• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
Sequência de nomes próprios nível I
 

Sequência de nomes próprios nível I

on

  • 4,757 views

 

Statistics

Views

Total Views
4,757
Views on SlideShare
4,757
Embed Views
0

Actions

Likes
1
Downloads
89
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Sequência de nomes próprios nível I Sequência de nomes próprios nível I Document Transcript

    • Prefeitura Municipal De Açailândia SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE ENSINO E APOIO PEDAGÓGICO DEPARTAMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL SEQUÊNCIA DIDÁTICA: “NOMES PRÓPRIOS” NÍVEL – I 1ª AULA - Quarta-feira 29/02/2012Foco: Apresentação da Sequência a ser trabalhada.Informar aos alunos que durante um mês e meio estarão trabalhando com a Sequência deNomes Próprios, onde eles terão a oportunidade de conhecer a história do seu nome, comotambém, desenvolver a capacidade de ler e escrevê-lo convencionalmente.Eixos temáticos: Linguagem Oral e Escrita, Matemática, Natureza e Sociedade e Movimento.LINGUAGEM ORAL E ESCRITA Oralidade- Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos a respeito do nome.Questionamentos:1ª O que você acha do seu nome?2ª Você sabe o que significa seu nome?3ª Você sabe quem escolheu o seu nome? E o porquê deste nome?4ª Você trocaria seu nome por outro?4ª Qual o nome que você mais gosta?5ª Que nome você não gosta? Por quê? Atividade de Leitura- Leitura pela professora da música “Gente tem sobrenome” de Toquinho (sugestão 1).- Interpretação oral da música.- Lista com o nome de todos os alunos da sala, para que o aluno procure seu nome e circule(cada aluno deverá ter a sua lista).
    • MATEMÁTICA Contagem e Registro numérico- Contar e registrar da forma que souber a quantidade de letras do próprio nome destacado nalista.NATUREZA E SOCIEDADE Nome como identificação- Compreender a importância do nome na vida das pessoas, entendendo que é através deleque somos identificados. O nome representa sua história, sua filiação, identifica a família a quepertence.MOVIMENTO Movimento intencional e expressivo nas situações cotidianas.- Expressar através de mímica o que mais gosta de fazer quando está na escola. 2ª AULA - Quinta-feira 01/03/2012Foco: Leitura coletiva da lista de Nomes Próprios dos alunos.Eixos temáticos: Linguagem Oral e Escrita, Matemática e Natureza e Sociedade.LINGUAGEM ORAL E ESCRITA Atividade de Leitura- Leitura coletiva dos nomes na lista (a professora aponta para o nome que está sendo lido nocartaz e os alunos acompanham a leitura na lista utilizada individualmente na aula anterior). Atividade de Escrita- Escrita das letras inicial e final do nome (entregar uma ficha com o nome, faltando as letrasinicial e final, para que observando a lista utilizada para a leitura, o aluno grafe as letras quefaltam, completando o seu nome).
    • MATEMÁTICA Cores e Relação de igualdade e desigualdade- Identificar se a letra inicial e a letra final do nome é igual ou diferente.- Pintar com a mesma cor as letras inicial e final se for iguais. Usar cores diferentes se as letrasforem diferentes.NATUREZA E SOCIEDADE Direito a ter um nome e uma nacionalidade- Informar que é direito de todos ter um nome e pertencer a um país. A pessoa tem direito a umnome desde o seu nascimento, conforme previsto no ECA, no Código Civil e na Lei deRegistros Públicos, pois abrange o seu uso incondicional em todos os atos da vida civil.- Dizer que o direito à nacionalidade é a possibilidade da pessoa estar inserido em um Estadopor meio de um vínculo jurídico-político.- Informar que o primeiro documento da criança é a Certidão de Nascimento, nela consta dadospessoais e dos familiares, ou seja, o dia, a hora e o local onde ela nasceu, a sua cor, seu nomecompleto, dos seus pais e dos seus avós maternos e paternos. O registro da criança é gratuito. 3ª AULA - Quarta-feira 07/03/2012Foco: Brincadeira da preguicinha.Eixos temáticos: Linguagem Oral e Escrita, Matemática, Natureza e Sociedade e Movimento.LINGUAGEM ORAL E ESCRITA Atividade de Leitura- Identificação de nomes (a professora apresenta a “preguicinha” que é um envelope retangularconfeccionado com E.V.A ou papel cartão com o nome de cada aluno dentro dela. A leitura donome é feita retirando devagar e apresentando letra por letra a classe, estimulando a leitura domesmo.
