Alimentação saudável

5,350 views
5,153 views

Published on

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
5,350
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
19
Actions
Shares
0
Downloads
94
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Alimentação saudável

  1. 1. “Deixa o medicamento ser o teu alimento e o alimento ser o teu medicamento”(Hipócrates) Professora Kleine Karol Assis Curitiba 2010
  2. 2. Seja Bem-vindo(a) a este curso ! Alimentar-se bem é muito mais do que um prazer, é uma questão de saúde. Você sabe se alimentar corretamente? Quais hábitos contribuem para uma boa saúde ? Você sabe o que é IMC? O que o Ministério da saúde diz sobre nutrição saudável? Estas e outras dúvidas serão esclarecidas neste curso de 5h de duração, distribuído em 5 Unidades. O objetivo deste curso é contribuir para que qualquer pessoa, mesmo sem conhecimento científico consiga compreender e incorporar na sua prática cotidiana hábitos alimentares saudáveis. Boa navegação! Profª Kleine K. Assis
  3. 3. Este curso é composto de 5 Unidades: UNIDADE I - OS NUTRIENTES Nesta Unidade apresenta os nutrientes contidos nos alimentos e suas funções UNIDADE II - HÁBITOS SAUDÁVEIS Esta Unidade aborda hábitos relacionados à alimentação e que contribuem para uma boa saúde UNIDADE III – O QUE DIZEM OS RÓTULOS Esta Unidade desvenda o significado dos termos complicados encontrados nos rótulos dos alimentos e suas implicações à saúde. UNIDADE IV – O QUE DIZ MINISTÉRIO DA SAÚDE Esta Unidade trata do conteúdo e importância das leis sobre alimentação. UNIDAVE V - AVALIE SEUS CONHECIMENTOS Esta Unidade consta de uma avaliação do conteúdo e também de uma auto avaliação.
  4. 4. Todos os nutrientes são importantes para nosso corpo, cada um desempenha uma função e juntos contribuem para o bom funcionamento do nosso corpo. Veja abaixo qual a principal função de cada um. •Proteínas- participam da construção das células e do nosso corpo que compõe órgãos, músculos, pele. •As gorduras também tem as mesmas funções das proteínas e também ajudam a fornecer energia ao corpo. •Os carboidratos são alimentos que fornecem energia ao corpo, o excesso deles no corpo se transforma em gordura. As fibras são um tipo de carboidrato que contribuem para o bom funcionamento intestinal. •Vitaminas e sais minerais- são nutrientes reguladores, isto é controlam o bom funcionamento das várias funções do corpo, atuando nos músculos, sistema nervoso, sistema digestório, etc.
  5. 5. Lembre-se: •Uma refeição equilibrada deve conter um pouco de cada nutriente. •Todos alimentos contém vários nutrientes, porém sempre apresenta um nutriente em maior quantidade que os outros.
  6. 6. Devemos abusar da variedade de cores dos alimentos, pois cada cor representa um tipo de nutriente. A falta de vitaminas pode causar doenças como: cegueira noturna, escorbuto, anemia, raquitismo, hemorragias, pelagra, dermatite, hipertensão, beriberi, etc.
  7. 7. Com certeza você já ouviu falar em fibras na alimentação, não é mesmo? Mas você sabe o que são exatamente e quais seus benefícios para o corpo? Estes são exemplos de alimentos ricos em fibras, eles auxiliam na formação das fezes, contribuindo para o bom funcionamento intestinal
  8. 8. Água: nutriente de origem mineral, cuja função é transportar substâncias pelo no sangue, participar de reações químicas importantes para o corpo e também faz parte da composição de células e tecidos . Aproximadamente 70% do nosso corpo é constituído por água. É encontrada também em frutas e sucos. Recomenda-se beber em média 8 copos de água por dia.
  9. 9. O tipo de alimentação não deve ser a mesma para toda as pessoas, isto vai depender de vários fatores, tais como: da atividade física, do sexo, da idade, etc. Veja alguns exemplos.
  10. 10. RESUMO DO CAPÍTULO Aprendemos coisas importantes neste capítulo sobre os nutrientes: •Uma alimentação saudável contém um pouco de cada nutriente, inclusive água. •A pirâmide alimentar nos orienta a ter uma alimentação saudável. •Cada pessoa precisa ter um tipo de alimentação . •Quanto mais colorida, mais rica em nutrientes é a refeição. •As gorduras e proteínas são alimentos construtores. •Os carboidratos e gorduras são alimentos energéticos. •Vitaminas e sais minerais são alimentos reguladores. •As fibras ajudam no bom funcionamento dos intestinos
  11. 11. PARA PENSAR ... De acordo com os conhecimentos que adquiriu nesta Unidade, você considera este prato saudável ?
  12. 12. lombrigas O simples hábito de lavar as mãos antes das refeições reduz o risco de adquirirmos doenças causadas por micróbios e vermes. Lavar bem frutas, verduras e legumes que são consumidos crus, isto também reduz o riso de adquirirmos verminoses. Estes alimentos devem ficar imersos em uma solução de um litro de água com um colher de sopa de água sanitária durante 20 minutos.
