2012 05 retail evolution (pt)

  • 240 views
Uploaded on

 

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
240
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
6
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. trendwatching.com é uma empresa de tendências independente e com opinião própria, queexamina o mundo todo em busca das tendências de consumo mais promissoras, com insightse ideias práticas para a sua empresa. Para obter tudo que há de mais novo e de melhor, confi-amos na nossa rede de centenas de caça-tendências em mais de 120 países do mundo. Trend Briefing de maio 2012: (R)ETAIL (R)EVOLUTION O e-varejo é o varejo, e é online. Agora, as experiências atuais dos consumidores on-line são, na- turalmente, diferentes fundamentalmente daquelas durante o iní- cio do boom das empresas virtuais: o e-commerce não é mais apenas uma questão de escolha, preço, conveniência, opiniões e avaliações, mas também sobre tudo o que os consumidores pro- curam em qualquer compra: status, o produto certo e uma ex- periência convincente. Assim, é o tempo para aprender e lucrar com as mais recentes inovações que estão transformando o e-commerce e, finalmente, remodelando o comportamento de compras. Tanto online quanto offline. Quatro temas surgem:Exatamente como previsto por e-gurus há 15 anos, o e- #1: E IS FOR EVERYWHEREcommerce está mais em alta do que nunca. Tanto eam merca-dos consolidados, onde os gastos do consumidor estão mudandoonline, ou em mercados em crescimento onde a urbanização rá- Sub-tendências existentes como SCREEN CULTURE, ALLpida e a crescente penetração da Internet (em celulares) estão THE WEB’S A (SHOP) WINDOW e ON TO OFF / OFF TOcriando novos hábitos de compras, os consumidores estão "e-commercing". ON.Algumas estatísticas obrigatórias:• As vendas por e-commerce nos EUA irão crescer 62% até #2: (M)ETAIL 2016, para USD 327 bilhões (Fonte: Forrester, fevereiro de Sub-tendências existentes como CASHING IN ON 2012). CURATION, SELL-YOUR-OWN STORES, RETAIL IN-• As vendas por e-commerce na Europa irão crescer 78% até VESTMENT e AT YOUR SERVICE. 2016, para USD 230 bilhões (Fonte: Forrester, fevereiro de 2012).• As vendas por e-commerce no Brasil irão crescer 21,9% em #3: E(ASY)-COMMERCE 2012, para USD 18,7 bilhões (Fonte: eMarketer, janeiro de Sub-tendências existentes como PERFECT FIT, DELIVERY 2012). DELIGHT, LIFE: SUBSCRIBED e PERFECT PAYMENTS.• As vendas por e-commerce na China foram CNY 780 bilhões (USD 124 bilhões) em 2011, um aumento de 66% desde 2010. O e-commerce deverá crescer de 3% do consumo total para #4: OH WHAT A WONDERFUL WEB 7%, até 2015 (Fonte: IDC, março de 2012). Sub-tendências existentes como NICHE RICHE, CROWD• O mercado de e-commerce da Índia deve crescer para USD 70 CLOUT, TOTAL TRANSPARENCY, ETAIL-TAINMENT e bilhões até 2020, a partir de apenas USD 600 milhões em 2011 EXCLUSIVE EXPERIENCES. (Fonte: Technopak Advisors, fevereiro de 2012).• As vendas por e-commerce na Indonésia deverão crescer de USD 120 milhões em 2010 para USD 650 milhões em 2015 (Fonte: Frost & Sullivan, fevereiro de 2012). Você está lendo a versão do PDF em português de um dos Trend Briefings da trendwatching.com. (Veja www.trendwatching.com/pt/trends)
  • 2. consumidores de dispositivos móveis em mercados emergentes, #1: E IS FOR EVERYWHERE mas para manter isso gerenciável para você e para nós, vamos continuar atentos para todos os desenvolvimentos de m- commerce, para outro Trend Briefing! Tesco Homeplus: lojas com Código QR em pontos de ônibusPara os consumidores, o próprio ato de navegar em um site,localizar e, em seguida, comprar um produto específico estádando lugar a um mundo onde o(e)comércio está sempre aapenas um clique (ou um ponto, um toque, ou um swipe) dedistância.De fato, o e-commerce está sendo rapidamente acompanhado As "Paredes de compras” de código QR apareceram em todapor "m-" e "t-" comércio (por meio de celular, tablet e TV). Seja parte desde o projeto piloto da Tesco Homeplus na Coréia. Agora,qual for o meio, os consumidores vão usar toda e qualquer a empresa expandiu a iniciativa para 20 pontos de ônibus emtecnologia disponível que os auxilie a encontrar e comprar o Seul, depois de se tornar o aplicativo comercial número um naproduto certo, pelo preço certo, de uma maneira que eles gostem. Coréia, com quase um milhão de downloads.Exemplos: Lojas virtuais de Código QRSCREEN CULTURE“CULTURA DA TELA”Nós olhamos para a penetrante SCREEN CULTURE emnossas 12 Tendências Cruciais do Consumidor para 2012.Agora, para os (r)etailers (e-varejistas), qualquer coisa, desdeparadas de ônibus até programas de TV, podem ser um ponto decomércio, pois os consumidores estão armados com seussmartphones ou tablets para abraçar aplicações inovadoras etecnologias para fazer compras onde e quando quiserem*.*Observação: É isso neste Trend Briefing para o m-commerce.Sim, as linhas entre o móvel e online estão ficando maisdesfocadas a cada dia, especialmente para os primeiros Você está lendo a versão do PDF em português de um dos Trend Briefings da trendwatching.com. (Veja www.trendwatching.com/pt/trends)