    • MATEMÁTICA Grandezas: grande/pequeno/médio, mesmo tamanho- Utilizando as fichas que estavam dentro da preguicinha mostrar aos alunos que nem sempreo tamanho da pessoa corresponde ao tamanho de seu nome, assim como, o nome dos animaise objetos também não está relacionado ao seu tamanho. Não é porque o boi é grande queusamos muitas letras para escrever o seu nome e nem é porque a formiga é pequena queusamos poucas letras para escrever seu nome.- Apresentar fichas com nomes grandes, pequenos, médio e do mesmo tamanho, fazendocomparações entre o tamanho do nome e da pessoa.NATUREZA E SOCIEDADE A importância do nome- Conversar sobre a importância do nome na vida das pessoas, enfatizando que todos sesentem bem em ser chamados pelo nome.- Fazer a leitura da Bíblia (Isaías 49, 1) que diz: Ouvi-me, ilhas, e escutai vós, povos de longe:O SENHOR me chamou desde o ventre, desde as entranhas de minha mãe fez menção domeu nome.- Comentar sobre o texto bíblico.- Dizer que a escolha do nome não é uma tarefa fácil, essa decisão é tomada pelos familiares,antes ou logo após o nascimento do bebê. Às vezes os nomes são escolhidos parahomenagear alguém da família, amigo etc., mas nem sempre agrada o dono. No entanto, éimportante respeitar a decisão dos pais e aceitar este presente com gratidão.MOVIMENTO Expressividade- Brincadeira (brincar, cantando músicas que envolvam nomes próprios).Sugestões: A canoa virou, É de tango, tango, Melão, Melão...Obs.: Encaminhar uma pesquisa a ser respondida pelos pais sobre o nome da criança, o seusignificado, quem escolheu e porque recebeu esse nome para ser socializado na próxima aula(sugestão 2).
    • MODELO DA PREGUICINHA ALI ALICA ECE 4ª AULA - Quinta-feira 08/03/2012 Foco: Texto “Nome da Gente” de Pedro Bandeira (sugestão 3). Eixos temáticos: Linguagem Oral e Escrita, Matemática e Natureza e Sociedade. LINGUAGEM ORAL E ESCRITA Atividade de Leitura - Leitura pela professora da poesia “Nome da gente”. Oralidade - Após a leitura do texto, questionar os alunos sobre: 1ª Qual o nome da poesia? 2ª Qual o nome do autor? 3ª O que o menino diz sobre o seu nome na poesia? 4ª Ele gosta do nome que o pai deu a ele? 5ª O que ele vai fazer quando tiver um filho? Atividade de escrita - Escrita do nome (fazer uso do alfabeto móvel). MATEMÁTICA Identificação de números
    • - Contar a quantidade de letras do nome e localizar o número correspondente na reta numéricaNATUREZA E SOCIEDADE Escolha e significado do nome- Socialização das pesquisas enviadas para casa na aula anterior (selecionar algumas parasocializar, as demais ficará para a próxima aula). Dia Internacional da Mulher: Conquistas e desafios enfrentados pelas mulheres.- Conversa sobre o papel da mulher dentro da sociedade, enfatizando os direitos adquiridos porela através das suas lutas e as dificuldades enfrentadas para manter-se no mercado detrabalho, devido às suas diversas responsabilidades. 5ª AULA – Quarta-feira 14/03/2012Foco: Brincadeira Batata Quente.Eixos temáticos: Linguagem Oral e Escrita, Matemática, Natureza e Sociedade e Movimento.LINGUAGEM ORAL E ESCRITA Oralidade e Atividade de LeituraConversar com os alunos sobre a brincadeira que irão realizar no dia de hoje, informando queirão brincar de Batata Quente. Explicar que todos irão ouvir uma música enquanto vaipassando um objeto; ao parar a música, quem estiver com o objeto deverá dizer o seu nome epegar o seu crachá no meio da roda dentre os demais. Atividade de Escrita- Quase cruzadinha com nomes próprios (elaborar a atividade usando os nomes dos própriosalunos).
