SlideShare a Scribd company logo
1 of 35
Estratégias de Mídia A forçadaquantificação UNIVALI Comunicação Social – Puiblicidade e propaganda Planajemento de mídia Adriana StelaBassiniEdral
Apresentação Escolher a mídiacerta; Frequência; Frequênciaeficaz; Alcance; Alcanceeficaz; TeoriadaRecenticidade.
O Plano de mídia O plano de mídia define comopassar a mensagemcriada pelodpto de criação; Pode se tornar um documento separado  e muito mais detalhado;  A hora do plano de mídia é a hora de raciocinar.
O Plano de mídia Montando o plano de mídia: Especificar quais mídias levarão a mensagem publicitária (revistas, jornais, mala direta, internet, etc.) Detalhar aspectos específicos (publicações, horários, datas, edições, etc.) Listar o orçamento para cada veículo. Descrever a análise racional por trás de cada seleção.
COMO SE DETERMINA TUDO ISSO?
PRIMEIRO, DEVEMOS PESAR A MÍDIA Frequência Alcance
FREQUÊNCIA
Frequência Freqüência é o número de vezes que cada pessoa teve a oportunidade de ver o comercial. Está associada ao público-alvo. Em um plano de mídia, o foco do profissional é atingir a frequênciaeficaz.  
FrequênciaEficaz É esforço suficiente de veiculação que o anúncio deve ter para comunicar a mensagem de forma completa e obter uma alta lembrança positiva junto ao público; Não é exatamente uma determinada freqüência (um número absoluto); É uma amplitude de freqüência e por isso,  é chamada também de frequência média.
FrequênciaEficaz Exemplo: TV e Rádio: amplitude estabelecida entre 5 e 12, ou 7 e 15; Jornal e Revista: entre 2 e 4, 3 e 6. Porém, isso depende do  PLANO DE AÇÃO e não do meio
FrequênciaEficaz Podem ser adotados três patamares de quantidade:  1. Alta freqüência média - Quando o público-alvo assiste ao comercial em média acima de oito vezes.  2. Média freqüência média - Quando assiste em média entre quatro e sete vezes.  3. Baixa freqüência média - Quando assiste em média três vezes.
COMO SABER QUAL PARÂMETRO  DE FREQUÊNCIA USAR, PROFESSORA?
FrequênciaEficaz Principais quesitos considerados na decisão de alta freqüência média:  Lançamento e relançamento de produto Para uma nova marca ficar gravada na mente do consumidor ; Para um novo fato ser assimilado; Necessidade de impacto por uma veiculação de alta intensidade. Novo hábito, público infiel e aumento das vendas  Esses objetivos serão atingidos se o público-alvo ficar convencido daquilo que estiver sendo ; Comunicado, o que passa pela alta intensidade de veiculação.
FrequênciaEficaz Principais quesitos considerados na decisão de alta freqüência média:  Concorrência ativa na mídia O público-alvo reage de acordo com a intensidade de veiculação das marcas; Exemplo: “guerra das cervejas", em que as empresas buscam aumentar o recall da marca no consumidor. Consumo sazonal e promoção de vendas Maior demanda do produto em determinado período; Ser estimulada pelo oferecimento de uma vantagem por tempo limitado; Público-alvo deve ser impactado por uma alta intensidade de veiculação para que sua reação seja imediata.
FrequênciaEficaz Principais quesitos considerados na decisão de baixa freqüência média:  Marca líder e público fiel Deve-se manter o mínimo de contato com o público-alvo  para garantir sua condição no mercado. Peça de impacto  O conteúdo do comercial ou sua duração garante os efeitos de uma alta intensidade, não precisando de frequência. Depende da estratégia utilizada.
FrequênciaEficaz E a frequênciamédia? Se a decisão recairsobre a média freqüência média, devem ser aplicados os quesitos constantes nas duas possibilidades, conforme utilização adequada dos argumentos.  O quevaiinterferirnaescolha entre a frequênciamédia e alta é, também, a verbadisponibilizadapara a campanha.
FrequênciaEficaz E a frequênciamédia? Se a decisão recairsobre a média freqüência média, devem ser aplicados os quesitos constantes nas duas possibilidades, conforme utilização adequada dos argumentos.  O quevaiinterferirnaescolha entre a frequênciamédia e alta é, também, a verbadisponibilizadapara a campanha.
FrequênciaEficaz Talvez a alta freqüência média se revele mais adequada de ser recomendada, porque a maioria dos produtos se insere na necessidade de conquista de mercado. Há apenas uma marca líder de mercadoe a outras delas brigam para chegar a essa posição. Como uma pessoa comum é bombardeada  diariamente por centenas  de mensagens que  disputam sua atenção, só se é  percebido pela alta intensidade de veiculação.  Mas cada caso é um caso.
Existeumafrequênciamínima,  professora?
FrequênciaMínima Dizem que... Considera-se mínima a freqüência média igual a três: É a partir dessa intensidade que o conteúdo do comercial começa a ser compreendido; Dependendo da maneira como o produto está sendo apresentado, não é muito simples avaliar se a mensagem  será de fácil ou de difícil entendimento;  Por isso, é conveniente discutir  a questão com o pessoal da criação e do atendimento para não proferir comentários depreciativos e ferir suscetibilidades.
FrequênciaMínima Dizem que... A freqüência inferior a três é insuficiente, levando em conta as devidas considerações feitas antes sobre a dificuldade de avaliar se a mensagem será de fácil ou de difícil entendimento.
ALCANCE
Alcance Alcance é o número total de pessoas diferentes atingidas com um conjunto de veiculações do comercial;  É uma característica da programação de mídia.
Alcance Principais quesitos levados em consideração para a decisão de alto alcance: Lançamento e relançamento de produto  Situação de novidade; Maior parte do público deveria tomar conhecimento. Marca líder Posição de liderança; Manter sempre contato com a maioria do público-alvo para conservar sua preferência.  Aumento de vendas A probabilidade de chegar ao resultado desejado é proporcional ao número de pessoas alcançadas pela campanha.  Consumo sazonal e promoção de vendas  é fundamental que a maioria do público-alvo  tenha conhecimento da campanha e seja estimulada ao consumo.
Alcance Principais quesitos levados em consideração para a decisão de baixo alcance: Marca não-líder ou de baixa participação no mercado A verba de propaganda  de um produto é conseqüência direta de suas vendas; Cabe ao cliente alcançar a  quantidade de pessoas que sua verba permite.  Produto com baixa capacidade de produção Resultados futuros poderiam ser comprometidos pela expectativa frustrada do público, que não estaria encontrando o produto nos pontos-de-venda.  Produto com baixa distribuição O consumidor pode não encontrar um ponto-de-venda que comercialize o produto; Esse é um dogma apregoado na área de marketing.
Alcance O Alcance Eficaz representa uma porcentagem da audiência de um veículo alcançada a cada melhoria no efeito da Freqüência.  Se a freqüência eficaz, por exemplo, estiver entre três e seis repetições, o alcance é a soma das porcentagens de alcance individual para cada nível de freqüência.
Exemploshipotéticos
ExemplosHipotéticos Os quadros a seguir ajudam a demonstrar como é calculado o alcance de uma programação.  Foi utilizado um banco de dados hipotético de 10 domicílios com televisão, de uma praça qualquer, e uma veiculação que contempla 5 programas com uma inserção do comercial em cada um deles.
ExemplosHipotéticos
ExemplosHipotéticos
ExemplosHipotéticos
ExemplosHipotéticos
ExemplosHipotéticos
Exercícios
ExemplosHipotéticos

