Visagismo E Maquiagem

48,467 views
48,094 views

Published on

Dicas de maquiagem para os formatos do rosto

1 Comment
41 Likes
Statistics
Notes
  • GOSTEI MT
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
No Downloads
Views
Total views
48,467
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1,221
Actions
Shares
0
Downloads
1,517
Comments
1
Likes
41
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Visagismo E Maquiagem

  1. 1. VISAGISMO E MAQUIAGEM Por Karol Stahr Reconhecer seu formato de rosto é essencial na hora de executar uma boa maquiagem, um corte de cabelo ou uma coloração capilar. A forma do rosto é profundamente afetada e até alterada com os processos cosméticos e estéticos que utilizamos com o objetivo de melhorar nossa aparência. A verdade é que muitas vezes os erros são fatais, devido à falta de conhecimento de coloração de pele e do visagismo (estudo da forma do rosto). Sem as informações necessárias, muitos acabam copiando formas, cores e desenhos que acham belo em outra pessoa (geralmente celebridades) e se esquecem que as diferenças anatômicas é que vão ditar se o processo vai dar certo ou não. Para isso, nada mais lógico que descobrir um pouco sobre o assunto. Para descobrir qual é o seu formato de rosto: 1. Prenda os cabelos com um rabo de cavalo (inclusive a franja) de forma que você possa ver o limite entre a face e a raiz cabelo. 2. Fotografe seu rosto, sem sorrir, de forma frontal (totalmente de frente para a câmera). 3. Após tirar a foto, analise o desenho do seu rosto, traçando uma linha ao redor dos limites da face. 4. Após toda análise, veja que forma mais se parece o desenho que você traçou na foto ao redor da face: redondo, oval, quadrado, retangular, hexagonal, losango, triangular, triângulo invertido, diamante ou coração. Analisando: ALTURA Seu desenho de rosto tem: 1. O tamanho do comprimento é maior que o da largura: Oblongo ou Retangular. 2. A largura é quase igual ao comprimento: Redondo ou Quadrado. 3. O comprimento é um pouco maior que a largura: Diamante, Oval, Coração, Triangular Invertido, Hexagonal ou Triangular. QUEIXO A linha do queixo é: 1. Levemente arredondada: Oval, Diamante ou Oblongo. 2. Mais larga/ ampla: Quadrado, Redondo, Triângulo ou Retângulo. 3. Mais pontuda: Coração, Triângulo Invertido, Losango ou Hexagonal. Identificando as formas: ROSTO REDONDO Nesse formato de rosto, a linha do cabelo faz um desenho arredondado, bem como as maçãs e o queixo. Este não é pronunciado (geralmente é mais recluso). Os olhos tendem a ser mais arredondados e as formas da face menores, em especial a testa (nesse tipo de rosto é mais estreita).
  2. 2. ROSTO OVAL Considerado por muito tempo padrão de beleza, o rosto oval tem as formas pouco anguladas, mais suaves e com boa proporção. A linha do cabelo é em arco (menos arredondada que a linha do rosto redondo), as maçãs são pouco pronunciadas e o queixo é arredondado e mais proeminente. A testa tem tamanho proporcional, não muito grande, nem muito estreita. ROSTO OBLONGO É o rosto oval mais comprido. Pessoas com essa forma de rosto possuem testa e nariz maiores e rosto mais comprido, mas com as formas ovaladas e suaves. ROSTO HEXAGONAL Muito semelhante ao rosto oval, a forma hexagonal tem ângulos mais agudos. As maçãs e o queixo são mais pronunciados e as têmporas são mais fundas. A linha da testa é em forma de trapézio, ao invés de ser arcada como o rosto oval. ROSTO DIAMANTE Essa forma de rosto é uma variação do rosto hexagonal e tem, basicamente, as mesmas características. Porém, o queixo e a testa são mais quadrados e estreitos e as maçãs mais pronunciadas. ROSTO TRIANGULAR Esse formato de rosto é caracterizado pela largura