SlideShare uma empresa Scribd logo
1 de 45
AS OBRAS DA CARNE E O FRUTO DO ESPÍRITO
(Gl 5.19-23) “Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus.  Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra essas coisas não há lei.”
Existem três grandes inimigos na vida cristã: O mundo, o diabo e a carne.
Contra o diabo, lutamoscontra os principados, as potestades, os dominadores deste mundo, contra as forças espirituais do mal. (Ef 6.12) “porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.”
Contra o mundo lutamoscontra o sistema que governa o mundo, sistema anti-Deus, anti-Cristão.
Contra a carne a nossa luta é contra nós mesmos, contra os nossos desejos mais profundos. “Carne” é a natureza pecaminosa com seus desejos corrompidos, a qual continua no cristão após a sua conversão, sendo seu inimigo mortal
OBRAS DA CARNE
Todos nós temos dificuldade de enxergar a nossa carnalidade, e os nossos defeitos.Defendemos nossas ações e nos justificamos com o perfume das desculpas. Nascemos em pecado, em pecado vivemos e pecamos todos os dias através de nossos pensamentos, palavras, ações e omissões.Jesus disse:
Mc 7.21 “Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios,os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura.Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem.”Mt 15.19 “Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.”
O apóstolo Paulo relaciona as obras da carne em grupos.O primeiro grupo:Prostituição – Impureza – Lascívia
Prostituição – É toda e qualquer indecência sexual, qualquer ato sexual proibido e, toda e qualquer relação sexual fora do casamento. A prostituição trata o corpo como uma "coisa", que pode ser usado ou vendido para que outros possam usar.
Impureza -  Atos impuros dos pensamentos e desejos do coração, palavras ou ações sexuais impuras ou inconvenientes.
Lascívia– Sensualidade, é a pessoa adotar suas próprias paixões e maus desejos a ponto de perder a vergonha e a decência.
O segundo grupo fala da falsa religiosidade.Idolatria – Feitiçaria
Idolatria - Adoração de espíritos, pessoas ou ídolos, e também a confiança numa pessoa, instituição ou objeto como se tivesse autoridade igual ou maior que Deus e Sua palavra.
Feitiçaria- É a manipulação de objetos (que se tornam sagrados) para que estes objetos tenham poder para mudar a vida das pessoas. Rosa benta, copo de água santo, etc. Espiritismo, magia negra, adoração de demônios e uso de drogas.
O terceiro grupo fala das atitudes e práticas contra o próximo.Inimizades – Porfias – Emulações – Iras Pelejas – Dissensões – Heresias – Invejas
Inimizades - Intenções e ações agressivas, antipatia e falta de amor.
Porfia - Briga, oposição, luta por superioridade. Resultado da inimizade ou falta de amor.
Emulações - Ressentimento, ter inveja do sucesso dos outros. É o sentimento de necessidade de ser reconhecido como o melhor, é desejar ter o status mais importante do que todos em sua volta, é querer ser o primeiro sempre, é desejar receber vantagens e honrarias.
Iras- Fúria explosiva que fala através de palavras e ações violentas.
Pelejas- Brigas, rebeldias, lutas por superioridade. Ambição com o fim de ganhar seguidores de suas idéias egoístas e a cobiça do poder.
Dissensões – Introduzir ensino na congregação sem qualquer respaldo bíblico. Fazendo parecer que a palavra e Deus o autoriza tal pensamento.
Heresias - Grupos divididos que destroem a unidade da igreja.
Inveja - Antipatia contra outra pessoa que possui algo que não temos e queremos. A inveja é o sentimento de infelicidade produzido pelo sucesso de outros.
O quarto grupo trata dos assuntos relacionados ao domínio próprio.Homicídios - Bebedices – Glutonarias  Coisas semelhantes a estas.
Homicídios - É a destruição violenta da vida de uma pessoa por outra pessoa, é o ato de matar alguém.
Bebedices- Descontrole das capacidades físicas e mentais causadas pelo uso de bebida embriagante. Beber bebidas alcoólicas demais ao ponto de perder o controle.
Glutonarias - Qualidade de comilão; gula, voracidade de quem come com avidez. Gula- Excesso na comida e na bebida.Comer sem necessidade, sem sentir fome; comer além do limite.
Coisas semelhantes a estas – No tempo de Paulo em certas festas de bebedices e glutonarias eram praticados certos sacrifícios (homicídios) grande parte por falta de controle do corpo e da mente por causa do álcool. Alguém embriagado que ao dirigir mata outro com o seu carro é um exemplo desse excesso que causa a bebida.
O FRUTO DO ESPÍRITO
O fruto do Espírito Santo é o resultado da ação do Espírito Santo na vida do Cristão na medida que ele permite que o Espírito dirija e o influencie. Um dos propósitos principais do Espírito Santo ao entrar na vida de um Cristão é a de transformar aquela vida. As obras da carne é comum no homem sem Cristo, o Fruto do Espírito é obra do homem salvo.
Paulo usou o termo  fruto no singular, indicando um fruto. Apesar de ter usado o termo no singular, usou nove palavras para falar sobre o Fruto do Espírito.“Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra essas coisas não há lei.”(Gl 5:22,23)Significa que a manifestação de Deus nas nossas vidas é uma só e que produz muitas virtudes.
O fruto do Espírito abrange: Amor, Gozo, Paz, Longanimidade, Benignidade, Bondade, Fé, Mansidão, Temperança.
Amor - É o interesse e a busca do bem maior de outra pessoa sem nada querer em troca. (Ef 5.2) “e andai bem amor, como também Cristo vos amou e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.”
Gozo– Alegria é o profundo contentamento do coração, o verdadeiro gosto de viver, a "satisfação no Senhor", independente das circunstâncias. Sua fonte está na graça de Deus.(Sl 119.16) “Alegrar-me-ei nos teus estatutos; não me esquecerei da tua palavra.” (Jo 16.22) “Assim também vós, agora, na verdade, tendes tristeza; mas outra vez vos verei, e o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria, ninguém vo-la tirará.”
Paz - Quietude de coração e mente, baseada na convicção de que tudo vai bem entre o filho e seu Pai celestial, paz esta produzida pelo Espírito Santo, mesmo na adversidade e nas tribulações.  Podemos perder a paz temporariamente por causa do pecado sem confissão, mas o Espírito nos traz  a paz de volta com a oração de confissão.  (Fp 4.7) “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.”
Longanimidade - É a qualidade dada por Deus que faz o homem ser paciente até na provação é ser tardio para irar-se ou desesperar. É ter o pavio comprido, que demora muito para explodir, é o amor que nos leva a ir longe, tratando com paciência as pessoas com suas falhas, fraquezas, ignorâncias, e pecados. (Lc 6.35 ) “Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei o bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos  e maus.”
Benignidade - Não querer magoar ninguém, nem lhe provocar tristeza. (Ef 4.32) “Antes, sede uns para com os outros hbenignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.”
Bondade – É o carinho com que tratamos as outras pessoas, querendo sempre o bem dos outros, transmitindo a bondade e a misericórdia com que o Senhor nos tem tratado.  Zelo pela verdade e pela honestidade, e desprezo ao mal.
Fé - Lealdade constante e inabalável a alguém com quem estamos unidos por promessa, compromisso, e honestidade. Não abre mão dos valores espirituais da Palavra de Deus. (Mt 25.21) “E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.”
Mansidão - Equilíbrio, associada à força e à coragem; descreve alguém que pode irar-se com justiça quando for necessário, e também humildemente submeter-se quando for preciso. A certeza de estarmos andando com Cristo nos faz mansos como Ele foi quando enfrentou seus acusadores e a cruz.
Temperança - Expressa autocontrole, autodisciplina, domínio sobre nossos próprios desejos e paixões. Devemos buscar no Espírito Santo forças para nos controlarmos. Nós recebemos autoridade na terra, como Igreja de Jesus. Saibamos usar dessa autoridade a começar por nós mesmos.
O crente pode e deve praticar essas virtudes continuamente. Devemos dar lugar ao Espírito Santo nas nossas vidas, para que Ele mude nossas atitudes, nossas palavras, nossas ações e nosso comportamento. Somos conhecidos que somos de Deus através do nosso fruto. O ensino final de Paulo sobre o fruto do Espírito é que não há qualquer restrição quanto ao modo de viver aqui indicado. “Contra essas coisas não há lei”
Obras da Carne e o Fruto do Espírito