More Related Content

What's hot

Conceitos Básicos Mídia
Conceitos Básicos MídiaConceitos Básicos Mídia
Conceitos Básicos MídiaRede Globo
 
Planejamento e gestão de mídia fase 4
Planejamento  e gestão de mídia fase 4Planejamento  e gestão de mídia fase 4
Planejamento e gestão de mídia fase 4Amadeu Nogueira
 
Midia Conceitos BáSicos
Midia Conceitos BáSicosMidia Conceitos BáSicos
Midia Conceitos BáSicosCesar Pallares
 
[ESPM] Planejamento de Mídia Online no Planejamento de Comunicação Integrada
[ESPM] Planejamento de Mídia Online no Planejamento de Comunicação Integrada [ESPM] Planejamento de Mídia Online no Planejamento de Comunicação Integrada
[ESPM] Planejamento de Mídia Online no Planejamento de Comunicação Integrada Leonardo Longo
 
O passo a passo da mídia com Letícia Herrmann
O passo a passo da mídia com Letícia HerrmannO passo a passo da mídia com Letícia Herrmann
O passo a passo da mídia com Letícia HerrmannPonto Pasta UFPR
 
Aula - Florianópolis, Blumenau e Joinville- Conceitos Básicos de Mídia
Aula - Florianópolis, Blumenau e Joinville- Conceitos Básicos de MídiaAula - Florianópolis, Blumenau e Joinville- Conceitos Básicos de Mídia
Aula - Florianópolis, Blumenau e Joinville- Conceitos Básicos de Mídiagrupodemidiasc
 
