Palestra sobre Agile e Liderança - Just Digital

423 views
295 views

Published on

A palestra "Nós vamos invadir sua praia", foi ministrada internamente na JUST DIGITAL para passar os conceitos do pensamento ágil e conceitos de liderança e gestão. Uma visão de liderança e agile. Conceitos também resgatados do Beyond Budgeting Institute ( http://www.bbrt.org/ ), manifesto ágil.

Published in: Business
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
423
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
7
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Palestra sobre Agile e Liderança - Just Digital

  1. 1. Nós vamos invadir sua praia!
  2. 2. O Paradigma Paradigma é a forma como percebemos e interpretamos o mundo, as coisas ao nosso redor.
  3. 3. O pensamento... Uma mudança profunda requer sempre uma mudança no pensamento, por sua vez, uma mudança na atitude!
  4. 4. A mudança... O que estamos fazendo aqui é uma revolução no pensamento!!!! Depois uma evolução nas ações, mediante a muitos passos pequenos e uma mudança comportamental profunda!!!
  5. 5. A dificuldade... Cada pessoa precisa mudar o seu próprio pensamento, acreditar e colocar em prática, pois só assim conseguirá influenciar e despertar a reflexão de outras pessoas ao seu redor. Suas atitudes influenciam muito mais o seu entorno do que suas palavras.
  6. 6. Mistura sua laia Ou foge da raia Sai da tocaia Pula na baia Agora nós vamos invadir sua praia letra da música: Nós vamos invadir sua praia Ultrage a rigor
  7. 7. O choque... Recursos humanos? Funcionários? Nãooooo!!! Somos PESSOAS Numa compreensão humanística básica, equidade não é: "não temos tratamento especial aqui para ninguém" e sim: "temos tratamento especial para todos"
  8. 8. século da complexidade”, todos nós O século 21 é o “ precisamos adquirir novas habilidades para trabalhar de forma adequada aos sistemas complexos.
  9. 9. PESSOAS
  10. 10. Porque a JUST quer ser ágil? talvez sejam as mesmas razões para a sua empresa...
  11. 11. $ Ganhar dinheiro? Esta é uma necessidade, e todos nós temos a mesma... Vamos focar em como fazer isso de um jeito "novo"...
  12. 12. MISSÃO Nossa missão é levar simplicidade, organização e produtividade para o dia a dia das empresas através de soluções de tecnologia para internet.
  13. 13. VISÃO Ser referência no mercado brasileiro de soluções web para empresas, com soluções inovadoras, de extrema qualidade, que visam simplificar e tornar mais simples e produtivo o dia a dia das pessoas, sempre respeitando nossos valores e cultura.
  14. 14. VALORES {10 mandamentos} 1. Transparência Não temos medo de ser honestos com nós mesmos, nosso time, parceiros e clientes. Acreditamos que qualquer relacionamento, seja ele pessoal ou comercial, deve ser transparente.
  15. 15. VALORES {10 mandamentos} 2. Ouvir para ser ouvido Quando tomamos decisões internas nos perguntamos "isso irá afetar as pessoas que trabalham na JUST, nossos parceiros e clientes?" Se a resposta é sim, afeta de forma negativa ou torna a vida destas pessoas mais difícil, então buscamos encontrar uma maneira melhor. Queremos que todas as pessoas em nosso entorno nos respeitem por decisões que tomamos e que simplificam e facilitam o trabalho.
  16. 16. VALORES {10 mandamentos} 3. Integridade e ética Integridade e ética são o cerne de tudo o que fazemos, como conduzimos nossas decisões e como interagimos com nosso time, parceiros, clientes e concorrentes.
  17. 17. VALORES {10 mandamentos} 4. Honrar compromissos Honramos os compromissos firmados com nosso time, parceiros e clientes. Acreditamos que a palavra vale mais do que o contrato!
  18. 18. VALORES {10 mandamentos} 5. Buscar a excelência Nos esforçamos para ser o melhor em tudo o que fazemos.