Mais conteúdo relacionado

Mais procurados

Lição 1- As obras da carne e o fruto do espírito
Lição 1- As obras da carne e o fruto do espíritoLição 1- As obras da carne e o fruto do espírito
Lição 1- As obras da carne e o fruto do espíritoErberson Pinheiro
 
Lição 07 - A Salvação pela Graça
Lição 07 - A Salvação pela GraçaLição 07 - A Salvação pela Graça
Lição 07 - A Salvação pela GraçaÉder Tomé
 
Lição 14 - Vivendo com a Mente de Cristo
Lição 14 - Vivendo com a Mente de CristoLição 14 - Vivendo com a Mente de Cristo
Lição 14 - Vivendo com a Mente de CristoÉder Tomé
 
Lição 4 - O Senhor e Salvador Jesus Cristo
Lição 4 - O Senhor e Salvador Jesus CristoLição 4 - O Senhor e Salvador Jesus Cristo
Lição 4 - O Senhor e Salvador Jesus CristoÉder Tomé
 
Lição 1 – Batalha Espiritual – A Realidade não Pode ser Suestimada
Lição 1 – Batalha Espiritual – A Realidade não Pode ser SuestimadaLição 1 – Batalha Espiritual – A Realidade não Pode ser Suestimada
Lição 1 – Batalha Espiritual – A Realidade não Pode ser SuestimadaÉder Tomé
 
O fruto do espírito a essencia do carater cristão
O fruto do espírito a essencia do carater cristãoO fruto do espírito a essencia do carater cristão
O fruto do espírito a essencia do carater cristãoEduardo Sousa Gomes
 
O Fruto do Espírito Santo
O Fruto do Espírito SantoO Fruto do Espírito Santo
O Fruto do Espírito SantoQuenia Damata
 
Uma vida cristã equilibrada
Uma vida cristã equilibradaUma vida cristã equilibrada
Uma vida cristã equilibradaMoisés Sampaio
 
Lição 12 – Vivendo em Constante Vigilância
Lição 12 – Vivendo em Constante VigilânciaLição 12 – Vivendo em Constante Vigilância
Lição 12 – Vivendo em Constante VigilânciaÉder Tomé
 
Intercessão estratégica - Definições e aspectos gerais
Intercessão estratégica - Definições e aspectos geraisIntercessão estratégica - Definições e aspectos gerais
Intercessão estratégica - Definições e aspectos geraisHerberti Pedroso
 
O Arrebatamento da Igreja
O Arrebatamento da IgrejaO Arrebatamento da Igreja
O Arrebatamento da IgrejaMárcio Martins
 
Princípios para uma Vida de Santidade
Princípios para uma Vida de SantidadePrincípios para uma Vida de Santidade
Princípios para uma Vida de SantidadeIBMemorialJC
 
Lição 5 – Um inimigo que Precisa ser Resistido
Lição 5 – Um inimigo que Precisa ser ResistidoLição 5 – Um inimigo que Precisa ser Resistido
Lição 5 – Um inimigo que Precisa ser ResistidoÉder Tomé
 
