Pré História da  América
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Pré História da América

on

  • 49,036 views

Aula sobre Pré História da América

Aula sobre Pré História da América

Statistics

Views

Total Views
49,036
Slideshare-icon Views on SlideShare
48,716
Embed Views
320

Actions

Likes
5
Downloads
428
Comments
2

6 Embeds 320

http://www.slideshare.net 160
http://uq10.blogspot.com 96
http://uq10.blogspot.com.br 52
http://re-pensandoahistoria.blogspot.com 5
http://antietica.blogspot.com 4
http://webcache.googleusercontent.com 3

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel

12 of 2

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
  • Bom, é tudo muito legal mas o sambaqui não é so feito de conhas mas de restos de animais mortos e também restos de alimento.

    Obrigada pelo site !!
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
  • achei otimo esse saite aprendi muito do passado é muito importante para quem nao sabe
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Pré História da  América Pré História da América Presentation Transcript

    • Povos ágrafos São povos que ainda não conhecem a escrita. O resgate desses povos é feito pelos arqueólogos através de vestígios de moradias, armas, instrumentos, restos de alimentos, enfeites, cerâmicas, pinturas, esculturas, etc. ( A seguir exemplos de trabalhos arqueológicos).
    • A primeira etapa dos trabalhos do arqueólogo, é identificar o local onde haja vestígios de seres humanos pré-históricos. Após a demarcação do terreno, inicia-se as escavações.
    • No trabalho arqueológico, o terreno é cuidadosamente escavado. Os arqueólogos vão procurando vestígios de povos de diferentes culturas e épocas. A etapa posterior é a interpretação dos objetos.
    • O Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí, foi criado em 1979. Lá se encontra a maior concentração de sítios arqueológicos do mundo. Entre eles, o sítio Toca do Boqueirão da Pedra Furada, que forneceu os mais antigos vestígios da presença humana nas Américas, até agora: 57 mil anos.
    • Na década de quarenta, o desmatamento do delta de Diquis, na Costa Rica, revelou fabulosas esferas de pedras de diferentes tamanhos e impressionante perfeição na forma. São objetos de arte arqueológica dos povos pré-colombianos.
    • A maior esfera de pedra tem o tamanho de dois metros, outras, apenas poucos centímetros. Boa parte desse material foi removido dos seus sítios originais para adornar os jardins de prédios públicos, privados e algumas residências de luxo. Mesmo estando as esferas associadas a sítios arqueológicos de povos pré-colombianos não temos como saber se foram feitas por eles ou por alguma cultura anterior.
    • Há várias hipóteses quanto à origem do homem na América; dentre elas destacam-se: Hipótese asiática: o ameríndio teria vindo da Ásia, atravessando o Estreito de Behring e conquistado a América: Hipóteses sobre a ocupação do Continente Americano
    • comunidades asiáticas teriam aproveitado o sentido das correntes marítimas e navegado, de ilha em ilha, desde a Polinésia até a costa ocidental do Peru, na América do Sul. Hipótese Malaio-polinésia:
    • Comunidades teriam navegado de ilha em ilha e, rodeado o continente antártico, alcançado a Terra do Fogo, no sul do continente americano e de lá se expandido por toda a América. Hipótese Australiana:
    • Quando os povos europeus chegaram à América alguns povos tinham alcançado elevados níveis tecnológicos como os astecas e os maias no México e América Central, e os Incas nos Andes. Eles realizaram obras para o aproveitamento da terra e das águas. ( Essas esculturas em pedra, mostram um pouco as habilidades desses povos).
    • Havia povos com práticas altamente tecnológicas. Também havia povos ainda em estágio de coletores e caçadores, com tecnologias que apenas supriam suas necessidades. Acima, temos construções dos povos astecas.
    • Urna funerária e tanga marajoara – Maranhão (Arte pré-histórica do índio brasileiro)
    • Sítio Arqueológico: local onde há vestígios de seres humanos que viveram no local há muito tempo. Sítio Paleantropológico: local de estudo da presença humana na Pré-História.
    • Sambaquis: montes constituídos de conchas, restos de objetos usados no preparo de alimentos, utensílios de pedra e barro, esqueletos humanos. Estão presentes entre os estados do Rio de Janeiro e de Santa Catarina.
    • Na estrutura interna de um sambaqui, vários fatores misturam os níveis das camadas, inclusive buracos escavados por ocupações posteriores. Usando por base esses restos, ligando esses restos à camadas, ligando essas camadas à datas, podemos reconstruir imagens da vida desses grupos que antecederam nossos indígenas
    • Sambaquis: ("samba" = concha; "qui" = monte); são montes de conchas que foram acumuladas por muitos anos, não pela natureza, mas por antigos habitantes do local; provavelmente grupo de nômades.
    • Pingente confeccionado sobre concha de gastrópode, apresentando perfuração na região dorsal da volta corporal Pingentes confeccionados sobre bivalves apresentando perfuração na parte superior das conchas. Raspadores confeccionados sobre conchas de gastrópode, apresentando perfuração na região dorsal da volta corporal, expondo a columela Objetos de Sambaquis
    • Observar os espinhos de Aridae trabalhados pelo homem e classificados como agulhas. Sambaqui da Beirada