Your SlideShare is downloading. ×
0
Treinamento de segurança
Treinamento de segurança
Treinamento de segurança
Treinamento de segurança
Treinamento de segurança
Treinamento de segurança
Treinamento de segurança
Treinamento de segurança
Treinamento de segurança
Treinamento de segurança
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Treinamento de segurança

3,732

Published on

0 Comments
4 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
3,732
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
206
Comments
0
Likes
4
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. TREINAMENTO DE SEGURANÇA O que é um Acidente de Trabalho? Acidente do trabalho será aquele que ocorrer pelo exercício do trabalho, a serviço da empresa, provocando lesão corporal, perturbação funcional ou doença que cause a morte, a perda ou redução permanente ou temporária da capacidade do Trabalhador.
  • 2. Obrigações do Empregado Acidentado? Todo acidente do trabalho será obrigatoriamente comunicado ao chefe imediato do acidentado, imediatamente após a sua ocorrência. No caso do acidente não ser informado imediatamente após sua ocorrência, resultando o retardamento de um atendimento médico, farmacêutico ou hospitalar, agravações ou complicações da lesão, a Empresa não se responsabilizará.
  • 3. Equipamento de proteção individual. Conceito É o dispositivo destinado a proteger a integridade física do trabalhador nos casos de exposição direta a riscos, total ou parcial.
  • 4. Equipamento de proteção individual. Tipos Os EPI’s são classificados conforme seu objetivo especifico: Proteção para a Cabeça: Capacete, Protetores Faciais, Óculos de Segurança, Máscara para Solda. Proteção para Membros Superiores: luva, Mangotes, Jalecos, capas, Blusões, etc. Proteção para Membros Inferiores: Caçados especiais, Perneiras, Calças, etc. Proteção Contra Queda com Diferença de Nível: Cinto de Segurança. Proteção Auditiva: Protetores Auriculares, Abafadores. Proteção Respiratória: Respiradores Especiais, Mascaras contra poeira e fumos, etc.
  • 5. Segurança do Trabalho Será considerado falta grave o não cumprimento das instruções expedidas para prevenção de Acidentes, bem como a não utilização de aparelhos, equipamentos e protetores individuais fornecidos pela empresa. Todo funcionário recém admitido deve passar por um processo de Treinamento, antes de iniciar suas atividades normais
  • 6. Segurança na Manutenção e Limpeza Ao lavar o chão, usar botas de borracha anti-derrapantes. Ao limpar banheiros e pisos utilização de luvas látex. Na oficina, só será permitida a execução de serviços pertinentes a empresa. Pessoas estranhas ao quadro de funcionários, não devem realizar trabalhos no interior da oficina e nem permanecer no interior desta, sem autorização. Quando operar serra circular, observar a afiação da serra, e se as madeiras contém nó ou prego, além de utilizar o dispositivo de segurança. Os operadores de maçarico e soldadores devem, antes de iniciar e após terminar o serviço de corte ou solda em peças verificar se na proximidade existe produtos inflamáveis, cabos de força, mangueira de gás, etc. Antes de levantar qualquer objeto, analise o peso deste; ao levantá-lo, fazer força com os músculos da perna, permanecendo com as costas na vertical. Se o peso for demasiado, peça auxílio a um colega, ou transporte o objeto por outro meio (carrinho,etc)
  • 7. Norma para Utilização do EPI O EPI é todo produto ou dispositivo de uso pessoal destinado a preservar a integridade física do trabalhador (botas, luvas, capacete, protetor auricular, óculos, cremes de proteção etc.) Os funcionários devem utilizá-los obrigatoriamente de forma adequada e zelar pela sua guarda e conservação. A recusa dos empregados em utilizar Os EPI’s poderá importar em demissão por justa causa.
  • 8. Procedimento a serem observados pelos colaboradores. Todos os funcionários devem observar as instruções contidas no Manual de Regras Básicas de Segurança. O uso do EPI é obrigatório para a prevenção da sua integridade física. Todos os acidentes, por mais leve que sejam devem ser comunicados ao seu superIor, A CIPA e a Segurança, sendo relatados fielmente pelo acidentado e testemunhas. Se existirem condições inseguras para o trabalho, estas devem ser relatadas aos responsáveis da CIPA e Segurança. O não cumprimento das Normas de Segurança poderá acarretar medidas disciplinares, tais como: ADVERTÊNCIA VERBAL, ADVERTÊNCIA POR ESCRITO, SUSPENÇÃO E DEMISSÃO POR JUSTA CAUSA.
  • 9. Norma para eliminação dos Atos Inseguros. Procure conhecer seu trabalho e permaneça sempre em alerta Onde houver riscos, use os Equipamentos de Proteção Individual específicos. Se os Equipamentos de Proteção Individual forem insuficientes, leve ao conhecimento do Segurança para que este providencie o Equipamento adequado. Qualquer problema em circuitos ou Equipamentos elétricos deverá ser solucionado por uma pessoas especializada. (eletricista) Ao executar serviços acima do nível do piso, use uma escada em bom estado, e equipamentos indicados, evitando improvisar pilhas de estrados ou caixa que poderão ocasionar quedas.
  • 10. Higiene no Ambiente de Trabalho. Manter o local sempre limpo, deixando o chão isento de copos, panos, papéis, cigarros etc. Os sanitários devem ser utilizados de acordo com os padrões de higiene, pois são de uso coletivo. Utilizar sanitários adequadamente, colaborando para manutenção da limpeza do local.

×