Lição 11 – Discernimento de Espíritos – Um Dom imprescindível
Lição 11 – Discernimento de Espíritos – Um Dom imprescindívelLição 11 – Discernimento de Espíritos – Um Dom imprescindível
Lição 11 – Discernimento de Espíritos – Um Dom imprescindívelÉder Tomé
 
Santa Ceia do Senhor
Santa Ceia do SenhorSanta Ceia do Senhor
Santa Ceia do SenhorAlmy Alves
 
Os três campos de batalha parte 3 - nas regiões celestiais
Os três campos de batalha   parte 3 - nas regiões celestiaisOs três campos de batalha   parte 3 - nas regiões celestiais
Os três campos de batalha parte 3 - nas regiões celestiaisEscola Bíblica Sem Fronteiras
 

Mais procurados (20)

O pecado de Davi
O pecado de DaviO pecado de Davi
O pecado de Davi
 
Lição 1- As obras da carne e o fruto do espírito
Lição 1- As obras da carne e o fruto do espíritoLição 1- As obras da carne e o fruto do espírito
Lição 1- As obras da carne e o fruto do espírito
 
Os três campos de batalha parte 1 - NA MENTE
Os três campos de batalha   parte 1 - NA MENTEOs três campos de batalha   parte 1 - NA MENTE
Os três campos de batalha parte 1 - NA MENTE
 
Obras da carne
Obras da carneObras da carne
Obras da carne
 
Lição 07 - A Salvação pela Graça
Lição 07 - A Salvação pela GraçaLição 07 - A Salvação pela Graça
Lição 07 - A Salvação pela Graça
 
Lição 14 - Vivendo com a Mente de Cristo
Lição 14 - Vivendo com a Mente de CristoLição 14 - Vivendo com a Mente de Cristo
Lição 14 - Vivendo com a Mente de Cristo
 
Lição 4 - O Senhor e Salvador Jesus Cristo
Lição 4 - O Senhor e Salvador Jesus CristoLição 4 - O Senhor e Salvador Jesus Cristo
Lição 4 - O Senhor e Salvador Jesus Cristo
 
Lição 1 – Batalha Espiritual – A Realidade não Pode ser Suestimada
Lição 1 – Batalha Espiritual – A Realidade não Pode ser SuestimadaLição 1 – Batalha Espiritual – A Realidade não Pode ser Suestimada
Lição 1 – Batalha Espiritual – A Realidade não Pode ser Suestimada
 
O fruto do espírito a essencia do carater cristão
O fruto do espírito a essencia do carater cristãoO fruto do espírito a essencia do carater cristão
O fruto do espírito a essencia do carater cristão
 
O Fruto do Espírito Santo
O Fruto do Espírito SantoO Fruto do Espírito Santo
O Fruto do Espírito Santo
 
Uma vida cristã equilibrada
Uma vida cristã equilibradaUma vida cristã equilibrada
Uma vida cristã equilibrada
 
Lição 12 – Vivendo em Constante Vigilância
Lição 12 – Vivendo em Constante VigilânciaLição 12 – Vivendo em Constante Vigilância
Lição 12 – Vivendo em Constante Vigilância
 
Aprendendo com os erros de sansão
Aprendendo com os erros de sansãoAprendendo com os erros de sansão
Aprendendo com os erros de sansão
 
Intercessão estratégica - Definições e aspectos gerais
Intercessão estratégica - Definições e aspectos geraisIntercessão estratégica - Definições e aspectos gerais
Intercessão estratégica - Definições e aspectos gerais
 
O Arrebatamento da Igreja
O Arrebatamento da IgrejaO Arrebatamento da Igreja
O Arrebatamento da Igreja
 
Princípios para uma Vida de Santidade
Princípios para uma Vida de SantidadePrincípios para uma Vida de Santidade
Princípios para uma Vida de Santidade
 
Lição 5 – Um inimigo que Precisa ser Resistido
Lição 5 – Um inimigo que Precisa ser ResistidoLição 5 – Um inimigo que Precisa ser Resistido
Lição 5 – Um inimigo que Precisa ser Resistido
 
Lição 11 – Discernimento de Espíritos – Um Dom imprescindível
Lição 11 – Discernimento de Espíritos – Um Dom imprescindívelLição 11 – Discernimento de Espíritos – Um Dom imprescindível
Lição 11 – Discernimento de Espíritos – Um Dom imprescindível
 
Santa Ceia do Senhor
Santa Ceia do SenhorSanta Ceia do Senhor
Santa Ceia do Senhor
 
Os três campos de batalha parte 3 - nas regiões celestiais
Os três campos de batalha   parte 3 - nas regiões celestiaisOs três campos de batalha   parte 3 - nas regiões celestiais
Os três campos de batalha parte 3 - nas regiões celestiais
 

Destaque

Lição 3 - O Perigo das Obras da Carne
Lição 3 - O Perigo das Obras da CarneLição 3 - O Perigo das Obras da Carne
Lição 3 - O Perigo das Obras da CarneErberson Pinheiro
 
Lição 9 Inveja, um veneno mortífero para a vida.
Lição 9   Inveja, um veneno mortífero para a vida.Lição 9   Inveja, um veneno mortífero para a vida.
Lição 9 Inveja, um veneno mortífero para a vida.Escol Dominical
 
Averdadeira sabedoria
Averdadeira sabedoriaAverdadeira sabedoria
Averdadeira sabedoriaNelson Elias
 
Inveja um mal a ser vencido
Inveja um mal  a ser vencidoInveja um mal  a ser vencido
Inveja um mal a ser vencidoCarlos Leao
 