Aula planejamenot de mídia + trabalho
Aula planejamenot de mídia + trabalhoAula planejamenot de mídia + trabalho
Aula planejamenot de mídia + trabalhoAndréia Assis
 
Planejamento de midia apostila
Planejamento de midia apostilaPlanejamento de midia apostila
Planejamento de midia apostilaLiliane Ennes
 
Planejamento de mídia - Etapa 3
Planejamento de mídia - Etapa 3Planejamento de mídia - Etapa 3
Planejamento de mídia - Etapa 3Bruno Mastrocolla
 
Posicionamento objetivos estratégias e táticas
Posicionamento objetivos estratégias e táticasPosicionamento objetivos estratégias e táticas
Posicionamento objetivos estratégias e táticasCiro Gusatti
 
PLANO DE MÍDIA: NATURA SEIVA COLOR
PLANO DE MÍDIA: NATURA SEIVA COLORPLANO DE MÍDIA: NATURA SEIVA COLOR
PLANO DE MÍDIA: NATURA SEIVA COLORCarla Viola
 
Roteiro plano de midia
Roteiro plano de midiaRoteiro plano de midia
Roteiro plano de midiaAgatha Cristi
 
Planner e planejamento de campanha
Planner e planejamento de campanhaPlanner e planejamento de campanha
Planner e planejamento de campanhaCiro Gusatti
 

What's hot (20)

Conceitos Básicos Mídia
Conceitos Básicos MídiaConceitos Básicos Mídia
Conceitos Básicos Mídia
 
Mídia I
Mídia IMídia I
Mídia I
 
Planejamento mídia
Planejamento mídiaPlanejamento mídia
Planejamento mídia
 
Planejamento e gestão de mídia fase 4
Planejamento  e gestão de mídia fase 4Planejamento  e gestão de mídia fase 4
Planejamento e gestão de mídia fase 4
 
Estrategias de midia_ii
Estrategias de midia_iiEstrategias de midia_ii
Estrategias de midia_ii
 
Midia Conceitos BáSicos
Midia Conceitos BáSicosMidia Conceitos BáSicos
Midia Conceitos BáSicos
 
Midia - Aula 07
Midia - Aula 07Midia - Aula 07
Midia - Aula 07
 
[ESPM] Planejamento de Mídia Online no Planejamento de Comunicação Integrada
[ESPM] Planejamento de Mídia Online no Planejamento de Comunicação Integrada [ESPM] Planejamento de Mídia Online no Planejamento de Comunicação Integrada
[ESPM] Planejamento de Mídia Online no Planejamento de Comunicação Integrada
 
O passo a passo da mídia com Letícia Herrmann
O passo a passo da mídia com Letícia HerrmannO passo a passo da mídia com Letícia Herrmann
O passo a passo da mídia com Letícia Herrmann
 
Aula - Florianópolis, Blumenau e Joinville- Conceitos Básicos de Mídia
Aula - Florianópolis, Blumenau e Joinville- Conceitos Básicos de MídiaAula - Florianópolis, Blumenau e Joinville- Conceitos Básicos de Mídia
Aula - Florianópolis, Blumenau e Joinville- Conceitos Básicos de Mídia
 
Aula planejamenot de mídia + trabalho
Aula planejamenot de mídia + trabalhoAula planejamenot de mídia + trabalho
Aula planejamenot de mídia + trabalho
 
Classificação dos meios
Classificação dos meiosClassificação dos meios
Classificação dos meios
 
Planejamento de midia apostila
Planejamento de midia apostilaPlanejamento de midia apostila
Planejamento de midia apostila
 
Planejamento de mídia - Etapa 3
Planejamento de mídia - Etapa 3Planejamento de mídia - Etapa 3
Planejamento de mídia - Etapa 3
 
Planejamento De Mídia
Planejamento De  MídiaPlanejamento De  Mídia
Planejamento De Mídia
 
Posicionamento objetivos estratégias e táticas
Posicionamento objetivos estratégias e táticasPosicionamento objetivos estratégias e táticas
Posicionamento objetivos estratégias e táticas
 
PLANO DE MÍDIA: NATURA SEIVA COLOR
PLANO DE MÍDIA: NATURA SEIVA COLORPLANO DE MÍDIA: NATURA SEIVA COLOR
PLANO DE MÍDIA: NATURA SEIVA COLOR
 
Roteiro plano de midia
Roteiro plano de midiaRoteiro plano de midia
Roteiro plano de midia
 