  • 3. Outras marcas online que estão implementando as lojas incluem Aplicativo para iPad “Assista com eBay”o eBay, tanto em Londres e Nova Iorque, o PayPalem Cingapura, a varejista de moda de luxo Net-a-Porter e a lojaon-line do supermercado Ocado. Os varejistas tradicionais, comoa Toys"R"Us, Sears e Kmart, bem como fabricantes comoa Procter & Gamble também têm implementado essas “lojas”.Com sua combinação vencedora de conveniência, novidade e osbaixos custos de configuração, as “paredes de compras” podemser uma inovação de varejo que irá durar.Glamour & L’Oreal: táxis Fashion O novo aplicativo do eBay para iPad inclui o recurso "Assista Com eBay". Os usuários entram no canal que estão assistindo para ver os itens relevantes disponíveis para compra. Por exem- plo, os fãs do esporte assistindo a um jogo podem comprar recor- dações relevantes das equipes na tela.Durante a New York Fashion Week, a revista Glamour realizou ALL THE WEBS A (SHOP) WINDOWuma parceria com a LOreal para permitir que os passageiros quetomarem certos táxis selecionados possam comprar produ-tos Lancôme que eles viram em destaque em telas de TV dentrodo táxi. “TODA A WEB É UMA JANELA (DE COMPRA)” Não é apenas no mundo offline que os consumidores são capazes de facilmente comprar quase tudo o que encontram [veja o nosso Trend Briefing de fevereiro/março de 2012 sobre POINT- KNOW-BUY (APONTE-SAIBA-COMPRE). Online também, cada vez mais as pessoas podem clicar, encontrar e comprar itens que vêem nas imagens ou vídeos*. * Tal como acontece com muitas tecnologias novas, algumas editoras não serão capazes de resistir à tentação de cobrir as suas fotografias e vídeos com anúncios invasivos. Você não precisa que lhe digamos para só inserir links de produtos sutis, Você está lendo a versão do PDF em português de um dos Trend Briefings da trendwatching.com. (Veja www.trendwatching.com/pt/trends)
  • 4. úteis e, sobretudo, bem-vindos. E não, pop-ups agressivos nunca Gucci: compre o vídeo da Primavera/Verãose tornarão “cool”. de 2012IKEA & ThingLink: imagens compráveisA IKEA têm utilizado a tecnologia ThingLink para incorporar links Até que as tecnologias de POINT-KNOW-BUY possam serde produtos nas imagens em seu blog sueco, permitindo aos implementadas com precisão por pessoas que estejam apenasclientes comprarem diretamente a partir das fotos. assistindo a vídeos online, é de escolha das marcas criar vídeos “compráveis”. Que é exatamente o que a Gucci tem feito paraStipple: loja por imagem promover a sua Coleção Primavera/Verão 2012. ClickBerry: marque vídeos para torná-los interativosA Stipple oferece aos consumidores a capacidade de descobrir eentão comprar objetos que estão em imagens. A ClickBerry oferece uma série de soluções para fazer vídeos interativos, permitindo que os editores adicionem áreas clicáveis em seus vídeos. Você está lendo a versão do PDF em português de um dos Trend Briefings da trendwatching.com. (Veja www.trendwatching.com/pt/trends)
  • 5. ON TO OFF Google: rumores sobre uma loja em Dublin“DE ON PARA OFF”Enquanto praticamente todos os consumidores estão agora onli-ne, às vezes faz sentido, mesmo para as maiores marcas on-line criar filiais fora de suas raízes virtuais e chegar aos clien-tes no mundo real também. Porque afinal, como observamosem RETAIL RENAISSANCE, os consumidores continuarão adesejar experiências no "mundo real" ainda por um longo tempo.Amazon: lançando lojas de varejo? Após o lançamento da loja pop-up Chromebook em Londres, em outubro de 2011, um aplicativo de planejamento em janeiro de 2012 levantou rumores de que o Google estava planejando abrir uma loja de varejo em Dublin, Irlanda. Groupon: disponível em quiosques em Chi- cagoEm fevereiro de 2012, o blog executivo Good E Read-er apontou que a Amazon iria lançar uma loja de varejo em suacidade natal, Seattle, para mostrar os seus produtos físicos demarca própria, como o Kindle. O site de negócios diários Groupon inaugurou quiosques interativos em Chicago em janeiro de 2012, permitindo às pessoas adquirir negociações para empresas locais diretamente das máquinas. Você está lendo a versão do PDF em português de um dos Trend Briefings da trendwatching.com. (Veja www.trendwatching.com/pt/trends)
  • 6. Living Social: 918 F Street avaliou designs de camisetas da marca online disponíveis nas lojas GAP selecionadas e online. Stylistpick: conheça os formadores de opi- nião na loja pop-upA concorrente do Groupon, Living Social, abriu a 918 F Street,um edifício de aproximadamente 2.600 metros quadrados e seisandares em Washington, DC. O espaço é utilizado para hospedaras experiências que o site vende online, tais como aulas depintura, cozinha e ioga.Threadless & GAP: camisetas de varejistasonline vendidas em lojas O serviço online por assinatura personalizado de acessórios Stylistpick abriu uma loja pop-up no shopping Center de Westfield, Londres, em fevereiro de 2012, onde os fãs poderão conhecer as celebridades formadoras de opinião por trás de suas coleções. OFF TO ON “DE OFF PARA ON” Assim como os consumidores desfrutam de encontrar marcas que só existiam em mercados online, agora offline, eles também esperam que o mercado offline seja acessível online. Agora, enquanto obviamente não há nada novo sobre as marcas que vendem online, essas recentes inovação em OFF TO ON seO Threadless, o site de camisetas crowdsourced que se tornou destacam:um dos varejistas mais bem sucedidos da web, lançou u-ma parceria com a GAP, em fevereiro de 2012. A parceria Você está lendo a versão do PDF em português de um dos Trend Briefings da trendwatching.com. (Veja www.trendwatching.com/pt/trends)
