Your SlideShare is downloading. ×
áCidos nucleicos
áCidos nucleicos
áCidos nucleicos
áCidos nucleicos
áCidos nucleicos
áCidos nucleicos
áCidos nucleicos
áCidos nucleicos
áCidos nucleicos
áCidos nucleicos
áCidos nucleicos
áCidos nucleicos
áCidos nucleicos
áCidos nucleicos
áCidos nucleicos
áCidos nucleicos
áCidos nucleicos
áCidos nucleicos
áCidos nucleicos
áCidos nucleicos
áCidos nucleicos
áCidos nucleicos
áCidos nucleicos
áCidos nucleicos
áCidos nucleicos
áCidos nucleicos
áCidos nucleicos
áCidos nucleicos
áCidos nucleicos
áCidos nucleicos
áCidos nucleicos
áCidos nucleicos
áCidos nucleicos
áCidos nucleicos
áCidos nucleicos
áCidos nucleicos
áCidos nucleicos
áCidos nucleicos
áCidos nucleicos
áCidos nucleicos
áCidos nucleicos
áCidos nucleicos
áCidos nucleicos
áCidos nucleicos
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

áCidos nucleicos

243

Published on

Published in: Technology
0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
243
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Ácidos NucleicosRaphaella GardennyaKamila BarrosJoão Paulo
  • 2. Ácidos nucleicosOs Ácidos Nucleicos são as moléculas com afunção de armazenamento e expressão dainformação genéticaExistem basicamente dois tipos de ácidosnucléicos:O Ácido Desoxirribonucleico - DNAO Ácido Ribonucleico - RNAOs ácidos nucleicos são macromoléculasformadas pela ligação tipo fosfodiéster entre 5nucleotídeos diferentes, suas unidadesfundamentais.
  • 3. Os NucleotídeosSão as unidades fundamentais dos ácidos nucléicosLigam-se uns aos outros através de ligaçõesfosfodiéster, formando cadeias muito longas commilhões de resíduos de comprimento.Além de participarem da estrutura dos ácidosnucléicos, os nucleotídeos atuam também comocomponentes na estrutura de coenzimasimportantes no metabolismo oxidativo da célula, ecomo forma de energia química - ATP, por exemplo.Atuam ainda como ativadores e inibidoresimportantes em várias vias do metabolismointermediário da célula.
  • 4. Estrutura dos Nucleotídeos• Uma pentose• Uma base nitrogenada• Um ou mais radicais fosfato
  • 5. As Bases NitrogenadasPertencem a duas famílias e compostos, e são cincono total:Bases Púricas, ou Purinas: Adenina e Guanina.Bases Pirimídicas, ou Pirimidinas: Citosina, TiminaUracila.Tanto o DNA como o RNA possuem as mesmasbases púricas, e a citosina como base pirimídica.A timina existe apenas no DNA, e no RNA, ésubstituída pela uracila - que possui um grupo metila menos.Em alguns tipos de DNA virais e no RNA detransferência podem aparecer bases incomuns.
  • 6. As PentosesA adição de uma pentose a uma basenitrogenada produz um nucleosídeo.Os nucleotídeos de A, C, G, T e U sãodenominados, respectivamente:Adenosina, Citosina, Guano sina, Timidinae Uridina.
  • 7. O FosfatoA adição de um ou mais radicais fosfato àpentose, através de ligação tipo éster coma hidroxila do carbono cinco da mesma, dáorigem aos Nucleotídeos.Os grupos fosfato são responsáveis pelascargas negativas dos nucleotídeos e dosácidos nucléicos.
  • 8. O DNA e sua estruturaEstá presente no núcleo das célulaseucarióticas, nas mitocôndrias e noscloroplastos, e no citosol das célulasprocarióticas. Nas células germinativas e noovo fertilizado, dirige todo odesenvolvimento do organismo, a partir dainformação contida em sua estrutura e éduplicado cada vez que a célula somáticase divide
  • 9. O DNA é um polidesoxirribonucleotídeoformado por milhares de nucleotídeosligados entre si através de ligações três,cinco - fosfodiéster.Sua molécula é formada por uma fita duplaantiparalela, enrolada sobre si mesmaformando uma dupla hélice.