mandíbula ser maior que a largura da testa, ou seja, a mandíbula é larga e quadrada e a testa estreita e pequena. A linha do cabelo é arredondada e o queixo pode ser pontudo ou quadrado. Esse formato pode ser confundido com o rosto quadrado, pois a parte inferior é muito semelhante. Para analisar de forma correta, concentre-se na proporção testa x queixo. ROSTO TRIANGULAR INVERTIDO O rosto em forma de triângulo invertido possui a testa com proporção maior que o queixo, o seja, a testa é larga e pronunciada e o queixo e a mandíbula são estreitos. Forma-se uma linha constante das têmporas até o queixo, em forma de V.
  3. 3. ROSTO CORAÇÃO É uma variação do rosto triangular invertido. Suas formas são mais arredondadas e, como característica principal, a linha do cabelo faz forma de coração. Quando desenhamos sobre a fotografia de uma pessoa com formato coração, conseguimos quase em perfeição a figura, devido o desenho da linha do cabelo e do queixo pontudo. A forma da face também tem característica de ser mais larga que a do rosto triangular invertido. ROSTO LOSANGO O rosto em losango é muito similar à forma de triângulo invertido, porém a linha do cabelo é afunilada, como e formasse uma ponta no alto d cabeça. O queixo é pequeno e pode ser pontudo. A linha das maçãs até o queixo é constante, sem marcar o maxilar. ROSTO QUADRADO A forma de rosto quadrada tem como principal características as linhas retas. A linha do cabelo é reta, retangular, a mandíbula é bem marcada e abaixo da linha da boca, criando um ângulo reto na base do rosto e as têmporas são pouco pronunciadas, deixando a lateral do rosto quase em linha reta. O queixo pode ser pronunciado ou manter a linha reta, em formato quadrado. ROSTO RETANGULAR Variação do formato quadrado, a forma retangular é caracterizada por ser mais longa, porém as linhas retas são marcantes, principalmente a linha retangular do cabelo. COMO MAQUIAR CADA UMA DESSAS FORMAS? Para cada uma dessas formas há uma maneira correta de maquiar. Isso ocorre devido às formas arredondadas e anguladas. Dependendo de como é aplicado o blush, o rosto pode se tornar ainda mais redondo. Para isso, algumas técnicas de maquiagem foram criadas. ROSTO REDONDO Objetivo: Criar ângulos. Olhos: Cor escura na parte externa do olho para levantar o olhar e criar ângulo ascendente. Delineador também ascendente com traço médio. Sobrancelhas: Arqueadas. Blush: Em diagonal, começando na lateral do canto da boca e chegando às maçãs. Batom/ gloss: Definindo mais as formas dos lábios.
  4. 4. Sombra: Nas laterais do rosto, próximo às orelhas, para afinar o rosto. Luz: No centro da testa e no queixo. ROSTO OVAL Objetivo: Valorizar as formas. Olhos: Iluminando a região. Pode esfumaçar cor escura no canto externo para levantar o olhar. Delineador fino em traço ascendente. Sobrancelhas: Levemente arqueadas. Blush: Valorizar o desenho das maçãs em diagonal. Batom/ gloss: Valorizar a boca com tons naturais. Sombra: Nas maçãs, em diagonal (linha desde a lateral da boca em direção às orelhas) e nas têmporas. Luz: Nas maçãs e queixo. ROSTO OBLONGO Objetivo: valorizar as formas e diminuir o comprimento da face. Olhos: Cor escura esfumaçada na base dos cílios, sem levantar nas laterais. Iluminar a região. Delineador com traço fino, acompanhando a linha dos cílios. Sobrancelhas: Levemente arqueadas. Blush: Levemente em diagonal, da base do nariz em direção às orelhas, porém, sem muito ângulo. Batom/ gloss: Valorizar a boca com cores brilhantes. Sombra: Na testa. Luz: Nas têmporas e maçãs. ROSTO HEXAGONAL Objetivo: Atenuar ângulos. Olhos: Iluminar a região com cores claras e esfumaçar cor escura na base dos cílios. Delineador em traço médio, acompanhando a raiz dos cílios. Sobrancelhas: Levemente arqueadas. Blush: Em diagonal, começando da lateral das narinas em direção às orelhas. Batom/gloss: Valorizar a forma dos lábios. Sombra: Nos ângulos da testa. Luz: Nas têmporas. ROSTO DIAMANTE