  • 7. Turnhills: loja online por janelas PanoPlaza: compras online em lojas reais O site hospedado no Japão, PanoPlaza foi lançado no mês de janeiro de 2012. O site cria versões virtuais de lojas de rua que utiliza fotos panorâmicas com 360°, com "hotspots" inclusos, onde os produtos estão disponíveis para compra. A tecnologia tem sidoO Turnhills é um diretório online de fotos crowdsourced de vit- utilizada em Tóquio para uma loja de departamentos, uma livrariarines reais de lojas. Lançado em dezembro de 2011, o site e uma loja de doces.abrange, atualmente, a cidade de Nova York. Plink: créditos do Facebook para comprasGoogle Catalogs: aplicativo oferece ver- offlinesões digitais de catálogos de loja Em janeiro 2012, também houve o lançamento do Plink, um programa de fidelidade onde os participantes são recompensados com créditos do Facebook para compras e jantares offline. Os estabelecimentos participantes incluem a rede Taco Bell, 7- Eleven e Dunkin Donuts, com mais de 25.000 locais disponíveis ao redor dos EUA.O aplicativo para tablet de Catalogs do Google traz os catálogosdo mundo real para o mundo virtual. O aplicativo dispõe decatálogos digitais de marcas como Bloomingdales, Neiman Mar-cus, Nordstrom, Sephora e Williams-Sonoma. Os usuários podemprocurar por produtos dentro e através de catálogos, e tantocomprar online quanto localizar produtos em estoque em lojas. Você está lendo a versão do PDF em português de um dos Trend Briefings da trendwatching.com. (Veja www.trendwatching.com/pt/trends)
  • 8. #2: (M)ETAIL CASHING IN ON CURATION “LUCRANDO COM A FORMAÇÃO DE OPINIÃO” O impulso de status que vem junto com o ato de descobrir, compilar, comentar, recomendar e compartilhar produtos e serviços desejáveis, inspiradores e úteis significa que a tendência dos consumidores se tornarem formadores de opinião irá continuar. E, embora muitos consumidores não irão precisar de qualquer incentivo para se tornarem SOCIAL-LITES, eles também acolherão marcas ou plataformas que os recom-Fornecer aos clientes uma experiência única, personalizada ou pense por seu compartilhamento.adaptada é algo que sites de e-commerce bem sucedidos, a partir Mas esteja avisado, isso não é sobre subornar as pessoas parada criação da Amazon em diante, sempre buscaram. Mas agora, twitar sobre você ou "assim como" você. Marcas inteligentesos consumidores são o principal (e de fato contribuem ativamente serão aquelas que encorajam ou incentivam o comportamentopara isso) um uma experiência pessoal personalizada mais rica e do consumidor existente de uma forma genuína e natural.mais profunda no mundo online - significando que o e-tail é cadavez mais (M)ETAIL. RNKD: como ganhar roupeirosGerenciar a tendência de (M)ETAIL é uma mudança no sentidoderecomendações mais pessoais (de pessoas reais, se nãooutros consumidores), juntamente com produtos e serviçoscada vez mais personalizados. Agora, a mega-tendênciado CURATED CONSUMPTION(CONSUMO DIRECIONADO)esteve por aí por anos (sim, isso é com o que nossos Trend Brief-ings se pareciam em 2004 ;-) e revimos esta tendência em 2010,observando como as redes sociais e o aumento da identidadeonline tornaram quase todos os consumidores SOCIAL-LITES. Ese você realmente quiser se aprofundar em como as redessociais estão remodelando o comportamento de compra, entãoconfira o nosso Trend Briefing completo em THE F-FACTOR (OFATOR F).Pode acreditar que a tendência de todas as formas dedirecionamento continuem, uma vez que os consumidores Os usuários do RNKD ganham pontos por realizar uploads deabraçam tudo o que lhes permite mostrar o seu estilo e bom gosto fotos de roupas e acessórios em seu armário. Quanto mais(como no site social de "pinagem", Pinterest), ou para receber pontos o usuário tem, maiores são suas chances de ganharseleções de alta qualidade e selecionadas de formadores de prêmios, que incluem cartões de presentes da Zappos.opinião confiáveis (como ocorre com o site especializado em de-sign independente, Fab.com). Exemplos: Você está lendo a versão do PDF em português de um dos Trend Briefings da trendwatching.com. (Veja www.trendwatching.com/pt/trends)
  • 9. VANCL Star: compartilhe seu estilo e ga- Fopping.com: descontos baseados emnhe quantidade de amigos O Fopping.com é uma iniciativa indiana, onde os consumidoresOs clientes de VANCL, um dos maiores e-tailers de moda da Chi- recebem descontos por compartilhar potenciais compras em suasna, podem configurar suas próprias lojas personalizadas como redes sociais. Quanto mais amigos um usuário tem, menor oparte da iniciativa da marcaVANCL Star. Os clientes podem preço que ele pagará.enviar fotos de si mesmos vestindo produtos Vancl, e enquantodestacam as potenciais combinações e estilos, eles recebem 10%das vendas geradas a partir de suas páginas.Gente da Zara! SELL-YOUR-OWN STORES “LOJAS DE VENDA- SUAS-COISAS” Os consumidores serão sempre atraídos por ambos ajuste perfeitamento e prestígio de produtos personalizados e ajustados e, ainda bem, pelo e-commerce, com sua separação entre pedido e realização, há muito prometido para entregar apersonalização em massa. E, claro, a mega tendência dos consumidores seAs marcas também podem facilmente explorar esta tendência. A tornarem produtores continua em ritmo acelerado.iniciativa do Zara"People!" pede que os fãs da marca façam up- Ainda, enquanto algumas marcas empreendedoras e pioneirasloads de fotos de si mesmos vestindo pelo menos dois itens da foram deixando os consumidores criar, projetar, ajustar ou editarcoleção Primavera/Verão 2012. A cada semana, uma seleção de os seus produtos por anos, as redes sociais tornam mais fácil dofotos são publicadas no website da marca, com destaque para os que nunca para esses produtores-consumidores venderem (e,clientes vencedores do prêmio de EUR 300. portanto, lucrar) com suas próprias criações também. Você está lendo a versão do PDF em português de um dos Trend Briefings da trendwatching.com. (Veja www.trendwatching.com/pt/trends)
