Gana

6,489

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
6,489
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
29
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Gana

  1. 1. Trabalho de Educação Física Professor:Éderson Guedes Aluna:Carolina Ristow Kohler Turma:161
  2. 2. GANA Gana tem uma população de 23.382.848 habitantes, sendo acãs 44%,móssi-dagombas 16%, euês 13%, gás 8%, outros 19%. Tem uma área territorial de 238.538 km2 . Localiza-se no oeste do continente africano. A moeda é o cedi novo. A língua oficial é o inglês, mas existem as línguas regionais. A capital é Acra. As cidades principais e as mais populosas são Acra (949.100 hab.), Kumasi (385.200 hab.), Tamale (151.100 hab.), Tema (110.000 hab.), Sekondi-Takoradi (103.600 hab.). Juntamente com a agricultura, a mineração é uma das principais atividades econômicas. País rico em recursos minerais, Gana explora ouro, diamantes, manganês e bauxita. Também possui petróleo, embora em pequena quantidade. A base da economia é a agricultura, que faz da Gana um dos países mais ricos da África tropical. O principal produto é o cacau, que responde pela maior parte das exportações. Este país também exporta, em menores quantidades, café e banana. Outros cultivos menos importantes são, no norte, batata e mandioca e, no sul, alguns cereais como milho, sorgo e arroz. O gado só é explorado no norte e na regiao de Accra, onde predominam os rebanhos caprinos e ovinos. A pesca, apesar de pouco desenvolvimento, é suficiente para abastecer o mercado interno. A religião predominante de Gana é o cristianismo (57,6%), mas também possuem as crenças tradicionais (22,1%), islamismo (19,8%), sem religião e ateísmo (0,3%), outras (0,2%). O tipo de governo é república presidencialista. O presidente de Gana é John Evans Atta Mills, e o vice –presidente é John Dramani Mahama. Os países que fazem fronteira são: Burkina Fasso, Togo, e Costa do Marfim. O clima é equatorial (Gana fica na linha do equador). A faixa costeira ocidental é morna e comparativamente seca; o canto sudoeste é quente e úmido; o norte é quente e seco. Existem duas estações das chuvas no sul: Maio-Junho e Agosto-Setembro; no norte, as estações das chuvas tendem a fundir-se. Um vento quente de nordeste, o harmatão, sopra em Janeiro e Fevereiro.
  3. 3. HISTÓRIA DE GANA A história de Gana previamente ao último quarto do século XV deriva basicamente da tradição oral, que refere às migrações dos reinos antigos de Sahel — atualmente a Mauritânia e Mali. O primeiro contato de Gana com os europeus, data no ano de 1470, quando um grupo de portugueses desembarcou e começou a negociar com o Rei de "Elmina". Em 1482, os portugueses construíram o Castelo de São Jorge da Mina e tornou-a uma importante feitoria permanente. Em 1557 a 1578, os portugueses dominaram até Acra. Durante os seguintes três séculos, os ingleses, portugueses, suecos, dinamarqueses, holandeses e alemães controlaram várias partes da costa de Gana, que naquele tempo era chamada Costa do Ouro. Os portugueses perderam grande parte da sua área de controlo (incorporada na Costa do Ouro Portuguesa) em 1642 e foi cedida aos holandeses. No início do séc. XIX, os ingleses conseguiram dominar toda a Costa do Ouro, tornando-a numa colônia, afastando todos os concorrentes europeus e derrotando os reinos nativos (localizados no interior do país). O país foi renomeado Gana na seqüência da sua independência com o lema: "é melhor ser independente para governar sozinho, bem ou mal, do que ser governados pelos outros". Em 1957conquistou sua independência, devido às indicações que os atuais habitantes descendam de emigrantes que se movimentaram para Sul do Império Gana. Uma das partes interessantes da história de Gana é o retorno de afro-brasileiros libertos, formando uma comunidade chamada Tabom, que inicialmente estabeleceu-se na capital Acra, no bairro de Jamestown. Trata-se de um jovem país que guarda em seus territórios belezas naturais espetaculares ao longo de suas costas e nas elevações do interior. Sua arquitetura é uma mistura rara de restos bem conservados de diversas edificações da época colonial e núcleos africanos, onde ainda convivem algumas povoações que preservam suas crenças tradicionais entre o cristianismo, o islamismo e as religiões animistas. São famosas suas festas e eventos culturais. Gana soube explorar suas zonas naturais para convertê-las em um atrativo singular para os visitantes, que são tratados com afeto e cordialidade, entre festivais artísticos, musicais e cerimoniais.
  4. 4. HISTÓRIA DO FUTEBOL DE GANA É uma das forças do futebol africano. Venceu quatro vezes a Copa das Nações Africanas em 1963, 1965, 1978 e 1982 e foi quatro vezes vice-campeão em 1968, 1970, 1992 e 2010. Venceu cinco vezes a Copa da África Ocidental em 1982, 1983, 1984, 1986 e 1987. Nos Jogos Olímpicos, conquistou a medalha de bronze em 1992 sendo a primeira equipe africana de futebol a conquistar uma medalha olímpica. Nos Jogos Pan-Africanos conquistou duas medalha de bronze em 1978 e 2003. Na Copa do Mundo de 2006, foi a única seleção da África a passar para a segunda fase da competição, após eliminar a então favorita República Checa. A Seleção Ganesa de Futebol foi eliminada pelo Brasil nas oitavas de final, ao perder por 3 a 0, ficando na 13ª posição na classificação final.Gana na copa de 2010 novamente foi a unica seleção africana a passar para as oitavas de final, na Copa do Mundo de 2010 novamente é o único representante africano a passar para a segunda fase da competição após uma vitória sobre a Sérvia, um empate com a Austrália e uma derrota para a Alemanha na fase de grupos. Nas oitavas de final, venceram os Estados Unidos e nas quartas, disputarão com o Uruguai uma vaga na próxima fase. Gana também se destaca nas categorias de base tendo, por uma vez, vencido o Campeonato Mundial de Futebol Sub-20, em 2009, e sendo por duas vezes vice-campeão do torneio, em 1993 e 2001. Também, por duas vezes, venceu o Campeonato Mundial de Futebol Sub-17, em 1991 e 1995.
