Your SlideShare is downloading. ×

Bíblia

491

Published on

Published in: Spiritual, Technology
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
491
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
10
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. 1 - A BÍBLIA 1.1 - A Bíblia é a Palavra de Deus A Bíblia é a palavra de Deus e o livro especial do Senhor. Ela não é como os outros livros, mas é um livro sobrenatural. Foi escrita por muitas pessoas diferentes, as quais escreveram através da inspiração do Espírito Santo de Deus (veja II Timóteo 3:16). O que foi escrito não foi loucura ou alucinações humanas (veja II Pedro 1:20-21). A Bíblia é o Livro mais vendido do mundo, foi traduzida mais do que qualquer outro livro. Foi originalmente escrita em três línguas - hebraico, aramaico e grego. A Bíblia é um dos livros mais antigos do mundo. Os trechos mais antigos dela remotam a quase 4.000 anos. No entanto, ela é ainda o livro mais moderno do mundo hoje em dia, pois nela encontramos as respostas as maiores perguntas da vida: - De onde eu vim? - Por que estou aqui? - Para onde irei? O relacionamento mais importante que você pode ter nesta vida é com Deus. Através da Bíblia você chega a compreender a natureza de Deus - os seus pensamentos, seus planos e as suas promessas para você. 1.2 - Eis aqui a maior promessa do mundo "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16). 1.3 - O propósito da Palavra de Deus "... as sagradas escrituras ... podem torná-lo sábio para a salvação através da fé em Cristo Jesus. Toda escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, a repreensão, a correção, e o treinamento em retidão." (II Timóteo 3:15-16). "O seu divino poder nos deu tudo o que necessitamos para a vida e piedade. Através do nosso conhecimento através daquele que nos chamou através da sua própria glória e bondade. "Através destas coisas Ele nos deu as suas grandiosíssimas e preciosíssimas promessas, a fim de que através delas vocês possa participar da natureza divina e escapar da corrupção do mundo que é causada pelos desejos malignos." (II Pedro 1:3, 4). 1.4 - A Palavra de Deus Produz Vida
  • 2. "...as palavras que eu vos são Espírito e vida." (João 6:63). 1.4.1 - Ela é criadora "Pela palavra do Senhor foram feito os céus, e os seus exércitos de estrelas, pelo sopro da sua boca... porque ele falou e tudo se fez, ele ordenou e tudo se firmou." (Salmos 33:6,9 - Hebreus 11:3). 1.5 - A Palavra de Deus é como Água Começamos a vida no Reino de Deus totalmente "lavados" pela palavra de Deus. "Vocês já estão limpos por causa da palavra que lhes falei" (João 15:3). Veja também Efésios 5:25-27. A Palavra de Deus plantada em nossos corações, nos mantém livres do pecado. "Como pode o jovem manter o seu caminho puro? Vivendo de acordo com a palavra... Escondi a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti." (Salmos 119:9, 11). 1.6 - A Palavra de Deus é Luz Para as Nossas Vidas E temos a palavra dos profetas mais estabelecidas, e será bom para vocês prestarem atenção a ela, como uma luz que brilha num lugar escuro até o dia raiar e a estrela da manhã aparecer em seus corações." (II Pedro 1:19). 1.6.1 - Ela dá entendimento num mundo de trevas "Os mandamentos do Senhor são radiantes e iluminam os olhos." (Salmos 19:8). "A tua palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho... A entrada da tua palavra lá luz, ela dá entendimento aos simples." (Salmos 119:105, 130). 1.7 - A Palavra de Deus é Comida Espiritual "Respondeu Jesus: está escrito: O homem não viverá só de pão, mas de toda a palavra que procede da boca de Deus" (Mateus 4:4). 1.7.1 - Ela produz crescimento espiritual "Irmãos, não pude falar com vocês na qualidade de pessoas espirituais, e sim carnais - meros bebês em Cristo. Dei-lhes leite, e não alimento sólido, pois vocês não estavam prontos para isto... (I Coríntios 3:1, 2) (ver I Pedro 2:2 e Efésios 4:12-15). 1.8 - A Palavra de Deus é uma Semente Em Lucas 8:14,15, Jesus contou aos seus discípulos a parábola do Semeador. No versículo 11 ele disse: "A semente é a palavra de Deus." (ver Salmos 1:3 - Deus quer que sejamos frutíferos). (ler II Coríntios 9:10).
  • 3. 1.9 - A Palavra de Deus é como uma Espada "Tomem .. a espada do Espírito, que é a palavra de Deus." (Efésios 6:17; Hebreus 4:12). A espada que Jesus usou para lutar contra Satanás foi a palavra... "está escrito". (Lucas 4:1-14). 1.10 - A Palavra de Deus nos Ajuda a Orar "Se vocês permanecerem em mim e as minhas palavras permanecerem em vocês, peçam qualquer coisa que vocês quiserem, e lhe será dado. (João 15:7). 1.11 - A Palavra de Deus é Poderosa em Nós "Portanto, todo aquele que ouve estas palavras e as pratica... edificou a sua casa sobre a rocha... e veio o vento e deu contra aquela casa que não caiu..." (Mateus 7:24-27). Jesus disse que o homem sábio que edificou a sua casa sobre a rocha era uma ilustração daqueles que ouvem a sua palavra e a obedece. A palavra de Deus produz um concreto (material de construção) interno em nossas vidas de forma tal que ficamos firmes e fortes; não importando o que possa vir contra nós.

×