PROFETAS MENORES

  • 754 views
Uploaded on

Profetas Menores

Profetas Menores

More in: Spiritual
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
754
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
41
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Aula 5
  • 2. 1. Oséias 2. Joel 3. Amós 4. Obadias 5. Jonas 6. Miquéias 7. Naum 8. Habacuque 9. Sofonias 10. Ageu 11. Zacarias 12. Malaquias
  • 3. 3 O livro de Obadias
  • 4. PROFETA SIGNIFICADO DO NOME PROFETIZOU PARA: MENSAGEM Oséias Salvação ou Livramento Israel Amor e restauração Joel Jeová é Deus Judá Chamada ao arrependimento Amós Carregador de fardos Israel e Judá A justiça de Deus
  • 5. 5  Obadias significa “servo do Senhor”.  Era um nome comum no Antigo Testamento, semelhante a Onésimo no Novo Testamento ou Abdulá em árabe.
  • 6. 6  Nada se sabe do profeta Obadias, exceto que estava em Jerusalém na ocasião dos violentos ataques de Edom à cidade.  Como um servo, ele encobre a sua pessoa para realçar a sua mensagem.
  • 7. 7  Foi escrito em 845 a.C.,aproximadamente.  É uma das profecias mais difíceis para ser datada.  Os conservadores dividem-se entre os que aceitam uma data anterior ou posterior, dependendo de como consideram a calamidade de Jerusalém referida nos versículos 10 - 14.  A cidade foi pilhada cinco vezes durante a monarquia e os profetas:
  • 8. 8  Em 926 - Pelo Egito, quando Roboão governava Judá (1 Reis14:25-26)  Em 845 - Pelos filisteus e árabes (depois da revolta de Edom) (2 Crônicas 21)  Em 790 - Por Israel, quando Joás governava Judá (2 Cr 6Onicas 24:23-24)  Em 597 - Por Nabucodonosor, quando Joaquim foi exilado (2 Reis 24:10-16)  Em 586 - Por Nabucodonosor, quando a cidade e o templo foram destruídos (2 Reis 25)
  • 9. 9  O profeta tinham o principal objetivo: Anunciar a destruição de Edom, devido à sua violência, e a vingança insaciável contra Israel, povo de Deus.
  • 10. 10  I. O Castigo de Edom, 1-9  II. A Condenação de Edom, 10-14  III. A destruição de Edom.
  • 11. 11  Não há nenhuma citação deste livro no Novo Testamento.  O Castigo de Edom é certo, pois Deus prometera, Ele há de cumprir.  Porém o Senhor devastará Edom por completo. (v. 18)
  • 12. 12  Edom - Tipifica a carne e seus apetites sem considerar a vida no espírito.  Edom odeia desde aquele tempo até hoje seu irmão Jacó.  É o inimigo mais ferrenho de Israel.  A carne é o inimigo número um do Espírito.
  • 13. 13  A carne é inimizade contra Deus, a carne milita contra o espírito.  O que leva Edom a Cair? Seu orgulho insuportável. V 12.  Consideravam-se seguros pelos montes que cercavam a cidade, achavam-se invencíveis e impenetráveis.  Ninguém portanto poderia fazê-los descer dos altos.Mas o Senhor diz que derrubará Edom do seu orgulho, e quanto maior orgulho, maior o tombo.  O juízo de Deus veio sobre Edom ao longo da história
  • 14. 14  Causada pelos seguintes atos contra seus irmãos Judeus:  1 - Violência - 10 (Ez.25:12;Jol.3:19; Am.1:11)  2 - Hostilidade - 11  3 - Alegria diante da desgraça de Israel - 12  4 - Saquear seus irmãos junto com o inimigo - 13  5 - Pôs obstáculos para seus irmãos judeus - 14  Edom fez por merecer o castigo, pois enquanto Judá era destruida pelos caldeus, Edom aproveitava da situação
  • 15. 15  Apesar do profeta estar falando da 2a. vinda de Jesus Cristo, o dia do Senhor.  Os castigos de Edom se cumpriu na história. (Isaias 34:5-17, Jeremias 49 e Ezequiel 35).  Edom será aniquilado totalmente, um pouco antes do estabelecimento do reino Milenar, o poder de Edom será finalmente quebrado.  Edom será apagada como nação.
  • 16. 16 O livro de Jonas
  • 17. PROFETA SIGNIFICADO DO NOME PROFETIZOU PARA: MENSAGEM Oséias Salvação ou Livramento Israel Amor e restauração Joel Jeová é Deus Judá Chamada ao arrependimento Amós Carregador de fardos Israel e Judá A justiça de Deus Obadias Servo do Senhor Edom Castigo e condenação
  • 18. 18  O nome Jonas significa “pomba”.  Esse profeta foi mandado pelo Senhor como um “mensageiro de paz” a Nínive, embora sua atitude tenha sido mais de um “gavião” do que de um pombo.
  • 19. 19  O autor foi provavelmente Jonas, apesar de o livro ter sido escrito na terceira pessoa e ameaçar a autoria do profeta.  Ele é identificado especificamente com o profeta de 2 Reis 14:25, como o “filho de Amitai”.
