PROJETO "CLICAR PARA INCLUIR"
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Like this? Share it with your network

Share

PROJETO "CLICAR PARA INCLUIR"

on

  • 2,548 views

 

Statistics

Views

Total Views
2,548
Views on SlideShare
822
Embed Views
1,726

Actions

Likes
0
Downloads
2
Comments
0

11 Embeds 1,726

http://emilinha-xavier.blogspot.com 615
http://nte-arraias.blogspot.com.br 473
http://aninhateste10.blogspot.com 235
http://aninhateste10.blogspot.com.br 205
http://nte-arraias.blogspot.com 175
http://emilinha-xavier.blogspot.com.br 13
http://nte-arraias.blogspot.pt 6
http://aninhateste10.blogspot.no 1
http://aninhateste10.blogspot.cz 1
http://aninhateste10.blogspot.pt 1
http://nte-arraias.blogspot.in 1
More...

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

PROJETO "CLICAR PARA INCLUIR" Presentation Transcript

  • 1. PÚBLICO ALVO: ALUNOS DO 5ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL RESPONSÁVEIS: PROFESSORAS FORMADORAS DO NTE ANA MARIA DI SANTOS JOSEMÍLIA OLIVEIRA XAVIER
  • 2.  
  • 3. APRESENTAÇÃO A situação da exclusão digital é tão grave que a ONU - Organização das Nações Unidas resolveu colocá-la entre os piores problemas da sociedade atual ao lado da fome, do desemprego e do analfabetismo. A inclusão digital é uma forma de simplificar a rotina diária das pessoas, maximizar o tempo e as suas potencialidades. Um incluído digitalmente não é aquele que apenas utiliza essa nova linguagem, mas aquele que usufrui desse suporte para melhorar as suas condições de vida e até mesmo buscar soluções práticas que melhorem suas vidas seja no dia-a-dia ou na vida profissional. É sabido que a Inclusão Digital nas escolas traz consigo um novo tipo de aluno e professor. Essa nova forma de ensinar e aprender requer observações, avaliações e orientações ininterruptas, considerando que a Inclusão Digital na escola está apenas iniciando uma revolução na relação ensino/aprendizagem em ambientes virtuais. Atentos à possibilidade de maior interação promovida pela aprendizagem assistida por computador, pesquisadores procuram fazer com que o aprendizado possa ocorrer de forma colaborativa .
  • 4. Nesses ambientes, professores e alunos interagem na construção de um objetivo comum, passando a ser alunos e professores uns dos outros, possibilitando a transformação da imensa carga de informação recebida diariamente em conhecimento sistematizado. Este trabalho visa a observar e a avaliar, alguns dos caminhos pelo qual essa transformação tem passado, bem como, a visualizar algumas novas pistas por onde seguir nessa longa e desafiante jornada . Partindo de uma discussão dos limites e possibilidades abertas pelas inovações tecnológicas na educação, o objetivo deste trabalho é salientar que a introdução digital pode gerar resultados positivos ou negativos, dependendo do uso que o professor faz dessas tecnologias. Salienta-se, também, a necessidade de que mais discussões sobre o efeito dessas inovações sejam realizadas e de que os professores estejam preparados para agir neste novo contexto que se apresenta, possibilitando a desmistificação do computador em sala de aula.
  • 5. PROBLEMA As Unidades Escolares da Diretoria Regional de ensino de Arraias conhecem e trabalham com os recursos tecnológicos no cotidiano escolar, acerca dos conhecimentos sobre as novas tecnologias na área de informática, englobando informações sobre computadores, softwares, internet e outros equipamentos ligados à área educacional. OBJETIVO GERAL Propiciar o processo da inclusão digital aos professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, criando situações de aprendizagem que levem os mesmos à construção do conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo e que resultem, efetivamente, na construção dos conhecimentos e habilidades esperados em cada turma.
  • 6.
    • METODOLOGIAS
    • Realizar uma reunião com a equipe escolar para apresentação e sensibilização quanto ao projeto “Clicar para Incluir” ;
    • Informar aos pais, e, consequentemente solicitar autorização dos mesmos para que os alunos possam se deslocarem para o Laboratório do NTE da Diretoria Regional de Ensino, nos dias e horários a serem marcados pela escola, para participarem de aulas práticas referente aos programas Writer e Impress propostos pelo projeto “Clicar para Incluir” , sendo estas, ministradas uma vez por semana, com duração de duas horas nos períodos matutino e vespertino.
    • Ministrar na primeira quinzena de outubro as oficinas de blog e mapa conceitual com alunos e professores do 5º ano da escola Estadual Jacy Alves de Barros, com o objetivo de promover situações de ensino que possam aprimorar a aprendizagem dos mesmos;
    • Acompanhar e monitorar o planejamento da professora do 5º ano da escola Estadual Jacy Alves de Barros, para fortalecer a efetivação do uso dos recursos tecnológicos em sala de aula, no período de agosto a dezembro/2011.
  • 7.
    • RESULTADOS ESPERADOS
    • Melhoria na qualidade do planejamento dos professores;
    • Melhoria no desempenho acadêmico dos alunos;
    • Elevação da auto-estima dos alunos e professores;
    • Utilização do laboratório de informática de forma sistematizada por professores e alunos.
    • Esperamos que o projeto apresentado sirva para romper os obstáculos e entraves que ainda impedem que as novas tecnologias da informação e comunicação – computador e internet sejam inseridos na prática docente e enxergar as possibilidades positivas do uso e tais tecnologias não somente pelos alunos, mas por todos os que integram a equipe escolar.
  • 8. CRONOGRAMA PERÍODO AÇÕES Junho / 2011 Elaborar o Projeto “Clicar para Incluir”. Agosto 26 e 29 Apresentar o Projeto “Clicar para Incluir” na escola Jacy Alves de Barros. Agosto 29 Iniciar o acompanhamento no período vespertino, ao planejamento da professora do 5ºano na Escola Estadual Jacy Alves de Barros. Outubro 03 a 15/10/2011 Ministrar oficina de blog com professores e alunos do 5º ano, como também, monitorar o planejamento da professora e iniciar a aula prática no Labin do NTE com os alunos. Outubro - 03 a 15/10 Novembro - 31/10 a 04/11; 14 a 18/11 e 28/11 a 02/12 Monitorar e acompanhar o planejamento da professora, como também, as aulas práticas com os alunos. Dezembro 05 a 09/12 Socializar o projeto “Clicar para Incluir”.
  • 9. CONTATOS: Ana Maria Di Santos E-mail: [email_address] Blog: http://aninhateste10.blogspot.com Josemília Oliveira Xavier E-mail: [email_address] Blog: http://emilinha-xavier.blogspot.com TELEFONES: 63 – 39511012 – 39511006 BLOG DO NTE http://nte-arraias.blogspot.com