Your SlideShare is downloading. ×
Desenvolvimento e uso de frameworks
Desenvolvimento e uso de frameworks
Desenvolvimento e uso de frameworks
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Desenvolvimento e uso de frameworks

1,587

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
1,587
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
8
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Resumo por Kaléu Caminha Resumo dos capítulos 3 e 4 da tese: Suporte aoDesenvolvimento e Uso de Frameworks e Componentes Ricardo Pereira e SilvaOS capítulos específicos da tese em questão dissertam sobre o desenvolvimento e uso deframeworks orientados a objetos (OO), esclarecendo as metodologias de desenvolvimentoexistentes bem como as maneiras de documentá-la de modo a proporcionar o uso adequado dosframeworks de acordo com as diferentes necessidades dos seus usuários.Frameworks OOFrameworks Orientados a Objetos correspondem a um conjunto de classes que se adaptam aodesenvolvimento de aplicações de um domínio específico, oferecendo estruturas flexíveis para ospontos em que aplicações de um mesmo domínio diferem entre si.Duas das principais características de um framework são alterabilidade e extensibilidade:•Alterabilidade: Permite que os conceitos específicos das aplicações sejam suportados a partir deestruturas flexíveis do framework;•Extensibilidade: Garante que o framework possa ser estendido no seu conjunto defuncionalidades, ou seja, tenha sua manutenibilidade garantida;Um framework sempre depende de outros artefatos de software para existir, basicamente, asaplicações específicas de um domínio que o originaram e as aplicações geradas a partir dele.Metodologias de Desenvolvimento de Frameworks OOMuitos elementos do processo de desenvolvimento de um framework são comuns à diversasmetodologias, podemos elencar estes elementos da seguinte forma:•Aquisição de conhecimento de domínio: A primeira etapa é o estudo de aplicações desenvolvidaspara o mesmo domínio do framework de modo a identificar generalidades e especificidades dentrodas aplicações.•Construção da estrutura de classes: Após a análise, é realizada a modelagem de classes. Estamodelagem pode ser dividida em cinco etapas iterativas:◦Generalização: Criação de classes para as estruturas idênticas das aplicações;◦Flexibilização: Localização das especificidades dos frameworks;◦Aplicação de meta padrões: Criação de métodos template que podem ser flexibilizados atravésde métodos hooks para os pontos de flexibilização encontrados;◦Aplicação de Padrões de Projeto: Incluir classes de um padrão (design pattern) já catalogado econhecido para uma determinada estrutura do framework;◦Aplicação de Princípios de OO: Aplicação de princípios específicos de Orientação a Objetoscomo uso de herança e composição.
  • 2. •Implementação: Criação do framework em uma linguagem de programação;•Avaliação: O framework deve ser avaliado a partir do desenvolvimento de aplicações do domíniopara o qual foi criado;•Refinamento: A partir do desenvolvimento de novas aplicações, o conhecimento sobre o domínioaumentará, possibilitando a melhoria do framework.Uso de Frameworworks OOUm framework deve facilitar o desenvolvimento de aplicações de um domínio. Se entender oframework for muito complexo, pode ser mais fácil desenvolver a aplicação sem o framework.Uma das formas de garantir uma documentação que atenda às necessidades dos usuários doframework é adaptando a documentação à estas necessidades. Segue abaixo uma proposta dedocumentação específica para três tipos de usuários de frameworks:Tipo de Usuário Tipo de DocumentaçãoPrecisa decidir qual framework Descrição do que pode e do que não pode ser feito com outilizar para o desenvolvimento de framework.uma aplicaçãoPrecisa descobrir como desenvolver Receitas específicas de como utilizar um determinadouma aplicação recurso e/ou desenvolver uma aplicação.Precisam conhecer em detalhes o Podem ser utilizados diagramas, descrições mais detalhadasprojeto do framework para o da estrutura das classes, código fonte e outras ferramentas.desenvolvimento de aplicaçõescomplexas As questões chave para este entendimento são: •Quais classes usar: Quais classes concretas do framework podem ser utilizadas e quais devem ser criadas pelo desenvolvedor; •Quais métodos: devem ser redefinidos pelo desenvolvedor (métodos abstratos) e quais devem ser definidos pelo framework. Entra aqui também a definição dos métodos template; •O que os métodos fazem: nos métodos definidos pelo framework, qual o seu comportamento?ConclusãoÉ essencial ao desenvolvimento de um framework o conhecimento do domínio a ser trabalhado demodo a identificar estruturas genéricas e as especificidades de cada uma. Isto é o coração doframework.Após esta etapa e após a implementação de estruturas que suportem adequadamente a flexibilidadedesejada é essencial a atenção dada à documentação, pois, pela própria existência de um frameworkcomo um artefato inter-relacionado com outros, a compreensão do seu uso deve ser clara,garantindo que o desenvolvimento de aplicações será efetivamente mais rápido e eficaz com oframework do que sem ele.
  • 3. SILVA, Ricardo Pereira e. Suporte ao Desenvolvimento e Uso de Frameworks eComponentes. 2000. 262 f. Dissertação (Doutorado) - Curso de Programa de Pós Graduação emComputação, Departamento de Instituto de Informática, Universidade Federal do Rio Grande doSul, Porto Alegre, 2000.

×