  13. 13. Perdoem aqueles que gostam, mas a verdade deve ser dita: nas carnes mal passadas ou cruas é comum a presença de vermes( principalmente tenias/solitárias)
  14. 14. Alimentos ricos em açúcares e gorduras devem ser consumidos com moderação, pois são uma das causas da obesidade. Massas também são fontes de açúcares, embora sejam energéticos também podem levar à obesidade se consumidos em exagero Sal em excesso na alimentação pode causar hipertensão, pois o sal(cloreto de sódio) retém líquidos no corpo aumentando assim a pressão sanguínea, podendo causar: infarto, acidente vascular cerebral e problemas renais, portanto, consuma com moderação. Curiosidade:- Gregos e Romanos utilizavam o sal como moeda e era com o sal que os soldados eram pagos( daí a palavra salário).
  15. 15. Nossas escolhas fazem a diferença Prefira ao invés de
  16. 16. As atividades físicas contribuem para a queima de calorias extras e para o bom funcionamento dos sistemas cardiovascular, respiratório, muscular e ósseo.
  17. 17. RESUMO DO CAPÍTULO Aprendemos coisas importantes neste capítulo sobre os hábitos que juntamente com uma alimentação adequada contribuem para uma boa saúde. Cuidado com os excessos de: carboidratos, gorduras, sal. Zelar pela higiene dos alimentos. A atividade física juntamente com a alimentação contribuem para manter a boa forma. Carnes cruas ou mal cozidas podem conter vermes.
  18. 18. PARA PENSAR ... Por quais motivos devemos dizer não a estas refeições, embora sejam tentadoras?
  19. 19. Se alguma vez você leu o rótulo das embalagens dos alimentos industrializados, com certeza já viu ests nomes estranhos e não entendeu nada, não é mesmo? Para conseguir a praticidade e durabilidade dos produtos, os fabricntes utilizam milhares de aditivos químicos. Veja a seguir para que servem cada um destes aditivos.
  20. 20. http://www.anvisa.gov.br/faqdinamica/asp/usuario.asp?usersecoes=28&userassunto=104 http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/gordura-trans-471120.shtml
  21. 21. RESUMO DO CAPÍTULO Sobre o que dizem os rótulos dos alimentos é importante : •Veja sempre o prazo de validade dos alimentos. •Observe com cuidado o estado de conservação. •Observe também as informações nutricionais e os aditivos químicos. •Consuma produtos industrializados com moderação. •Consumo exagerado de alimentos ricos em colesterol pode entupir as veias.
  22. 22. PARA PENSAR ... Ao procurarmos alimentos nas prateleiras dos supermercados, qual deve ser nossa atitude de agora em diante ?
  23. 23. DEZ PASSOS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL 1. Faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições. 2. Inclua diariamente seis porções do grupo de cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca/macaxeira/aipim nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural. 3. Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches 4. Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde. 5. Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis! 6. Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina. Fique atento aos rótulos dos alimentos e escolha aqueles com menores quantidades de gorduras trans. 7. Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação.
  24. 24. 8.Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Evite consumir alimentos industrializados com muito sal (sódio) como hambúrguer, charque, salsicha, lingüiça, presunto, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas, molhos e temperos prontos. 9.Beba pelo menos dois litros (seis a oito copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições. 10.Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo. Mantenha o peso dentro de limites saudáveis. Você está com o peso compatível para sua idade? Acesse o link abaixo e faça o cálculo: http://como-emagrecer.com/calculo-de-imc.html
  25. 25. PARA PENSAR ... Acesse o link abaixo para assistir ao vídeo. www.youtube.com/watch?v=bd4-g76Fni4&feature=related
  26. 26. http://nutricao.saude.gov.br/teste_alimentacao.php AUTO AVALIAÇÃO Como está a sua laimentação? Acesse o link abaixo e verifique se seus hábitos alimentares estão bons ou precisam melhorar. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM Acesse o link abaixo para fazer a avaliação do seu aproveitamento neste curso. Você receberá por e-mail o resultado do teste. https://spreadsheets0.google.com/viewform?formkey=dGpxTnR1V0pfcVJuM0NYcnl5NnN4Nmc6MQ
  27. 27. A autora do curso: É Licenciada em Ciências Biologicas pela UFPR, professora de Ciências/Biologia no Paraná, Mestranda em Educação em Ciências pela UFPR(pela fé) REFERÊNCIAS http://portalsaude.gov.br www.portaisdamoda.com.br www.ahau.org http://nutricao.saude.gov.br/teste_alimentacao.php www.google.com.br http://www.anvisa.gov.br/faqdinamica/asp/usuario.asp?usersecoes=28&userassunto=104 http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/gordura-trans-471120.shtml

×