Your SlideShare is downloading. ×
Prova 2a - 2012
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Prova 2a - 2012

247

Published on

Prova aplicada na disciplina de Programação Orientada a Objetos II no SENAI SC de São José no primeiro semestre de 2012.

Prova aplicada na disciplina de Programação Orientada a Objetos II no SENAI SC de São José no primeiro semestre de 2012.

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
247
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
4
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. SENAI Palhoça / São José Curso Técnico em InformáticaProgramação Orientada a Objetos II Professor: Kaléu CaminhaAtividade: Prova 2A Data: 06/03/2012Nome Aluno: ____________________________________________ Nota: _________ (vale 30 pontos) 1 2 3 Gabarito A prova é sua, recorte nesta linha e entregue apenas o cabeçalho com o gabarito.Questão 1. Sobre Single Responsability Principle, assinale a alternativa correta: a) O princípio afirma que cada método do sistema deve ter apenas uma responsabilidade de forma que nunca precise ser alterado ao longo do desenvolvimento do software; b) O Princípio da Responsabilidade Única (SRP) é fácil de utilizar e esta presente em praticamente todas as empresas de desenvolvimento de software do mundo, sendo obrigatório conhecê-lo para poder programar Orientado a Objetos. c) O uso do Princípio da Responsabilidade Única, quando aplicado corretamente, facilita a manutenção do software pois só haverá um motivo para alterar cada classe. Isso torna cada classe independente e contribui com a diminuição do impacto que cada mudança em uma classe tem sobre o software. d) Ele afirma que cada desenvolvedor tem um papel único na equipe de desenvolvimento. Por exemplo, no desenvolvimento de um jogo, deve haver uma pessoa responsável exclusivamente pelas telas, outro pelo banco de dados, outro pela lógica do jogo e um somente para as animações e sprites. Isso agiliza o desenvolvimento.Questão 2. Observe as responsabilidades das classes abaixo baseadas no jogo Nhock:Joystick Informa qual das teclas direcionais do teclado foi a última a ser pressionada.Cenario Mantém a posição dos blocos vazios e muros do Cenário do jogo, desenha os muros e a semente que pode ser “comida” pelo Nhock e sorteia a posição das novas sementes.Ponto Implementa a abstração de um ponto em um plano cartesiano.Quais delas estão de acordo com o Princípio da Responsabilidade Única? a) Nenhuma b) Joystick e Ponto c) Ponto e Cenario c) TodasQuestão 3. Qual das práticas abaixo são importantes para o uso adequado do Princípio daResponsabilidade Única: a) Forneça nomes adequados para as suas classes. Nomes como Controlador e Gerenciador não são bons porque são genéricos e sugerem um grande número de responsabilidades; b) Crie uma classe para cada responsabilidade. Muitas responsabilidades são complexas e vão exigir diversos métodos internos e uso de variáveis de instância para cumprir seu trabalho. c) Quando construir uma classe com muitos métodos, antes de dá-la por finalizada, verifique se ela tem mais de uma responsabilidade, isso pode ser feito verificando a existência da conjunção “e” ao definir a responsabilidade da classe. Em caso afirmativo, divida as responsabilidades em classes menores, mais simples de entender. d) Todas as práticas citadas acima são importantes para o uso adequado de SRP.

×