  • 10. Aplicativo para “Faça seu Converse pelo Personalizador de Blends de Scotch Whis-Facebook” kiesAberto para testadores selecionados a partir de dezembro de2011, o Converse Made By é um aplicativo do Facebook que Com sede em Glasgow, o Scottish Whisky Blender permite aospermite aos usuários criarem seus próprios tênis Converse e visitantes criarem seus próprios blends de whisky personalizados,vendê-los aos seus amigos na rede social e através de sua escolhendo a partir de sete whiskies escolhidos especialmente.própria loja virtual; os usuários que venderem pares suficientes As criações dos clientes também são registradas no arquivo dasão recompensados com pares de calçados Converse grátis. marca e disponíveis para venda por qualquer pessoa, através de um código único.uFlavor: faça-e-venda-seus-drinks Kaiser Chiefs: faça seu próprio álbumLançado em dezembro de 2011, o uFlavor oferece aosconsumidores a possibilidade de inventar seus própriosrefrigerantes. Os clientes podem escolher a partir de uma lista de100 sabores e fazer o upload de imagens para criar rótulospersonalizados. As bebidas estão disponíveis para compra online Em junho de 2011, a banda britânica Kaiser Chiefs lançou o seuatravés do uFlavor, e os inventores são recompensados por cada álbum "The Future is Medieval". A banda produziu vinte faixas, evenda. os fãs podem escolher dez para criarem um álbum em suas próprias versões, os quais eles foram entusiasticamente encorajados a venderem. Os criadores receberam GBP 1,00 por cada álbum vendido por GBP 7,50. Você está lendo a versão do PDF em português de um dos Trend Briefings da trendwatching.com. (Veja www.trendwatching.com/pt/trends)
  • 11. RETAIL INVEST- A empresa de design MINIMAL, de Chicago, criou a TikToc, uma pulseira de relógio com encaixe para o iPod Nano, que arrecadou mais de USD 900.000,00 de 13.500 pessoas no Kickstarter.MENT Cerca de 1.500 pessoas prometeram USD 150,00 ou mais para as edições assinadas a laser pelo designer. Coffee Joulies“INVESTIMENTO EM VA-REJO”A falta de esclarecimento sobre a produção e distribuição fez comque os clientes fossem frequentemente ofertados com produtosque alguém (ou seja, marcas distantes) pensavam que elesqueriam.Agora o maior nível de transparência e colaboração em redessociais significa que os consumidores podem apoiar aprodução de projetos ou itens específicos que chamem suaatenção. Plataformas como a Kickstarter permitem queempreendedores, designers e criadores exponham os produtosdiretamente aos consumidores.E a flexibilidade quase infinita do e-commerce tem Os inventores dos Coffee Joulies, que são "grãos de café” depermitido preços diferenciados para irmos muito além de boxes metal contendo um material termodinâmico que resfria bebidasou edições limitadas. Os consumidores que estão extremamente quentes e mantém o calor quando a bebida esfriar,procurando STATUS STORIES (HISTÓRIAS DE STATUS) cada colocaram o projeto no Kickstarter e esperam arrecadar USDvez mais valiosas são frequentemente capazes de apoiar projetos 9.500,00. Cerca de 5.000 pessoas se comprometeram com maisfavorecidos não somente com uma compra, mas também com um de USD 300.000,00.investimento significativo. Veja em: Benfeitoria: identificador de notas para osTikTok: iPod Nano com pulseira deficientes visuais Auire Prisma A Benfeitoria é uma plataforma brasileira financiada externamente semelhante ao Kickstarter. Um projeto recente de sucesso Você está lendo a versão do PDF em português de um dos Trend Briefings da trendwatching.com. (Veja www.trendwatching.com/pt/trends)
  • 12. financiado e produzido é o Auire Prisma, um scanner para Needle: serviços para consumidores, feitospessoas com deficiência visual que consegue "ler" notas de por consumidoresdinheiro e dizer sua denominação.AT YOUR SERVICE“A SEU DISPOR”Um dos benefícios das compras na loja é a capacidade de falarcom os vendedores na loja e conseguir auxílio. Mas os e-tailersagora também podem ter a vantagem da adoção ampla detecnologias sociais para desbloquear novas formas de repetir, se O Needle permite que as empresas utilizem os aficionados leais ànão melhorar, essas maneiras de atender aos clientes online. marca em bate-papos online com outros clientes, em troca deDesde tocar em uma propaganda disponível, se não uma pontos que podem ser recompensados com presentes. Porinformação voluntária, até conectar os consumidores com outros exemplo, por contarem como eles utilizam os produtos em seuconsumidores para conseguir recomendações melhores, existem cotidiano.infinitos serviços online que tornam possível encontrar o produtoperfeito. Inspire-se nos seguintes exemplos: CTrip: concierge Weibo automatizadoSessões de Estilo da ASOS via Skype Em fevereiro de 2012, o site de viagens chinês Ctrip inaugurou um sistema automatizado "robô" que pode responder automáticaEm fevereiro de 2012, o e-tailer de moda e imediatamente a mensagens no Weibo dirigidas a ele, tais co-britânico ASOS ofereceu aos clientes “Sessões de Estilo” através mo preços dos voos, ou preços de hotéis em destinosdo Skype. Os participantes selecionados podiam perguntar aos específicos.Assessores de Estilo da ASOS, questões sobre o estilo do vestirASOS e obter aconselhamento em compras que eles estãopensando em fazer. Você está lendo a versão do PDF em português de um dos Trend Briefings da trendwatching.com. (Veja www.trendwatching.com/pt/trends)