Aula 06 cpm.cpp.grp.trp_10.04
Aula 06 cpm.cpp.grp.trp_10.04Aula 06 cpm.cpp.grp.trp_10.04
Aula 06 cpm.cpp.grp.trp_10.04
 
Planner e planejamento de campanha
Planner e planejamento de campanhaPlanner e planejamento de campanha
Planner e planejamento de campanha
 

Similar to Estratégias de mídia para planejamento eficaz

Midiatrabalho1.pptx
Midiatrabalho1.pptxMidiatrabalho1.pptx
Midiatrabalho1.pptxLucasViarte
 
Gestão Publicitária
Gestão PublicitáriaGestão Publicitária
Gestão PublicitáriaRodrigo Jorge
 
03 02 2010 Pp Promoção
03 02 2010   Pp   Promoção03 02 2010   Pp   Promoção
03 02 2010 Pp PromoçãoFernando
 
Estratégias de Comunicação em Marketing
Estratégias de Comunicação em MarketingEstratégias de Comunicação em Marketing
Estratégias de Comunicação em MarketingTEMA1
 
Aula 06 grp, trp, frequëncia média, continuidade
Aula 06    grp, trp, frequëncia média, continuidadeAula 06    grp, trp, frequëncia média, continuidade
Aula 06 grp, trp, frequëncia média, continuidadeprofjucavalcante
 
Mix de marketing - Promoção
Mix de marketing - Promoção Mix de marketing - Promoção
Mix de marketing - Promoção K Pavlichenko
 
Cim%20 marcelo%20piragibe
Cim%20 marcelo%20piragibeCim%20 marcelo%20piragibe
Cim%20 marcelo%20piragibeDébora Pereira
 
Apresentacao fundamentos de marketing rev
Apresentacao fundamentos de marketing revApresentacao fundamentos de marketing rev
Apresentacao fundamentos de marketing revmaicom silveira
 
Apresentacaofundamentosdemarketingrev 111210142615-phpapp02
Apresentacaofundamentosdemarketingrev 111210142615-phpapp02Apresentacaofundamentosdemarketingrev 111210142615-phpapp02
Apresentacaofundamentosdemarketingrev 111210142615-phpapp02San_Ahoo
 
Buzz Marketing - ESPM Marketing Digital - aula 8
Buzz Marketing - ESPM Marketing Digital - aula 8Buzz Marketing - ESPM Marketing Digital - aula 8
Buzz Marketing - ESPM Marketing Digital - aula 8Luiz Felipe Barros
 
Merchandising
MerchandisingMerchandising
Merchandising...
 
Estrutura De Uma Agência
Estrutura De Uma AgênciaEstrutura De Uma Agência
Estrutura De Uma AgênciaRodrigo Jorge
 
Comunicação Integrada de Marketing e Praça
Comunicação Integrada de Marketing e PraçaComunicação Integrada de Marketing e Praça
Comunicação Integrada de Marketing e PraçaRafaela Marques
 

Similar to Estratégias de mídia para planejamento eficaz (20)

Midiatrabalho1.pptx
Midiatrabalho1.pptxMidiatrabalho1.pptx
Midiatrabalho1.pptx
 
Comunicação de Massa
Comunicação de MassaComunicação de Massa
Comunicação de Massa
 
Resumo
ResumoResumo
Resumo
 
Gestão Publicitária
Gestão PublicitáriaGestão Publicitária
Gestão Publicitária
 
03 02 2010 Pp Promoção
03 02 2010   Pp   Promoção03 02 2010   Pp   Promoção
03 02 2010 Pp Promoção
 
Estratégias de Comunicação em Marketing
Estratégias de Comunicação em MarketingEstratégias de Comunicação em Marketing
Estratégias de Comunicação em Marketing
 
Aula 06 grp, trp, frequëncia média, continuidade
Aula 06    grp, trp, frequëncia média, continuidadeAula 06    grp, trp, frequëncia média, continuidade
Aula 06 grp, trp, frequëncia média, continuidade
 
Comunicação e marketing
Comunicação e marketingComunicação e marketing
Comunicação e marketing
 
Mix de marketing - Promoção
Mix de marketing - Promoção Mix de marketing - Promoção
Mix de marketing - Promoção
 
Cim%20 marcelo%20piragibe
Cim%20 marcelo%20piragibeCim%20 marcelo%20piragibe
Cim%20 marcelo%20piragibe
 
Apresentacao fundamentos de marketing rev
Apresentacao fundamentos de marketing revApresentacao fundamentos de marketing rev
Apresentacao fundamentos de marketing rev
 