LIÇÃO 04 - ALEGRIA, FRUTO DO ESPÍRITO; INVEJA, HÁBITO DA VELHA NATUREZA
LIÇÃO 04 - ALEGRIA, FRUTO DO ESPÍRITO; INVEJA, HÁBITO DA VELHA NATUREZALIÇÃO 04 - ALEGRIA, FRUTO DO ESPÍRITO; INVEJA, HÁBITO DA VELHA NATUREZA
LIÇÃO 04 - ALEGRIA, FRUTO DO ESPÍRITO; INVEJA, HÁBITO DA VELHA NATUREZAPolícia Militar do Estado do Tocantins
 
A inveja
A invejaA inveja
A invejahome
 
Nome dos demônios e como eles atuam nas vidas das pessoas
Nome dos demônios e como eles atuam nas vidas das pessoasNome dos demônios e como eles atuam nas vidas das pessoas
Nome dos demônios e como eles atuam nas vidas das pessoasGILMAR BASTOS
 
Lição 11 - INVEJA UM GRAVE PECADO
Lição 11 - INVEJA UM GRAVE PECADOLição 11 - INVEJA UM GRAVE PECADO
Lição 11 - INVEJA UM GRAVE PECADOAilton da Silva
 
Lição 7 - A Salvação pela Graça
Lição 7 - A Salvação pela GraçaLição 7 - A Salvação pela Graça
Lição 7 - A Salvação pela GraçaAilton da Silva
 

Destaque (12)

Lição 3 - O Perigo das Obras da Carne
Lição 3 - O Perigo das Obras da CarneLição 3 - O Perigo das Obras da Carne
Lição 3 - O Perigo das Obras da Carne
 
Lição 9 Inveja, um veneno mortífero para a vida.
Lição 9   Inveja, um veneno mortífero para a vida.Lição 9   Inveja, um veneno mortífero para a vida.
Lição 9 Inveja, um veneno mortífero para a vida.
 
Averdadeira sabedoria
Averdadeira sabedoriaAverdadeira sabedoria
Averdadeira sabedoria
 
Inveja um mal a ser vencido
Inveja um mal  a ser vencidoInveja um mal  a ser vencido
Inveja um mal a ser vencido
 
LIÇÃO 03 - O PERIGO DAS OBRAS DA CARNE
LIÇÃO 03 - O PERIGO DAS OBRAS DA CARNELIÇÃO 03 - O PERIGO DAS OBRAS DA CARNE
LIÇÃO 03 - O PERIGO DAS OBRAS DA CARNE
 
Lição 9 - Inveja, um veneno mortífero para a vida
Lição 9 - Inveja, um veneno mortífero para a vidaLição 9 - Inveja, um veneno mortífero para a vida
Lição 9 - Inveja, um veneno mortífero para a vida
 
LIÇÃO 04 - ALEGRIA, FRUTO DO ESPÍRITO; INVEJA, HÁBITO DA VELHA NATUREZA
LIÇÃO 04 - ALEGRIA, FRUTO DO ESPÍRITO; INVEJA, HÁBITO DA VELHA NATUREZALIÇÃO 04 - ALEGRIA, FRUTO DO ESPÍRITO; INVEJA, HÁBITO DA VELHA NATUREZA
LIÇÃO 04 - ALEGRIA, FRUTO DO ESPÍRITO; INVEJA, HÁBITO DA VELHA NATUREZA
 
LIÇÃO 1 - AS OBRAS DA CARNE E O FRUTO DO ESPÍRITO
LIÇÃO 1 - AS OBRAS DA CARNE E O FRUTO DO ESPÍRITOLIÇÃO 1 - AS OBRAS DA CARNE E O FRUTO DO ESPÍRITO
LIÇÃO 1 - AS OBRAS DA CARNE E O FRUTO DO ESPÍRITO
 
A inveja
A invejaA inveja
A inveja
 
Nome dos demônios e como eles atuam nas vidas das pessoas
Nome dos demônios e como eles atuam nas vidas das pessoasNome dos demônios e como eles atuam nas vidas das pessoas
Nome dos demônios e como eles atuam nas vidas das pessoas
 
Lição 11 - INVEJA UM GRAVE PECADO
Lição 11 - INVEJA UM GRAVE PECADOLição 11 - INVEJA UM GRAVE PECADO
Lição 11 - INVEJA UM GRAVE PECADO
 
Lição 7 - A Salvação pela Graça
Lição 7 - A Salvação pela GraçaLição 7 - A Salvação pela Graça
Lição 7 - A Salvação pela Graça
 

Semelhante a Obras da Carne e o Fruto do Espírito

Raimundo moura crentes carnais – 1 coríntios 3. 1 a 3..
Raimundo moura   crentes carnais – 1 coríntios 3. 1 a 3..Raimundo moura   crentes carnais – 1 coríntios 3. 1 a 3..
Raimundo moura crentes carnais – 1 coríntios 3. 1 a 3..norbertopm1
 
Tentação
TentaçãoTentação
TentaçãoNoimix
 
Adolescer +, O adolescente e a santificação, lição 9
Adolescer +, O adolescente e a santificação, lição 9Adolescer +, O adolescente e a santificação, lição 9
Adolescer +, O adolescente e a santificação, lição 9Quenia Damata
 
Curso de escatologia (7) juízo e purgatório
Curso de escatologia (7) juízo e purgatórioCurso de escatologia (7) juízo e purgatório
Curso de escatologia (7) juízo e purgatórioAfonso Murad (FAJE)
 
O fruto do espirito santo
O fruto do espirito santoO fruto do espirito santo
O fruto do espirito santoMinerva Souza
 
Cura-da-alma-2012.ppt
Cura-da-alma-2012.pptCura-da-alma-2012.ppt
Cura-da-alma-2012.pptDomSidoBBQ
 
Formação de intercessão
Formação de intercessãoFormação de intercessão
Formação de intercessãoCassio Felipe
 
Formação de intercessão
Formação de intercessãoFormação de intercessão
Formação de intercessãoCassio Felipe
 