  19. 19. VALORES {10 mandamentos} 6. Fazer o simples, para fazer mais e mais certo O mundo de hoje é muito dinâmico, acreditamos que os projetos e produtos devem ser criados pensando pequeno e com base nas reais necessidades no momento em que são desenvolvidos. Um bom planejamento é necessário, porém acreditamos que todo planejamento deve considerar a evolução e responder a mudanças.
  20. 20. VALORES {10 mandamentos} 7. Fazer com o coração e equilíbrio Tentamos construir produtos e projetos que sejam úteis e que realmente contribuem para melhorias significativas no dia a dia de quem os utiliza. Com coração, significa realmente se preocupar com o que estamos fazendo, transformando isso em uma paixão, e não apenas um trabalho. Quando construímos com equilíbrio, levamos em conta como as ações e decisões afetarão nosso time, parceiros e clientes.
  21. 21. VALORES {10 mandamentos} 8. Colaborar para um ambiente agradável Queremos que todos na JUST sintam que trabalham com a JUST, e não para a JUST. Acreditamos que é importante se divertir durante o trabalho, com as pessoas a sua volta, sejam elas pessoas dentro da JUST, parceiros ou clientes.
  22. 22. VALORES {10 mandamentos} 9. Ser a mudança, para mudar tudo Na JUST, nós encorajamos todos a criar mudanças positivas, estamos constantemente pensando e procurando maneiras de melhorar a nossa empresa, nossos processos, produtos e o ambiente de trabalho.
  23. 23. VALORES {10 mandamentos} 10. Democracia Buscamos sempre que possível, fazer com que todas as pessoas na JUST, participem das decisões importantes. Acreditamos que a opinião de todos abre a cabeça para decisões mais acertadas.
  24. 24. CULTURA São realmente as pessoas que fazem da JUST o tipo de empresa que é. Contratamos pessoas inteligentes e determinadas, e preferimos a capacidade, vontade e saber em vez da experiência. Embora os JUSTers compartilhem da mesma visão e objetivos da empresa, acreditamos que cada pessoa é única, traçam caminhos diferentes, o que reflete na criatividade de nossas soluções. Quando não estão no trabalho, têm interesses diversos que vão desde futebol ao frisbee. Nos esforçamos para manter a cultura livre, no modelo de startups, onde todos são colaboradores são participativos e sentem-se confortáveis para trocar ideias e opiniões. Em reuniões gerais, almoços, cafés e e-mails, o canal com todas as pessoas na empresa é aberto sobre qualquer tipo de problema. Nossas instalações visam incentivar as interações entre todos para estimular conversas sobre o trabalho e brincadeiras.
  25. 25. A missão, visão, valores e cultura visam explicitar as ambições e a razão de ser da JUST e TODAS!!! TODAS!!! as decisões devem considerar estes pontos como linha mestra!
  26. 26. Nossa visão, missão, valores e cultura, nos norteiam e nos cobram um modelo de gestão e liderança diferente e nos cobram diariamente os conceitos presentes no manifesto ágil.
  27. 27. Problemas comuns...
  28. 28. EU NÓS
  29. 29. Nada se faz sozinho numa empresa. Se você consegue fazer uma entrega é porque outras pessoas estão fazendo outras coisas que possibilitam com que você faça uma tarefa. Portanto, não existe EU e sim NÓS! O sucesso e o fracasso são responsabilidade de todos. Assuma responsabilidades! Todos somos responsáveis!
  30. 30. AA LADO VS BB LADO
  31. 31. Numa empresa só podem existir dois lados!!! O lado de dentro e o lado de fora. Não pode existir uma divisão de filosofia e objetivos no lado de dentro! Todos precisam caminhar na mesma linha em busca da mesma visão, missão e metas!
  32. 32. Um breve histórico … depois me diga se ainda acha que este modelo pode funcionar.
  33. 33. Frederick Winslow Taylor (Filadélfia, 20 de Março de 1856 — Filadélfia, 21 de Março de 1915) É considerado o "Pai da Administração Científica" por propor a utilização de métodos científicos cartesianos na administração de empresas.
