Questões tabela periódica e ligações   prevupe
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Like this? Share it with your network

Share

Questões tabela periódica e ligações prevupe

on

  • 10,966 views

Questões Tabela Periódica e Ligações - PREVUPE.ppt

Questões Tabela Periódica e Ligações - PREVUPE.ppt

Statistics

Views

Total Views
10,966
Views on SlideShare
10,966
Embed Views
0

Actions

Likes
2
Downloads
93
Comments
1

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
  • toma no cu
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Questões tabela periódica e ligações prevupe Presentation Transcript

  • 1. Questões:Tabela Periódica dos Elementos Profº. Júlio César
  • 2. 1- (FATEC SP) Cloro, bromo e iodo são elementos químicos classificados como halogênios. Logo, elesa)localizam-se no mesmo grupo (ou família) da tabela periódica.b)estão no mesmo período da tabela periódica.c)possuem o mesmo número atômico.d)apresentam mesma eletronegatividade.e)são isótopos entre si.
  • 3. 02 - (ASCES) - No Ano Internacional da Química, homenageia-se a cientista Marie Curie, primeira mulher a ganhar um Premio Nobel; ela descobriu o elemento químico rádio, um elemento alcalino-terroso. Em relação aos elementos da família dos alcalino-terrosos, é incorreto afirmar que:a) apresentam baixas energias de ionização.b) têm configurações eletrônicas terminadas em ns2.c) são metais não reativos.d) o magnésio e o cálcio são elementos desta família.e) são tipicamente encontrados na forma de cátion com carga 2+.
  • 4. 03 - (UFAL AL) - Os elementos químicos sódio, ferro e fósforo são de grande importância para a sociedade, pois possuem inúmeras aplicações. Estes três elementos possuem a seguinte distribuição eletrônica:Na – 1s2 2s2 2p6 3s1Fe – 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d6P – 1s2 2s2 2p6 3s2 3p3A partir das distribuições eletrônicas acima, assinale a alternativa incorreta.a) O ferro é um elemento de transição interna.b) O fósforo é um elemento pertencente ao grupo do nitrogênio.c) O sódio é um metal alcalino.d) O fósforo é um não metal.e) O ferro é um metal.
  • 5. 04 - (UECE) - Consta que o elemento químico mercúrio recebeu esse nome por causa de sua fluidez e pelo fato de o deus romano Mercúrio ser considerado o mensageiro dos deuses, enquanto o símbolo Hg vem de hydrargyrum que significa prata líquida.Sobre o elemento químico mercúrio e suas aplicações, assinale a alternativa FALSA.a) Pode ser usado em termômetros, barômetros, lâmpadas incandescentes, espelhos, detonadores e corantes.b) É o único metal líquido da tabela periódica em condições ambientais e forma ligas metálicas conhecidas por amálgamas.c) É encontrado nos geradores de eletricidade a carvão, nas refinarias e nas lâmpadas da iluminação pública que são fontes antropogênicas de mercúrio.d) Na comparação com a água, foi escolhido como substância termométrica porque sua densidade é, aproximadamente, treze vezes maior que a da água.
  • 6. 05 - (UNEMAT MT) - Os elementos químicos são distribuídos na tabela periódica dentro dos grupos (ou famílias) e das séries (ou períodos), em função das características que apresentam individualmente.Desta forma, assinale abaixo a alternativa correta.a) Os átomos dos elementos químicos pertencentes a um mesmo grupo da tabela periódica possuem o mesmo número de elétrons de valência, o que caracteriza as suas mesmas propriedades químicas.b) Os átomos dos elementos químicos pertencentes a um mesmo grupo da tabela periódica possuem a mesma densidade, o que caracteriza as suas mesmas propriedades químicas.c) Os átomos dos elementos químicos pertencentes a um mesmo grupo da tabela periódica possuem o mesmo número de camadas eletrônicas, o que caracteriza as suas mesmas propriedades químicas.d) Os átomos dos elementos químicos pertencentes a um mesmo grupo da tabela periódica possuem a mesma eletronegatividade, o que caracteriza as suas mesmas propriedades químicas.e) Os átomos dos elementos químicos pertencentes a um mesmo grupo da tabela periódica possuem o mesmo raio atômico, o que caracteriza as suas mesmas propriedades químicas.
