Your SlideShare is downloading. ×
0
Aula
Aula
Aula
Aula
Aula
Aula
Aula
Aula
Aula
Aula
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Aula

435

Published on

Published in: Education, Sports, Technology
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
435
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
4
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. OS SENTIDOS DAS PALAVRAS
  • 2. As palavras de uma língua associam dois aspectos básicos: uma forma, isto é, um som, e uma idéia. Assim, qualquer brasileiro quando ouve os sons da palavra mangueira, pensa logo em um vegetal que tem uma raiz, um tronco,folhas, um tipo especial de fruto. Esse é um sentido comum, habitual, desta palavra.
  • 3. Só que, geralmente, as palavras correspondem a mais de uma idéia ou seja, de um modo geral, as palavras têm mais de um sentido. Uma mangueira é também um tubo de borracha que usamos para regar plantas. Aliás, em alguns dicionários, esse significado é o que vem em primeiro lugar.
  • 4. Além do sentido básico, podemos ainda associar uma mesma palavra a sentidos secundários, ligados a impressões, valores afetivos, negativos ou positivos. Por exemplo ao ouvir o som da palavra verde, posso pensar , por exemplo em natureza, em vegetação(Gosto de caminhar em meio ao verde),
  • 5. ou em algo que tem o viço e a energia do novo (Os verdes anos da adolescência), ou ainda em algo vivo cheio de seiva (Pastos verdes), etc. Como se pode perceber, o sentido figurado de uma palavra pode variar de um grupo para outro, de um lugar para outro, de uma época para outra.
  • 6. 1) Responda em que sentido foi usada cada palavra destacada. a. A costureira não mais conseguia enfiar a linha na agulha. b. As linhas do metrô foram desviadas por causa das obras.
  • 7. c. O cantor, apesar de vaiado, não perdeu a linha. d. Aquele antigo carro saiu de linha há muitos anos. e. Ele nunca tinha ouvido o canto do Bem-te-vi. f. No canto da sala há uma lixeira. g. Espero o bom tempo para colher as frutas.
  • 8. h. Colher é um utensílio culinário utilizado na alimentação. i. Rio sempre quando você me conta essa piada. j. O rio Amazonas é o maior do mundo em extensão.
  • 9. A VIDA É CURTA. CURTA. Um carro feito para superar todos as suas expectativas. Com design mais moderno e esportivo, além de muitas outras novidades.Todas com a tecnologia, a segurança e o conforto que só um Honda Civic tem. É show de carro.
  • 10. 1) Explique os dois sentidos que a palavra.“curta” possui nessa propaganda. 2) Qual desses sentidos tem maior relação com o objetivo, da propaganda, de anunciar o produto?

×