  • 13. Reach.ly: sugestões de viagens via Twitter Ticketmaster: recomendações para showspara hotéis baseadas no histórico de músicas ouvidasO serviço letão Reach.ly filtra o tráfego do Twitter para mostrar ostweets sobre hotéis feitos por pessoas que tenham mostradointeresse em viajar para uma cidade em particular.Karma: dar presentes ficou fácil A aplicativo de linha do tempo da Ticketmaster para o Facebook sugere shows recomendado para os fãs com base no histórico de músicas ouvidas em seu Spotify. O aplicativo também pode informar aos usuários quais são os ingressos de seus amigos para permitir que as pessoas sentem-se juntas.O Karma é um aplicativo que permite aos usuários facilmente darestímulo aos presentes momentâneos. Conectar o aplicativo como Facebook também permite que os usuários recebamnotificações sobre para quais de seus amigos eles podem quererdar um presente, destacando os amigos que recentementepassaram por algo digno de comemoração. Você está lendo a versão do PDF em português de um dos Trend Briefings da trendwatching.com. (Veja www.trendwatching.com/pt/trends)
  • 14. Upcload: dimensionando por meio de um #3: E(ASY)-COMMERCE CD ou Webcam Com o Upcload, com sede em Berlim, os compradores ficam em frente de suas webcams segurando um CD, como na foto, paraRoupas, sapatos, móveis, mantimentos. Todas as coisas que gerar um perfil personalizado de tamanho para ser usado naforam previstas amplamente como sendo impossível de vender compra de produtos de vestuário. A North Face está testando oonline são cada vez mais adicionadas aos milhões de cestas de sistema atualmente nos EUA.compras virtuais ao redor do mundo. E isso é apenas o começo. Bodymetrics: sala de estar transformadaAs sub-tendências a seguir mostram por que, com a infra-estrutura correta, qualquer coisa que é comprada, vai sercomprada online também. Exemplos: em sala de ginásticaPERFECT FIT“AJUSTE PERFEITO”Comprar algo que não pode ser visto, tocado ou testado serásempre uma barreira. Muitos e-tailers populares têm suportado orisco de devoluções como tentativa de superar os medos doscompradores, mas novas tecnologias significam que os clientespodem ter cada vez mais confiança de que eles estão fazendouma compra perfeita pela primeira vez. A Bodymetrics, com sede no Reino Unido, lançou seu produto para experimentação, o LivingRoom na CES 2012. A tecnologia PrimeSense 3D pode mapear o corpo de um usuário utilizando sensores 3D similares ao do Kinect. Quando conectado a uma TV, os clientes podem virtualmente "experimentar” roupas e ver como elas se combinam com seu formato de corpo. Você está lendo a versão do PDF em português de um dos Trend Briefings da trendwatching.com. (Veja www.trendwatching.com/pt/trends)
  • 15. DELIVERY DE-Zazzle: visualize a arte nas paredes LIGHT “PRAZER NA ENTREGA” Com o NOWISM dos clientes e com o desejo pela gratificação instantânea (e combinadas com as dificuldades freqüentes em se receber mercadorias compradas online), realizar a entrega sem problemas ou mesmo fazendo disso um prazer deve serInaugurado em dezembro de 2011, com sede nos EUA, um dos primeiros pensamentos na mente de todos os empresá-o Realview da Zazzle permite aos usuários realizarem o upload rios e e-tailers. E enquanto os serviços de “clique e ganhe” con-de suas próprias fotografias para o site, a fim de visualizar como tinuam a ser populares entre os compradores online, confiraas impressões e a artwork do e-tailer DIY ficaria em sua própria também essas recentes inovações:casa.Brayola: encontre o tamanho perfeito de Shutl oferece entregas rápidassutiã O Shutl, com sede no Reino Unido, oferece entregas em menos de 90 minutos em grande parte do Reino Unido. Em março deO Brayola, de Israel, que foi lançado em fevereiro de 2012, visa 2012, a marca anunciou que eles tinham uma parceria com oajudar as mulheres a comprarem online sutiãs com o tamanho Maplin, um varejista de produtos eletrônicos, para oferecerperfeito. Ao invés de usar medições, o site pergunta sobre o entregas em mais de 40 cidades.tamanho dos sutiãs que essas mulheres já possuem e que jáestão confortáveis, e, em seguida, combina-os com seu banco dedados para recomendar sutiãs com o tamanho similar. Você está lendo a versão do PDF em português de um dos Trend Briefings da trendwatching.com. (Veja www.trendwatching.com/pt/trends)
  • 16. The Corner & FedEx: experimente- Giftwhip: embrulho de presente virtualenquanto-eles-esperam-commerceO e-tailer de moda italiana Yoox oferece aos clientes na China E não são apenas os produtos físicos que estão prontos para aserviços de entregas aprimorados quando eles realizam um inovação. O Giftwhip tem por objetivo tornar mais emocionante opediro na versão dedicada chinesa do site de multi-marcas de ato de receber cartões de presentes online, vouchers ou produtosluxo, The Corner. Em parceria com a FedEx, os consumidores virtuais. O serviço cria um presente virtual, que os destinatárioschineses podem esperar que os entregadores aguardem não podem abrir ou ver até a “data de desembrulhar” estabelecidaenquanto eles olham suas compras, experimentam e decidem se pela pessoa que está dando o presente.querem ficar com o produto ou devolvê-lo.Slice: mantenha a surpresa enquanto esti-ver rastreando presentes online LIFE: SUBSCRIBED “VIDA: ASSINADA” Primeiro olhamos para a ascensão de sites baseados em assinaturas no ano passado, mas com a sua combinação vencedora de conveniência e formação de opinião garantem que essa é uma "tendência" na qual você deve garantir sua assinatura ;-)O Slice permite aos usuários rastrear todas as suas comprasonline em um só lugar. Em dezembro de 2011, a companhialançou seu recurso "Track With Friends" (“Rastreie Com Ami-gos”), permitindo aos destinatários rastrear seus presentes semrevelar o que são ou quanto esses presentes custaram. Você está lendo a versão do PDF em português de um dos Trend Briefings da trendwatching.com. (Veja www.trendwatching.com/pt/trends)