  • 10. A Ligação FosfodiésterOcorre entre o fosfato do carbono cinco da pentose deum nucleotídeo e a hidroxila do carbono 3 da pentose donucleotídeo seguinte.A cadeia resultante é bastante polar, e possui:Uma extremidade 5’ --> Fosfato de carbono 5 da pentoselivreUma extremidade 3’ --> Hidroxila de carbono 3 dapentose livrePor convenção, as bases de uma sequência são sempredescritas da extremidade cinco para a extremidade três.As ligações fosfodiéster podem ser quebradasenzimaticamente por enzimas chamadas NUCLEASES, quese dividem em:Endonucleases: Quebram ligações no meio da moléculaExonucleases: Quebram ligações nas extremidades damolécula.
  • 11. A dupla héliceNa dupla hélice do DNA, descrita pelaprimeira vez por Watson e Crick, as cadeiasda molécula se dobram em torno de umeixo comum e de modo antiparalelo - aextremidade cinco de uma cadeia épareado com a extremidade 3 da outracadeia.
  • 12. Há um PAREAMENTO DE BASES entre asfitas da molécula do DNA.Assim, temos sempre pareadas:• Adenina com Timina: A-T• Citosina com Guanina: C-GAs bases se mantêm pareadas por pontesde hidrogênio, dois entre "A" e "T" e trêsentre "C" e "G".
  • 13. Existem 3 formas estruturais de DNA:• A forma "B"Descrita por Watson e Crick em 1953 e já citadaacima, é a forma mais comum; a hélice é voltadapara a direita e com 10 resíduos por volta, complanos de bases perpendiculares ao eixo helical.• A forma "A"Obtida pela desidratação moderada da forma "B",também é voltada para a direita, mas possui 11resíduos por volta e as bases estão em um ângulode 20 graus em relação ao eixo helical.• A forma "Z"A hélice nesta forma é voltada para a esquerda econtém cerca de 12 resíduos por volta
  • 14. O RNA e sua estruturaAtua como uma espécie de "cópia detrabalho", criada a partir do molde de DNAe utilizada na expressão da informaçãogenética. A síntese de uma molécula deRNA a partir de um molde de DNA chama-se "TRANSCRIÇÃO". Nesta transcrição,modificações podem ocorrer sobre amolécula de RNA transcrita, convertendo-ade uma cópia fiel em uma cópia funcionaldo DNA.
  • 15. Em relação ao DNA, quatro diferenças sãoimportantes: O RNA possui uracila no lugarda timina na sequência de bases. A pentosedo RNA é a riboseO RNA é formado por uma fita única, comeventual pareamento de bases intracadeia.A molécula do RNA é muito menor que ado DNA.
  • 16. Divisões do RNA• RNA RibossômicoOu RNAr; É encontrado, em associação com váriasproteínas diferentes, na estrutura dos ribossomos, asorganelas responsáveis pela síntese proteica.Corresponde a até 80% do total de RNA da célula• RNA de TransferênciaOu RNA Transportador, ou ainda RNAt. É a menormolécula dos 3 tipos de RNA; Está ligado de formaespecífica a cada um dos 20 aminoácidos encontrados nasproteínas. Corresponde a 15% do RNA total da célula• RNA MensageiroCorresponde a apenas 5% do total de RNA da célula. Atuatransportando a informação genética do núcleo da célulaeucariótica ao citosol, onde ocorrerá a biossínteseproteica. É utilizado como molde nesta biossíntese.
  • 17. Organização do Material GenéticoEucarióticoO DNA total de uma célula mede em média1 metro de comprimento. Para que volumetão grande de material genético caibadentro do núcleo da célula, o DNA interagecom um grande número de proteínas.Estas proteínas exercem funçõesimportantes na organização e mobilizaçãodeste material genético
  • 18. As HistonasAs histonas são pequenas proteínasbásicas, ricas em lisina e arginina, ecarregadas positivamente em pHfisiológico, às quais se associa a moléculado DNA.Existem cinco classes de histonas: H1, H2,H2B, h2 e h2.
  • 19. Os NucleossomosSão considerados as unidades estruturais doscromossomos.São formados por 8 moléculas de histonas: 2H2, 2 H2B, 2 h2 e 2 h2, formando umoctâmero regular sobre o qual se enrola a fitadupla do DNA, a quase 2 voltas pornucleossomos. Os nucleossomos são ligadosentre si por segmentos de DNA "ligante" deaproximadamente 50 nucleotídeos decomprimento, formando os polinucleossomos,ou nucleofilamentos.

×