  34. 34. 1. Modelo usado baseado em indústrias do século 19 (Taylor) 2. Gestão baseada no Comando e Controle 3. Era possível traçar metas e projeções mais realistas 4. Mudanças demoravam a acontecer 5. Na era industrial o fator produtivo era "capital e matérias-primas" 6. Organograma piramidal
  35. 35. Princípio básico do modelo é um mecanismo de "prever e controlar". O que importa - prever o futuro - orientar as ações mediante instruções, ...e de de acordo com essa previsão: - verificar a execução delas através de controle Controle que está sempre localizado pelo menos um nível hierárquico acima de onde o trabalho é executado.
  36. 36. Gestão 1.0 Gestão 2.0 - hierarquia piramidal - comando-e-controle - Poder na mão de poucos - Decisões top-down - Jargão “manda quem pode, obedece quem tem juízo”. 1.0 + É AINDA O MODELO MAIS USADO!!! O foco em técnicas que buscam "corrigir" alguns dos "problemas" do modelo 1.0 - Geração da gestão do discurso, pregam algo que não resolvem na prática! Gestão 1.0 “turbinada” por Balanced Scorecards, Six Sigma, TQM e outros add-ons.
  37. 37. O modelo do século 19 perdurou... e ainda é o mais comum! Teoria X e Y
  38. 38. LEMBRAM DESTA FRASE??? século da complexidade”, todos nós O século 21 é o “ precisamos adquirir novas habilidades para trabalhar de forma adequada aos sistemas complexos.
  39. 39. século da complexidade”, todos nós O século 21 é o “ precisamos adquirir novas habilidades para trabalhar de forma adequada aos sistemas complexos.
  40. 40. 1. 2. 3. 4. 5. 6. Modelo usado baseado em startups Gestão baseada na liderança e confiança Hoje é impossível traçar metas em praticamente todos os mercados As mudanças ocorrem todos os dias Pessoas respondem a mudanças rapidamente e são o maior fator produtivo Organograma em rede
  41. 41. Organizações como redes, e não como hierarquias; e nessas redes as pessoas e seus relacionamentos devem estar no foco da gestão, mais do que os departamentos e seus lucros.
  42. 42. Energizar pessoas: pessoas são a parte mais importante de uma empresa, certo? Gerentes devem portanto fazer o que for possível para mantê-las ativas, criativas e motivadas. Empoderar times: times devem auto-organizar, mas para isso precisam empoderação, autorização e confiança da gestão. Alinhar restrições: autoorganização pode não funcionar, para diminuir esta possibilidade dê às pessoas um propósito claro e metas compartilhadas. Desenvolver competências: times não conseguirão atingir as metas caso alguns de seus membros não forem suficientemente capazes. Gerentes devem contribuir para o desenvolvimento de competências. Crescer a estrutura: muitos times trabalham dentro de um contexto organizacional complexo, portanto é importante considerar estruturas que promovam a comunicação. Melhorar tudo: pessoas, times, e organizações precisamos melhorar continuamente para evitar falhas sempre que possível.
  43. 43. Como surgiu o Agile?
  44. 44. 1. 2. 3. 4. Relacionamentos desgastados Relacionamento sem confiança Dificuldade nas mudanças 70% das funcionalidades de um software são raramente usadas ou nunca usadas 5. Estimativas com muita incerteza (40% + ou -) 6. 80% do custo de TI é para encontrar e corrigir problemas 7. 63% das empresas insatisfeitas com a velocidade de desenvolvimento dos softwares
  45. 45. E o que prega o AGILE
  46. 46. Os 12 princípios
  47. 47. 1 Nossa maior prioridade é satisfazer o cliente através da entrega contínua e adiantada de software com valor agregado.
  48. 48. 2 Mudanças nos requisitos são bemvindas, mesmo tardiamente no desenvolvimento. Processos ágeis tiram vantagem das mudanças visando vantagem competitiva para o cliente.
  49. 49. 3 Entregar frequentemente software funcionando, de poucas semanas a poucos meses, com preferência à menor escala de tempo.
