Industrialização

2,171 views
2,048 views

Published on

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
2,171
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
834
Actions
Shares
0
Downloads
81
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Industrialização

  1. 1. GEOGRAFIA PROFESSORA CAROLINA CORRÊA
  2. 2. Industrialização A atividade industrial manifesta-se não só em sua ocorrência no espaço físico, mas também nos produtos cosumidos pela população local nos meios de comunicação e nos meios de transporte
  3. 3. A indústria e as transformações no espaço geográfico A industria é a atividade por meio da qual os seres humanos transforma matéria prima em produtos acabados ou semi-acabados.
  4. 4. A indústria consiste em um processo de produção dentro de instalações e fábricas, usando máquinas e o trabalho humano, que transforma e combina as matérias-primas para produzir uma mercadoria.
  5. 5. Nos dias atuais a indústria utiliza tecnologias cada vez mais sofisticadas, como robôs (em trabalhos que eram realizados pelo ser humano) e equipamentos de grande precisão.
  6. 6. A indústria foi responsável pelas grandes transformações urbanas, pela multiplicação de diversos ramos de serviços que caracterizam a cidade moderna e pelo desenvolvimento dos meios de transportes e comunicação que atualmente interligam todo o espaço mundial.
  7. 7. Ela também foi responsável pelo aumento da produção agrícola, graças a mecanização das atividades de criação, plantio e colheita, além do uso de insumos de origem industrial.
  8. 8. Estágios Três estágios fundamentais: Artesanato = o produtor executa sozinho todas as fases de produção e até mesmo comercialização. Predominou ate meados do sec. XVII.
  9. 9. Manufatura = neste estágio já ocorre a divisão do trabalho, mas a produção ainda depende do trabalho manual apesar da utilização de algumas maquinas. Sec. XVII e XVIII Maquinofatura = iniciou-se no sec XVIII com a revolução industrial e caracteriza-se pelo emprego maciço de maquinas e fontes de energia modernas.
  10. 10. Classificação das industriais Quanto a maneira de produzir: Indústria extrativa: extração de recursos naturais de origem diversas, principalmente de minerais; Industria de beneficiamento ou processamento: beneficiam ou refinam os produtos, ex.: refinarias de petróleo e beneficiamento de cereais.
  11. 11. Industria de construção: construção civil. Indústria de transformação: produção de bens a partir da transformação de matériasprimas, ex.: calçados, computadores.
  12. 12. Quanto a quantidade de matéria prima e de energia empregadas: Industrias leves = consome menos energia e matéria prima. Ex.: bebidas, produtos farmacêuticos,etc. Industrias pesadas = exigem vultosos investimentos em energia e matéria prima. Ex.: maquinas, navios, etc.
  13. 13. Quanto ao destino dos produtos: Bens de produção = produzem bens para outras industrias. Subdivide-se em bens intermediários ( petroquímica, siderúrgica, extrativismo mineral) e bens de capital ou de equipamentos (maquinas, motores)
  14. 14. Bens de consumo: produzem bens para consumo da população. Ex.: têxtil, alimentícia, móveis. Subdivide-se em: bens duráveis ( automóveis, eletrodomésticos) e não duráveis ( alimentos , calçados, roupas, remédios).
  15. 15. Evolução Primeira Revolução Industrial (17501870); Segunda Revolução Industrial (18701945); Terceira Revolução Industrial (1945).
  16. 16. Primeira Revolução Industrial (17501870): Revolução Industrial introduziu uma forma mais eficiente de produzir mercadorias: maior quantidade em menor tempo e com menores custos. Isso foi possível com o agrupamento dos trabalhadores nas fabricas e com a divisão do trabalho, de modo que cada trabalhador realizasse uma etapa do processo produtivo. Essas mudanças foram introduzidas em meados do século XVIII, na Inglaterra, e logo se difundiram para outros países da Europa.
  17. 17. A primeira mudança foi a maquina a vapor que utilizava a energia produzida pela queima de carvão mineral, abundantes em vários países da Europa. Com a máquina a vapor as fábricas puderam se localizar perto das cidades.
  18. 18. Segunda Revolução Industrial (18701945): Novas tecnologias, novas fontes de energia e a expansão da atividade industrial marcaram uma nova etapa do desenvolvimento capitalista, na segunda metade do século XIX. É o início da Segunda Revolução Industrial.
  19. 19. As hidrelétricas e o petróleo ampliaram a capacidade de geração de energia e acrescentaram novas possibilidades à tecnologia de produção e, portanto, ao aparecimento de novos produtos.
  20. 20. Surgiram as grandes siderúrgicas e as indústrias químicas. A marinha mercante multiplicou a sua frota em diversos países europeus, nos Estados Unidos e no Japão. As ferrovias se espalharam por todo mundo,como meio de transporte e como atividade empresarial.
  21. 21. A evolução e a ampliação dos sistemas de transporte estimularam o desenvolvimento da atividade industrial e criaram novas possibilidades em relação à localização geográfica de alguns setores industriais.
  22. 22. Terceira Revolução Industrial (1945): A Terceira Revolução Industrial ou Técnicocientífica começou a tomar forma no final da Segunda Guerra Mundial, mas os seus efeitos têm se manifestado em todo o mundo, de forma mais intensa, há cerca de duas décadas. Esse processo de desenvolvimento da atividade industrial vem repercutindo fortemente nos demais setores econômicos, nas relações sociais e nas relações sociedade-natureza.
  23. 23. Uma das suas características mais importantes é a integração entre a informática e as telecomunicações. O desenvolvimento da microeletrônica, da robótica, da engenharia genética.
  24. 24. A Revolução Técnico-científica, ao mesmo tempo em que gera riquezas e amplia as taxas de lucros, responde também pelo desemprego de milhões de pessoas em todo o mundo, pois vem permitindo produzir mais mercadorias e gerar mais serviços com menor número de trabalhadores. E isso é válido para a indústria, a agropecuária, o extrativismo, o comércio e os serviços.
  25. 25. Principais centros industriais Nos Estados Unidos, estão as sedes das maiores indústrias do planeta. No início do século XXI, das dez empresas de maior faturamento no mundo, nove eram de origem exclusivamente norte-americana.
  26. 26. Os países da União Européia apresentam diferença significativa do ponto de vista industrial. Alemanha, França, Itália têm participação industrial absoluta elevada. No Japão, os principais parques industriais situam-se junto ao litoral do Pacífico, na costa leste, como resultado do intenso comércio externo japonês, que inclui volumosas exportações industriais (automóveis, eletroeletrônicos, etc.)
  27. 27. Referências COELHO, Marcos Amorim & TERRA, Ligia. Geografia Geral: o espaço natural e socioeconômico. 5ª Ed. São Paulo, Ed. Moderna,2005 SLIDE SHARE. Disponivel em: <http://www.slideshare.net/karolpoa/savedfiles?s_titl e=industria25419330&user_login=debora_saleshttp://www.slide share.net/karolpoa/savedfiles?s_title=industria25419330&user_login=debora_sales> . Acessado em: 08/11/13.

×