Your SlideShare is downloading. ×
O homem e satanás
O homem e satanás
O homem e satanás
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

O homem e satanás

980

Published on

Published in: Spiritual, Technology
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
980
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
8
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. O HOMEM E SATANÁS 3.1 - O Homem - a Imagem de Deus - Criado para ter Domínio Deus tinha motivos muito bons para a criação do homem (homem e mulher). Ele tinha um maravilhoso plano e propósito para eles. Pelo fato de Deus ser amor, ele desejava ter seres que pensassem e sentissem como ele, seres com os quais pudesse compartilhar sua vi- da..., tudo o que ele é e tudo com o qual ele está envolvido - e que dominassem os céus e a terra com ele, como filhos. Assim sendo, ele criou o homem - em sua própria imagem. "Então Deus disse: façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa seme- lhança, e que eles dominem sobre os peixes dos mares e sobre as aves dos céus, e sobre o ga- do, e sobre toda a terra, e sobre todas as criaturas que se movem sobre a terra. Assim sendo, Deus criou o homem à sua própria imagem, à imagem de Deus ele o criou macho e fêmea, ele os criou." (Gênesis 1:26, 27). ♦ O homem foi feito do pó. Gênesis 2:8; ♦ Tinha ele alimento e água. Gênesis 2:9-10; ♦ Só precisava cultivar e guardar o seu local de moradia. Gênesis 2:15; ♦ Era para comer de todas as árvores frutíferas menos a do conhecimento do bem e do mal. Gênesis 2:16-17; ♦ Foi privilegiado (honrado) por Deus em dar o nome a todos os animais e aves. Gênesis 2:18-20; ♦ Ganhou uma esposa, auxiliadora. Gênesis 2:22; ♦ Chamou a mulher de varoa. Gênesis 2:29; ♦ Após a queda passou a chamar de Eva. Gênesis 3:20; ♦ Foi criado em retidão. Eclesiastes 7:29; ♦ Não tinha malícia e maldade aos olhos. Gênesis 2:25; ♦ Teve o privilégio (honra) de falar com o Senhor Deus sempre nas virações dos seus dias. Gênesis 3:8; ♦ Tanto ele como ela comeram o fruto proibido. Gênesis 3:6; ♦ Descobriu que estava nu, teve vergonha, medo e se escondeu do Senhor. Gênesis 3:7-10; ♦ Foi expulso do jardim. Gênesis 3:23; ♦ Por sua causa foi amaldiçoada a terra. Gênesis 3:17; ♦ Teve com sua esposa muitos filhos e filhas. Gênesis 5:4; ♦ O primeiro homem foi responsável por entrar no mundo, "o pecado", e pelo pecado a mor- te a todos os homens. Romanos 5:12; ♦ O primeiro homem (Adão) viveu 930 anos de idade e morreu. A sua esposa não se sabe com que idade faleceu. Gênesis 5:5;
  • 2. 3.2 - Satanás Deus criou muitas coisas maravilhosas antes de criar os céus e a terra. Entre estas coisas estavam os seus anjos - seres espirituais cujo propósito é o de cumprirem a vontade de Deus. Os anjos adoram a Deus e o servem continuamente. (Apocalipse 5:11-14). Dentre muitos anjos, Deus criou Lúcifer (título ou nome dado a Satanás quando este vivia junto a presença de Deus). Lúcifer/Satanás era: ♦ Um querubim. Ezequiel 28:14; ♦ Era perfeito e cheio de sabedoria. Ezequiel 28:13; ♦ Foi criado por Deus e andava no jardim de Deus. Sobre o brilho das pedras e do ouro. E- zequiel 28:13, 14; ♦ Era perfeito nos seus caminhos, mas achou-se no coração a iniquidade. Ezequiel 28:15; ♦ Era chamado a Estrela da manhã (se dá aí o título de Lúcifer). Isaías 14:12; ♦ Era formoso. Ezequiel 