Apresentacaofundamentosdemarketingrev 111210142615-phpapp02
Apresentacaofundamentosdemarketingrev 111210142615-phpapp02Apresentacaofundamentosdemarketingrev 111210142615-phpapp02
Apresentacaofundamentosdemarketingrev 111210142615-phpapp02
 
Buzz Marketing - ESPM Marketing Digital - aula 8
Buzz Marketing - ESPM Marketing Digital - aula 8Buzz Marketing - ESPM Marketing Digital - aula 8
Buzz Marketing - ESPM Marketing Digital - aula 8
 
Merchandising
MerchandisingMerchandising
Merchandising
 
P de Promoção
P de PromoçãoP de Promoção
P de Promoção
 
Estrutura De Uma Agência
Estrutura De Uma AgênciaEstrutura De Uma Agência
Estrutura De Uma Agência
 
PROMOÇÃO DE VENDAS
PROMOÇÃO DE VENDASPROMOÇÃO DE VENDAS
PROMOÇÃO DE VENDAS
 
Curso de Midia - UnG
Curso de Midia - UnGCurso de Midia - UnG
Curso de Midia - UnG
 
Comunicação Integrada de Marketing e Praça
Comunicação Integrada de Marketing e PraçaComunicação Integrada de Marketing e Praça
Comunicação Integrada de Marketing e Praça
 
Marketing
MarketingMarketing
Marketing
 

More from Kauê Krischnegg

Gerenciador de Negócios do Facebook
Gerenciador de Negócios do FacebookGerenciador de Negócios do Facebook
Gerenciador de Negócios do FacebookKauê Krischnegg
 
As buscas por Av. Brasil na internet.
As buscas por Av. Brasil na internet.As buscas por Av. Brasil na internet.
As buscas por Av. Brasil na internet.Kauê Krischnegg
 
Pesquisa em mídia 14 de abril
Pesquisa em mídia 14 de abrilPesquisa em mídia 14 de abril
Pesquisa em mídia 14 de abrilKauê Krischnegg
 
Custo de mídia e problemas de compra 5 maio
Custo de mídia e problemas de compra 5 maioCusto de mídia e problemas de compra 5 maio
Custo de mídia e problemas de compra 5 maioKauê Krischnegg
 
Apresentação 21 de maio didge
Apresentação 21 de maio didgeApresentação 21 de maio didge
Apresentação 21 de maio didgeKauê Krischnegg
 
Apresentação 21 de maio custoe problemas de compras
Apresentação 21 de maio custoe  problemas de comprasApresentação 21 de maio custoe  problemas de compras
Apresentação 21 de maio custoe problemas de comprasKauê Krischnegg
 
Custo de mídia e problemas de compra 5 maio
Custo de mídia e problemas de compra 5 maioCusto de mídia e problemas de compra 5 maio
Custo de mídia e problemas de compra 5 maioKauê Krischnegg
 
Apresentação 21 de maio custoe problemas de compras
Apresentação 21 de maio custoe  problemas de comprasApresentação 21 de maio custoe  problemas de compras
Apresentação 21 de maio custoe problemas de comprasKauê Krischnegg
 
Apresentação de Mídias Sociais
Apresentação de Mídias SociaisApresentação de Mídias Sociais
Apresentação de Mídias SociaisKauê Krischnegg
 
Apresentação Briefing de Planejamento de Mídia
Apresentação Briefing de Planejamento de MídiaApresentação Briefing de Planejamento de Mídia
Apresentação Briefing de Planejamento de MídiaKauê Krischnegg
 

More from Kauê Krischnegg (14)

Sobre KaueKGG.com.br
Sobre KaueKGG.com.brSobre KaueKGG.com.br
Sobre KaueKGG.com.br
 
Gerenciador de Negócios do Facebook
Gerenciador de Negócios do FacebookGerenciador de Negócios do Facebook
Gerenciador de Negócios do Facebook
 
Portifolio - KaueKGG
Portifolio - KaueKGGPortifolio - KaueKGG
Portifolio - KaueKGG
 
As buscas por Av. Brasil na internet.
As buscas por Av. Brasil na internet.As buscas por Av. Brasil na internet.
As buscas por Av. Brasil na internet.
 