    • MATEMÁTICA Contagem e Relação de igualdade- Contar as letras do nome e agrupar de acordo com as quantidades (os nomes que tem cincoletras formam um grupo, os nomes que tem seis letras formam outro grupo e assimsucessivamente).NATUREZA E SOCIEDADE Escolha e significado do nome- Socialização das pesquisas enviadas para casa na 3ª aula (selecionar mais algumas parasocialização).MOVIMENTO Brincadeira: Chamada na roda.Formar um círculo, escolher uma criança para começar a brincadeira, ficando no meio da rodacom uma bola “que pode ser de papel”, esta deverá dizer o seu nome e jogar a bola para outracriança que trocará de lugar com ela e repetirá o procedimento. 6ª AULA - Quinta-feira 15/03/2012Foco: Alfabeto dos Nomes.Eixos temáticos: Linguagem Oral e Escrita, Matemática e Natureza e Sociedade.LINGUAGEM ORAL E ESCRITADica: Montar um mural com o nome dos alunos, organizando-os em ordem alfabética (no muraldeve constar as letras do alfabeto já devidamente organizadas para que os alunos encaixeseus nomes de acordo com a letra inicial. Cada nome deverá vir acompanhado da foto doaluno ou do seu autorretrato, para que a criança possa associar a imagem ao nome). Atividade de Leitura- Leitura coletiva do alfabeto dos nomes.
    • MATEMÁTICA Noção de posição: de frente/de costas- Identificar o aluno que está a sua frente e o que está atrás (nas costas).- Desenhar-se em duas situações: de frente e de costas. NATUREZA E SOCIEDADE Escolha e significado do nome- Socialização das pesquisas enviadas para casa na 3ª aula (selecionar as pesquisas quefaltam ser socializadas). Dia do Circo e da Escola- Conversa sobre a importância do circo e da escola ressaltando que a função da escola éeducar enquanto a do circo é divertir. É importante também enfatizar que devemos ter umtempo para cada coisa, e cada coisa deve ser vivida da melhor forma possível no seu tempo. 7ª AULA - Quarta-feira 21/03/2012Foco: Brincadeira do tesouro.Eixos temáticos: Linguagem Oral e Escrita, Matemática, Natureza e Sociedade e Movimento.LINGUAGEM ORAL E ESCRITA OralidadeInformar às crianças que elas irão conhecer um tesouro muito valioso e para isso todos terãoque participar de uma brincadeira, onde a professora irá chamar um de cada vez paraconhecer o tesouro, mas todos deverão ficar em segredo até todos descobrirem.Terminada a brincadeira, questionar os alunos;1º Qual foi o tesouro que vocês viram dentro da caixa?2º Todos viram o mesmo tesouro?3º Vocês concordam que esses tesouros são valiosos?4º Por que esses tesouros são valiosos?
    • Atividade de Leitura- Que nome é esse? (a professora diz para a turma: dou para vocês um C, um A, um I, um O,que nome formou? A turma deverá dizer: Caio).Obs.: Na medida em que a professora for mostrando as letras, deverá ir colando na lousa.Caso as crianças tenham dificuldade de descobrir o nome, ela deverá fazer as intervençõescabíveis para facilitar a leitura, dizendo: Quantas pessoas aqui tem o nome que começa com aletra C? De quem será este nome que formamos? Prosseguir com os questionamentosconforme a necessidade.Montar de três a quatro nomes. Escolher os nomes que iniciam com letras diferentes e quetenham uma escrita mais simples.MATEMÁTICA Cores- Identificar a cor dos olhos, do cabelo e a cor da pele.- Propor que os alunos façam um desenho de memória de si mesmo e pinte de acordo comsuas características reais.NATUREZA E SOCIEDADE Semelhanças e diferençasConversa sobre as características físicas de cada um, com a intenção de identificar assemelhanças e diferenças existentes entre os seres humanos. Ex.: Nossa semelhança é quetodos nós temos olhos, mas a cor dos nossos olhos pode variar, assim como o cabelo, a peleetc. Porém, isso não quer dizer que um é melhor, mais bonito, ou mais importante que o outro,aos olhos de Deus somos todos iguais.MOVIMENTO Movimento Expressivo e intencional- Brincadeira: O espelho vivo. Solicitar aos alunos que fiquem em duplas, um de frente para ooutro. Uma das crianças faz movimentos como se estivesse diante do espelho, a outra tentalhe imitar, repetindo seus movimentos. Depois, invertem-se os papéis.
    • 8ª AULA - Quinta-feira 22/03/2012Foco: Cartaz com adivinha o que é, o que é? (sugestão 4).Eixos temáticos: Linguagem Oral e Escrita, Matemática e Natureza e Sociedade.LINGUAGEM ORAL E ESCRITA Oralidade- Interpretação oral da adivinha.1º O texto fala de quê?2º As pessoas podem ter nomes iguais? Vocês conhecem pessoas que possuem o mesmonome?3º Pra que serve o nome? Atividade de Escrita- Escrita do nome (sugestão 4).MATEMÁTICA Números no contexto da vida diária / Relação de quantidade- Grafar o número correspondente à idade (sugestão 4).- Desenhar um quadradinho para cada ano de vida que tem (sugestão 4)..NATUREZA E SOCIEDADE Identidade: nome e sobrenome- Explicar aos alunos que existe a possibilidade de ter muitas pessoas com nomes iguais, atémesmo o sobre nome, mais isso não que dizer que essas pessoas pertencem à mesma família.Obs.: Se houver alunos na sala com nomes iguais ou parecidos, usá-los como exemplo.
