Biblivremanualdeoperao

1,243 views
1,108 views

Published on

Manual software biblioteca informatizada
BIBLIVRE

Published in: Education
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
1,243
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
42
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Biblivremanualdeoperao

  1. 1. GOVERNO DO ESPÍRITO SANTO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃOSUBSECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E PROFISSIONAL GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL BIBLIVRE Manual Básico de Operação 2
  2. 2. Página Inicial Neste espaço oAtravés do link responsável pela“ajuda” é biblioteca deverápossível acessar entrar com oo manual do login e a senha.sistema Biblivre.Manual Biblivre 3
  3. 3. 1. Página de PesquisaAcesso apágina depesquisapelo alunose demaisusuários.
  4. 4. 1.2 Página de Pesquisa Em seguida clicar em buscarInserir o termo de busca
  5. 5. 1.3 Página de Pesquisa com ResultadoPermite a visualização Permite a visualizaçãodetalhada de cada do código Marc de cadaregistro recuperado registro recuperado Registros recuperados
  6. 6. 1.4 Página de Pesquisa - FichaApresentaçãodetalhada do Avança para os próximosregistro. registros recuperados.
  7. 7. 1.5 Página de Pesquisa - Marc O código Marc permite a padronização de registros nas bases. Selecionar, copiar e colar o código Marc facilita o processoApresentação de catalogação.detalhada doregistro nocódigo Marc.
  8. 8. 2. Circulação Permite efetuarPermite o cadastro reserva dose controle de livros.usuários no Permitesistema controlar o acesso a biblioteca. Permite efetuar Permite imprimir empréstimos e carteirinhas de devolução dos livros. usuários.
  9. 9. 2.1 Cadastro Histórico de circulação e multas Inserir novoUsuários usuáriocadastrados Ficha completa do usuário
  10. 10. 2.2 Empréstimo Buscar usuário Selecionar usuário
  11. 11. 2.2.1 Empréstimo Buscar o tombo ou código de barras do livro que será emprestado
  12. 12. 2.2.2 Empréstimo Emprestar Item localizado
  13. 13. 2.3 Reserva Para realizar uma reserva basta selecionar o usuário e clicar em reservar.
  14. 14. 2.3.1 Reserva Pesquisar o item desejado. Reservar o item desejado.
  15. 15. 3. Catalogação Módulo que permite a catalogação de autoridades (autores,Módulo que permite a Instituições etc). Nãocatalogação dos itens. será necessário catalogar neste modulo.Módulo que permiteimpressão de Módulo que permite aetiquetas que serão catalogação decoladas nas lombadas termos e/ou assuntos. Não será necessáriodos itens. catalogar neste modulo.Módulo que permitemover registros da Módulo que permite abase principal para a importação dede trabalho ou vice registros.versa.
  16. 16. 3.1 Catalogação on-lineBusca  Bibliográfica Pesquisa na base da SEDU e importação para a base da escola.
  17. 17. 3.1 Catalogação on-line Visualizar o registro Marc encontrado na base SEDU. Selecionar e Copiar.
  18. 18. 3.1 Catalogação on-lineCatalogação  Bibliográfica  Novo  Selecionar o tipo de material (livro, periódico etc)  Marc Colar na ficha Marc do novo registro criado na escola. Salvar.
  19. 19. 3.1 Catalogação on-line Insira a data de registro do livro. Insira o tipo de aquisição (compra, doação e permuta) Criar exemplar
  20. 20. 3.1 Catalogação on-line Apresentação do registro criado.Na aba formulário épossível alterar oscampos do registrocriado.Anotar de lápis nolivro o tompo Para inserir novospatrimonial criado. exemplares
  21. 21. 3.1 Catalogação on-lineClick na abaFormulário paraverificar aclassificação corretado livro.
  22. 22. 3.1 Catalogação on-lineVerificar e inserirnúmero declassificaçãoconsultando a tabelasimplificada nodocumento deorientação.Verificar e inserircódigo de autor natabela de cutter.
  23. 23. 3.1 Catalogação on-line
  24. 24. 3.1 Catalogação on-lineOs registros que não foram encontrados deverão ser descritos em uma planilha e enviados via e-mail para a SEDU. E-mail:vboliveira@sedu.es.gov.brApós catalogação na base SEDU, será enviado uma confirmação (via e-mail) do cadastro na base SEDU.
