Your SlideShare is downloading. ×
0
Criação de currículo
Criação de currículo
Criação de currículo
Criação de currículo
Criação de currículo
Criação de currículo
Criação de currículo
Criação de currículo
Criação de currículo
Criação de currículo
Criação de currículo
Criação de currículo
Criação de currículo
Criação de currículo
Criação de currículo
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Criação de currículo

1,091

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
1,091
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
38
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. O currículo é um documento que agrupa informações pessoais, de instrução e também de ocupações, ou seja, sua trajetória no mercado de trabalho. Visando demonstrar suas qualificações, competências e habilidades. De uma forma mais direta, o currículo descreve sucintamente quem você é e quais qualidades e experiências profissionais você possui. Um bom currículo, bem apresentável e redigido, pode não garantir um emprego mas é sem sombra de dúvidas, um passo importantíssimo para alcançá-lo
  • 2.  Quando alguém for analisar se deve ou não contratar você, ou chamar você para uma entrevista, existe um determinado conjunto de informação que essa pessoa precisa ter à mão – e cabe a você encontrar este ponto de equilíbrio, sem deixar faltar nenhum dado essencial, nem colocar informações desnecessárias que possam prejudicar a análise. Então, nada de pressa. Prepare-se para dedicar algum tempo à tarefa de criar o seu currículo – ele não vai ficar pronto em 10 minutos, e certamente será um tempo bem empregado.
  • 3.  Faça um diagnóstico. Procure se informar (no site da empresa por exemplo ou de outra forma) sobre o que fazem as empresas para as quais você vai entregar o currículo, e que tipo de profissionais elas procuram. Escreva os currículos dando destaque às características que você tem e que se adequem ao perfil que a empresa deseja. Seja original. Não há problema em ver modelos de currículos, mas não os copie. Lembre-se que o seu avaliador provavelmente vai receber vários outros iguais a aquele modelo, e tudo o que você NÃO quer é ser apenas “mais um”
  • 4.  Seja localizável. As informações de contato são essenciais. Elas devem vir no alto, em destaque, na primeira folha. Não procure ser mais extensivo do que o necessário: basta ter o nome completo, telefone fixo, telefone celular e e-mail (todos devem estar atualizados e corretos). Informar múltiplos telefones fixos ou múltiplos e-mails deve ser evitado, o mínimo que se espera de um possível contratado é que ele consiga decidir qual o seu telefone e o seu e-mail de contato.
  • 5.  Tenha um foco. Se você está procurando ao mesmo tempo uma colocação como professor de violão clássico e como programador web, faça um currículo separado para cada uma das vagas, sem misturar neles as aptidões tão diferentes entre si. Mas não tenha medo de mencionar (mas aí como nota adicional, sem destaque) no currículo para uma vaga técnica as suas aptidões artísticas ou humanas, ou vice-versa – as empresas não contratam robôs, e muitas vezes têm interesse em saber desde cedo como é a pessoa (e não apenas o profissional) que está contratando. O mesmo vale para atividades extra-curriculares, trabalhos voluntários e outros “extras”.
  • 6.  Seja claro, direto e verdadeiro. Um ponto essencial é incluir a informação correta e completa, de forma direta e concisa. Tentar mascarar informações é um risco desnecessário, e pode levar a uma posterior avaliação negativa simplesmente pelo fato de você ter tentado. Escreva corretamente. Leia e releia, remova os erros de ortografia e gramática. Pontue, acentue. Entregue para alguém revisar, e verifique inclusive os dados e números. A última coisa que você quer é que o seu telefone de contato esteja errado. A penúltima coisa que você quer é que a presença de erros de digitação levem o seu avaliador a acreditar que você não é zeloso, ou que escreve mal.
  • 7.  Seja seletivo. Dificilmente o seu avaliador desejará saber onde você fez o pré-escolar. É provável que ele queira saber se você fez cursos de informática ou de formação profissional em alguma área, mas o número de vagas para as quais é relevante a informação de que você fez curso de piano quando tinha 12 anos é bastante limitado. Incluir este tipo de detalhe no currículo é praticamente uma confissão de que o candidato não tem nada de mais relevante para informar, ou que não tem discernimento do que é importante. Duas boas razões para sair da pilha dos currículos que serão chamados para a entrevista…
