Pescadores

1,589 views
1,467 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,589
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
10
Actions
Shares
0
Downloads
4
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Pescadores

  1. 1. QUINTO FESTIVAL DE PESCA E LIMPEZA DO RIO IJUI PROMOÇÃO OFICIAL DA COLONIA DE PESCADORES Z 18 A Colônia de Pescadores Z 18 é uma entidade sem fins lucrativos, voltada aos interesses coletivos e sociais. Sua fundação aconteceu em 8 de junho de 1994 por um grupo de pescadores amadores e profissionais de Ijui e da região, com uma visão muito mais do que pescar, além do prazer da liberdade e da pesca o comprometimento com o meio ambiente. A Colônia de Pescadores Z 18 possui em seu quadro de associados além de pescadores amadores e profissionais muitas pessoas parceiras que colaboram e incentivam os projetos de educação ambiental e repovoamento dos rios através do Laboratório de Desova e Pesquisa Herbert Zolner inaugurado em dezembro de 2007 e também das pisciculturas, Berbaunn, Andrighetto e Nossa Senhora Aparecida, que sempre estiveram e estão apoiando a Colônia em todos esses anos de repovoamento. Temos a certeza que se existem peixes nos rios da região, grande parte deste trabalho pertence ao grande empenho da diretoria, associados e colaboradores da Z 18, desde a sua fundação até este momento, e também de alguns municípios que estão participando na construção deste projeto de que os nossos rios necessitam da ajuda do homem, para recompor a sua biodiversidade ictiológica. A Colônia de Pescadores Z 18 é filiada a Confederação Nacional da Pesca e ao MTE - Ministério do Trabalho e Emprego e subordinada a FEPERGS - Federação de Pescadores do Rio Grande do Sul. Também é integrante da Bacia Hidrográfica do Rio Ijui, do Pólo de Aqüicultura e Pesca da Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, do FÓRUM da Bacia do Rio Uruguai, do COREDE, Noroeste Colonial e do COMDEPESCA, Conselho Municipal de Desenvolvimento da Pesca, Aqüicultura e Piscicultura. O Rio Ijuí sendo o segundo maior afluente do Rio Uruguai, temos o dever e a obrigação de preservar este patrimônio público e histórico de nossas raízes culturais, no qual as famílias vindas principalmente da Europa se instalaram em suas encostas e seus afluentes para construírem os seus lares e iniciar as suas comunidades. São colaboradores e parceiros deste evento do 5° Festival de Pesca e Limpeza do Rio Ijui; Administração Pública do Município de Ijui, Câmara de Vereadores de Ijui, SETUR (Secretaria do Turismo de Ijui), Ceriluz, Cotrijuí, Capatazes da Z 18, Secretaria do Meio Ambiente de Ijui, Coordenadoria da Cultura de Ijui, Piscicultura Nossa Senhora Aparecida, Piscicultura Andrighetto, Piscicultura Berbaunn, CORSAN, Secretaria da Agricultura de Ijui, Corpo de Bombeiros de Ijui, Brigada Militar de Ijui, , Unijuí, SEAP, (Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca), IBAMA, AIPAN, COMDEPESCA, Pólo de Aqüicultura e Pesca Noroeste Colonial, Batalhão Ambiental, Marinha do Brasil, associados, pescadores e diretoria da Colônia Z 18 e empresários e convidados da região.
  2. 2. OBJETIVOS: - Conscientizar, educar e organizar a classe de pescadores amadores e profissionais e seus associados, “pescar/preservando”, para que as futuras gerações não sejam prejudicadas. - Envolver toda a sociedade no sentido de preservar nossas águas, vertentes, nascentes, sangas, banhado, riachos e rios, não poluindo nem destruindo a mata ciliar, fator de conservação das vertentes, e da água de boa, para esta geração e gerações futuras. - Realizar o repovoamento dos rios, com peixes nativos dentro dos padrões técnicos como a fonte de ajuda do homem à natureza, para que ela restabeleça seu ciclo de biodiversidade mais rápido e após volte ao normal como nos tempos em que nossas raízes familiares se estabeleceram nestes locais, para iniciar a colonização local. - A pesca não é apenas pescar o peixe, mas é sim uma aventura, um desafio, uma diversão, é o contato com a natureza é a liberdade do homem/natureza, qualidade de vida. - A pesca além de um lazer é a oportunidade de conviver bons momentos com amigos, familiares e fazer novos amigos. È respirar o ar puro, ver o amanhecer do dia, o nascer do sol, ouvir o cantar dos pássaros, podendo ver o pôr do sol, a noite chegar, reviver, pensar, refletir e buscar nossas raízes culturais, que estão sendo esquecidas, e escrever algo através das canções e poesias que brotam dos sentimentos da inspiração da alma e do amor emanado dos nossos corações. OBJETIVOS ESPECÍFICOS; - educação e conscientização ambiental. - água boa. - adquirir e transmitir cultura social e ambiental. - apreender a conviver com a natureza e prestar assistência coletiva no convívio coletivo. - respeitar o período da piracema. - não praticar a pesca predatória. - conservação das matas ciliares. - cuidados com o lixo, cada um é responsável. - respeitar os colegas pescadores, não importando à categoria que pertence. - respeitar as leis da pesca. - o rio é um bem público, portanto é de todos, temos o dever de cuidá-lo e preservá-lo da melhor forma. LOCAL; Rio IJUI, Linha 5 Leste - Granja Goi Scarton – Piscicultura Nossa Senhora Aparecida – Barragem da Usina da Ceriluz - Ijuí. DATA: 20, 21 e 22 de Março de 2009.
