Tutorial Jovem De Futuro Admin

590 views
517 views

Published on

Published in: Technology
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
590
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
11
Actions
Shares
0
Downloads
7
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Tutorial Jovem De Futuro Admin

  1. 1. Programa Klabin Jovem de Futuro
  2. 2. O Programa Klabin Jovem de Futuro foi criado para integrar e mobilizar os jovens das comunidades onde a Klabin está presente. Unindo jovens através de seus potenciais e interesses, o programa se torna um difusor de mudanças na sociedade e de desenvolvimento pessoal e social. A comunidade Jovem de Futuro é a casa do Programa na internet. O site vai reunir os beneficiados e facilitadores, trazendo espaços para interação e convivência digital entre os envolvidos de todo o Brasil.
  3. 3. O Ning é uma ferramenta para o desenvolvimento de redes sociais multimídia, com grande variedade de recursos nativos e possibilidades de customização. Este tutorial ensina a administrar os principais recursos da comunidade Jovem de Futuro A comunidade Jovem de Futuro de Futuro foi construída e implementada na plataforma Ning.
  4. 4. Visão geral das funcionalidades
  5. 5. Visualize a página inicial e encontre à direita da tela as opções Registre-se e Acesse . Neste momento, se você ainda não tem um cadastro, deverá clicar na opção Registre-se. Preencha seus dados de e-mail e crie uma senha de fácil memorização. Nas próximas vezes que você acessar, já com o cadastro pronto, clique na opção Acesse. Forneça o e-mail com o qual se registrou e a senha criada por você. A comunidade Jovem de Futuro é acessada pelo endereço www.jovemdefuturo.com.br.
  6. 6. Todas as páginas são dominadas pelo menu principal, com botões coloridos. Por ele, o usuário comum e os administradores podem acessar todas as principais funcionalidades.
  7. 7. O botão Minha Página leva o usuário à sua página pessoal, que pode ser personalizada e centraliza sua presença no site. Além das informações pessoais fornecidas ao responder as perguntas de perfil, a página inclui amostras dos conteúdos incluídos pelo usuário, espaço para troca de recados e um blog pessoal.
  8. 8. O botão Fórum dá acesso ao espaço geral de debates da comunidade. O texto introdutório do tópico permite formatação e a inserção de imagens com código HTML. Cada tópico criado pode ser associado a até três documentos anexos, que ficam disponíveis para download pelos participantes.
  9. 9. O botão Grupos leva aos grupos de interesse criados dentro da comunidade. Cada grupo possui um fórum próprio com as mesmas funções do fórum geral. É também possível criar grupos novos. A comunidade está configurada para não permitir a criação de grupos por usuários comuns. Essa configuração pode ser alterada nas opções avançadas.
  10. 10. Cada usuário pode fazer o upload do seu conteúdo, que pode ser acessado nas galerias gerais de vídeo e fotos ou por meio de seu perfil pessoal. As galerias de Fotos e Vídeos são canais para expressão individual e coletiva na comunidade.
  11. 11. A cada foto o participante pode atribuir um nome, uma descrição e uma lista de marcadores (tags). Esses marcadores são palavras-chave que identificam e caracterizam a foto ou vídeo e facilitam a procura por tema dentro da comunidade e em sites de busca. Ao inserir marcadores, deve-se separá-los por espaço. Marcadores compostos por mais de uma palavra devem ser inseridos entre aspas.
  12. 12. É possível adicionar vídeos tanto carregando-os do próprio computador como embutindo-os a partir de sites de compartilhamento como o YouTube.
  13. 13. Administrando participantes e conteúdo
  14. 14. Para realizar tarefas de administração da comunidade, é preciso fazer login com o usuário Moderador Jovem de Futuro. [email_address] klbclick 739500 Endereço de email: Senha: Master Key: Dados para acesso em 27/08/2008
  15. 15. Para realizar tarefas de administração da comunidade, é preciso fazer login com o usuário Moderador Jovem de Futuro.
  16. 16. Ao acessar, o administrador é imediatamente informado sobre usuários e/ou conteúdo que exigem moderação.