Aula 2-caráter-moldado-pelo-espírito-santo-
Aula 2-caráter-moldado-pelo-espírito-santo-Aula 2-caráter-moldado-pelo-espírito-santo-
Aula 2-caráter-moldado-pelo-espírito-santo-mandycrux
 
A mente é o campo de batalha
A mente é o campo de batalhaA mente é o campo de batalha
A mente é o campo de batalhaisabelle2501
 
3º módulo 4ª aula
3º módulo   4ª aula3º módulo   4ª aula
3º módulo 4ª aulaJoel Silva
 
aula 10 mansidão torna o crente apto para evitar pelejas
aula 10 mansidão torna o crente apto para evitar pelejasaula 10 mansidão torna o crente apto para evitar pelejas
aula 10 mansidão torna o crente apto para evitar pelejasantonio vieira
 
Estudo sobre o fruto do espírito
Estudo sobre o fruto do espíritoEstudo sobre o fruto do espírito
Estudo sobre o fruto do espíritoReginaldo Pacheco
 

Semelhante a Obras da Carne e o Fruto do Espírito (20)

Raimundo moura crentes carnais – 1 coríntios 3. 1 a 3..
Raimundo moura   crentes carnais – 1 coríntios 3. 1 a 3..Raimundo moura   crentes carnais – 1 coríntios 3. 1 a 3..
Raimundo moura crentes carnais – 1 coríntios 3. 1 a 3..
 
04 corpo-puro-revisado
04 corpo-puro-revisado04 corpo-puro-revisado
04 corpo-puro-revisado
 
Tentação
TentaçãoTentação
Tentação
 
Adolescer +, O adolescente e a santificação, lição 9
Adolescer +, O adolescente e a santificação, lição 9Adolescer +, O adolescente e a santificação, lição 9
Adolescer +, O adolescente e a santificação, lição 9
 
O que você dirá
O que você diráO que você dirá
O que você dirá
 
Entregue suas Emoções ao Senhor
Entregue suas Emoções ao Senhor Entregue suas Emoções ao Senhor
Entregue suas Emoções ao Senhor
 
Fortalezas espirituais
Fortalezas espirituaisFortalezas espirituais
Fortalezas espirituais
 
Licao 1
Licao 1Licao 1
Licao 1
 
Curso de escatologia (7) juízo e purgatório
Curso de escatologia (7) juízo e purgatórioCurso de escatologia (7) juízo e purgatório
Curso de escatologia (7) juízo e purgatório
 
VENCENDO A CARNE AULA 04.pptx
VENCENDO A CARNE AULA 04.pptxVENCENDO A CARNE AULA 04.pptx
VENCENDO A CARNE AULA 04.pptx
 
O fruto do espirito santo
O fruto do espirito santoO fruto do espirito santo
O fruto do espirito santo
 
Cura-da-alma-2012.ppt
Cura-da-alma-2012.pptCura-da-alma-2012.ppt
Cura-da-alma-2012.ppt
 
Formação de intercessão
Formação de intercessãoFormação de intercessão
Formação de intercessão
 
Formação de intercessão
Formação de intercessãoFormação de intercessão
Formação de intercessão
 
Aula 2-caráter-moldado-pelo-espírito-santo-
Aula 2-caráter-moldado-pelo-espírito-santo-Aula 2-caráter-moldado-pelo-espírito-santo-
Aula 2-caráter-moldado-pelo-espírito-santo-
 
A mente é o campo de batalha
A mente é o campo de batalhaA mente é o campo de batalha
A mente é o campo de batalha
 
3º módulo 4ª aula
3º módulo   4ª aula3º módulo   4ª aula
3º módulo 4ª aula
 
3º módulo 4ª aula
3º módulo   4ª aula3º módulo   4ª aula
3º módulo 4ª aula
 
aula 10 mansidão torna o crente apto para evitar pelejas
aula 10 mansidão torna o crente apto para evitar pelejasaula 10 mansidão torna o crente apto para evitar pelejas
aula 10 mansidão torna o crente apto para evitar pelejas
 
Estudo sobre o fruto do espírito
Estudo sobre o fruto do espíritoEstudo sobre o fruto do espírito
Estudo sobre o fruto do espírito
 

Mais de Joselito Machado

Mais de Joselito Machado (20)

A família e a igreja
 A família e a igreja A família e a igreja
A família e a igreja
 
Orar não é obrigação
Orar não é obrigaçãoOrar não é obrigação
Orar não é obrigação
 
Aguia
AguiaAguia
Aguia
 
Marketing do relacionamento
Marketing do relacionamentoMarketing do relacionamento
Marketing do relacionamento
 
As melhores sementes
As melhores sementesAs melhores sementes
As melhores sementes
 
A boa semente
A boa sementeA boa semente
A boa semente
 
Batismo com o Espírito Santo
Batismo com o Espírito SantoBatismo com o Espírito Santo
Batismo com o Espírito Santo
 
Lucifér convoca convenção mundial de demônios
Lucifér convoca convenção mundial de demôniosLucifér convoca convenção mundial de demônios
Lucifér convoca convenção mundial de demônios
 
Jesus, o bom pastor
Jesus, o bom pastorJesus, o bom pastor
Jesus, o bom pastor
 
Submissão espiritual
Submissão espiritualSubmissão espiritual
Submissão espiritual
 
A lógica de eistein
A lógica de eisteinA lógica de eistein
A lógica de eistein
 
A travessia do mar vermelho
A travessia do mar vermelhoA travessia do mar vermelho
A travessia do mar vermelho
 
Quando foi que jesus cristo nasceu
Quando foi que jesus cristo nasceuQuando foi que jesus cristo nasceu
Quando foi que jesus cristo nasceu
 
Entrevista com satanás
Entrevista com satanásEntrevista com satanás
Entrevista com satanás
 
