Your SlideShare is downloading. ×
0
PROJETO "CLICAR PARA INCLUIR"
PROJETO "CLICAR PARA INCLUIR"
PROJETO "CLICAR PARA INCLUIR"
PROJETO "CLICAR PARA INCLUIR"
PROJETO "CLICAR PARA INCLUIR"
PROJETO "CLICAR PARA INCLUIR"
PROJETO "CLICAR PARA INCLUIR"
PROJETO "CLICAR PARA INCLUIR"
PROJETO "CLICAR PARA INCLUIR"
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

PROJETO "CLICAR PARA INCLUIR"

2,375

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
2,375
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
4
Actions
Shares
0
Downloads
3
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. PÚBLICO ALVO: ALUNOS DO 5ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL RESPONSÁVEIS: PROFESSORAS FORMADORAS DO NTE ANA MARIA DI SANTOS JOSEMÍLIA OLIVEIRA XAVIER
  • 2.  
  • 3. APRESENTAÇÃO A situação da exclusão digital é tão grave que a ONU - Organização das Nações Unidas resolveu colocá-la entre os piores problemas da sociedade atual ao lado da fome, do desemprego e do analfabetismo. A inclusão digital é uma forma de simplificar a rotina diária das pessoas, maximizar o tempo e as suas potencialidades. Um incluído digitalmente não é aquele que apenas utiliza essa nova linguagem, mas aquele que usufrui desse suporte para melhorar as suas condições de vida e até mesmo buscar soluções práticas que melhorem suas vidas seja no dia-a-dia ou na vida profissional. É sabido que a Inclusão Digital nas escolas traz consigo um novo tipo de aluno e professor. Essa nova forma de ensinar e aprender requer observações, avaliações e orientações ininterruptas, considerando que a Inclusão Digital na escola está apenas iniciando uma revolução na relação ensino/aprendizagem em ambientes virtuais. Atentos à possibilidade de maior interação promovida pela aprendizagem assistida por computador, pesquisadores procuram fazer com que o aprendizado possa ocorrer de forma colaborativa .
  • 4. Nesses ambientes, professores e alunos interagem na construção de um objetivo comum, passando a ser alunos e professores uns dos outros, possibilitando a transformação da imensa carga de informação recebida diariamente em conhecimento sistematizado. Este trabalho visa a observar e a avaliar, alguns dos caminhos pelo qual essa transformação tem passado, bem como, a visualizar algumas novas pistas por onde seguir nessa longa e desafiante jornada . Partindo de uma discussão dos limites e possibilidades abertas pelas inovações tecnológicas na educação, o objetivo deste trabalho é salientar que a introdução digital pode gerar resultados positivos ou negativos, dependendo do uso que o professor faz dessas tecnologias. Salienta-se, também, a necessidade de que mais discussões sobre o efeito dessas inovações sejam realizadas e de que os professores estejam preparados para agir neste novo contexto que se apresenta, possibilitando a desmistificação do computador em sala de aula.
  • 5. PROBLEMA As Unidades Escolares da Diretoria Regional de ensino de Arraias conhecem e trabalham com os recursos tecnológicos no cotidiano escolar, acerca dos conhecimentos sobre as novas tecnologias na área de informática, englobando informações sobre computadores, softwares, internet e outros equipamentos ligados à área educacional. OBJETIVO GERAL Propiciar o processo da inclusão digital aos professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, criando situações de aprendizagem que levem os mesmos à construção do conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo e que resultem, efetivamente, na construção dos conhecimentos e habilidades esperados em cada turma.
  • 6.
    • METODOLOGIAS
    • Realizar uma reunião com a equipe escolar para apresentação e sensibilização quanto ao projeto “Clicar para Incluir” ;
    • Informar aos pais, e, consequentemente solicitar autorização dos mesmos para que os alunos possam se deslocarem para o Laboratório do NTE da Diretoria Regional de Ensino, nos dias e horários a serem marcados pela escola, para participarem de aulas práticas referente aos programas Writer e Impress propostos pelo projeto “Clicar para Incluir” , sendo estas, ministradas uma vez por semana, com duração de duas horas nos períodos matutino e vespertino.
    • Ministrar na primeira quinzena de outubro as oficinas de blog e mapa conceitual com alunos e professores do 5º ano da escola Estadual Jacy Alves de Barros, com o objetivo de promover situações de ensino que possam aprimorar a aprendizagem dos mesmos;
    • Acompanhar e monitorar o planejamento da professora do 5º ano da escola Estadual Jacy Alves de Barros, para fortalecer a efetivação do uso dos recursos tecnológicos em sala de aula, no período de agosto a dezembro/2011.
  • 7.
    • RESULTADOS ESPERADOS
    • Melhoria na qualidade do planejamento dos professores;
    • Melhoria no desempenho acadêmico dos alunos;
    • Elevação da auto-estima dos alunos e professores;
    • Utilização do laboratório de informática de forma sistematizada por professores e alunos.
    • Esperamos que o projeto apresentado sirva para romper os obstáculos e entraves que ainda impedem que as novas tecnologias da informação e comunicação – computador e internet sejam inseridos na prática docente e enxergar as possibilidades positivas do uso e tais tecnologias não somente pelos alunos, mas por todos os que integram a equipe escolar.
  • 8. CRONOGRAMA PERÍODO AÇÕES Junho / 2011 Elaborar o Projeto “Clicar para Incluir”. Agosto 26 e 29 Apresentar o Projeto “Clicar para Incluir” na escola Jacy Alves de Barros. Agosto 29 Iniciar o acompanhamento no período vespertino, ao planejamento da professora do 5ºano na Escola Estadual Jacy Alves de Barros. Outubro 03 a 15/10/2011 Ministrar oficina de blog com professores e alunos do 5º ano, como também, monitorar o planejamento da professora e iniciar a aula prática no Labin do NTE com os alunos. Outubro - 03 a 15/10 Novembro - 31/10 a 04/11; 14 a 18/11 e 28/11 a 02/12 Monitorar e acompanhar o planejamento da professora, como também, as aulas práticas com os alunos. Dezembro 05 a 09/12 Socializar o projeto “Clicar para Incluir”.
  • 9. CONTATOS: Ana Maria Di Santos E-mail: [email_address] Blog: http://aninhateste10.blogspot.com Josemília Oliveira Xavier E-mail: [email_address] Blog: http://emilinha-xavier.blogspot.com TELEFONES: 63 – 39511012 – 39511006 BLOG DO NTE http://nte-arraias.blogspot.com

×