A importância do teatro na escola

18,527 views
18,112 views

Published on

1 Comment
4 Likes
Statistics
Notes
  • o teatro alem de ser um espaço a ser conquistado e tambem uma forma de expessa varios sentimentos,porisso devemos cultua cada vez mais o teatro, pois mesmo que nao queremos aceita-lo ele faz parte da nossa vida.
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
No Downloads
Views
Total views
18,527
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
253
Actions
Shares
0
Downloads
221
Comments
1
Likes
4
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

A importância do teatro na escola

  1. 1. AImportância do Teatro na Escola
  2. 2. O Teatro na educação é um espaço a serconquistado. No Brasil, existe um númeroreduzido de instituições de ensino que inseriram aatividade teatral em suas escolas, algumasapresentam o Teatro no currículo outras, emforma de Oficinas. Embora existam educadoresque acreditam na força que o Teatro tem parapromover a aprendizagem e o desenvolvimentodo aluno ainda há um grande número de escolasque não aceitam, não acreditam e não dão odevido valor ao exercício teatral no processoeducativo do aluno.
  3. 3. O educador precisa lutar por uma educação queapresente um programa de estudos e vivênciascom a atenção voltada muito mais para asintegrações de significados do que para a meraacumulação de conhecimento, fomentando noeducando a produção de sentidos e significados.
  4. 4. Utilizar o Teatro aliado à educação, oportuniza-seaos educandos um conhecimento diversificado elúdico, existindo um clima de liberdade onde o alunolibera as suas potencialidades, expressando seussentimentos, emoções, aflições e sensações, pois éum meio de expressão para o aluno. Quando oeducando interpreta um personagem ou dramatizauma situação, revela uma parte de simesmo, mostrando como sente, pensa e vê omundo. É uma atividade artística que permite aoaluno expressar-se, explorando todas as formas decomunicação humana. O Teatro amplia o horizontedos alunos, melhora sua auto-imagem e colaborapara torná-los mais críticos e abertos ao mundo emque vivem.
  5. 5. O Teatro a serviço da educação dá ao educandoo ensejo de valorizar-se, de integrar-seharmoniosamente a um grupo, aumentando osenso de responsabilidade e o sucesso dotrabalho se dá devido à soma dos esforços detodo o conjunto. É o momento em que ocorre odesenvolvimento de cada um e do grupo,fundamentado na complementaridade dasdiferenças. A atividade teatral ensina aoseducandos a aprenderem com a diversidade,pois somente assim é que pode ocorrer aconstrução do conhecimento do sujeito.
  6. 6. Nos dias atuais, vive-se uma época decomunicação ostensiva, extensiva e impulsivae o Teatro desenvolve nos alunos aexpressividade. De acordo com Reverbel(1997, p. 168) “é preciso lutar para que oTeatro tenha seu lugar na Educação, porquese ele existe na sociedade, deve existir naescola”. O Teatro é o caminho para as escolasatingirem uma integração entre os sujeitos deforma criativa, produtiva e participativa, é umrecurso pedagógico eficaz nodesenvolvimento do educando, preparando-oa discernir os problemas em que ele iráenfrentar na sua trajetória de vida.
  7. 7. ReferênciasREVERBEL, Olga Garcia. Um Caminho do Teatro na Escola. SãoPaulo: Editora Scipione, 1997.http://www.apagina.pt/?aba=7&cat=141&doc=10585&mid=2

×