Áreas Críticas do Casamento
Áreas Críticas do CasamentoÁreas Críticas do Casamento
Áreas Críticas do Casamento
 
O que é sucesso
O que é sucessoO que é sucesso
O que é sucesso
 
Construção de um vaso de benção
Construção de um vaso de bençãoConstrução de um vaso de benção
Construção de um vaso de benção
 
Discipulado
DiscipuladoDiscipulado
Discipulado
 
A história dos sete crente anões
A história dos sete crente anõesA história dos sete crente anões
A história dos sete crente anões
 
A queda
A quedaA queda
A queda
 

Último

Lição 4 - Como se Conduzir na Caminhada.pptx
Lição 4 - Como se Conduzir na Caminhada.pptxLição 4 - Como se Conduzir na Caminhada.pptx
Lição 4 - Como se Conduzir na Caminhada.pptxCelso Napoleon
 
As violações das leis do Criador (material em pdf)
As violações das leis do Criador (material em pdf)As violações das leis do Criador (material em pdf)
As violações das leis do Criador (material em pdf)natzarimdonorte
 
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 132 - Em tudo
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 132 - Em tudoSérie Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 132 - Em tudo
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 132 - Em tudoRicardo Azevedo
 
METODOLOGIA ELANA* – ENSINO LEVA AUTONOMIA NO APRENDIZADO. UMA PROPOSTA COMP...
METODOLOGIA ELANA* – ENSINO LEVA  AUTONOMIA NO APRENDIZADO. UMA PROPOSTA COMP...METODOLOGIA ELANA* – ENSINO LEVA  AUTONOMIA NO APRENDIZADO. UMA PROPOSTA COMP...
METODOLOGIA ELANA* – ENSINO LEVA AUTONOMIA NO APRENDIZADO. UMA PROPOSTA COMP...PIB Penha
 
Oração Pelo Povo Brasileiro
Oração Pelo Povo BrasileiroOração Pelo Povo Brasileiro
Oração Pelo Povo BrasileiroNilson Almeida
 
Cópia de Ideais - Desbravadores e Aventureiros.pdf.pptx
Cópia de Ideais - Desbravadores e Aventureiros.pdf.pptxCópia de Ideais - Desbravadores e Aventureiros.pdf.pptx
Cópia de Ideais - Desbravadores e Aventureiros.pdf.pptxLennySilva15
 
1.2 - Elementos Gerais do Universo.pptx
1.2 - Elementos Gerais do  Universo.pptx1.2 - Elementos Gerais do  Universo.pptx
1.2 - Elementos Gerais do Universo.pptxMarta Gomes
 
Dar valor ao Nada! No Caminho da Autorrealização
Dar valor ao Nada! No Caminho da AutorrealizaçãoDar valor ao Nada! No Caminho da Autorrealização
Dar valor ao Nada! No Caminho da Autorrealizaçãocorpusclinic
 
O Livro dos Mortos do Antigo Egito_240402_210013.pdf
O Livro dos Mortos do Antigo Egito_240402_210013.pdfO Livro dos Mortos do Antigo Egito_240402_210013.pdf
O Livro dos Mortos do Antigo Egito_240402_210013.pdfmhribas
 
Oração A Bem-Aventurada Irmã Dulce Dos Pobres
Oração A Bem-Aventurada Irmã Dulce Dos PobresOração A Bem-Aventurada Irmã Dulce Dos Pobres
Oração A Bem-Aventurada Irmã Dulce Dos PobresNilson Almeida
 
Vivendo a vontade de Deus para adolescentes - Cleide Silva
Vivendo a vontade de Deus para adolescentes - Cleide SilvaVivendo a vontade de Deus para adolescentes - Cleide Silva
Vivendo a vontade de Deus para adolescentes - Cleide SilvaSammis Reachers
 
Lição 5 - Os Inimigos do Cristão - EBD.pptx
Lição 5 - Os Inimigos do Cristão - EBD.pptxLição 5 - Os Inimigos do Cristão - EBD.pptx
Lição 5 - Os Inimigos do Cristão - EBD.pptxCelso Napoleon
 
Paulo é vítima de fake news e o primeiro culto num domingo
Paulo é vítima de fake news e o primeiro culto num domingoPaulo é vítima de fake news e o primeiro culto num domingo
Paulo é vítima de fake news e o primeiro culto num domingoPIB Penha
 
o cristão e as finanças a luz da bíblia .
o cristão e as finanças a luz da bíblia .o cristão e as finanças a luz da bíblia .
o cristão e as finanças a luz da bíblia .Steffany69
 

Último (15)

Lição 4 - Como se Conduzir na Caminhada.pptx
Lição 4 - Como se Conduzir na Caminhada.pptxLição 4 - Como se Conduzir na Caminhada.pptx
Lição 4 - Como se Conduzir na Caminhada.pptx
 
As violações das leis do Criador (material em pdf)
As violações das leis do Criador (material em pdf)As violações das leis do Criador (material em pdf)
As violações das leis do Criador (material em pdf)
 
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 132 - Em tudo
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 132 - Em tudoSérie Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 132 - Em tudo
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 132 - Em tudo
 
METODOLOGIA ELANA* – ENSINO LEVA AUTONOMIA NO APRENDIZADO. UMA PROPOSTA COMP...
METODOLOGIA ELANA* – ENSINO LEVA  AUTONOMIA NO APRENDIZADO. UMA PROPOSTA COMP...METODOLOGIA ELANA* – ENSINO LEVA  AUTONOMIA NO APRENDIZADO. UMA PROPOSTA COMP...
METODOLOGIA ELANA* – ENSINO LEVA AUTONOMIA NO APRENDIZADO. UMA PROPOSTA COMP...
 