  • 8.  Capriche no visual. Claro que a parte mais importante do seu currículo é o conteúdo, mas você definitivamente não deseja causar má impressão. Imprima com capricho, e entregue originais (e não xerox) do seu currículo em cada empresa. Se você tiver que corrigir alguma coisa, simplesmente edite e imprima de novo, nada de alterar escrevendo com esferográfica sobre o seu original desatualizado. Lembre-se que se você caprichar, o seu currículo pode ser o primeiro contato que a empresa terá com você. Mas se você não caprichar, é provável que ele seja o último.
  • 9.  Não use papéis extravagantes para impressão. Se você deseja investir na qualidade do papel de seu currículo, escolha um papel de boa qualidade, mas branco, liso e em formato A4. Texturas, cores, marmorização e outros “diferenciais” nem sempre passam a mensagem que você gostaria que passassem. Não desperdice esforços com uma capa ou envelope especiais. Não há nada de errado com eles, mas tende a ser esforço desperdiçado. A não ser que a empresa seja muito pequena, é provável que os currículos sejam recebidos por um setor de protocolo, repassados a alguém que vai colocá-los em uma pasta e só então entregues ao avaliador – e o seu envelope, capa ou invólucro especial têm enormes chances de irem para o lixo nas primeiras duas etapas.
  • 10.  Nada de fontes microscópicas. Seu avaliador pode enxergar mal. Uma fonte bastante legível pode ser reduzida até no máximo 9 pontos. O ideal é não descer abaixo dos 10 pontos. Se a parte essencial do seu texto não couber na primeira página, não tente espremê-la reduzindo a fonte. Use fontes em qualquer cor, desde que seja preto. O uso de fontes em cor cinza é um truque comum para reduzir o “peso” de uma página, mas existe um limite abaixo do qual ele prejudica a legibilidade. Prefira o preto, ou no máximo um cinza bem escuro (75% ou mais).
  • 11.  Sem decoração excessiva. Nada de desenhos, gravuras, ilustrações. Molduras e bordas também devem ser evitadas. Se for usar alguma cor (além do preto), limite-se a apenas uma, e apenas onde houver necessidade de destaque. Não imprima em formato paisagem. Ninguém quer virar o seu currículo de lado para ler, especialmente se ele estiver grampeado a vários outros, ou fixado em uma pasta.
  • 12. Afonso Penteado RodriguesRua da Bacia, 862 – Centro – Florianópolis - 88015-620 arodrigues@gmail.com – (48) 9555 7142Bacharel em administração de empresas (2006), fluente em inglês,proficiente em softwares de modelagem de mercado de capitais,bom comunicador e dotado de iniciativa, busca colocação em iníciode carreira profissional na área de gestão de capitais. Formação  Graduado em Administração de Empresas. IDEP/SEAD, conclusão em 2006.  Técnico em Processamento de Dados, CEFET Curitiba, conclusão em 2001.  Cursos complementares: Inglês (FISK, 6 anos, conclusão em 2001), Matemática financeira com HP-12C (SENAC, 2003), Gestão de investimentos de renda variável (IDEP, 2004), Legislação Tributária e mercado de capitais (Ejuris, 2005) Experiência  2006 – Estágio curricular ( 8 meses) na mesa de câmbio do Banrisul, Porto Alegre. Operações cambiais de envio e ingresso de moeda estrangeira, controle fiscal e tributário.  2005 – Estágio extra -curricular não remunerado, 10 meses, SBS Investimentos, Curitiba. Op eração de sistema de registro e modelagem de flutuação cambial e de mercado de capitais, suporte a tomada de decisões de investimento.  2003-2004 – Bolsista no laboratório de pesquisas econômicas, pesquisas sobre correlações entre índices financeiros, ênfas e no mercado futuro de commodities no Brasil. Atividades complementares  Tesoureiro do Diretório Acadêmico de Administração de Empresas, biênio 2005-2006.  Diretor Financeiro da Empresa Junior da IDEP/SEAD, gestão 2004.  Palestrante no Encontro Estadual de Gestão Financeira, com o tema “Variação cambial e as ações de mineradoras no Brasil”, 2005.  Consultor não-remunerado no departamento de aposentadorias e pensões no sindicato dos pescadores. Outras informações  Residiu em Detroit por 10 meses (intercâmbio estudantil) – 2000  22 anos, residente em Florianópolis, disponibilidade para mudança de estado.
  • 13. Muito obrigado pela atenção e boa sorte

×