  3. 3. PROGRAMAÇÃO Sexta feira dia 20/03/2009. Os pescadores podem montar seus acampamentos no local. Sábado dia 21/03/2009 8:00 Cadastramento e inscrição e pagamento das taxas das equipes participantes. 9;30 horas será realizada a cerimônia oficial de abertura do 5º Festival de Pesca e Limpeza do Rio Ijui. 10;00 horas será dado o início da pesca e limpeza do rio do Rio Ijui. 21:00 horas encerramento da pesca do dia. Domingo dia 22/03/2009 6:00 Início da pesca e limpeza do rio. 13:00 Encerramento da pesca e limpeza do rio. 15:00 Entrega dos prêmios e encerramento do 5º festival. REGULAMENTO E PREMIAÇÃO INSCRIÇÕES: As inscrições poderão ser realizadas com antecedência com os capatazes da Colônia em suas cidades, ou direto no escritório da Colônia, na Av. 21 de Abril 1336 A ou na Loja Aventura Pesca e Lazer na Av. 21 de Abril 1316. Não será aceito inscrição por telefone. O valor da inscrição será de R$ 20,00,( vinte reais), por equipe, ou seja, por embarcação. EQUIPES: Poderá ser inscritos quantos pescadores quiserem por equipes, sendo que até quatro pagam vinte reais e um inscrito a mais o valor é de 5 reais. Mas somente quatro podem estar embarcados para pescar, podendo trocar os pescadores quando quiserem, incluindo o piloteiro da embarcação, sendo este o responsável pela equipe. O piloteiro terá a responsabilidade de conduzir a embarcação dentro dos tramites legais da Marinha do Brasil, respeitando as demais embarcações presentes no festival, e terá que ter todas as condições de navegação, inclusive com o seguro da embarcação em dia, além da habilitação de ARRAIS, inclusive com a assinatura de um termo de responsabilidade. Obs. Menores terão que estar acompanhados por um responsável. Equipamentos da embarcação: Salva vidas, bóia de segurança, âncora, extintor, corda, remos, etc.... Poderão, se inscrever também equipes com embarcações não motorizadas sendo estas dispensadas da carteira ARRAIS e do seguro. PEIXES Serão pesados pela comissão e entregues para as equipes no mesmo instante e cada equipe pode colocar em suas caixas térmicas ou mesmo degustá-los no local. Devem ser respeitados os tamanhos dos peixes conforme
  4. 4. a legislação Federal ou Estadual e os peixes em extinção ou proibidos de pescar pela Lei 41672 os quais deverão ser soltos. Ex. dourado, surubim e piracanjuba. Tamanhos de alguns peixes; traíra 30 cm, jundiás 30 cm, mandi (pintadinho), 18 cm, piava e piauçú 35 cm., peixes exóticos estão livres do tamanho. LIXO Cada equipe terá que colocá-los em sacos disponíveis no local e no domingo será realizada a triagem pela comissão. PETRECHOS DE PESCA Os petrechos de pesca para o festival são os mesmos da licença de pesca amadora do Ibama, ou seja, Molinete, carretilha, vara, caniço, linha de mão, puçá e as iscas são a critério do pescador. Cada equipe de pesca poderá utilizar-se de ceva para pescar, por sua conta e risco, por exemplo, ração de peixes, milho, ou outros, acondicionados ou não em embalagens, que após devem ser retirados da água. DELIMITAÇÃO A comissão estará demarcando a área de pesca e recolhimento do lixo, através de bóias, poitas no leito do rio, mil e quinhentos metros do pé da barragem e até a proximidade do Rio Faxinal. Toda a pesca deve ser realizada embarcada, ou seja, dentro dos barcos, não podendo os pescadores utilizar do barranco para pescar. O recolhimento do lixo poderá ser realizado fora do rio, ou seja, em áreas de mata ciliar. A embarcação pode ancorar nos sarandis para pescar. PREMIAÇÃO A diretoria e comissão do 5° Festiva de Pesca e Limpeza do Rio Ijui, estará homenageando vários associados e pescadores falecidos que ajudaram e contribuíram com a Colônia Z 18. Sendo que nos troféus constarão os nomes destes associados e pescadores que já não estão mais entre nós, mas estão vivos na memória de todos. Albino Ravison, Nercy Schiavo, Nildo Hintz, Eliseu Kommers, Edvino Kuss, Daniel Krüger, Francisco Michael, Ervino Metz, Laurindo Stragliotto, Plínio Renato Siqueira, Henrique Luft, Arnildo Gräbe. Clóvis Roberto Bender, David Wiercinski. PREMIAÇÃO Maior quantidade de peixes pesado por equipes 1º Lugar Troféu - Albino Ravison. 2º Lugar Troféu - Nercy Schiavo. 3º Lugar Troféu - Nildo Hintz. Maior peixe em peso, para o pescador da equipe que pescou. 1º Lugar Troféu - Eliseu Kommers. 2º Lugar Troféu - Edvino Kuss. 3 Lugar Troféu - Daniel Krüger.