  • 20. 20  Foi escrito em 765 a.C. aproximadamente.  Essa profecia foi proferida no reinado de Jeroboão II, 793-753 a.C,. (2 Reis 14:25)  A visita de Jonas a Nínive ocorreu provavelmente no fim do seu longo ministério em Israel, mais ou menos em 765.  O profeta escreveu o livro após seu retorno e procurou, por meio dele, ministrar a Israel.  Do mesmo modo que Isaías e Daniel são um teste de fé ,devido às suas profecias, o Livro de Jonas tornou-se um teste de fé devido os seus dois “inacreditáveis” milagres.
  • 21. 21  Há dois pontos de vista básicos na história de Jonas, o “alegórico” e o “literal”.  O primeiro afirma que a história é um mito, mas com grandes ensinamentos espirituais.  O segundo ponto de vista reconhece-a como história verdadeira. É óbvio que ela deve ser reconhecida como autêntica, pois:  a. É apresentada como verdadeira, referindo-se ao povo e aos lugares antigos específicos, e não dá indicação de ser fictícia.
  • 22. 22  b. Jonas é identificado como “o filho de Amitai” e, 2 Reis 14:25 e Jonas 1:1  c. A tradição judaica, sem exceção, testifica a historicidade literal de Jonas e sua experiência.  d. Cristo testificou a historicidade de Jonas, mencionado ambos os milagres como sendo acontecimentos verdadeiros (Mateus 12:40-42; 16:4; Lucas 11:29-32).
  • 23. 23  Era uma das cidades mais antigas do mundo, estabelecida por Ninrode(Gênesis 10:11).  Moralmente, os habitantes de Nínive eram conhecidos como uma “raça cruel e sensual”.  Viviam de saques, e orgulhavam-se dos montes de cabeças humanas que traziam de violentas pilhagens de outras cidades.
  • 24. 24  Seu objetivo histórico era declarar a todo universo a respeito do julgamento quanto da graça divina.  Deus julga a iniqüidade em todas as esferas e, do mesmo modo, reage ao arrependimento de todas as nações.  A história também retrata a verdade de que, quando o povo de Deus deixa de ter interesse pelos perdidos, perde a visão do objetivo de salvar o mundo.
  • 25. 25  I. A fuga de Jonas; 1:1-17  II. A oração de Jonas; 2:1-10  III. A pregação de Jonas; 3:1-10  IV. A lição de Jonas; 4:1-11
  • 26. 26  Jonas foge do Senhor, mesmo sabendo que não poderia se ausentar da presença Dele.  Jonas, pelo que nos consta ao lermos seu livro, e em Salmos, mostra que era um homem que conhecia a Palavra.  Ele ao fugir de Deus, tem a consciência que abandonou a única fonte de misericórdia.  Não adianta um homem chamado por Deus tentar fugir Dele (Salmos 139).
  • 27. 27  1. Jonas tinha ciúmes pelo povo judeu, pois a eles Deus confiou seus oráculos, agora tinha de pregar para os gentios.  2. Teve medo do que lhe poderia ocorrer, pois os ninivitas eram cruéis com prisioneiros de guerra.  3. Quis ser zeloso por Deus teocêntrico, ele sabia da idolatria reinante em Nínive.
  • 28. 28  Jonas ora ao seu Deus, clamando por socorro, reconhecendo que só Deus agora pode dar-lhe socorro.  O Senhor é nosso socorro presente nas horas de tribulação e angústia.  Vemos que O Senhor ouviu a oração do profeta. vers. 10 - Falou, pois o Senhor ao peixe, e este vomitou Jonas na terra, há um fato relevante que queremos falar: - As criaturas irracionais, bem como a natureza obedecem à voz de Deus com mais prontidão do que as racionais dotadas de entendimento.  Quem dera os homens fossem prontos e solícitos a obedecerem a Deus.
  • 29. 29  Fora comissionado por Deus.  Quando Deus dá uma direção o sucesso é absoluto.  Aconteceu com os Nínivitas, desde seu rei ao mais humilde se arrependeu, vestindo-se de pano de saco e deitado sob as cinzas como sinal de impotência e desespero, reconhecendo seus pecados diante de Deus.
  • 30. 30  Deus dá uma tremenda lição não só a Jonas, mas a todo crente.  O importante não é uma planta, um púlpito uma denominação, ou qualquer objeto.  Deus preocupa com gente, enquanto nós muitas vezes nos preocupamos muito com coisas, e poucas com gente que merece oportunidades mesmo estando erradas.  Deus não desiste, enquanto nós desistimos.  Senhor dá-nos graças para compreender de fato estas coisas tão simples.
  • 31. 31  Apresenta o amor de Deus por missões. Apresenta Jonas fora da direção inicial de Deus, confortado no seu egoísmo pessoal e não na necessidade de ir às multidões que precisam de Jesus.  É mais confortável seu carro do ano, seu apartamento, seu ótimo salário, mais do que ir aos necessitados, aos confins da terra.  Missões está no coração de Deus, pois seu amor quer alcançar o perdido, precisamos ver missões com a ótica de Deus, com intensa compaixão.