Your SlideShare is downloading. ×
Html5
Html5
Html5
Html5
Html5
Html5
Html5
Html5
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Html5

740

Published on

Introdução ao HTML5

Introdução ao HTML5

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
740
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Um pouco da história: - Sir Tim Berners-Lee - Trabalhava como cientista na seção de computação da CERN, quando iniciou sua pesquisa visando descobrir um método de compartilhar e interligar eletronicamente os textos publicados.
  • 2. 1990 - HTML 1 Tim Berners-Lee inventa o HTML (Linguagem de marcação de Hiper Texto), que junto com o protocolo HTTP (Protocolo de Transferência de Hiper Texto) consegue rodar o primeiro protótipo de web site em um computador da empresa Next (empresa criada por Steve Jobs). http://www.info.cern.ch/
  • 3. 1994 - HTML 2 Em parceria com o CERN e com o MIT Tim Berners-Lee cria o consórcio W3C. É criada também uma força tarefa junto ao IETF para padronização da linguagem HTML. Nesta época surge também os navegadores Mosaic e Netscape.
  • 4. 1997 - HTML 4 Surgem os navegadores Internet Explorer e Opera. O consórcio W3C + Microsoft + IBM + Netscape + Novell + Softquad criam uma parceria para acabar com soluções proprietárias e priorizar a padronização do HTML. Em 1999 é lançada a versão HTML 4L anunciada como a versão final.
  • 5. 2000 - XHTML No início a internet era estática feita para compartilhar textos, novas necessidades foram surgindo, a internet passou a ser dinâmica, outras linguagens para web começaram a ser criadas como o XML e o AJAX e o consórcio W3C anuncia o fim da linguagem HTML e a criação do XHTML (XML + HTML). Em 2003 surge o navegador Safari da Aplle e em 2004 o Firefox.
  • 6. 2008 – HTML 5 - Em 2004 as empresas Apple, Mozilla e Opera, decidem se unir e criar o consórcio WHATWG, com o objetivo de continuar a desenvolver a versão 5 do HTML. - Em 2006 o W3C decide parar o desenvolvimento do XHTML e colaborar com o HTML 5. - Em 2008 é publicada a 1ª versão do HTML 5. Previsões iniciais diziam que o projeto estaria completo em 2014, mas especialistas dizem que é uma tecnologia em constante evolução e que nunca estará terminada. Surge neste ano o Chrome (navegador do google) e o HTML 5 passa a ser o novo padrão.
  • 7. HTML 5 Independente da versão, o HTML é uma linguagem interpretada pelo navegador de Internet. Existem sites feitos com as diversas versões, e o navegador sempre tenta se adaptar e corrigir os erros ou bugs. Para “dizer” ao navegador que você quer usar o HTML 5 insira a seguinte TAG antes do início do código: <!DOCTYPE html>
  • 8. HTML 5 O HTML 5 está sendo desenvolvido para ser mais simples e exigir menos código em relação ao XHTML (descontinuado). Novas TAGs foram criadas para suprir as necessidades atuais e não depender de plugins externos para funcionar. Abaixo um exemplo inicial em HTML 5:

×