Eratóstenes e a terra

1,286 views
1,124 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,286
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
21
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Eratóstenes e a terra

  1. 1. Eratóstenes e a Terra. A circunferência da Terra.
  2. 2. <ul><ul><li>ERATÓSTENES VIVEU NO EGITO ENTRE OS ANOS 276 E 194 ANTES DE CRISTO. Ele era bibliotecário-chefe da famosa Biblioteca de Alexandria, e foi lá que encontrou, num velho papiro, indicações de que ao meio-dia de cada 21 de junho na cidade de Siena, 800 km ao sul de Alexandria, uma vareta fincada verticalmente no solo não produzia sombra. </li></ul></ul>Se o mundo é plano como uma mesa, então as sombras das varetas têm de ser iguais. Se isto não acontece é porque a Terra deve ser curva!
  3. 3. <ul><li>Quanto mais curva fosse a superfície da Terra, maior seria a diferença no comprimento das sombras. </li></ul>Eratóstenes decidiu fazer um experimento. Ele mediu o comprimento da sombra em Alexandria ao meio-dia de 21 de junho, quando a vareta em Siena não produzia sombra. Assim obteve o ângulo A, conforme a figura abaixo.
  4. 4. As retas paralelas são os raios de luz do Sol e a reta transversal é a que passa pelo centro da Terra e pela vareta em Alexandria. O ângulo B(também igual a 7°), é a uma fração conhecida da circunferência da Terra e corresponde à distância entre Siena e Alexandria! Eratóstenes sabia que essa distância valia cerca de 800 km e então pensou: 7°  1/50 da circunferência (360°) e isso corresponde a cerca de 800 km.
  5. 5. Oitocentos quilômetros vezes cinqüenta são quarenta mil quilômetros, de modo que deve ser este o valor da circunferência da Terra.
  6. 6. Escola Estadual Fernando Corrêa Data: 12/04/2010 <ul><li>Alunos: Alaor, Luiz Felipe, José Paulo e Daniele. </li></ul><ul><li>N°: 03, 25, 20 e 07 </li></ul><ul><li>Professor: Amôr Josê Miguel dos Santos </li></ul><ul><li>Matéria: Matemática </li></ul>

×