  5. 5. Objetivo: Alongar o formato do rosto. Olhos: Em forma de asa com cor escura esfumaçada, levantando o olhar. Delineador em traço médio, ascendente. Sobrancelhas: Arqueada, para alongar o rosto e levantar o olhar. Blush: Em diagonal, ascendente, da lateral dos lábios em direção às têmporas. Batom/gloss: Valorizar os lábios em gloss. ROSTO TRIANGULAR Objetivo: Afinar o queixo e aumentar a largura da testa. Olhos: Iluminar a pálpebra superior, perto das sobrancelhas, na parte externa. Iluminar a parte C do rosto (desenho em forma de C que engloba têmporas, topo das maçãs e lateral da testa). Delineador em traço longo, ascendente. Sobrancelhas: Longas, levemente arqueadas. Blush: Nas maçãs, em linha quase reta. Batom/ gloss: Desenhar a boca sem ressaltar muito as formas. Em cores mais naturais, sem valorizar muito. Sombra: Na base do rosto (mandíbula inferior). Luz: Nas têmporas, topo da maçã e lateral da testa (formato C) e centro do queixo. ROSTO TRIANGULAR INVERTIDO Objetivo: Balancear as proporções testa x queixo. Olhos: Esfumaçar com tons escuros a base dos olhos, escurecendo a raiz dos cílios. Delineador fino na raiz dos cílios. Sobrancelhas: Em formato quase retas ou levemente arqueadas, não muito longas. Blush: Aplicar o blush no topo das maçãs, sem muita inclinação. Batom/ gloss: Valorizar os lábios e, se possível, aumentar levemente o formato. Gloss para aumentar e valorizar. Sombra: Testa e têmporas. Luz: Nas bochechas e base do rosto. ROSTO EM FORMA DE CORAÇÃO Objetivo: Balancear as proporções testa x queixo. Olhos: Esfumaçar com tons escuros a base dos olhos, escurecendo a raiz dos cílios. Delineador fino na raiz dos cílios. Sobrancelhas: Em formato quase retas ou levemente arqueadas, não muito longas. Blush: Aplicar o blush no topo das maçãs, sem muita inclinação.
  6. 6. Batom/ gloss: Valorizar os lábios e, se possível, aumentar levemente o formato. Gloss para aumentar e valorizar. Sombra: Testa e têmporas. Luz: Nas bochechas e base do rosto. ROSTO EM FORMA DE LOSANGO Objetivo: Atenuar o formato, deixando-o mais estreito no comprimento. Olhos: Escurecer a raiz dos cílios com sombra esfumaçada e delineador fino. Sobrancelhas: Levemente arqueadas ou quase retas, não muito longas. Blush: Aplicar no topo das maçãs, sem muita inclinação. Batom/ gloss: Valorizar os lábios. Sombra: Nas têmporas e topo das maçãs. Luz: Nas laterais da testa, base do rosto e queixo. ROSTO QUADRADO Objetivo: Alongar e suavizar o formato do rosto. Olhos: Iluminar a região e esfumaçar em forma de asa com tom mais escuro as pálpebras superiores. Delineador em traço médio ascendente. Sobrancelhas: Arqueadas. Blush: Aplique o blush partindo do ponto mais proeminente das maçãs do rosto em direção às têmporas. Batom/ gloss: Valorizar sem aumentar o contorno. Sombra: Lateral da testa, base do rosto, maçãs em diagonal. Luz: Centro da testa e centro do queixo e linha C (lateral da testa, têmporas e topo da maçã). ROSTO RETANGULAR Objetivo: Atenuar o formato, deixando-o menos comprido. Olhos: Iluminar a região e esfumaçar em forma de asa com tom mais escuro as pálpebras superiores. Delineador em traço médio ascendente. Sobrancelhas: Arqueadas. Blush: Aplique o blush partindo do ponto mais proeminente das maçãs do rosto em direção às têmporas. Batom/ gloss: Valorizar sem aumentar o contorno. Sombra: Base do rosto. Luz: Centro da testa e centro do queixo e linha C (lateral da testa, têmporas e topo da maçã).

×