O que é a fil   resposta inicial
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Like this? Share it with your network

Share

O que é a fil resposta inicial

  • 2,243 views
Uploaded on

 

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
No Downloads

Views

Total Views
2,243
On Slideshare
1,816
From Embeds
427
Number of Embeds
3

Actions

Shares
Downloads
18
Comments
0
Likes
1

Embeds 427

http://filosofia-diariodebordo.wikispaces.com 422
http://diariodebordofilosofia.wikispaces.com 4
http://webcache.googleusercontent.com 1

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. O que é a Filosofia ? - Uma resposta inicial Escola Secundária de Bocage Profª Júlia Martins
  • 2. A grande questão… O que é a Filosofia ? Se fosses o pai da Mafalda… que responderias?
  • 3. Que é então a Filosofia? Comecemos por dizer o que ela não é. Filosofia não é religião, não é ciência como a Físico-Química, a Matemática, a Biologia, a Astronomia, etc., não é arte. (…) Filosofia é saber. Um saber geral e gerante; um saber universal e universalizante, um saber reflexo (…). Manuel Antunes, Do espírito e do tempo Segundo o autor do excerto, a filosofia é um saber … Mas o que é o saber ? É conhecimento? é possuir muitas informações? é pensamento? é ter ideias? é ser imaginativo?
  • 4. Haverá uma definição de Filosofia? Para definir uma disciplina recorre-se normalmente à delimitação do seu objecto de estudo. Tal não é possível na filosofia porque:
    • não há um objecto de estudo, mas vários;
    • o objecto de estudo da filosofia não se limita a uma parcela do real, mas sim à sua totalidade;
    • Definir filosofia significa tomar uma “posição filosófica”;
    • A definição de Filosofia não é unívoca;
    Devido a esta dificuldade de se dar uma definição única, define-se Filosofia por caracterizações ou aproximações sucessivas.
  • 5. Para reflectir… Platão afirmou que a origem da filosofia era o espanto . O sentido da visão permitiu-nos “contemplar as estrelas, o Sol e o firmamento celeste.” Esse espectáculo deu-nos o impulso para a investigação do universo. Daí nasceu a filosofia, o maior bem que os deuses concederam aos mortais. Aristóteles disse: “Foi a admiração que incitou os Homens a filosofar: admiraram-se primeiro do que lhes acontecia e lhes era estranho, depois, pouco a pouco, foram mais longe e inquiriram dos movimentos da Lua, do Sol (…) da criação do Universo. (…) Pelo espanto me torno consciente da minha ignorância. A filosofia é como que um despertar. Costuma-se sentir esse despertar quando se contemplam as coisas celestes e terrestres sem qualquer fim utilitário e formulando perguntas : “ O que será e de onde provirá tudo isto?” Interrogações cujas respostas não têm qualquer utilidade, mas que conferem em si uma satisfação.[…] Satisfeitos o espanto e a admiração pelo conhecimento do ser, logo surge a dúvida . É certo que os conhecimentos se acumulam, mas nada é seguro se não comprovado criticamente. Karl Jaspers, Iniciação Filosófica
  • 6. Pensar Criticamente Filosofia é: Reflectir Duvidar Espanto Questionar Admiração Analisar
  • 7.  
  • 8.  
  • 9.  
  • 10. Para reflectir… A maior parte das pessoas imaginam que a Filosofia consiste em discutir do alto de uma cadeira e em fazer cursos sobre textos. Mas aquilo que escapa a essa gente é a Filosofia ininterrupta que vemos exercer - se cada dia de uma maneira perfeitamente igual a ela mesma. […] Sócrates não dispõe de bancadas para os auditores, ele não se sentava numa cátedra; ele não tinha horário fixo para discutir ou passear com os seus discípulos. Mas era divertindo-se com aqueles ou bebendo com eles ou indo à guerra ou à Ágora ou, finalmente, indo para a prisão e bebendo o veneno, que ele filosofava. Ele foi o primeiro que, em todos os tempos e em todos os lugares, em tudo aquilo que aparece e em tudo aquilo que fazemos, a vida quotidiana dá a possibilidade de filosofar. Plutarco, Se a política é uma tarefa para idosos.