  5. 5. FUTEBOL EM GANA Estádio Ohene Djan Originalmente chamado Estádio Desportivo do Acra até ser rebatizado por Ohene Djan, em 2004, é um multi-usos, com capacidade para 40.000 espectadores sentados em Acra, Gana. Estádio Sekondi-Takoradi O Estádio Sekondi-Takoradi é um estádio multi-usos em Sekondi- Takoradi, em Gana.É utilizado principalmente para jogos de futebol e serve como casa o do Sekondi Hasaacas.O estádio tem uma capacidade de 20.000 pessoas e foi inaugurado em 2008. Estádio Baba Yara O Estádio Baba Yara (também conhecido como Kumasi Sports Stadium) é um estádio multiusos em Kumasi, em Gana. É o maior estádio de Gana, com uma capacidade para 60.000 espectadores.O Estádio Kumasi é utilizado principalmente para jogos de futebol, sendo a casa de um dos mais populares clubes de África, Asante Kotoko O Estádio Tamale É um estádio multi-usos em Tamale, em Gana. A capacidade do estádio é para 21.017 pessoas (cerca de metade são lugares sentados), e foi concluído em 2008 por uma empresa chinesa construção.É utilizado principalmente para jogos de futebol e serve como casa do Real Tamale United. Consciente da dificuldade dos clubes de Gana para revelar jogadores, a federação espalhou escolinhas de futebol por todo o país. De lá, tira os meninos mais talentosos, que seguem com os professores e depois vão para os clubes locais. O trabalho continua com a formação de seleções praticamente permanentes nas categorias de base. Os jogadores que jogam fora do país são: Essien, que joga no futebol europeu, e é volante do Chelsea, está no auge da forma física e técnica. Também há os meias Appiah, no Bologna, e Muntari, do Internazionale. E o que eles têm em comum, além de titulares da seleção principal, é a longa experiência com a camisa ganesa. Os três já disputaram o Mundial Sub-20. Essien e Appiah estiveram também no Sub-17.
  6. 6. GANA EM COPAS DO MUNDO Gana terá a missão de salvar a reputação dos países do Continente Negro na primeira Copa realizada na África. Apesar de seis seleções disputarem o torneio – maior número de representantes na história de um Mundial-, apenas a equipe do técnico sérvio Milovan Rajevac avançou às oitavas de final. A anfitriã África do Sul, além de Costa do Marfim, Nigéria, Argélia e Camarões acabaram eliminados ainda na primeira fase. Com a vaga entre os oito melhores da Copa do Mundo, Gana terá a possibilidade de escrever ainda mais um capítulo na história do futebol africano. Caso supere o Uruguai na próxima sexta-feira, as Estrelas Negras serão a primeira representante do continente em uma edição de semifinal de Mundial, superando Camarões e Senegal, outros times a terminarem a competição entre os oito melhores. Bicampeão mundial Sub-17 e quatro vezes da Copa das Nações Africanas, os ganeses aparecem como a principal força do continente nessa Copa de 2010.
  7. 7. Gana na Copa do Mundo de 2010 Gana se classificou em segundo lugar no Grupo D com uma vitória sobre a Sérvia, um empate com a Austrália e uma derrota para a Alemanha. A seleção de Gana derrotou os Estados Unidos nas oitavas de-final e enfrenta o Uruguai nas quartas-de-final. Uniformes: Alternativo Titular CURIOSIDADES: Gana estreou em Copas no mundial de 2006. Na Alemanha, a equipe africana passou pela primeira fase na segunda colocação do Grupo E, atrás da Itália e a frente dos Estados Unidos e da República Tcheca. Nas oitavas-de-final, o time ganês foi eliminado pelo Brasil (3 x
  8. 8. -Asamoah Gyan fez o gol mais rápido da Copa de 2006, com apenas 68 segundos de jogo, na vitória por 2 a 1 sobre a República Tcheca. Os principais jogadores são: Asamoah Gyan, Sulley Muntari, Michael Essien, John Painstil. Estes jogam também em times europeus. Gana é agora a única seleção africana a classificar-se para as semifinais da Copa do Mundo 2010. Gana tem a missão de trazer a vitória para a África, já que é a última esperança africana.
  9. 9. Sites:http://www.portalbrasil.net/africa_gana.htm http://www.suapesquisa.com/paises/gana/, http://pt.wikipedia.org/wiki/Gana http://www.ghanafa.org/gallery/photos/56/1040.php, http://www.mundi.com.br/, http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/gana/gana.php http://pt.wikipedia.org/wiki/Seleção _Ganesa_de_Futebol http://pt.bukisa.com/topics/estadios-de-futebol-do-gana http://www.angoladigital.net/digitalnews/index http://placar.abril.com.br/copa-do-mundo/gana/noticias/gana-repete- melhor-campanha-africana-da-historia-das-copas.html http://colunistas.ig.com.br/futebolemnumeros/2010/05/23/as-selecoes-da- copa-do-mundo-de-2010-gana/ http://www.quadrodemedalhas.com/futebol/copa-do-mundo/copa-mundo- 2010-selecao-gana.htm http://www.tirodemeta.com/copa-do-mundo-2010-gana/
  10. 10. População: 23.382.848 hab. Área: 238.538 km2

×