Pesquisa em mídia 14 de abril
Pesquisa em mídia 14 de abrilPesquisa em mídia 14 de abril
Pesquisa em mídia 14 de abril
 
Custo de mídia e problemas de compra 5 maio
Custo de mídia e problemas de compra 5 maioCusto de mídia e problemas de compra 5 maio
Custo de mídia e problemas de compra 5 maio
 
Apresentação 21 de maio didge
Apresentação 21 de maio didgeApresentação 21 de maio didge
Apresentação 21 de maio didge
 
Apresentação 21 de maio custoe problemas de compras
Apresentação 21 de maio custoe  problemas de comprasApresentação 21 de maio custoe  problemas de compras
Apresentação 21 de maio custoe problemas de compras
 
Custo de mídia e problemas de compra 5 maio
Custo de mídia e problemas de compra 5 maioCusto de mídia e problemas de compra 5 maio
Custo de mídia e problemas de compra 5 maio
 
Apresentação 21 de maio custoe problemas de compras
Apresentação 21 de maio custoe  problemas de comprasApresentação 21 de maio custoe  problemas de compras
Apresentação 21 de maio custoe problemas de compras
 
Custo por mil_e_custo_grp
Custo por mil_e_custo_grpCusto por mil_e_custo_grp
Custo por mil_e_custo_grp
 
Apresentação de Mídias Sociais
Apresentação de Mídias SociaisApresentação de Mídias Sociais
Apresentação de Mídias Sociais
 
Apresentação Briefing de Planejamento de Mídia
Apresentação Briefing de Planejamento de MídiaApresentação Briefing de Planejamento de Mídia
Apresentação Briefing de Planejamento de Mídia
 
Planejamento de Mídia
Planejamento de MídiaPlanejamento de Mídia
Planejamento de Mídia
 

Recently uploaded

COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcanteCOMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcanteVanessaCavalcante37
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...azulassessoria9
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIA
PROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIAPROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIA
PROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIAHELENO FAVACHO
 
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptxTeoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptxTailsonSantos1
 
Análise poema país de abril (Mauel alegre)
Análise poema país de abril (Mauel alegre)Análise poema país de abril (Mauel alegre)
Análise poema país de abril (Mauel alegre)ElliotFerreira
 
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEMPRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEMHELENO FAVACHO
 
Construção (C)erta - Nós Propomos! Sertã
Construção (C)erta - Nós Propomos! SertãConstrução (C)erta - Nós Propomos! Sertã
Construção (C)erta - Nós Propomos! SertãIlda Bicacro
 
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdfApresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdfcomercial400681
 
Projeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdf
Projeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdfProjeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdf
Projeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdfHELENO FAVACHO
 
GEOGRAFIA - COMÉRCIO INTERNACIONAL E BLOCOS ECONÔMICOS - PROF. LUCAS QUEIROZ.pdf
GEOGRAFIA - COMÉRCIO INTERNACIONAL E BLOCOS ECONÔMICOS - PROF. LUCAS QUEIROZ.pdfGEOGRAFIA - COMÉRCIO INTERNACIONAL E BLOCOS ECONÔMICOS - PROF. LUCAS QUEIROZ.pdf
GEOGRAFIA - COMÉRCIO INTERNACIONAL E BLOCOS ECONÔMICOS - PROF. LUCAS QUEIROZ.pdfRavenaSales1
 
"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...
"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de..."É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...
"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...Rosalina Simão Nunes
 
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividadesRevolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividadesFabianeMartins35
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...azulassessoria9
 
Considere a seguinte situação fictícia: Durante uma reunião de equipe em uma...
Considere a seguinte situação fictícia:  Durante uma reunião de equipe em uma...Considere a seguinte situação fictícia:  Durante uma reunião de equipe em uma...
Considere a seguinte situação fictícia: Durante uma reunião de equipe em uma...azulassessoria9
 
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSOLeloIurk1
 
apostila projeto de vida 2 ano ensino médio
apostila projeto de vida 2 ano ensino médioapostila projeto de vida 2 ano ensino médio
apostila projeto de vida 2 ano ensino médiorosenilrucks
 
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptxSlides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdf
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdfRecomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdf
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdfFrancisco Márcio Bezerra Oliveira
 
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!Ilda Bicacro
 

Recently uploaded (20)

COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcanteCOMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIA
PROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIAPROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIA
PROJETO DE EXTENSÃO I - AGRONOMIA.pdf AGRONOMIAAGRONOMIA
 
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptxTeoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
Teoria heterotrófica e autotrófica dos primeiros seres vivos..pptx
 
Análise poema país de abril (Mauel alegre)
Análise poema país de abril (Mauel alegre)Análise poema país de abril (Mauel alegre)
Análise poema país de abril (Mauel alegre)
 
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEMPRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
 
Construção (C)erta - Nós Propomos! Sertã
Construção (C)erta - Nós Propomos! SertãConstrução (C)erta - Nós Propomos! Sertã
Construção (C)erta - Nós Propomos! Sertã
 
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdfApresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
 
Projeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdf
Projeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdfProjeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdf
Projeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdf
 
GEOGRAFIA - COMÉRCIO INTERNACIONAL E BLOCOS ECONÔMICOS - PROF. LUCAS QUEIROZ.pdf
GEOGRAFIA - COMÉRCIO INTERNACIONAL E BLOCOS ECONÔMICOS - PROF. LUCAS QUEIROZ.pdfGEOGRAFIA - COMÉRCIO INTERNACIONAL E BLOCOS ECONÔMICOS - PROF. LUCAS QUEIROZ.pdf
GEOGRAFIA - COMÉRCIO INTERNACIONAL E BLOCOS ECONÔMICOS - PROF. LUCAS QUEIROZ.pdf
 
Aula sobre o Imperialismo Europeu no século XIX
Aula sobre o Imperialismo Europeu no século XIXAula sobre o Imperialismo Europeu no século XIX
Aula sobre o Imperialismo Europeu no século XIX
 
"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...
"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de..."É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...
"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...
 
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividadesRevolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
 
Considere a seguinte situação fictícia: Durante uma reunião de equipe em uma...
Considere a seguinte situação fictícia:  Durante uma reunião de equipe em uma...Considere a seguinte situação fictícia:  Durante uma reunião de equipe em uma...
Considere a seguinte situação fictícia: Durante uma reunião de equipe em uma...
 
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO
 
apostila projeto de vida 2 ano ensino médio
apostila projeto de vida 2 ano ensino médioapostila projeto de vida 2 ano ensino médio
apostila projeto de vida 2 ano ensino médio
 
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptxSlides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
 
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdf
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdfRecomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdf
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdf
 
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!
 

