Aula de geografia resolução de questões

  • 1,036 views
Uploaded on

 

More in: Education
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
1,036
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
14
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Aula de Geografia Prof. Agnélo Dias Vidal Neto agnelovidal@hotmail.com
  • 2. AULA DE GEOGRAFIA qUEstõEs DE vEstIbULAR 01.(covest-05) A esperança de vida ao nascer, o Produto Interno Bruto e o nível de instrução da população são três Indicadores sócio-econômicos utilizados para o cálculo: A) do Produto Nacional Bruto. B) do Índice de Desenvolvimento Humano. C) da Renda per Capita. D) do Índice de Globalização. E) do Crescimento Vegetativo Populacional.
  • 3. 02. “Este princípio, enunciado por Jean Brunhes, chamava atenção para o fato de que os fatores físicos e humanos, ao elaborarem as paisagens, não agiram separada e independentemente, havendo uma interpenetração na ação dos vários fatores físicos entre si, e ainda dos dois grandes grupos de fatores. Na elaboração das paisagens, nenhum dos fatores físicos ou humanos age isoladamente; a ação é sempre feita de forma integrada com outros fatos. (Manuel Correia de Andrade, Geografia Econômica) O princípio da Geografia a que o autor faz referência é o: A) Princípio da Extensão. B) Princípio da Conexão. C) Princípio da Analogia. D) Princípio das Causas Atuais. E) Princípio da Uniformidade dos Fatos Geográficos.
  • 4. 03. (covest-05) As mudanças decorrentes da globalização nas últimas duas décadas foram significativas para definir as relações políticas entre as nações. Estas mudanças contribuíram para alterar a economia brasileira que: A) conseguiu aumentar suas exportações, garantindo seu desenvolvimento industrial, sem os empréstimos do FMI. B) adotou uma política econômica intervencionista, procurando atender às necessidade sociais das regiões mais pobres. C) cresceu e se modernizou, embora persista a dependência de empréstimos internacionais e as dificuldades para resolver suas desigualdades sociais. D) só então se tornou uma economia moderna e industrializada, competindo com as grandes potências da atualidade. E) teve a ajuda dos Estados Unidos para atualizar seu parque industrial, e rompeu sua dependência dos países europeus.
  • 5. 04. (Covest-05) “O chapadão é sozinho - A largueza. O sol. O céu não se querer ver. O verde carteado do grameal. Ali chovia? Chove - e não encharca poça, não rola enxurrada, não produz lama: a chuva inteira se sovertia em minuto terra a fundo, feito um azeitinho entrador. O chão endurecia cedo, esse rareamento de águas.” (Guimarães Rosa, Grande Sertão Veredas) A forma de relevo poeticamente mencionada pelo escritor é característica: A) das áreas cristalinas do sertão nordestino. B) de regiões que não possuem solos profundos. C) de bacias sedimentares. D) dos ambientes que sofreram falhamento no précambriano. E) das áreas montanhosas e íngremes do sertão mineiro.
  • 6. 05. (covest-05) “Conforme Pierre Gourou, seriam comuns, sob a metade terra firme, os perfis (de solo) com uma capa delgada de húmus, um horizonte arenoso e, abaixo, a carapaça laterítica. Pouco tempo depois que a selva é derrubada para cultivo, as escassas reservas de bases solúveis e o húmus são arrastados para o lençol freático, e daí para os rios, pela infiltração de água oriunda de copiosas chuvas. Após a conclusão desse processo, o solo fica reduzido a uma areia solta, que em muitos lugares acabaria sendo arrastada pelas enxurradas”. (Orlando Valverde) O processo mencionado no texto corresponde a: A) Arenização. B) Lixiviação. C) Desertificação Antrópica. D) Eolização. E) Litogênese.
  • 7. 06. Observe o mapa a seguir. As áreas escuras correspondem aos espaços ocupados pelas: A) savanas. B) florestas tropicais e equatoriais. C) florestas caducifólias temperadas. D) florestas subtropicais. E) pradarias e estepesA) savanas.
  • 8. 07. (covest-07) A atividade vulcânica compreende todos os fenômenos associados com o derrame sobre a superfície terrestre dos materiais magmáticos procedentes do interior da Terra. Sobre esse assunto, é incorreto afirmar que: A) o vulcanismo é um fenômeno endógeno exclusivo de áreas de colisão de placas litosféricas, em face da ação das correntes de convecção do manto. B) além da erupção de gases aquecidos e lavas fundidas, procedem dos vulcões vastas quantidades de materiais fragmentados que são produzidos pela expansão de gases. C) o magma, ao se solidificar nas fissuras rochosas preexistentes, origina diques mais ou menos espessos. D) as erupções variam muito de caráter, de acordo com a pressão e a quantidade de gás e a natureza da lava posta em liberdade. E) no Estado de Pernambuco, há evidências de atividades vulcânicas, ocorridas em épocas pretéritas, na Zona da Mata; os solos dessas áreas vulcânicas são, em geral, bons para a agricultura.