  • 7. 06 - (UERJ) - Considere as quatro caixas abaixo, que contêmdiferentes materiais residuais de uma indústria: A única caixa que contém apenas metais está indicada pela seguinte letra: a) W b) X c) Y d) Z
  • 8. 07 - (MACK SP) - Homenageando Nicolau Copérnico, o elemento químico 112 poderá receber o nome de Copernício. Tendo 165 nêutrons, esse elemento sintetizado na Alemanha em 1996, poderá ser representado por:a) 112 165 Cub) 112 53 Co 277c) 112 Cpd) 277 112 Ce) 277 165 Cr
  • 9. Questões sobre:LIGAÇÕES IÔNICAS
  • 10. 08 - (UFAL) - O estudo das ligações químicas é importante para a compreensão das propriedades da matéria. De um modo geral, as ligações químicas são classificadas como covalentes, iônicas e metálicas. A ligação entre dois átomos é definida como iônica, quandoa) um ou mais pares de elétrons são compartilhados entre os dois átomos.b) os átomos são mantidos unidos pela força eletrostática entre os elétrons.c) um ou mais elétrons são transferidos de um átomo para outro.d) as nuvens eletrônicas dos átomos se superpõem.e) os átomos são mantidos juntos por forças nucleares.
  • 11. 09 - (UEG GO) - Dois elementos químicos A e B apresentam número atômicos iguais a 13 e 16, respectivamente. Ao reagirem entre si, eles formam um composto iônico do tipoa)ABb)AB2c)A2Bd)A2B3e) A3B2
  • 12. 10 - (UFPE) - Um composto é formado pelo cátion X e ânion Y, com fórmula química representada por X2Y3. A respeito desse composto, assinale a alternativa correta.a) O átomo X possui 2 elétrons na camada de valência.b) O átomo Y possui 6 elétrons na camada de valência.c) O átomo Y possui 2 elétrons na camada de valência.d) O átomo X possui 6 elétrons na camada de valência.e) O composto se estabiliza por ligação química covalente.
  • 13. 11 - (UFAL) - Na formação do composto cloreto de cálcio (CaCl2), o cálcio perde quantos elétrons? Dados: Ca (Z=20) e Cl (Z=17).a)nenhumb)1c) 2d)3e)4
  • 14. 12 - (UFLA MG) - Um elemento químico E apresenta distribuição eletrônica 1s22s22p63s2. Sobre esse elemento, é CORRETO afirmar quea) pode ligar-se com o oxigênio, formando um composto tipo EO.b) não é um metal.c) forma um composto covalente com o cloro.d) com a perda de um elétron, origina um cátion monovalente estável.
  • 15. 13- (FMJ SP) - O elemento enxofre forma compostos com hidrogênio, potássio, cálcio e carbono. Os compostos iônicos ocorrem com Dados: número atômico (Z): H = 1; C = 6; K = 19; Ca = 20a) potássio e carbono.b) potássio e cálcio.c) carbono e cálcio.d) hidrogênio e potássio.e) hidrogênio e carbono.
  • 16. 14- (UFAC) - Quando o elemento X (Z=12) se combina com o elemento Y (Z=9), temos como resultado um composto que possui fórmula e tipo de ligação, respectivamente:a) XY – iônica.b) XY – covalente.c) XY2 – iônica.d) XY2 – covalente.e) X2Y2 – covalente.
  • 17. Questões sobre:Ligações Covalentes
  • 18. 15 - (UPE) - Considerando os elementos abaixo, com relação aos seus átomos, assinale o que for correto. Na Mg Cl O01. Os átomos de sódio e de magnésio são isótonos entre si.02. Átomos de oxigênio no estado fundamental têm 8 elétrons e 8 prótons, sendo eletricamente neutros.04. Átomos de cloro e de magnésio possuem tendência em formar ânions.08. Átomos de oxigênio e de sódio podem originar o composto de fórmula Na2O através de ligação covalente.
  • 19. 16 - (PUC RJ) - Sobre as propriedades dos elementos na tabela periódica, está correto afirmar quea) de todos os metais, os metais alcalinos são os menos reativos.b) os halogênios formam ligação covalente na união com átomos de metais alcalinos.c) os gases nobres recebem esse nome porque reagem espontaneamente com todos os ametais.d) os metais alcalino-terrosos são menos eletronegativos do que o oxigênio.e) os metais de transição têm o seu elétron diferenciador no subnível s.