  17. 17. Os links na caixa de aviso levam à página de administração de usuários, fotos, vídeo ou outro conteúdo moderável correspondente. No caso da página de membros, os usuários cujo cadastro aguarda aprovação são listados na aba Pendente.
  18. 18. O quadro de administração também traz as opções para promover ou remover usuários do status de administração, além da função Banir da Rede, que exclui o cadastro do participante. Em qualquer aba, basta selecionar a caixa correspondente ao usuário cujo status se quer alterar e então clicar o botão da ação desejada.
  19. 19. A mecânica é semelhante na hora de moderar fotos, vídeos ou outros conteúdos Você pode aprovar ou recusar item por item, ou então realizar uma operação em lote, selecionando vários itens ou usando os botões Aprovar Todos e Excluir Todos.
  20. 20. Dependendo das configurações do blog na página principal, o administrador pode promover posts de blogs pessoais para que apareçam no Blog da Comunidade. Para isso, ele deve abrir o post e clicar a opção Apresentar. A configuração do blog para exibir posts destacados com a função Apresentar será explicada na próxima seção. Os módulos de fotos e vídeos também possuem essa função.
  21. 21. Administrando funções avançadas
  22. 22. Ao entrar na comunidade com o perfil de administrador, o usuário visualiza botões “Editar” no canto superior direito de cada caixa da página principal. Eles dão acesso a opções avançadas de configuração desses módulos. A alteração dessas configurações só é recomendada a administradores que estejam familiarizados com a plataforma Ning.
  23. 23. Ao editar o módulo de blog, é possível definir opções de exibição. O administrador pode definir se o blog apresentará amostras de texto dos posts ou apenas seus títulos, e quantos posts exibir na página principal.
  24. 24. Ao editar o módulo de blog, é possível definir opções de exibição. O campo ‘De’ serve para configurar a origem do conteúdo do blog. Em Apenas Minhas Mensagens o blog veicula somente os posts do administrador. A opção Destaques veicula apenas conteúdo marcado pelo moderador com a função Apresentar. A mesma lógica se aplica aos módulos Fotos e Vídeos.
  25. 25. O administrador também visualiza, no extremo direito da barra de menu, o botão Administrar. Assim como os botões Editar de cada módulo, o botão Administrar só aparece para administradores.
  26. 26. O botão dá acesso a uma página com opções de configuração avançadas.
  27. 27. Na seção Spread the Word, destacam-se as funções Convidar Amigos e Aviso Geral. A primeira dispara convites por e-mail para quem ainda não está na comunidade. A segunda serve para disparar mensagens coletivas, atingindo todos os participantes com um só envio.
  28. 28. A seção Your Members oferece três ferramentas de configuração que afetam diretamente a experiência do participante. Além de Membros, que leva o administrador ao quadro de usuários descrito anteriormente, há outros dois links. Em Privacy & Feature Controls, o administrador define quem pode criar e visualizar conteúdo. A ferramenta Perguntas de Perfil serve para definir quais perguntas o participante deve responder para compor seu perfil pessoal. É recomendado que cada mudança nas perguntas de perfil seja comunicada aos participantes por meio de Aviso Geral.
  29. 29. Políticas de administração
  30. 30. Notas sobre a administração de participantes e conteúdo <ul><li>Notas sobre a administração de participantes e conteúdo </li></ul><ul><li>Cada rede deve ter um grupo de discussão dedicado e um representante promovido a administrador </li></ul><ul><li>Cada grupo será criado e administrado por esse representante correspondente </li></ul><ul><li>Assim como o criador/moderador da comunidade, cada administrador local tem o poder de aprovar ou recusar novos participantes e conteúdos. </li></ul><ul><li>Os administradores locais devem aprovar/recusar apenas os pedidos de participação e conteúdos de usuários que sejam de sua rede/município. </li></ul>
  31. 31. Programa Klabin Jovem de Futuro

×