Oração Pelo Povo Brasileiro
Oração Pelo Povo BrasileiroOração Pelo Povo Brasileiro
Oração Pelo Povo Brasileiro
 
Cópia de Ideais - Desbravadores e Aventureiros.pdf.pptx
Cópia de Ideais - Desbravadores e Aventureiros.pdf.pptxCópia de Ideais - Desbravadores e Aventureiros.pdf.pptx
Cópia de Ideais - Desbravadores e Aventureiros.pdf.pptx
 
1.2 - Elementos Gerais do Universo.pptx
1.2 - Elementos Gerais do  Universo.pptx1.2 - Elementos Gerais do  Universo.pptx
1.2 - Elementos Gerais do Universo.pptx
 
Dar valor ao Nada! No Caminho da Autorrealização
Dar valor ao Nada! No Caminho da AutorrealizaçãoDar valor ao Nada! No Caminho da Autorrealização
Dar valor ao Nada! No Caminho da Autorrealização
 
O Livro dos Mortos do Antigo Egito_240402_210013.pdf
O Livro dos Mortos do Antigo Egito_240402_210013.pdfO Livro dos Mortos do Antigo Egito_240402_210013.pdf
O Livro dos Mortos do Antigo Egito_240402_210013.pdf
 
Oração A Bem-Aventurada Irmã Dulce Dos Pobres
Oração A Bem-Aventurada Irmã Dulce Dos PobresOração A Bem-Aventurada Irmã Dulce Dos Pobres
Oração A Bem-Aventurada Irmã Dulce Dos Pobres
 
Vivendo a vontade de Deus para adolescentes - Cleide Silva
Vivendo a vontade de Deus para adolescentes - Cleide SilvaVivendo a vontade de Deus para adolescentes - Cleide Silva
Vivendo a vontade de Deus para adolescentes - Cleide Silva
 
Lição 5 - Os Inimigos do Cristão - EBD.pptx
Lição 5 - Os Inimigos do Cristão - EBD.pptxLição 5 - Os Inimigos do Cristão - EBD.pptx
Lição 5 - Os Inimigos do Cristão - EBD.pptx
 
Centros de Força do Perispírito (plexos, chacras)
Centros de Força do Perispírito (plexos, chacras)Centros de Força do Perispírito (plexos, chacras)
Centros de Força do Perispírito (plexos, chacras)
 
Paulo é vítima de fake news e o primeiro culto num domingo
Paulo é vítima de fake news e o primeiro culto num domingoPaulo é vítima de fake news e o primeiro culto num domingo
Paulo é vítima de fake news e o primeiro culto num domingo
 
o cristão e as finanças a luz da bíblia .
o cristão e as finanças a luz da bíblia .o cristão e as finanças a luz da bíblia .
o cristão e as finanças a luz da bíblia .
 