    • Dia mundial da Água- Falar da importância da água como fonte de vida, alimentação, lazer, higiene, navegação,irrigar a terra etc.- Apontar sugestões de como evitar o desperdício da água. 9ª AULA - Quarta-feira 28/03/2012Foco: Bingo dos nomes próprios (sugestão 5).Eixos temáticos: Linguagem Oral e Escrita, Matemática, Natureza e Sociedade e Movimento.LINGUAGEM ORAL E ESCRITA Oralidade- Conversar com os alunos sobre a importância de cada letra do nome, dizendo que paraescrevê-lo corretamente não pode faltar nenhuma.- Explicar que hoje irão fazer uma atividade onde terão que identificar as letras do seu nomeatravés de uma brincadeira, na qual cada aluno receberá uma cartela com seu nome escrito ea professora fará um sorteio de letras, quem tiver em sua cartela a letra sorteada deverámarca-la. Aquele que marcar todas as letras primeiro será o vencedor. Atividade de Leitura- Bingo dos nomes próprios (a professora sorteia a letra e o aluno que tiver a letra na suacartela deverá marcar com um X).Obs.: Ao confeccionar as cartelas, a professora deverá colocar uma letra do nome em cada quadrado. A professora poderá recorrer ao alfabeto para facilitar a identificação da letra. Dar sequência ao jogo de forma que a maioria consiga marcar todas as letras do nome em suascartelas.MATEMÁTICA Sequência ordenada de números
    • - Listar na lousa a ordem dos vencedores do jogo (os alunos ditam a colocação dosvencedores e a professora escreve no quadro os nomes dos alunos e o númerocorrespondente à sequência de vitórias).NATUREZA E SOCIEDADE Árvore genealógica- Explicar que a árvore genealógica representa a formação da nossa família, que é compostapelo pai, pela mãe, pelos avós paternos (pais do nosso pai) e avós maternos (pais da nossamãe).- Construir a árvore genealógica da família, através de desenhos ou colagens (sugestão 6).Obs.: Encaminhar esta atividade para ser realizada em casa com ajuda dos pais ouresponsáveis.MOVIMENTO Brincadeira- Amarelinha com nomes. 10ª AULA - Quinta-feira 29/03/2012Foco: Cartaz com o texto: “As meninas” de Cecília Meireles.Eixos temáticos: Linguagem Oral e Escrita, Matemática e Natureza e Sociedade.LINGUAGEM ORAL E ESCRITA. Atividade de Leitura- Leitura pela professora do texto “As meninas” de Cecília Meireles (sugestão 7).- Leitura coletiva do texto pelos alunos. Oralidade- Questionamentos.1ª Qual o titulo da poesia?
    • 2ª Qual o nome da autora?3ª O que Arabela gostava de fazer?4ª E Carolina?5ª E Maria dizia o que?6ª De acordo com o texto, qual das meninas era a mais bela?7ª Qual delas era a mais sábia?8ª E quem apenas sorria?Obs.: Lembrar os alunos que as diferenças de características entre nós, não nos tornam maisimportantes e especiais que os outros.- Conversa sobre o texto (a professora fala o nome das meninas e as crianças falam o que elascostumavam fazer).Ex.: PROFESSORA ALUNOSARABELA ABRIA A JANELACAROLINA ABRIA A CORTINAMARIA OLHAVA E SORRIA: “BOM DIA!”- Explicar para as crianças que as palavras que parecem umas com as outras, nós chamamosde rima, assim como essas palavras que acabamos de falar, elas são as rimas do texto.- Fazer a rima com o nome dos alunos da turma seguindo a lista de nomes.Obs.: A professora deverá tomar muito cuidado na hora de realizar a atividade para não atribuirtermos pejorativos a criança. Atividade de Leitura- Ligar cada menina ao seu nome (sugestão 8).MATEMÁTICA Contagem e registro de numérico
    • - Contar e registrar o número correspondente à quantidade de meninas que aparece naimagem (sugestão 8).NATUREZA E SOCIEDADE Carteira de Identidade- Conversar com os alunos informando que além da Certidão de Nascimento que é o primeirodocumento que a criança possui, a criança também pode ter a sua Carteira de Identidade queassim como a Certidão possui seus dados pessoais, mas com um diferencial, que é a sua fotoe a sua assinatura, porém, no caso daqueles que não sabem escrever coloca-se a digital(marca do dedo) a qual servirá como assinatura..- Encaminhar uma carteira de identidade para ser preenchida com os pais ou responsáveis(sugestão 9).