  50. 50. 4 Pessoas de negócio e desenvolvedores devem trabalhar diariamente em conjunto por todo o projeto.
  51. 51. 5 Construa projetos em torno de indivíduos motivados. Dê a eles o ambiente e o suporte necessário e confie neles para fazer o trabalho.
  52. 52. 6 O método mais eficiente e eficaz de transmitir informações para e entre uma equipe de desenvolvimento é através de conversa face a face.
  53. 53. 7 Software funcionando é a medida primária de progresso.
  54. 54. 8 Os processos ágeis promovem desenvolvimento sustentável. Os patrocinadores, desenvolvedores e usuários devem ser capazes de manter um ritmo constante indefinidamente.
  55. 55. 9 Contínua atenção à excelência técnica e bom design aumenta a agilidade.
  56. 56. 10 Simplicidade--a arte de maximizar a quantidade de trabalho não realizado--é essencial.
  57. 57. 11 As melhores arquiteturas, requisitos e designs emergem de equipes autoorganizáveis.
  58. 58. 12 Em intervalos regulares, a equipe reflete sobre como se tornar mais eficaz e então refina e ajusta seu comportamento de acordo.
  59. 59. OS 4 MANDAMENTOS {Manifesto Ágil}
  60. 60. Os 4 mandamentos do manifesto ágil Indivíduos e interação entre eles mais que processos e ferramentas Software em funcionamento mais que documentação abrangente Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos Responder a mudanças mais que seguir um plano
  61. 61. Os 4 mandamentos do manifesto ágil Indivíduos e interação entre eles mais que processos e ferramentas Software em funcionamento mais que documentação abrangente Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos Responder a mudanças mais que seguir um plano Quer dizer que não devemos considerar estas coisas? Nãooooooooo!!!!! Quer dizer que devemos usar e dar atenção a estes pontos quando isso for gerar valor para a entrega do produto!
  62. 62. Management 3.0 Agile
  63. 63. O que precisamos
  64. 64. CORAGEM
  65. 65. MOTIVAÇÃO
  66. 66. CONFIANÇA
  67. 67. TRANSPARÊNCIA
  68. 68. INSPEÇÃO E ADAPTAÇÃO
  69. 69. ASSUMIR RESPONSABILIDADE
  70. 70. Aproveitar o melhor de cada pessoa
  71. 71. Auto-organização
  72. 72. Auto-gestão
  73. 73. Descentralização do poder
  74. 74. Pensar em valor de negócio
  75. 75. Idéias
  76. 76. Um tempo para NÓS - café da manhã - tech talks - happy hour - saídas culturais no almoço
  77. 77. Celebrar mais!!! - novo negócio - ficou noivo - grávida(o) - Passou na faculdade
  78. 78. Empowerment Nosso quadro de responsabilidades / tomadas de decições
  79. 79. Kudo Box Feedback diário entre todos os colaboradores Presentes, recados, elogios...
  80. 80. Projeto interno Sempre um projeto interno que todos dedicam parte do tempo e envolve toda a empresa
  81. 81. Review mensal - Grafico mensal RED / YELLOW / BLUE - Clientes novos - Clientes perdidos - Pontos de destaque do mês - Novos pessoas no time - Saida de pessoas - novas oportunidades que pintaram - Review com prós e contras do mês - Melhorias significativas
  82. 82. Porque esta palestra não tem receita de bolo? No novo modelo de liderança, no modelo ágil, as coisas não vem de cima de forma imposta... todos sugerem... todos podem e devem... ouvir, pensar, propor e expor! Não se trata de mostrar um novo processo, uma nova ferramenta mas sim mudar o paradigma cultural e a forma de olhar para a organizaçao / empresa!
  83. 83. Reflita Olhe para sí mesmo Olha para a sua volta Tire suas conclusões Mude em sí o que julgar necessário Proponha Participe Envolva-se Contagie Assuma responsabilidades Seja você mesmo
  84. 84. OBRIGADO
  85. 85. OBRIGADO!!! Rafael Cichini rafael@justdigital.com.br

×