Modelos de dados 12363966

108 views
81 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
108
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Modelos de dados 12363966

  1. 1. Definição
  2. 2. O Modelo de Dados é uma representação das necessidades de dados de um determinado ambiente e de como esses dados se relacionam. É uma das primeiras atividades que deve ser executada ao longo do processo de identificação e compreensão de um ambiente, tendo em vista necessidades de automatização. É um dos produtos da fase de Análise do Ciclo de Vida de um projeto de desenvolvimento de um sistema.
  3. 3.  Construir um Modelo de Dados significa: coletar e documentar informações relevantes do ambiente estudado; representar as informações, de forma clara e objetiva, e num formato padrão que possa facilitar o entendimento dos participantes do processo; definir, de maneira clara, o escopo do ambiente modelado; adquirir o entendimento do ambiente através de refinamentos sucessivos do modelo; e representar graficamente as necessidades de informação independentemente do Software e do Hardware a serem usados na implementação do Sistema.
  4. 4. Um Modelo de Dados é composto de:  Entidade  Tipo de Entidade  Atributo  Relacionamento  Dicionário de Dados
  5. 5. Chamamos de entidade, qualquer coisa real ou abstrata, de um determinado ambiente, sobre a qual precisamos guardar informações.  Se estamos modelando o ambiente de uma biblioteca, por exemplo, então as informações a respeito dos livros devem estar representadas pela entidade: Livro.
  6. 6.  As informações relativas aos usuários da biblioteca poderiam ser representada pela entidade: Cliente.  As informações relativas ao empréstimo de livros seriam representadas pela entidade: Empréstimo.  As reservas de livros por: Reserva, e assim por diante.
  7. 7.  Nesse ambiente as informações da entidade Livro poderiam ser: nome do livro, ISBN do livro, e título do livro. Para a entidade Cliente poderíamos ter: cpf, nome, endereço e telefone. Para a entidade Empréstimo: data do empréstimo, data provável de devolução e taxa de multa para o caso de devolução com atraso. A entidade Reserva poderia ter: data da reserva, e data provável de disponibilidade do livro.
  8. 8. É claro que as informações representadas por uma entidade dependem do ambiente onde ela está inserida. Por exemplo: uma pessoa para o Ministério da Fazenda é vista como um contribuinte de impostos. E dentro deste contexto as informações relevantes de pessoa seriam: cpf, renda anual, despesas médicas, despesas com instrução, etc. Já o Ministério da Educação poderia ter outras necessidades de informações sobre uma pessoa, como por exemplo: cpf, nível de escolaridade, idade, data de nascimento, etc. O Ministério da Saúde, certamente teria interesse em informações sobre saúde: tipo sanguíneo, data de nascimento, etc. Podemos concluir que, uma entidade só deve conter informações que dizem respeito, ou que são necessárias, ao ambiente que representa.
  9. 9.  Um tipo de entidade é definido como sendo o conjunto de todas entidades de uma mesma natureza, ou seja, que tenham as mesmas características. Por exemplo, o conjunto de todas as entidades Livros de uma biblioteca constituem o Tipo de Entidade LIVRO. Engenharia de Software, Análise Estruturada, Análise Orientada a Objeto, poderiam ser entidades do tipo de entidade LIVRO. O conjunto de todos os empréstimos feito pela biblioteca comporia o tipo de entidade EMPRÉSTIMO. O conjunto de todos as pessoas que usam a biblioteca representaria o tipo de entidade CLIENTE.
  10. 10.  É o tipo de entidade que existe por si mesma. Sua identificação completa é feita pelos seus próprios atributos.
  11. 11. A Entidade ALUNO é uma entidade primária porque é identificada pelos seus próprios atributos. O seu identificador pode ser o atributo Matrícula do aluno. ALUNO # Matrícula Nome Sexo
  12. 12.  A Entidade DEPARTAMENTO é uma entidade primária pois tem como atributo identificador um atributo próprio. A sigla do Departamento, por exemplo. DEPARTAMENTO # Sigla Nome
  13. 13.  É a entidade cuja identificação não pode ser feita por seus próprios atributos. Para sua identificação completa precisamos de atributos de outra entidade.
  14. 14.  A entidade DEPENDENTE é uma entidade fraca pois para a sua identificação há que se utilizar atributos da entidade EMPREGADO (A Matrícula do empregado, por exemplo). Ou seja, quando falamos, João Viera (Dependente) precisamos dizer de quem ele é dependente (Empregado) para que se possa identificá-lo completamente. Assim: João Vieira é dependente de Francisco da Rocha (Empregado)
  15. 15.  É a entidade que não se identifica por si mesma e sua existência depende da existência de duas ou mais outras entidades. Compõem seu identificador, os identificadores das entidades que se associaram para lhe dar origem.
  16. 16.  No diagrama abaixo a entidade, APROVEITAMENTO é uma entidade associativa porque a sua identificação só possível a partir da Matrícula, identificador da entidade ALUNO e de Código, identificador da entidade DISCIPLINA. Ou sejam, quando nos referimos ao aproveitamento 7,3, por exemplo, ele só tem sentido quando associado a uma aluno e a uma disciplina. Assim: João Ribeiro Ferraz (Aluno) obteve a nota 7,3 (Aproveitamento) em Banco de Dados (Disciplina).

×