  • 17. Memberly: rode o seu próprio serviço de recebem um e-mail mensal com as coleções de moda do mês. Osassinaturas clientes selecionam entre um e quatro itens que eles desejam receber pelo correio, e os itens indesejados podem ser devolvidos gratuitamente. Los Paderos: pães artesanais no Brasil O Los Paderos é um site brasileiro que envia aos assinantes três pães artesanais semi-assados a cada semana. Os clientesA necessidade de uma plataforma é sempre um sinal certo de podem então armazenar os pães na geladeira por até duasque uma tendência está crescendo, e a Memberly, uma semanas e quando eles sentirem vontade de consumi-los, bastaplataforma que fornece um painel de administrativo de suporte e simplesmente terminar de assá-los.gerenciamento de pagamentos para serviços de assinatura onlinenão é exceção. La Ferme des Echancées: “Contrato de Ga- linha”Frank & Oak: pague somente por aquiloque mantiver Em outubro de 2011, uma fazenda francesa, a La Ferme des Echancées, criou seu "Contrat Poule", um serviço disponível para 50 cidades. Os “assinantes” recebem pacotes de ovos du- rante um ano, e no fim do período de aninhamento, eles podem optar por ter a galinha entregue para que eles possam cozinhá-la.A Frank & Oak oferece um toque no modelo de assinaturas demoda. Com sede em Montreal, os membros do site Hunt Club Você está lendo a versão do PDF em português de um dos Trend Briefings da trendwatching.com. (Veja www.trendwatching.com/pt/trends)
  • 18. Créditos no Facebook: uma moeda alterna-PERFECT PAY- tiva?MENTS“PAGAMENTOS PERFEI-TOS”A maioria dos usuários da Internet estão (bastante) confortáveisefetuando compras online Sim, as preocupações permanecem,mas as vendas online continuam ultrapassando de formasignificativa todas as outras despesas, apesar de pequenasfalhas ocasionalmente bem divulgadas. No entanto, o processode verificação muitas vezes está longe da perfeição,criandooportunidades para qualquer inovação que torne opagamento online mais rápido, mais conveniente ou mais Em fevereiro de 2012, o Facebook que fez uma parceria comseguro. algumas das maiores operadoras de telefonia móvel, incluindo a AT&T, Deutsche Telekom, Orange, Telefónica, T-Mobile USA,Acesso ao PayPal: cadastro único Verizon e Vodafone, para permitir aos usuários realizarem compras com créditos do Facebook, através do faturamento da operadora móvel (ou seja, ver a cobrança aparecer em sua conta de telefone móvel). Flipkart: "carteira" virtualCitando a alta taxa de abandono quando os consumidores sãoobrigados a se registrarem em um novo site para concluir uma Os compradores online indianos muitas vezes enfrentamcompra, o eBay lançou o produtoPayPal Access em outubro de problemas com gateways de pagamento, o que talvez explique2011. A iniciativa permite aos consumidores fazerem login e por que muitas transações de e-commerce ainda são efetuadaspagar nas e-tailers participantes sem terem de registrar uma nova com dinheiro no ato da entrega. Na esperança de regular oconta. processo de pagamento, o Flipkart, a resposta da Índia ao Ama- zon, introduziu um recurso onde os clientes podem depositar até INR 10.000,00 (USD 190,00) em uma "carteira" online, permitindo aos usuários realizarem uma verificação rapidamente Você está lendo a versão do PDF em português de um dos Trend Briefings da trendwatching.com. (Veja www.trendwatching.com/pt/trends)
  • 19. sem ter que digitar novamente os detalhes de seu cartão de especialmente quando se trata de coisas tais como colaboração,crédito. acessibilidade, alcance, transparência e compartilhamento.Amex: sync com Twitter Na verdade, os consumidores agora esperam que a experiência online não apenas se combine com a experiência offline, mas melhore as maneiras que são difíceis, senão impossíveis de replicar no mundo offline. Exemplos: NICHE RICHEA American Express inaugurou a sua iniciativa Sync em março de “NICHO RICO”2012. Os portadores de cartões podem vincular seus cartões de O e-commerce é um corredor sem fim, em que os consumidorescrédito às suas contas no Twitter, para receber cupons e podem comprar produtos de nicho de todo o mundo, bem comodescontos para tuitar certos hashtags. Por exemplo, os usuários nos mega-malls online, tais como o eBay e Amazon.que tuitarem #AmexWholefoods receberam um crédito de USD E o apelo de pequena escala, as lojas de artesanato são tão20,00 em compras acima de USD 75,00. As marcas participantes fortes online como offline. Na verdade, os consumidores onlineincluem H&M, McDonalds, Best Buy e Zappos. já podem descobrir facilmente (quer seja através de dicas pessoais ou através de superitendentes de confiança), mesmo a menor, mais obscura loja vendendo peculiaridades, produtos exclusivos ou lendários que se alinham perfeitamente com o seu #4: OH WHAT A WONDERFUL WEB interesse ou tribo em particular. “QUE MARAVILHA DE WEB” Também pelo lado dos negócios, está mais fácil do que nunca abrir uma loja online, uma vez que agora existem infinitas plataformas e soluções que tornam tudo praticamente sem esforço, tais como Shopify, Payvment, eBayXcommerce e Taobao e muito mais.Certos fatores (sabor, cheiro e interação física para citar apenasalguns) ainda forçam as pessoas a continuarem comprando no"mundo real". Mas o mundo online também tem suas vantagens, Você está lendo a versão do PDF em português de um dos Trend Briefings da trendwatching.com. (Veja www.trendwatching.com/pt/trends)