  • 9. 08. (Uem) Sobre a representação cartográfica da Terra, assinale a opção CORRETA: A) Os paralelos são linhas traçadas paralelamente ao Meridiano de Greenwich. B) A distância em graus, que vai do Equador aos pólos, chama-se longitude. C) O Equador divide o globo em Hemisfério Oriental e Ocidental. D) No Hemisfério Meridional, encontram-se os paralelos: Trópico de Capricórnio e Círculo Polar Antártico. E) A distância em graus de um ponto da superfície terrestre ao Meridiano de Greenwich varia de 0º a 90º.
  • 10. 09. (Uel) Considere que um avião supersônico sai da cidade de Tóquio à 1 h da manhã de um domingo com direção à cidade de Manaus – AM. A duração do vôo é de nove horas e a diferença de fuso horário de uma cidade a outra é de onze horas. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a hora e o dia da semana da chegada desse avião na cidade de Manaus. A) 22 h do sábado. B) 23 h do sábado. C) 01 h do domingo. D) 10 h do domingo. E) 12 h do domingo.
  • 11. 10. (UERN) Os conhecimentos sobre a estrutura da Terra permitem afirmar: A) O Sial é a sua parte mais externa e é assim denominada pela presença predominante dos minerais silício e alumínio. B) O Sima é a parte que vem após o sial e é a camada onde predominam as rochas sedimentares, além do silício e do magnésio. C) O magma está situado na litosfera e é constituído por materiais sólidos. D) O núcleo da Terra é predominantemente formado por silício e níquel. E) O núcleo é a parte menos densa, em razão da alta temperatura.
  • 12. 11. (covest-07) Sobre a origem e a formação das rochas ígneas, é verdadeiro afirmar que: A) B) C) D) E) se formam em camadas dispostas horizontalmente, com permeabilidade e porosidade bastante elevada. se formam em decorrência de deposições de origem hídrica, a exemplo do calcário e do arenito. se originam da transformação do magma devido ás altas temperaturas destacando-se, entre elas, o carvão mineral e argilito. têm sua origem vinculada ao intemperismo químico e ao acúmulo de sedimentos nos fundos dos vales. resultam da solidificação do magma, podendo ser intrusiva (granito) e extrusiva (basalto).
  • 13. 12. (PUC-PR) Um navio que, navegando pelo Atlântico, cruza o Trópico de Câncer e segue do norte para o sul, de tal forma que, observando-se no mapa, a trajetória percorrida é representada como uma reta. Esse percurso descrito no enunciado revela que o navio... I - Seguirá passando por latitudes cada vez maiores até cruzar a linha equatorial. II – Estará modificando constantemente a latitude, porém permanece na mesma longitude. III – Estará se aproximando cada vez mais do meridiano de origem. IV – Estará navegando pelas águas do hemisfério austral. V – Estará se distanciando cada vez mais do círculo polar ártico. Estão corretas as afirmações: A) II e V, apenas. B) I, II e IV. C) I, III e V. D) II e III, apenas. E) III, IV e V.
  • 14. 13. Leia atentamente o texto abaixo: Todos os dias, milhares de jovens e adultos levantam-se antes do nascer do Sol, pegam o ônibus, mais outro ônibus e, cerca de uma hora depois, estão no município vizinho, uma metrópole. Lá está o seu lugar de trabalho ou de estudo, ou até de ambos, enfim, o lugar do seu longo dia. Pela noite, é hora de voltar. Um ônibus num terminal, outro ônibus e outro terminal e bem tarde, está em sua casa, em sua cidade, que é tipicamente uma cidadedormitório. Noutro dia, o programa será o mesmo. Esse é o cotidiano de milhares de pessoas que vivem nas regiões metropolitanas do Brasil: cada dia um vai-e-vem. Essa forma de migração é denominada: A) Movimento pendular. B) Êxodo rural. C) Êxodo urbano. D) Migração sazonal. E) Transumância.
  • 15. 15. De acordo com a quase centenária Teoria da Deriva Continental, proposta por Alfred Wegener, havia uma única grande massa continental, a qual foi denominada Pangéia, cujas terras eram cercadas pelo único e vasto oceano, o Pantalassa. Foi por volta dessa época, há cerca de 250 milhões de anos, durante a Era Mesozóica, que houve a fragmentação de Pangéia, dando a origem a dois novos continentes: Laurásia ao norte, e, o que nos interessa mais diretamente, Gondwana, ao sul, cerca de 120 milhões de anos depois e foi a vez desses continentes começarem a se dividir. Da divisão do continente de Gondwana, derivam:
  • 16. A separação da América do Sul em relação à África. II - A formação dos arquipélagos vulcânicos do Japão e do Havaí. III - O término da última era glacial, no quaternário. IV - O surgimento da Austrália e da Antártida, entre outras áreas continentais. V - O nascimento do Oceano Atlântico. I- A) I, IV e V, apenas. B) I, II e IV, apenas. C) II, III e V, apenas. D) III e IV, apenas E) I, II, III e V.