Obras da Carne e o Fruto do Espírito

  • 1. AS OBRAS DA CARNE E O FRUTO DO ESPÍRITO
  • 2. (Gl 5.19-23) “Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra essas coisas não há lei.”
  • 3. Existem três grandes inimigos na vida cristã: O mundo, o diabo e a carne.
  • 4. Contra o diabo, lutamoscontra os principados, as potestades, os dominadores deste mundo, contra as forças espirituais do mal. (Ef 6.12) “porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.”
  • 5. Contra o mundo lutamoscontra o sistema que governa o mundo, sistema anti-Deus, anti-Cristão.
  • 6. Contra a carne a nossa luta é contra nós mesmos, contra os nossos desejos mais profundos. “Carne” é a natureza pecaminosa com seus desejos corrompidos, a qual continua no cristão após a sua conversão, sendo seu inimigo mortal
  • 8. Todos nós temos dificuldade de enxergar a nossa carnalidade, e os nossos defeitos.Defendemos nossas ações e nos justificamos com o perfume das desculpas. Nascemos em pecado, em pecado vivemos e pecamos todos os dias através de nossos pensamentos, palavras, ações e omissões.Jesus disse:
  • 9. Mc 7.21 “Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios,os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura.Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem.”Mt 15.19 “Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.”
  • 10. O apóstolo Paulo relaciona as obras da carne em grupos.O primeiro grupo:Prostituição – Impureza – Lascívia
  • 11. Prostituição – É toda e qualquer indecência sexual, qualquer ato sexual proibido e, toda e qualquer relação sexual fora do casamento. A prostituição trata o corpo como uma "coisa", que pode ser usado ou vendido para que outros possam usar.
  • 12. Impureza - Atos impuros dos pensamentos e desejos do coração, palavras ou ações sexuais impuras ou inconvenientes.
  • 13. Lascívia– Sensualidade, é a pessoa adotar suas próprias paixões e maus desejos a ponto de perder a vergonha e a decência.
  • 14. O segundo grupo fala da falsa religiosidade.Idolatria – Feitiçaria
  • 15. Idolatria - Adoração de espíritos, pessoas ou ídolos, e também a confiança numa pessoa, instituição ou objeto como se tivesse autoridade igual ou maior que Deus e Sua palavra.
  • 16. Feitiçaria- É a manipulação de objetos (que se tornam sagrados) para que estes objetos tenham poder para mudar a vida das pessoas. Rosa benta, copo de água santo, etc. Espiritismo, magia negra, adoração de demônios e uso de drogas.
  • 17. O terceiro grupo fala das atitudes e práticas contra o próximo.Inimizades – Porfias – Emulações – Iras Pelejas – Dissensões – Heresias – Invejas
  • 18. Inimizades - Intenções e ações agressivas, antipatia e falta de amor.
  • 19. Porfia - Briga, oposição, luta por superioridade. Resultado da inimizade ou falta de amor.
  • 20. Emulações - Ressentimento, ter inveja do sucesso dos outros. É o sentimento de necessidade de ser reconhecido como o melhor, é desejar ter o status mais importante do que todos em sua volta, é querer ser o primeiro sempre, é desejar receber vantagens e honrarias.
  • 21. Iras- Fúria explosiva que fala através de palavras e ações violentas.
  • 22. Pelejas- Brigas, rebeldias, lutas por superioridade. Ambição com o fim de ganhar seguidores de suas idéias egoístas e a cobiça do poder.
  • 23. Dissensões – Introduzir ensino na congregação sem qualquer respaldo bíblico. Fazendo parecer que a palavra e Deus o autoriza tal pensamento.
  • 24. Heresias - Grupos divididos que destroem a unidade da igreja.
  • 25. Inveja - Antipatia contra outra pessoa que possui algo que não temos e queremos. A inveja é o sentimento de infelicidade produzido pelo sucesso de outros.
  • 26. O quarto grupo trata dos assuntos relacionados ao domínio próprio.Homicídios - Bebedices – Glutonarias Coisas semelhantes a estas.
  • 27. Homicídios - É a destruição violenta da vida de uma pessoa por outra pessoa, é o ato de matar alguém.
  • 28. Bebedices- Descontrole das capacidades físicas e mentais causadas pelo uso de bebida embriagante. Beber bebidas alcoólicas demais ao ponto de perder o controle.
  • 29. Glutonarias - Qualidade de comilão; gula, voracidade de quem come com avidez. Gula- Excesso na comida e na bebida.Comer sem necessidade, sem sentir fome; comer além do limite.
  • 30. Coisas semelhantes a estas – No tempo de Paulo em certas festas de bebedices e glutonarias eram praticados certos sacrifícios (homicídios) grande parte por falta de controle do corpo e da mente por causa do álcool. Alguém embriagado que ao dirigir mata outro com o seu carro é um exemplo desse excesso que causa a bebida.
  • 31. O FRUTO DO ESPÍRITO
  • 32. O fruto do Espírito Santo é o resultado da ação do Espírito Santo na vida do Cristão na medida que ele permite que o Espírito dirija e o influencie. Um dos propósitos principais do Espírito Santo ao entrar na vida de um Cristão é a de transformar aquela vida. As obras da carne é comum no homem sem Cristo, o Fruto do Espírito é obra do homem salvo.
  • 33. Paulo usou o termo  fruto no singular, indicando um fruto. Apesar de ter usado o termo no singular, usou nove palavras para falar sobre o Fruto do Espírito.“Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra essas coisas não há lei.”(Gl 5:22,23)Significa que a manifestação de Deus nas nossas vidas é uma só e que produz muitas virtudes.
  • 34. O fruto do Espírito abrange: Amor, Gozo, Paz, Longanimidade, Benignidade, Bondade, Fé, Mansidão, Temperança.
  • 35. Amor - É o interesse e a busca do bem maior de outra pessoa sem nada querer em troca. (Ef 5.2) “e andai bem amor, como também Cristo vos amou e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.”
  • 36. Gozo– Alegria é o profundo contentamento do coração, o verdadeiro gosto de viver, a "satisfação no Senhor", independente das circunstâncias. Sua fonte está na graça de Deus.(Sl 119.16) “Alegrar-me-ei nos teus estatutos; não me esquecerei da tua palavra.” (Jo 16.22) “Assim também vós, agora, na verdade, tendes tristeza; mas outra vez vos verei, e o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria, ninguém vo-la tirará.”
  • 37. Paz - Quietude de coração e mente, baseada na convicção de que tudo vai bem entre o filho e seu Pai celestial, paz esta produzida pelo Espírito Santo, mesmo na adversidade e nas tribulações. Podemos perder a paz temporariamente por causa do pecado sem confissão, mas o Espírito nos traz a paz de volta com a oração de confissão. (Fp 4.7) “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.”
  • 38. Longanimidade - É a qualidade dada por Deus que faz o homem ser paciente até na provação é ser tardio para irar-se ou desesperar. É ter o pavio comprido, que demora muito para explodir, é o amor que nos leva a ir longe, tratando com paciência as pessoas com suas falhas, fraquezas, ignorâncias, e pecados. (Lc 6.35 ) “Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei o bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus.”
  • 39. Benignidade - Não querer magoar ninguém, nem lhe provocar tristeza. (Ef 4.32) “Antes, sede uns para com os outros hbenignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.”
  • 40. Bondade – É o carinho com que tratamos as outras pessoas, querendo sempre o bem dos outros, transmitindo a bondade e a misericórdia com que o Senhor nos tem tratado. Zelo pela verdade e pela honestidade, e desprezo ao mal.
  • 41. Fé - Lealdade constante e inabalável a alguém com quem estamos unidos por promessa, compromisso, e honestidade. Não abre mão dos valores espirituais da Palavra de Deus. (Mt 25.21) “E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.”
  • 42. Mansidão - Equilíbrio, associada à força e à coragem; descreve alguém que pode irar-se com justiça quando for necessário, e também humildemente submeter-se quando for preciso. A certeza de estarmos andando com Cristo nos faz mansos como Ele foi quando enfrentou seus acusadores e a cruz.
  • 43. Temperança - Expressa autocontrole, autodisciplina, domínio sobre nossos próprios desejos e paixões. Devemos buscar no Espírito Santo forças para nos controlarmos. Nós recebemos autoridade na terra, como Igreja de Jesus. Saibamos usar dessa autoridade a começar por nós mesmos.
  • 44. O crente pode e deve praticar essas virtudes continuamente. Devemos dar lugar ao Espírito Santo nas nossas vidas, para que Ele mude nossas atitudes, nossas palavras, nossas ações e nosso comportamento. Somos conhecidos que somos de Deus através do nosso fruto. O ensino final de Paulo sobre o fruto do Espírito é que não há qualquer restrição quanto ao modo de viver aqui indicado. “Contra essas coisas não há lei”