  • 20. With Love from Brooklyn: sua loja on-line Never Liked It Anyway: vendas Pós Fim delocal Romances Lançada em dezembro de 2011, o Never Liked It Anyway é um mercado onde os usuários podem vender itens ligados a relacio-A With Love from Brooklyn é uma varejista online que vende namentos românticos passados. Uma grande variedade de produ-somente itens criados por artesãos locais. Os produtos do site tos está disponível no site, geralmente com um desconto de preçovariam desde o icônico Brooklyn Cruiser, a alimentos, bebidas e de “Fim de Romance”, com muitos presentes não desejados, taisconservas feitos localmente, e obras de artistas locais. como jóias ou itens relacionados com compromissos ou casa- mentos, tais como vestidos de noiva.LocalBrand.co.id: portal de moda da Indo-nésia Cuelcinha: lingerie masculina no Brasil Lançado em janeiro de 2012, o Cuelcinha é um site brasileiroA LocalBrand.co.id está sediada na Indonésia e dispõe que vende coleções de lingerie fina para os homens. Os produtosexclusivamente de designers indonésios da alta moda, com o incluem cuecas samba-canção de alta qualidade e cuecasobjetivo de apoiar e promover as marcas locais em um cenário fabricadas com tecidos finos, estampas de animais e inserções deglobal. Uma revista online também oferece ensaios fotográficos, renda. As peças são desenhadas para se ajustar à anatomiaentrevistas e imagens de "street style" indonésio. masculina em conforto, com detalhamentos elásticos. Você está lendo a versão do PDF em português de um dos Trend Briefings da trendwatching.com. (Veja www.trendwatching.com/pt/trends)
  • 21. Handsup.cn: ofertas diárias por pesquisaCROWD CLOUT de opinião“COLABORAÇÃO EMMASSA”Uma das coisas que surgem facilmente online é a colaboraçãoem massa, e a tendência de crowdsourcing é aquela que estamosassistindo no momento (confira nossa primeira visão do CROWDCLOUT em 2007!).Agora, com mais consumidores do que nunca e mais Lançado na China, em dezembro de 2011, o site deconstantemente online e conectados a redes sociais, nunca foi negócios Handsup.cnconvida os usuários a enviarem idéiastão fácil para estes clientes aproveitarem o poder damultidão de maneiras novas e inovadoras. sobre os produtos que eles gostariam de ver em suas prateleiras virtuais, e sugerem o quanto eles se propõe a pagar pelosFlightFox: oferta de vôos acionados por mesmos. Os usuários podem então votar sobre o negócio, e se opessoas mesmo se mostrar popular, a equipe da Handsup entra em contato com a marca ou empresa em questão para tentar organizar a promoção. Amazon: vote nas ofertas da Black FridayEnquanto o e-commerce muitas vezes promete preços baixos, àsvezes, encontrar o melhor preço pode ser difícil e/ou demorado. Osite australianoFlightFox permite aos viajantes criar umaconcorrência online onde os especialistas em viagens podemconcorrer para encontrar os melhores preços disponíveis para Em novembro de 2011, a Amazon solicitou aos seus fãs no Fa-futuras viagens. Os usuários pagam uma “taxa de descobridor” de cebook para votarem sobre quais produtos eles devem oferecerAUD 29,00 (reembolsável se for encontrado um vôo mais barato descontos durante o periodo da Black Friday até a Cyber Mondayno prazo de 48 horas), e o site informa que faz com que os (dois dias populares para compras nos EUA). Os descontos deusuários economizem em média AUD 369,00 por viagem. 30% ficaram disponíveis nos sites de especialistas de e-tailer Soap.com, Diapers.com, Wag.com e YoYo.com. Você está lendo a versão do PDF em português de um dos Trend Briefings da trendwatching.com. (Veja www.trendwatching.com/pt/trends)
  • 22. Galoo: plataforma de “compra reversa” Honest By: moda transparentegrega Lançada na Bélgica em Janeiro de 2012, a Honest By é uma marca de vestuário e e-tailer sustentável, totalmente transparente on-line. Para cada produto disponível no site Honest By, existemLançada em setembro de 2011, o site grego Galoo permite aos disponíveis as informações completas sobre fabricação (incluindousuários sugerirem o preço que estão dispostos a pagar por um condições de trabalho), material e fontes de fornecimento, preçosdeterminado item, e convidar amigos para “fortalecer” a sua e as certificações éticas ou orgânicas.posição de negociação. Se um vendedor concordar com o preçosugerido, ambas partes organizam o pagamento e a entrega. Hotels.com: informa quantas pessoas fize- ram reservas no dia anteriorTOTAL TRANS-PARENCY“TRANSPARÊNCIA TO-TAL” Recentemente, o Hotels.com implementou um recurso que mostrou aos visitantes de seu site quantas vezes o hotel queNós observamos, em uma série de ocasiões, estavam visualizando havia sido reservado nas últimas 24 horas.na TRANSPARENCY TRIUMPH(TRIUNFO DATRANSPARÊNCIA), e como a disponibilidade de informações on-line está remodelando as expectativas do consumidor e ocomportamento empresarial (verificar nossas Trend Briefingrecente em FLAWSOME ;-).Se a transparência 1.0 era totalmente sobre a emoção em sercapaz de ver exatamente o que outras (real!) pessoas pensavamsobre produtos ou serviços; a transparência 2,0 viu que isso setorna apenas um elemento padrão de tomada de decisão; agoraa transparência 3.0 será sobre como fazer quase todos osaspectos da operação e e experiência transparentes: produção,preços, opiniões, popularidade, e até mesmo relevânciapessoal. Você está lendo a versão do PDF em português de um dos Trend Briefings da trendwatching.com. (Veja www.trendwatching.com/pt/trends)
