Metodologia científica
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Metodologia científica

on

  • 453 views

Metodologia científica- A construção do conhecimento.

Metodologia científica- A construção do conhecimento.
Resumo dos capítulos de um a três do livro de antonio raimundo dos santos

Statistics

Views

Total Views
453
Views on SlideShare
453
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
5
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft Word

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Metodologia científica Metodologia científica Document Transcript

    • UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CENTRO DE ESTUDO SUPERIORES DE CAXIAS-CESC Disciplina: Metodologia científica Metodologia científica- A construção do conhecimento. Santos, Antônio Raimundo dos. Metodologia científica: A construção do conhecimento. 7ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2007. 144 p. Introdução e capítulos 1; p 11-70 Biografia: Doutor em Engenharia de produção pela , Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção...
    • Santos (2007) Começa o texto com um desvio do padrão sobre a determinação do estudo de metodologia científica, ele justificar que continua essencial a forma correta de apresenta um texto técnico científico dentro das normas exigidas, mas o foco está na geração de autonomia intelectual, na forma de pensar por si próprio , estudantes e profissionais, onde se destaca os que estão em nível superior. Santos, argumenta quer nossa produção permitiu que nosso sistema educacional se descuidasse da geração, do crescimento e de capacidade. Com isso desenvolveu o analfabeto funcional alem disso nosso sistema produtivo era protegido por lei contra a concorrência internacional. No capitulo 1 Procurar criar algumas reflexões sobre a teoria e a prática, com o objetivo de resgatar a importância da teoria. A pesquisa científica colocar em evidências o intelecto humano da mesma forma que a intenção é responde a necessidade humana. A insatisfação com a situação atual das coisas gera uma mola propulsora para a atividade humana. O homem nunca está com ele mesmo, busca sempre melhorar a si mesmo. Essa é sua autor realização. Caracterizado como animal racional o ser humano e dotado de razão e vontade, sua habilidade como animal, sua constituição racional deram origem a: prática e a teoria. Capaz de ser rotineiro limitando adequação ao ambiente e instintivo se desenvolvido automaticamente e não podendo ser modificado por influência externa. A rotina e o instinto é algo inegável para o animal humano. Ela faz parte do cotidiano, só que de maneira organiza de acordo com sua cultura.
    • Animal racional tem capacidade de raciocinar, capaz de inventar e facilitar seu dia. Isso se chama de atividade intelectual ou teórica. Ação teórica e prática, assim como a racionalidade e a racionalidade não podem ser separada. A teoria prática é importante para o animal humano, fundamentada na organização da cultural e de suas ciências. Capítulo 2 Níveis e tipos de pesquisas O capítulo inicia com a afirmação de que o ser humano tem um domínio positivo e negativo na sua história de necessidade. Dividida e desconhecida por diferentes nomes e identificada como diversas ciências. Esse conjunto é a primeira referência organizada de tudo que a humanidade conseguiu. Níveis de pesquisas dividida em acadêmica e de ponta. Pesquisa acadêmica - é uma preparação para a vida, um pilar da atividade universitária, visando produção de conhecimento. Pesquisas de ponta - objetivando a formação profissional com esse nível deve tá preparado para fazer crítica e aprimora as pesquisas existentes. Além de criar novas soluções. As formas segundo os objetivos, os procedimento de coleta e fontes de informação. O objetivo da pesquisa pode chegar a criação de resposta novas. Características da pesquisa: exploratória, descritiva e analítica.
    • Pesquisa exploratória * E feita do levantamento de dados, biografia, entrevistas, etc.; Pesquisa descritiva * Observar analisa sem entra em mérito de seu conteúdo. Analítica * criar teoria aceitável a respeito de um fato. Características da pesquisa científica Segundo com a fonte de dados, de acordo com o lugar, situação dos dados recolhido de que se precisa. Fontes de dados Campo* lugar onde acontecem os fatos; Laboratório * caracterizado por duas situações: a interferência artificial e a artificializacão de sua leitura. Biografia * conjunto de material escritor sobre determinado assunto. A pesquisa científica, seu principal aspecto é o procedimento de coleta de dados método prático para juntar informações necessárias a construção de raciocínio em torno de um fato, fenômeno ou processo. Formas de coleta de dados.
