Resumo da primeira república

29,315 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
29,315
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
12
Actions
Shares
0
Downloads
69
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Resumo da primeira república

  1. 1. O FIM DA MONARQUIAO FIM DA MONARQUIA  Os factores que levaram ao fim daOs factores que levaram ao fim da monarquia:monarquia: – Factores de ordem económicaFactores de ordem económica – Factores de ordem socialFactores de ordem social – Factores políticosFactores políticos – RegicídioRegicídio
  2. 2. A 1ª REPUBLICAA 1ª REPUBLICA  Realizações dos RepublicanosRealizações dos Republicanos  Proclamada a República foi constituído um governo provisório dirigido por Teófilo Braga,Proclamada a República foi constituído um governo provisório dirigido por Teófilo Braga, até à aprovação da constituição de 1911.até à aprovação da constituição de 1911.  A 21 de Agosto de 1911, foiA 21 de Agosto de 1911, foi aprovada a Constituição, que estabeleceu um regimeaprovada a Constituição, que estabeleceu um regime Democrático-parlamentar.Democrático-parlamentar.  Durante a 1ª República (1910/1926), foram tomadas medidas que marcaram a diferençaDurante a 1ª República (1910/1926), foram tomadas medidas que marcaram a diferença entre o velho e o novo regime:entre o velho e o novo regime: – Uma nova bandeira e um novo hino.Uma nova bandeira e um novo hino. – Uma nova moedaUma nova moeda – Uma reforma ortográfica.Uma reforma ortográfica.
  3. 3.  Medidas de Carácter anticlerical –Medidas de Carácter anticlerical – expulsão das ordensexpulsão das ordens religiosa e nacionalização dos bens da Igreja; separação dareligiosa e nacionalização dos bens da Igreja; separação da Igreja e do Estado, proibição do ensino religioso nas escolasIgreja e do Estado, proibição do ensino religioso nas escolas oficiais.oficiais.  Medidas de Carácter FinanceiroMedidas de Carácter Financeiro – Só em 1913 com– Só em 1913 com Afonso Costa o défice foi equilibrado, as contas públicasAfonso Costa o défice foi equilibrado, as contas públicas apresentaram um saldo positivo, mas esta situação não seapresentaram um saldo positivo, mas esta situação não se manteve.manteve.  Medidas de Carácter SocialMedidas de Carácter Social – reconhecimento do direito à– reconhecimento do direito à greve e à protecção na doença e na velhice; o horário degreve e à protecção na doença e na velhice; o horário de trabalho passou para 48 h semanais; institui-se o divórcio e atrabalho passou para 48 h semanais; institui-se o divórcio e a igualdade entre filhos legítimos e ilegítimos e dignificação daigualdade entre filhos legítimos e ilegítimos e dignificação da mulher.mulher.  Medidas no Domínio da EducaçãoMedidas no Domínio da Educação - Para fazer face à- Para fazer face à taxa de analfabetismo que era de 75%, salientam-se astaxa de analfabetismo que era de 75%, salientam-se as seguintes medidas:seguintes medidas: – Escolaridade obrigatória entre os 7 e os 10 anos.Escolaridade obrigatória entre os 7 e os 10 anos. – Criação de Jardins-escola e aumento das escolasCriação de Jardins-escola e aumento das escolas primárias.primárias. – Reforma do ensino técnico.Reforma do ensino técnico. – Criação das Universidades de Lisboa e Porto.Criação das Universidades de Lisboa e Porto.
  4. 4. A queda da 1ª experiênciaA queda da 1ª experiência democráticademocrática  A participação na 1ª Guerra Mundial deu início aA participação na 1ª Guerra Mundial deu início a um período de instabilidade política eum período de instabilidade política e dificuldades económico-financeiras.dificuldades económico-financeiras. – Entre 1910 e 1926 existiram oito Presidentes daEntre 1910 e 1926 existiram oito Presidentes da República e 45 governosRepública e 45 governos  Crise económico-financeira:Crise económico-financeira: – Inflação galopanteInflação galopante – Desvalorização da moedaDesvalorização da moeda – Preços a subirem/ os salários não acompanhavam aPreços a subirem/ os salários não acompanhavam a subida dos preçossubida dos preços  Défice financeiroDéfice financeiro  DITADURA MILITARDITADURA MILITAR
  5. 5. A DITADURA MILITAR DE 1926-A DITADURA MILITAR DE 1926- 3333  Golpe militar comandado pelo General GomesGolpe militar comandado pelo General Gomes da Costa.da Costa.  O parlamento foi dissolvido.O parlamento foi dissolvido.  As liberdades individuais suspensas.As liberdades individuais suspensas.  O poder foi assegurado pelos militares.O poder foi assegurado pelos militares.  No entanto a instabilidade política continuou.No entanto a instabilidade política continuou.  Em 1928, Óscar Carmona, através de eleiçõesEm 1928, Óscar Carmona, através de eleições onde era o único representante, ganha asonde era o único representante, ganha as eleições e chama para Ministro das finançaseleições e chama para Ministro das finanças António Oliveira Salazar.António Oliveira Salazar.
  6. 6. A DITADURA MILITAR DE 1926-A DITADURA MILITAR DE 1926- 3333  Golpe militar comandado pelo General GomesGolpe militar comandado pelo General Gomes da Costa.da Costa.  O parlamento foi dissolvido.O parlamento foi dissolvido.  As liberdades individuais suspensas.As liberdades individuais suspensas.  O poder foi assegurado pelos militares.O poder foi assegurado pelos militares.  No entanto a instabilidade política continuou.No entanto a instabilidade política continuou.  Em 1928, Óscar Carmona, através de eleiçõesEm 1928, Óscar Carmona, através de eleições onde era o único representante, ganha asonde era o único representante, ganha as eleições e chama para Ministro das finançaseleições e chama para Ministro das finanças António Oliveira Salazar.António Oliveira Salazar.

×