Gestor de ficheiros

335 views

Published on

Gestor de Fich

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
335
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
1
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Gestor de ficheiros

  1. 1. Escola Gil Vicente Prof.: Filipe PereiraTrabalho foi feito por Petro e 13 11ºGI.
  2. 2. Introdução Como aceder ao gestor de ficheiros; Quais as várias sessões que o constituem, com a respetiva descrição; Como criar, remover e mover diretórios; Copiar, colar ficheiros e diretórios; Pesquisar ficheiros e diretórios; Como compactar e descompactar diretórios.
  3. 3. Como aceder ao Gestor deFicheiros Para iniciar o Gestor de Ficheiros Nautilus basta ao menu Aplicações → Acessórios → Ficheiros que se encontra no ambiente de trabalho, onde podemos visualizar várias secções apresentadasna:
  4. 4. As Seções Barra de Ferramentas (1) – Aqui o utilizador poderá executar operações, simples sobre asdirectorias, retroceder/avançar nas operações já executadas. Barra de Navegação Superior (2) – Nesta barra será mostrada a localização à medida que asdirectorias vão sendo abertas bem como subir na árvore de directorias. Modo de visualização (3) – Aqui podem se procurar ficheiros/pastas.
  5. 5. As Seções (cont.) Barra de Navegação Lateral (4) – Permite ao utilizador navegar pelas pastas usadas comomarcadores, outras partições e drives externas. Área de Visualização / Manipulação de Ficheiros (5) – Nesta área o utilizador poderá ver asdirectorias e os ficheiros existentes bem como efectuar várias operações sobre os mesmos como:criar, copiar /colar, apagar, renomear e pesquisar.
  6. 6. Criar pasta/diretório O procedimento é bastante simples, basta clicar com o botão direito do rato no fundo do ecrã,dentro da directoria seleccionada, e escolher a opção Criar Pasta. No fundo do gestor de ficheirosaparecerá um novo ícone com o nome genérico para ser alterado, onde deve escrever o nome danova directoria e carregar na tecla ENTER.
  7. 7. Remover pastas/ficheiros Existem duas formas de remover as directorias e/ou os ficheiros:  a) Seleccionar a directoria ou ficheiro e pressionar a tecla DELETE;  b)Pressionar o botão direito do rato sobre o ficheiro ou directoria que desejamos remover eseleccionar a opção Mover para o Lixo;
  8. 8. Copiar/Colar ficheiros O processo é muito simples: carregar com botão direito no ficheiro/pasta, seleccionar opção copiar. Abrir o diretório destino, carregar botão direito colar. Combinação das teclas: Ctrl+C – copiar, Ctrl + V – colar.
  9. 9. Pesquisar ficheiros e diretórios Para localizar ficheiros e/ou pastas no nosso computador, basta aceder ao menu Locais →Procurar por ficheiros... ou carregar na combinação de teclas CTRL+F. Introduzir o nome do ficheiro/pasta que vamos procurar e vão aparecer todos os ficheiros associdos ao nome introduzido.
  10. 10. Como compactar e descompactardiretórios Para compactar um ficheiro ou directoria carregue com o botão direito do rato em cima deste e seleccione a opção Comprimir... Escolhe o nome do ficheiro e o formato .zip, TAR.GZ. Para abrir um ficheiro compactado carregue com o botão direito do rato sobre o ícone e seleccione a opção Extrair Aqui no menu de contexto.

×