• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
Cuidado jovem
 

Cuidado jovem

on

  • 590 views

 

Statistics

Views

Total Views
590
Views on SlideShare
590
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
4
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Cuidado jovem Cuidado jovem Presentation Transcript

    • Maria João Sousa Nº14 Disciplina de Português
    • Os segredos da juventude Ao falarmos de juventude, de jovens…associamos, de imediato, a ideia de mudança, de transformação. É, de facto, um período repleto de mudanças e de novas experiências. É uma fase de transformação, não só na nossa maneira de olhar o Mundo, mas também na maneira de estar no Mundo…
    • A beleza e o corpo dos jovens E quando se fala em corpo, logo vem associada a ideia de beleza e, sendo a adolescência um período onde ocorrem várias mudanças, como já foi dito, é natural que rapazes e raparigas se questionem sobre todas estas transformações!
    • Como viver esta mudança?! Se há alguma coisa que se possa dizer acerca do corpo, é que não existem dois corpos iguais. Todos crescemos de forma diferente, a ritmos diferentes. Embora pareça complicado, o importante é sentirmo-nos bem com aquilo que somos. Se assim fizermos, conseguimos de todo, transmitir uma imagem positiva aos que nos rodeiam, sobretudo a nós próprios!
    • Como viver esta mudança?! Mas apesar do que se possa pensar, não há ninguém que se sinta completamente satisfeito com o seu próprio corpo. Se não aceitarmos o corpo que temos, desanimar não é o melhor remédio, mas lutar, como por exemplo: praticar exercício físico, evitar comidas rápidas, ir a um dermatologista, evitar hábitos pouco saudáveis (tabaco, bebidas alcoólicas, drogas, ambientes poluídos, etc.) . Se não aceitarmos o corpo que temos e não aprendermos a tirar partido dele, nunca conseguiremos ser verdadeiramente felizes. Afinal de contas, esse corpo é o teu!
    • A vivência da sexualidade As primeiras relações são sempre muito intensas… São experiências inigualáveis… Aquela é a pessoa… Quando, finalmente, conseguiste conquistar o tal rapaz! Tiveste coragem para a/o convidar para ir ao cinema…!
    • A vivência da sexualidade O mundo lá fora pouco importa quando estão juntos… Os amigos ficam lá atrás…longe… Vocês estão suspensos num olhar que dura eternamente… Quando, com algum receio, se tocam, se acariciam… As carícias não têm nome, o amor não tem género nem sexo e as relações amorosas são encontros de desejos e pessoas!
    • Um caminho, por vezes, sem direcção! É crescer, ser feliz, amar, ser amado! É prazer, é desejo, excitação
    • Mas não se esqueçam de mim! Porquê o uso do preservativo?! Quando falamos de preservativo, falamos, normalmente, do preservativo masculino e esquecemos que existe, também, o preservativo feminino (não comercializado em Portugal, a não ser nos aeroportos).
    • Mas falemos do preservativo masculino… O preservativo masculino é um método contraceptivo muito antigo, a sua forma e o material utilizado têm vindo a evoluir ao longo dos tempos, mas o principio continua a ser o mesmo: retém o esperma, que, deste modo, não pode encontrar o óvulo, fecundando-o e originando um possível gravidez…! O preservativo também é utilizado como forma de prevenir infecções sexualmente transmissíveis (DST), nomeadamente: a SIDA, hepatites A e B, sífilis, herpes genital, entre outras…
    • Que cuidados devo ter com os preservativos? Confirma se tem certificado de qualidade; Nunca deves usar um preservativo mais do que uma vez; Abrir a embalagem com cuidado sem utilizar objectos cortantes e evitar que as unhas ou anéis rompam o preservativo;
    • O que fazer no caso do preservativo rebentar, romper, falhar? É importante dizer que a maioria dos preservativos não rompe. No entanto algumas falhas no fabrico, embalagem, transporte ou utilização podem diminuir a sua eficácia. É possível evitar uma gravidez se a rapariga estiver no período fértil, recorrendo à Contracepção de Emergência ou “pílula do dia seguinte” (no prazo de 72 horas após a relação sexual).
    • Onde posso adquirir os preservativos? Os Centros de Saúde, e também os Centros de Atendimento a Jovens, fornecem preservativos gratuitamente. Podes também comprá-los nas farmácias, nos supermercados, nas máquinas que se encontram nas discotecas, bares e centros comerciais, (nestes casos deves ter atenção ao seu período de validade e se estas máquinas estão no exterior, ou seja, expostas ao meio ambiente).
    • Como já foi dito, esta fase é caracterizada pelas novas experiências pela descoberta pela imensa felicidade Mas por vezes surgem-nos situações que nos podem causar tristeza, mas são estas situações que nos ensinam e habituam a ultrapassar obstáculos no futuro!
    • “Só tenho medo de contrair a SIDA!” O que é a SIDA? As siglas significam: Síndrome de Imuno Deficiência Adquirida
    • O que provoca a SIDA? O Vírus da Imunodeficiência Humana é o agente causador da SIDA, podendo ficar "invisível" no corpo humano. O VIH chega a ficar incubado por muitos anos, sem que o infectado manifeste os sintomas de SIDA; O VIH actua nas células do sistema imunitário (responsável pela defesa do corpo). Depois de entrar na célula, o VIH começa a agir e integrar-se código genético da célula infectada (ADN); As células mais atingidas pelo vírus são os Linfócitos T Auxiliares (CD4+), que são utilizadas pelo vírus para se replicar. Conhecem-se dois tipos principais de vírus. O VIH-1 e o VIH-2, qualquer um deles é capaz de infectar os seres humanos e provocar SIDA;
    • Quais são as formas de transmissão do HIV? O VIH não se transmite através de contactos usuais (aperto de mão, tocar, abraço, beijo social, etc.). Também não se transmite através de alimentos, água, espirros, tosse, insectos, piscinas ou casas de banho; Os vírus do HIV provocam o contágio através de relações sexuais não protegidas, da maternidade e por ferida com instrumentos infectados; Como podes verificar…tu podes evitar esta doença! Depois não venhas com desculpas como: “Foi falta de informação!” “Foi a loucura da noite!”
    • Um caminho a seguir
    • É importante criares um planeamento familiar! O que é o planeamento familiar? Uma vida sexual quer-se segura, divertida e saudável. É suposto que as pessoas quando têm relações sexuais as possam ter e sentirem-se bem com a sua sexualidade, que possam usufrui-las pelo prazer de estar com o outro nesse momento. Se assim o desejarem, podem ou não vir a ter filhos, e escolherem a altura da sua vida para isso.
    • O que é o planeamento familiar? O Planeamento Familiar é uma forma de assegurar que as pessoas têm acesso à informação, métodos de contracepção eficazes e seguros, serviços de saúde adequados que permitam a vivência da sexualidade segura e saudável, bem como uma gravidez e parto nas condições mais adequadas.
    • Quais são os objectivos do planeamento familiar? Promover comportamentos saudáveis face à sexualidade; Informar e aconselhar acerca da vida sexual e reprodutiva; Preparar e promover a maternidade e paternidade responsável; Melhorar a saúde e o bem estar da família e do individuo em particular.
    • É mesmo assim fácil para uns mais difícil para outros! E é precisamente para quem sente mais dificuldades, que estes conselhos servem, basta segui-los e o futuro sorrirá!