  • 23. ETAIL-TAINMENTKLM: escolhendo o seu vizinho “ETAIL- ENTRETENIMENTO” Os varejistas bem sucedidos do mundo "offline" são muitas vezes aqueles que fazem uma visita a uma loja tornar-se evento agradável ou excitante (incluindo aqueles que, conforme mostramos no RETAIL RENAISSANCE, utilizam a tecnologia para melhorar a experiência e levar os benefícios do mundo online para o offline).Em fevereiro de 2012, a KLM lançou sua iniciativa Meet & Seat. Ao invés de tentar replicar a experiência off-line, os e-tailers pode implementar novas técnicas que tornam o e-commerceO serviço opcional permite que os passageiros vinculem a suareserva com seu perfil no Facebook ou LinkedIn e escolham “agradável” de forma que o varejo físico não possa igualar, talassentos ao lado das pessoas que eles considerem mais como permitir que aos consumidores colaborarem, competirem e transformarem as compras em um jogo (virtu-interessantes. al).Igluu: loja para gêneros alimentícios atra- Fantasy Shopper: futebol fantasia, comvés de várias lojas roupas ;-) Lançado no Reino Unido em outubro de 2011, o FantasyO Igluu é um serviço gratuito que permite aos consumidores Shopper é um jogo de compras sociais que dá aos usuários obrasileiros navegarem em sites múltiplos e criar listas de compras dinheiro da fantasia para procurar, preparar e “comprar” roupasvirtuais (online ou em seus smartphones). Para cada item, o em mais de 300 lojas reais. Os jogadores podem desbloquear osserviço mostra aos usuários que participam, a loja que oferece o principais destinos de compras do mundo, e completar desafiosmenor preço, e quando a loja para a compra for escolhida, a Igluu para aumentar a sua reputação “fashionista”, tudo ao mesmotransfere seu carrinho de compras para que o varejista combine a tempo enquanto ganham códigos de desconto reais e vales paraentrega. as marcas participantes. Você está lendo a versão do PDF em português de um dos Trend Briefings da trendwatching.com. (Veja www.trendwatching.com/pt/trends)
  • 24. Little Black Bag: pegue ou troque consumidores por experiências únicas ou memoráveis (e as grandesSTATUS STORIES que vêm com eles). ICB: desfile de moda digital somente para convidadosImitando as vendas das lojas de departamento japonesas de"fukurburo" (bolsa da sorte), os compradores com uma LittleBlack Bag recebem uma bolsa de mistério, com uma seleção deprodutos de moda e beleza a cada mês. Eles, então, têm umasemana para negociar com outros usuários para fazer suacoleção perfeita. Para aumentar ainda mais a emoção, as bolsasselecionadas contém prêmios no valor de 4 a 5 vezes o valor dasbolsas.EXCLUSIVE E- A empresa de moda PR KCD lançou os Digital Fashion Shows na New York Fashion Week, em fevereiro de 2012. O siteXPERIENCES hospeda desfiles virtuais, transmitidos somente para convidados.“E-XPERIÊNCIAS EX-CLUSIVAS”Online, tudo está disponível para todos, e assim a históriaavança. No entanto, para os consumidores, qualquer coisaescassa ou exclusiva torna-se instantaneamente muito maisatraente.Sites de flash sales têm jogado com isso há anos. vente-privee eo Gilt, limitam o acesso somente para membros, mesmo quefazer parte desse clube não seja difícil.Agora uma série de marcas e empresários estãoprocurando introduzir a exclusividade de e-commerceverdadeiro, e assim ir de encontro ao desejo dos Você está lendo a versão do PDF em português de um dos Trend Briefings da trendwatching.com. (Veja www.trendwatching.com/pt/trends)
  • 25. Adam Tensta: passe adiante 2012, os comensais que fizeram uma reserva receberam um e- mail convidando-os para assistir a uma experiencia estéreo animada exclusiva. O link pode ser acessado apenas quatro vezes. Gilt Groupe tem ofertas para o aluguel de aviõesO rapper sueco Adam Tensta lançou seu último single "Pass itOn" através do aplicativo do Facebook. A sacada? Existe apenasuma cópia da trilha, e os usuários são obrigados a se inscreverem Em novembro de 2011, o site do Gilt Groupe ofereceu aospara entrar na fila a fim de ouví-la. Quando eles chegam à frente membros a oportunidade de alugar um avião Airbus A320 da Vir-da "fila", os usuários têm uma hora para ouvir a trilha. gin America (com capacidade para 145 pessoas). O acordo fixou o preço de USD 60.000,00, e as pessoas poderiam escolher umFat Duck Restaurant: criança em uma ex- nome para o avião e ter o mesmo pintado na lateral do Airbus.periência de confeitariaO restaurante Fat Duck, do célebre chef Heston Blumental, éfamoso por suas experiências imersivas, e a partir de fevereiro de Você está lendo a versão do PDF em português de um dos Trend Briefings da trendwatching.com. (Veja www.trendwatching.com/pt/trends)
  • 26. IMPLICAÇÕESMesmo neste enorme Trend Briefing, com seus quatro grandestemas e várias sub-tendências, nós apenas arranhamos asuperfície do (R)ETAIL (R)EVOLUTION: o comércio deconteúdo, celebridades formadoras de opinião, botôes de“want” e “own” do Facebook, compra a partir de news-feed, pagamento com tweets, dinheiro na entrega, pop-upson-line e muito mais ainda estão por vir.O nosso maior desafio? Tentar se manter apenas no "e-commerce". Porque, como mostramos em nosso Trend Briefingsobre RETAIL RENAISSANCE(RENASCENÇA DO VAREJO) evoltando a falar dele novamente em E IS FOR EVERYWHERE (EÉ PARA TODA PARTE), todas as compras ocorrem cada vezmais dentro de um ecossistema de e-commerce que inclui não sóonline e offline, mas também celulares, tablets e TVs.Assim, (R)ETAIL (R)EVOLUTION: todo o comércio está sendoafetado pelo e-commerce e, em troca, o e-commerce seráafetado pelas mesmas tendências gerais que definem ocomportamento do consumidor em todas as mídias, online eno varejo tradicional.Então continue assistindo, continue aprendendo e, o maisimportante, mantenha-se (ou comece!) fazendo!Enquanto isso, estaremos trabalhando duro em nosso próximoTrend Briefing! Certifique-se de que você está inscrito Você está lendo a versão do PDF em português de um dos Trend Briefings da trendwatching.com. (Veja www.trendwatching.com/pt/trends)