  5. 5. Pescador mais idoso Troféu – Francisco Michael. Pescador mais novo presente no festival Troféu – Nelson Timm. Para os catadores de lixo 1º Lugar Troféu - Henrique Luft. 2º Lugar Troféu - Laurindo Stragliotto. 3º Lugar Troféu – Clóvis Bender. A equipe melhor uniformizada Troféu - Arnildo Gräbe. Canoa destaque Troféu – David Wiercinski Equipe mais animada Troféu Plínio Renato Siqueira. Todos os participantes das equipes do festival receberão uma medalha como incentivo e agradecimento pela sua participação no festival. Além destas premiações, serão sorteados no final do Festival vários prêmios para as equipes inscritas. Atenção; Haverá venda de bebidas e lanches no local. INFORMAÇÃO A Colônia de Pescadores Z 18 está cadastrada no IBAMA, em Brasília e dispõe de formulários das Licenças de Pesca Amadoras, gratuitamente para os pescadores pagar no Banco do Brasil ou casas lotéricas a 20 reais para a pesca desembarcada, ou seja, pesca de barranco e embarcado 60 reais, com validade para 1 ano, e também para aposentados a carteira permanente gratuita e para menores de 18 anos a carteira especial também gratuita. CONVITE Estamos convidando para que venham participar conosco, neste festival, para que possamos aumentar a nossa educação ambiental e
  6. 6. recuperarmos as nossas raízes culturais dos nossos ancestrais, e temos a certeza que todos irão se sentir felizes de ver nosso Rio Ijuí e seus afluentes mais piscosos. Se a terra está doente é por nossa causa, todos nós somos culpados e nós também estamos doentes, não podemos terceirizar os problemas achando que os vizinhos são culpados, temos que assumir a responsabilidade e não culpar terceiros, não é de graça que a cada ano aumenta o câncer de pele e outros tipos de doenças. Aproveitamos também esta para informar a programação do ano de 2009 da Colônia de Pescadores Z 18. Além do 5º Festival de Pesca e Limpeza do Rio Ijui, dias 20, 21 e 22 de março de 2009. PROMOÇÕES DO ANO DE 2009 - Dia 10 de Abril de 2009, 1° Almoço na Sexta Feira Santa, na sede da Z 18 na Linha 6 Oeste. - Dia 5 de julho em homenagem ao dia do pescador comemorado em 29 de junho, o 5° Almoço do Dia do Pescador, na sede da Z 18 na Linha 6 Oeste, Ijui. - Dia 25 de outubro o 11° Almoço do Peixe Nativo na da sede da Colônia na Linha 6 Oeste, Ijui. - Dia 30 de maio o 3° Jantar do Peixe Nativo no CTG Farroupilha, em Ijui. - Dia 7 de dezembro o 5° Almoço dos Associados da Colônia Z 18, na sede na Linha 6 Oeste, Ijui. Obrigado Comissão Organizadora do 5° Festival de Pesca e Limpeza do Rio IJUÍ. Ijui, 03 de fevereiro de 2009.
  7. 7. TERMO DE RESPONSABILIDADE Eu......................................................................................................., CPF............................................................, sou responsável, e piloteiro da embarcação ................................................................................................................... e pela equipe de pesca...............................................................,....................................... para participar do 5º Festival de Pesca e Limpeza do Rio Ijui, nos dias 20, 21 e 22 de março de 2009, na Barragem da Ceriluz, no rio IJUI. Pela qual assumo todas as responsabilidades se algo acontecer coma embarcação e seus ocupantes, isentando a Colônia de Pescadores Z 18 e sua diretoria de qualquer responsabilidade imprevisto no local do evento. 1º..........................................................................................Idade......Data nasc................. 2º..........................................................................................Idade......Data nasc................. 3º..........................................................................................Idade.....Data nasc.................. 4º..........................................................................................Idade.....Data nasc.................. 5°........................................................................................Idade......Data nasc................. 6°.......................................................................................Idade......Data nasc.................. 7°......................................................................................Idade......Data nasc...................
  8. 8. 8°.....................................................................................Idade......Data nasc................... Responsável pela equipe...................................................................................................... Responsável pelos menores................................................................................................. Ijui, .....de março de 2009.

×