28:17a; Sua queda: ♦ Elevou seu coração e achou-se iniqüidade. Ezequiel 28:15-17; ♦ Quis ficar acima das estrelas de Deus. Isaías 14:13; ♦ Quis ter o seu próprio trono. Isaías 14:13; ♦ Quis ficar semelhante ao Altíssimo. Isaías 14:14. Se tornou: ♦ Violento. Ezequiel 28:16; ♦ Pai da mentira. João 8:44; ♦ Assassino, ladrão e destruidor. João 10:10; ♦ Deus e príncipe deste mundo. II Coríntios 4;4; João 12:31; ♦ Enganador. Apocalipse 12:9; ♦ Acusador. Apocalipse 12:10. No entanto, quando Lúcifer (Satanás) passou a compreender sobre o plano de Deus de criar o homem, ele se rebelou contra Deus. Ele queria estar acima do trono de Deus. Ele desejava a posição e a autoridade que Deus havia planejado para a espécie humana. Ele queria governar toda a criação acima do trono de Deus no céu. Toda esta má intenção causou-lhe a expulsão do céu e junto com ele a terça parte dos anjos. Apocalipse 12:4; "Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Foste derribado à terra, tu que outrora debilitavas as nações! Disseste no teu coração subirei ao céu exaltarei o meu torno acima das estrelas de Deus, assentarei entronizado no monte da assembléia, no mais alto da sagrada montanha, su- birei acima das mais altas nuvens, tornar-me-ei semelhante ao Altíssimo. (Isaías 14:12-14).
  • 3. Lançado para a terra, ele perdeu todas as suas características que tivera em sua cri- ação (Ezequiel 28:11-17, e tornou-se maligno e cheio de trevas. Passou a ser chamado Sata- nás, diabo e demônio, entre outros títulos... (Apocalipse 12:9). 3.2.1 - Como enganou o homem e a mulher Distorcendo as palavras de Deus ditas a Adão sobre as árvores do jardim. Ele dis- se que a árvore do conhecimento do bem e do mal não era tão mal (ruim), assim - ao contrá- rio, ela se tornaria semelhante aos deuses. Ainda que sabendo que era uma mentira, Adão também comeu da árvore (Gênesis 3:4-7) (ver I Timóteo 2:14). "E vendo a mulher que o fruto da árvore era bom para se comer e agradável aos olhos, e também desejável para se ganhar sabedoria, ela pegou um fruto e comeu e deu tam- bém ao seu marido e ele comeu." (Gênesis 3:6). Através deste isolado ato de pecado, o homem perdeu a glória, a imagem de Deus, e o domínio sobre a criação. Satanás então tomou o trono desocupado por Adão e Eva e exer- ceu o seu domínio sobre a Terra, e a morte encheu o mundo (Hebreus 2:14-15). (ver também Romanos 5:12). "... o pecado entrou no mundo através de um só homem, e a morte através do pecado..." Todas as gerações subseqüentes a Adão e Eva herdaram a sua natureza caída. To- dos foram submetidos ao poder e ao domínio de Satanás. "Quanto a vocês, vocês estavam morto em suas transgressões.... Todos nós vivía- mos dentre eles em certa ocasião... semelhante ao restante, éramos por natureza objetos de ira. (Efésios 2:1-3). Satanás prendeu o coração dos homens à idolatria (Romanos 1:21-23); imoralida- de (Romanos 1:24-27); e todo os tipo de iniquidade (Romanos 1:28-32). Mas, Deus não desistiu do homem por causa do seu pecado! Não! Ao invés, ele colocou em ação um outro plano grandioso. Deus colocou em ação o plano de salvar a humanidade do poder de Satanás e de restaurá-la ao seu plano original de sermos seus filhos e de compartilharmos do seu trono. Ele começou a preparar o mundo para a vinda do Salvador - Jesus (ver I Coríntios 15:22).

×