Estratégias de mídia para planejamento eficaz

  • 1. Estratégias de Mídia A forçadaquantificação UNIVALI Comunicação Social – Puiblicidade e propaganda Planajemento de mídia Adriana StelaBassiniEdral
  • 2. Apresentação Escolher a mídiacerta; Frequência; Frequênciaeficaz; Alcance; Alcanceeficaz; TeoriadaRecenticidade.
  • 3. O Plano de mídia O plano de mídia define comopassar a mensagemcriada pelodpto de criação; Pode se tornar um documento separado e muito mais detalhado; A hora do plano de mídia é a hora de raciocinar.
  • 4. O Plano de mídia Montando o plano de mídia: Especificar quais mídias levarão a mensagem publicitária (revistas, jornais, mala direta, internet, etc.) Detalhar aspectos específicos (publicações, horários, datas, edições, etc.) Listar o orçamento para cada veículo. Descrever a análise racional por trás de cada seleção.
  • 5. COMO SE DETERMINA TUDO ISSO?
  • 6. PRIMEIRO, DEVEMOS PESAR A MÍDIA Frequência Alcance
  • 8. Frequência Freqüência é o número de vezes que cada pessoa teve a oportunidade de ver o comercial. Está associada ao público-alvo. Em um plano de mídia, o foco do profissional é atingir a frequênciaeficaz.  
  • 9. FrequênciaEficaz É esforço suficiente de veiculação que o anúncio deve ter para comunicar a mensagem de forma completa e obter uma alta lembrança positiva junto ao público; Não é exatamente uma determinada freqüência (um número absoluto); É uma amplitude de freqüência e por isso, é chamada também de frequência média.
  • 10. FrequênciaEficaz Exemplo: TV e Rádio: amplitude estabelecida entre 5 e 12, ou 7 e 15; Jornal e Revista: entre 2 e 4, 3 e 6. Porém, isso depende do PLANO DE AÇÃO e não do meio
  • 11. FrequênciaEficaz Podem ser adotados três patamares de quantidade: 1. Alta freqüência média - Quando o público-alvo assiste ao comercial em média acima de oito vezes. 2. Média freqüência média - Quando assiste em média entre quatro e sete vezes. 3. Baixa freqüência média - Quando assiste em média três vezes.
  • 12. COMO SABER QUAL PARÂMETRO DE FREQUÊNCIA USAR, PROFESSORA?
  • 13. FrequênciaEficaz Principais quesitos considerados na decisão de alta freqüência média: Lançamento e relançamento de produto Para uma nova marca ficar gravada na mente do consumidor ; Para um novo fato ser assimilado; Necessidade de impacto por uma veiculação de alta intensidade. Novo hábito, público infiel e aumento das vendas Esses objetivos serão atingidos se o público-alvo ficar convencido daquilo que estiver sendo ; Comunicado, o que passa pela alta intensidade de veiculação.
  • 14. FrequênciaEficaz Principais quesitos considerados na decisão de alta freqüência média: Concorrência ativa na mídia O público-alvo reage de acordo com a intensidade de veiculação das marcas; Exemplo: “guerra das cervejas", em que as empresas buscam aumentar o recall da marca no consumidor. Consumo sazonal e promoção de vendas Maior demanda do produto em determinado período; Ser estimulada pelo oferecimento de uma vantagem por tempo limitado; Público-alvo deve ser impactado por uma alta intensidade de veiculação para que sua reação seja imediata.
  • 15. FrequênciaEficaz Principais quesitos considerados na decisão de baixa freqüência média: Marca líder e público fiel Deve-se manter o mínimo de contato com o público-alvo para garantir sua condição no mercado. Peça de impacto O conteúdo do comercial ou sua duração garante os efeitos de uma alta intensidade, não precisando de frequência. Depende da estratégia utilizada.
  • 16. FrequênciaEficaz E a frequênciamédia? Se a decisão recairsobre a média freqüência média, devem ser aplicados os quesitos constantes nas duas possibilidades, conforme utilização adequada dos argumentos. O quevaiinterferirnaescolha entre a frequênciamédia e alta é, também, a verbadisponibilizadapara a campanha.
  • 17. FrequênciaEficaz E a frequênciamédia? Se a decisão recairsobre a média freqüência média, devem ser aplicados os quesitos constantes nas duas possibilidades, conforme utilização adequada dos argumentos. O quevaiinterferirnaescolha entre a frequênciamédia e alta é, também, a verbadisponibilizadapara a campanha.
  • 18. FrequênciaEficaz Talvez a alta freqüência média se revele mais adequada de ser recomendada, porque a maioria dos produtos se insere na necessidade de conquista de mercado. Há apenas uma marca líder de mercadoe a outras delas brigam para chegar a essa posição. Como uma pessoa comum é bombardeada diariamente por centenas de mensagens que disputam sua atenção, só se é percebido pela alta intensidade de veiculação. Mas cada caso é um caso.
  • 20. FrequênciaMínima Dizem que... Considera-se mínima a freqüência média igual a três: É a partir dessa intensidade que o conteúdo do comercial começa a ser compreendido; Dependendo da maneira como o produto está sendo apresentado, não é muito simples avaliar se a mensagem será de fácil ou de difícil entendimento; Por isso, é conveniente discutir a questão com o pessoal da criação e do atendimento para não proferir comentários depreciativos e ferir suscetibilidades.
  • 21. FrequênciaMínima Dizem que... A freqüência inferior a três é insuficiente, levando em conta as devidas considerações feitas antes sobre a dificuldade de avaliar se a mensagem será de fácil ou de difícil entendimento.
  • 23. Alcance Alcance é o número total de pessoas diferentes atingidas com um conjunto de veiculações do comercial; É uma característica da programação de mídia.
  • 24. Alcance Principais quesitos levados em consideração para a decisão de alto alcance: Lançamento e relançamento de produto Situação de novidade; Maior parte do público deveria tomar conhecimento. Marca líder Posição de liderança; Manter sempre contato com a maioria do público-alvo para conservar sua preferência. Aumento de vendas A probabilidade de chegar ao resultado desejado é proporcional ao número de pessoas alcançadas pela campanha. Consumo sazonal e promoção de vendas é fundamental que a maioria do público-alvo tenha conhecimento da campanha e seja estimulada ao consumo.
  • 25. Alcance Principais quesitos levados em consideração para a decisão de baixo alcance: Marca não-líder ou de baixa participação no mercado A verba de propaganda de um produto é conseqüência direta de suas vendas; Cabe ao cliente alcançar a quantidade de pessoas que sua verba permite. Produto com baixa capacidade de produção Resultados futuros poderiam ser comprometidos pela expectativa frustrada do público, que não estaria encontrando o produto nos pontos-de-venda. Produto com baixa distribuição O consumidor pode não encontrar um ponto-de-venda que comercialize o produto; Esse é um dogma apregoado na área de marketing.
  • 26. Alcance O Alcance Eficaz representa uma porcentagem da audiência de um veículo alcançada a cada melhoria no efeito da Freqüência. Se a freqüência eficaz, por exemplo, estiver entre três e seis repetições, o alcance é a soma das porcentagens de alcance individual para cada nível de freqüência.
  • 28. ExemplosHipotéticos Os quadros a seguir ajudam a demonstrar como é calculado o alcance de uma programação. Foi utilizado um banco de dados hipotético de 10 domicílios com televisão, de uma praça qualquer, e uma veiculação que contempla 5 programas com uma inserção do comercial em cada um deles.