  25. 25. 3.3 EtiquetasPermite a impressão de etiquetas para colar na lombada do livro Inserir data inicial e final das Esta marcação remove as etiquetas geradas etiquetas após impressão. Após inserir as datas gere as etiquetas
  26. 26. 3.3.1 Etiquetas Mostra lista de impressão.Marcar os registros.
  27. 27. Para visualizar o arquivo pdf para impressão é 3.3.2 Etiquetas necessário. 1.Clique no botão Ferramentas do Internet No rodapé da lista. O sistema gera um arquivo de etiquetas em pdf que poderá ser salvo e impresso Explorer e, em seguida, clique em Opções da em qualquer impressora. Internet. 2.Clique na guia Segurança, clique em Nível personalizado. 3.Siga um destes procedimentos ou ambos: Para desativar os downloads de arquivo na barra de Informações,Modelo de etiqueta. role até a seçãoMarca Pimaco / Downloads da lista, em Aviso automático paraTamanho A4 / Código downloads de arquivo,A4055/A4255/A4355 clique em Habilitar.Etiquetas do Biblivre Para desativar os controles ActiveX na barra de Informações, role até a seção Plug-ins e controles ActiveX da Grava e lista e, em Aviso imprimi em automático para arquivo pdf controles ActiveX, clique Grava em em Habilitar. arquivo texto 4.Clique em OK, clique em Sim para confirmar que deseja fazer a Exclui os itens alteração e então clique marcados novamente em OK.
  28. 28. 4 AquisiçãoAquisição – Permite o gerenciamento do processo de aquisição de material bibliográfico.Permite o cadastrode fornecedores Registro de cotações Cadastro de itens Registro de pedidos para compra Lista os fornecedores existentes Inseri um novo fornecedor
  29. 29. 5 Administração Permite criar e alterar login e permissões. Cria tipos de usuários (Aluno,Troca de senha dos operadores do professor, funcionário etc.).sistema. Cria cartões de acesso paraPermite gerar cópia de segurança (backup). usuários. Estabelece ligação com Permite a impressão de relatórios. servidores Z39.50. Inclui e altera: nome da biblioteca, subtítulo da biblioteca, moeda corrente, valor da multa, cor primária de bordas e textos, cor de fundo do cabeçalho, cor primária da página e de botões, cor secundária da página e de botões, registros por página, mídia digital e prefíxo do tombo patrimonial.
  30. 30. 5.1 AdministraçãoAdministração  Manutenção. Permite gerar uma cópia de segurança de todas as informações do sistema. Cópias de segurança geradas. O sistema permite gravar as cópias de segurança em outra pasta no computador ou em outro suporte (pen drive, cd- rom, DVD, etc.)
  31. 31. 5.2 AdministraçãoAdministração  Relatórios. Permite gerar vários relatório, que podem ser salvos em pdf e impressos em qualquer impressora.
  32. 32. 5.3 Administração Administração  Logins e permissões.O cadastro de login esenha será possível após ocadastro do operador emCirculação  Cadastro . Permite cadastrar login e senha para os operadores do sistema. Permite estabelecer níveis de permissão para cada usuário.
  33. 33. 5.4 Administração Administração  Tipos de usuários.Permite criar tipos deusuários. (administrador,alunos, professor,comunidade etc.). Eestabelecer critérios paracada tipo de usuário (limitede empréstimos, prazo deentrega etc).
  34. 34. 5.5 Administração Administração  CartõesPermite estabelecer umcontrole de entrada deusuários na biblioteca. Énecessário vincular o nomedo cartão com o usuário emCirculação  Acesso.Pode ser utilizado comocontrole de chaves dosguarda volumes. Inserindona chave o o nome docartão do sistema. E vincularo nome do usuário a chavesolicitada.
  35. 35. 5.6 AdministraçãoAdministração  Servidor Z39.50Permite incluir servidorremoto Z39.50 que vaipossibilitar importaçãode registros em Busca Distribuída.Esta importação nãoserá muito utilizadaporque atualmente nãoexiste servidor Z39.50brasileiro.
  36. 36. 5.7 Administração Administração  Configuração. Permite configurar os parâmetros do sistema.Nome da bibliotecavisualizado no cabeçalhodo sistema.Valor da multa.Cores do sistema.Prefixo estabelecido para servisualizado no tombopatrimonial. Devemosestabelecer como prefixo asletras iniciais do nome daescola. Exemplo: EscolaGomes Cardim - prefixo GC.

×