesmo sistema, introduziu o Exposé para facilitar a visualização de janelas do usuário, a ferramenta de programação Xcode, o Preview para renderizar PDFs e o QuickTime com suporte a uma maior gama de formatos. Além disso, foi introduzido o FileVault para criptografar o disco dos usuários, o iChat com suporte a conferência de áudio e vídeo e o Safari, o browser da Apple. Tiger - Em Abril de 2005, a Apple colocou a venda o Mac OS X 10.4, codinome “Tiger”. Segundo a Apple, ele foi o lançamento de maior sucesso na sua linha de sistemas operacionais. O Tiger foi o primeiro a executar em máquinas com arquitetura Apple-Intel, que utiliza processadores baseados em x86 em vez da arquitetura PowerPC tradicional. Como novidades, o Tiger introduziu o Spotlight, o mecanismo de busca da Apple, uma nova versão do Mail e os widgets. Para automatizar tarefas, foi feito o Automator que permite a programação de ações e para a acessibilidade foi desenvolvido o VoiceOver para a aplicação de
  • zoom na tela e comandos de voz. Foi introduzido também o aplicativo Dictionary e o Grapher, que permite desenhar gráficos tridimensionais. Leopard - O Mac OS X 10.5 “Leopard” foi lançado em outubro de 2007. O Leopard introduziu um design novo da área de trabalho, uma Dock nova, menus semitransparentes e novas interfaces para o iTunes. O desempenho foi otimizado e foi introduzido a Time Machine, ferramenta de backup da Apple. Além da Time Machine, alguns aplicativos sofreram atualização como o Dictionary, o iCal, iChat, Mail e Safari. Foi desenvolvido o BootCamp que permite que outros sistemas operacionais sejam instalados no Mac e a ferramenta Spaces para a utilização de múltiplas áreas de trabalho virtuais. Por fim, foi adicionado o suporte a aplicações 64-bit. Snow Leopard - O Mac OS X 10.6, codinome “Snow Leopard” foi lançado em junho de 2009. Diferentemente das outras versões, o objetivo principal do Snow Leopard não foi introduzir muitas funcionalidades. O objetivo principal foi melhorar o desempenho e reduzir a utilização de memória. A maioria dos softwares da Apple foi reescrita para se adequar ao hardware mais moderno, também foram introduzidos novos arcabouços de programação como o OpenCL e por fim, extinguiu-se o suporte a Macs de arquitetura PowerPC. Como novidades, foi apresentado um Finder totalmente reescrito, um Boot Camp com suporte à leitura e escrita em partições Windows, suporte a multitoque na maioria dos MacBooks, uma versão puramente 64-bits do QuickTime, Safari 4 e uma melhora na acessibilidade fornecida pelo VoiceOver. Lion - Em Outubro de 2010, a Apple inovou e trouxe o Mac OS X 10.7, codinome “Lion”. O Lion apresentou o conceito da App Store, onde os usuários podem comprar os aplicativos para Mac em uma única interface, semelhante a iTunes Store. Também foi adicionado o mecanismo de compartilhamento de arquivos entre Macs, o Airdrop. Os mecanismos de autocorreção do iOS (sistema operacional dos iPods Touch, iPhones e iPads) foram integrados ao
  • sistema. Além disso, foi introduzido o AutoSave para salvar automaticamente documentos e o FaceTime para videoconferências. Nesta versão, o aplicativo Mail foi refeito para ficar semelhante ao do iOS e foi implementada a função "resume" que permite que o Mac seja desligado e depois religado com todos os aplicativos e configurações que estavam abertas. Por fim, a Apple trouxe a funcionalidade Versions, que realiza um controle automático de versão sobre cada documento editado. Mountain Lion - Em Fevereiro de 2012, a Apple anunciou o OS X 10.8, codinome “Mountain Lion”. Diferentemente das versões anteriores, a Apple preferiu chamar o sistema simplesmente de OS X, em vez de Mac OS X. Como novidades, o sistema trará a aproximação entre o sistema operacional para iMacs e MacBooks e o sistema iOS para dispositivos móveis da Apple. Como exemplo desta integração, será introduzido o programa Messages, que permite a troca de mensagens entre Macs e também entre dispositivos com iOS. Essa versão receberá também o Game Center, que tem a mesma função do iOS e permite a organização de jogos online, a integração com o Twitter e o Centro de Notificações. Nem todas as funcionalidades novas ainda foram reveladas, mas espera-se que, cada vez mais, o OS X se aproxime do iOS e vice-versa. Desta forma, ouso arriscar que a tendência é que os sistemas da Apple deixem de serem sistemas complementares e se transformem em uma única plataforma.
  • O OS X Mavericks é a versão 10.9 do sistema desktop da Apple que já está disponível e é grátis. Ele traz uma série de recursos que buscam diminuir o consumo de energia, melhorar o desempenho e tornar seu uso e o usuário mais produtivo. Com a chegada de alguns aplicativos que só existiam no iOS, o sistema está mais integrado a esse sistema e pode simplificar a vida de quem usar Macs e gadgets da Apple.
  • Logo da Empresa O famoso logo da maça causa muitas duvidas como "porque uma maça?",existem duas versões ,nenhuma delas confirmadas pela Apple ou por Steve Jobs,a primeira versão é por causa das maça de Newton,caso alguém não saiba iremos dar uma breve explicação,Newton descobriu a gravidade quando ele estava em baixo de uma arvore e assim caiu uma maça em sua cabeça,e a segunda seria pela história bíblica Adão e Eva, que estavam no Jardim do Éden e desobedeceram Deus e por esse motivo foram expulsos do mesmo,a mais provável é a primeira pois se olharem o primeiro logo lembra Newton. E então leitor do Dw Dicas? Conseguiu acompanhar toda a evolução do Mac OS X? Não deixe de comentar as novidades que você espera para os novos lançamentos da maçã. Fonte: • http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/04/evolucao-do-mac-os-x.html • http://luispage.no.sapo.pt/mac/mac_evolution.html • http://macmais.com.br/materias/confira-a-evolucao-dos-sistemas-operacionais-do-mac/ • Agradecemos ao ThiagoMusic, o qual foi o idealizador do especial, por elaborar o conteúdo e também pelo BBCode exclusivo para este especial. • Agradecemos a todos os Moderadores e membros dos grupos TechMinds, Barbanegra, CPt Arte & Cultura, Sound Evolution, The Penguins Seeders, The Mobile Seeders e GamerZ. • Agradecemos ao grande designer Qisu, por ter confeccionado banners tão elaborados e que enriquecem este especial.