    • Pesquisa bibliográficas, levantamento e pesquisa experimental. O levantamento, útil em pesquisas exploratória; a experimental é fazer experiências, mas controladas. Capítulo 3 Textos acadêmicos e científicos São informações que compõe o conhecimento individual, transmitido por meios descritos. São uma peça fundamental para na educação, já que grande parte do que se aprender depende de meios escritos. Os três grupos de textos escritos: Formas literárias * são textos artísticos (objetivo artísticos) transmite pensamentos, expressão a realidade, ou seja, o objetivo do texto é recriar, a interpretação da realidade pelo artista por descritiva ou narrativa. Formas oficiais ou comerciais* são textos que seguem normas técnicas com objetivo de estabelecer comunicação formal e documentada em ambiente de trabalho. Exemplo de textos oficiais: ofício, aviso, requerimento, memorial, ECT. Formas de textos acadêmico científico* seu objetivo é veicular o produto de uma investigação, e comunicar corretamente seus dados e informações corretas. Daí a importância do rigor, a perspectiva na utilização das técnicas e métodos. Esse texto é classificado de acordo com seu nível de aprofundamento de seus objetivos. Classificado de acordo com seu nível de aprofundamento de seus objetivos os textos acadêmicos científicos apresentam três níveis.
    • . O exploratório que é a aproximação do pesquisador com os dados de uma determinada investigação. O descritivo que visa estabelecer um contorno em relação a um tema ou problema, como localizar as dimensões, modos de funcionamento, influencias e ligações mais evidentes etc. O analítico a característica é explicar as causas efeitos,variações e ligações existentes em determinado tema. de Resenha Texto de caráter examinatório, apresentando conteúdo de obras prontas e publicadas, é um tipo de texto que precisa de uma avaliação critica ou não. Na resenha deve-se apresenta os pontos positivos e negativos além de expor as idéias principais da obra. Partes essenciais da resenha Introdução deve conter as informações principais da obra, credenciais do autor, conteúdo etc. Desenvolvimento é onde se descreve tudo que foi apresentado na introdução . Conclusão é uma pequeno resumo em relação a obra e explicação da conclusão do autor. Relatório cientifico Texto que descreve resultados produzidos por uma pesquisa de campo ou laboratório. O relatório descreve a importância do assunto estudado, além de produzir levantamentos bibliográficos de qualquer extensão. A metodologia descreve detalhadamente o relatório; além disso exposição do resultado são ordenados pelo objetivo da pesquisa. A conclusão resume tudo que foi dito no desenvolvimento. Monografia É uma pesquisa para a elaboração de um trabalho cientifico sobre um ponto particular de uma ciência, é um texto analítico escrito de forma disertativa interligado e seqüenciado para maior aprofundamento no estudo. Estrutura da monografia:
    • Introdução – expõem os objetivos contextualizando a área de estudo; Desenvolvimento é onde se dividi o estudo em tópicos para ser melhor analisado; Conclusão é a revisão de todo conteúdo tópico por tópico. Resumo e sinopses- texto redigido pelo autor de uma obra com 25 a 50 linhas. Resumo um texto mais longo(10 a 25%) do original destacando apenas as idéias originais alem de se manter a base. Artigo-relatório – é usado para anotar procedimentos com a intenção de publicar os resultados da determinada pesquisa, tem o formato de um relatório atender a uma organização para que possa ser avaliado por outros, além de ter forma sintética entre 5 e 10 páginas. Artigos científicos-textos que tem afinalidade de publicar resultados de estudos que geralmente são utilizados como publicações em jornais, revistas especializadas etc. Ensaios científicos- textos que criam propostas pessoais de um determinado autor e assuntos, e sues conhecimentos são adquiridos do meio científico comum. Os ensaios expressam a visão do autor , até mesmo de forma independente em relação ao pensamento científico. JOSE DE RIBAMAR