• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
Base De Dados Documentais
 

Base De Dados Documentais

on

  • 2,905 views

 

Statistics

Views

Total Views
2,905
Views on SlideShare
2,891
Embed Views
14

Actions

Likes
1
Downloads
83
Comments
0

2 Embeds 14

http://localhost 11
file:// 3

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft Word

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Base De Dados Documentais Base De Dados Documentais Document Transcript

    • INSTITUTO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DA GUARDA
      centercenter
      BASE DE DADOS DOCUMENTAIS
      Trabalho Elaborado Por: Paula Monteiro
      Armando Prata
      Índice TOC o " 1-3" h z u INTRODUÇÃO PAGEREF _Toc236554495 h 1BASE DE DADOS DOCUMENTAIS PAGEREF _Toc236554496 h 2A GESTÃO DE INFORMAÇÃO DOCUMENTAL: PAGEREF _Toc236554497 h 2DOCBASE PAGEREF _Toc236554498 h 3SERVIÇOS PAGEREF _Toc236554499 h 3MULTIMÉDIA PAGEREF _Toc236554500 h 4PESQUISA E INTERNET PAGEREF _Toc236554501 h 5ACESSO Á BASE DE DADOS PAGEREF _Toc236554502 h 5BIBLIOTECAS VIRTUAIS/BASES DE DADOS DOCUMENTAIS PAGEREF _Toc236554503 h 5BIBLIOBASE: PAGEREF _Toc236554504 h 6B-ON PAGEREF _Toc236554505 h 7PORBASE PAGEREF _Toc236554506 h 9BIBLIOTECAS DA PORBASE NA BND PAGEREF _Toc236554507 h 10A PORBASE NO GOOGLE SCHOLAR PAGEREF _Toc236554508 h 10TEL – THE EUROPEAN LIBRARY PAGEREF _Toc236554509 h 10PORTAIS TEMÁTICOS PAGEREF _Toc236554510 h 10CLASSIFICAÇÃO E INDEXAÇÃO PAGEREF _Toc236554511 h 11DESCRIÇÃO BIBLIOGRÁFICA PAGEREF _Toc236554512 h 11METADADOS PAGEREF _Toc236554513 h 12ASSOCIAÇÕES PROFISSIONAIS PAGEREF _Toc236554514 h 12ORGANISMOS DE NORMALIZAÇÃO PAGEREF _Toc236554515 h 12CONCLUSÃO PAGEREF _Toc236554516 h 14
      INTRODUÇÃO
      O tema Software de gestão de Bibliotecas, foi-nos proposto de entre vários, pelo formador José Figueiredo.
      Este trabalho tem como objectivo aprofundar o tema, de tal modo que nos permita, por um lado, conhecer e reflectir sobre a importância das BASES DE DADOS na actualidade e sua importância nas bibliotecas de hoje.
      Assim, abordaremos alguns subtemas que nos parecem ser de grande importância com a finalidade de explicar a sua utilidade e necessidade.
      Para cada um dos subtemas procuramos através dos meios disponíveis (enciclopédias, internet, livros, etc.) dar a informação possível para um melhor conhecimento do tema.
      Esperamos alcançar os objectivos a que nos propusemos fazendo um trabalho completo e interessante.



      BASE DE DADOS DOCUMENTAIS
      BIBLIOTECA
      A Base de Dados Documental é o resultado do tratamento documental de publicações periódicas, artigos seleccionados das mesmas e monografias.
      Integra um acervo de cerca de 280 000 documentos, registados, classificados, seleccionados e indexados nas áreas da concorrência, do comércio e da distribuição, dos preços e da economia em geral
      A GESTÃO DE INFORMAÇÃO DOCUMENTAL:
      A gestão das bases de dados é fundamental para garantir a qualidade da informação, assumindo agora especial relevância com a crescente disponibilização da informação na Internet.
      Estando a perder-se a relação pessoal entre profissionais da informação e utilizadores que em processo evolutivo se fidelizam cada vez mais à Internet, é fundamental para o prestígio das bibliotecas que a informação disponibilizada seja fiável, actualizada e crescentemente valorizada com novas tecnologias e formas de conhecimento como os ficheiros digitais e endereços electrónicos associados a termos de pesquisa, redes de conhecimento com aplicação das tecnologias Z39.50, Mailing Lists e RSS, tecnologias RFID para auto-empréstimo e auto-devolução, entre outras.
      DOCBASE
      O bom desempenho dos sistemas de gestão da informação está em relação directa com o domínio das tecnologias, a eficácia da gestão das bases de dados, como também do cumprimento das normas nacionais e internacionais aplicáveis ao tratamento da informação científica e técnica e de manutenção dos sistemas informáticos.
      A DID procura intervir na melhoria da qualidade dos serviços, disponibilizando cursos e acções de formação em áreas DocBase e ciências documentais como garantia de maior e melhor compreensão dos processos de informatização das unidades documentais e da aplicação das normas. Pretendemos que a DOCBASE® seja reconhecida pela qualidade da assistência que lhe prestamos, sempre que possível, para encontrar resposta às suas dificuldades.
      SERVIÇOS
      Como recurso especializado a que os Utilizadores DocBase têm acesso, a DID disponibiliza um conjunto vasto de serviços:
      Carregamento de linguagens documentais e classificações;
      Catalogação de documentos, segundo normas de descrição bibliográfica ISBD;
      Indexação e classificação de documentos;
      Digitalização de imagem e texto;
      Pesquisas de informação em bases de dados, CDROM's e Internet;
      Elaboração de catálogos, bibliografias e índices;
      Validação de registos e bases de dados;
      Parametrizações, construção de bases de dados e elaboração de programas informáticos específicos;
      Conversão de bases de dados provenientes de outros formatos de dados;
      O Sistema de Informação DocBASE® apresenta-se como o primeiro sistema nacional de gestão integrada da informação, reunindo numa só plataforma tecnológica  todo o processamento de edição e pesquisa de bases de dados, em todas as valências do conhecimento bibliográfico, museológico e arquivístico.
      O sistema DocBASE® foi concebido com base numa arquitectura modular e evolutiva o que permite implementar de forma gradual projectos de informatização de unidades documentais  para gerir de forma integrada bibliotecas, museus e arquivos, garantindo a escalabilidade futura do sistema instalado.
      MULTIMÉDIA
      Num tempo em que os suportes multimédia se multiplicam e diversificam tornando-se disponíveis a todos, enriqueça cada objecto dos seus catálogos com documentos relevantes, imagens, vídeos, sons, reconstruções 3D ou qualquer tipo de ficheiro multimédia que poderá explorar localmente ou através da internet na sua biblioteca ou museu virtual.
      A capacidade de gestão multimédia associada ao inovador módulo DocBWEB® permite disponibilizar a informação catalogada na internet tornando acessível toda a potencialidade dos suportes multimédia.
      PESQUISA E INTERNET
      O sistema DocBASE® permite a pesquisa da informação catalogada directamente a partir da aplicação ou num ambiente WEB que inclui um cliente Z39.50. Em ambos os casos é possível pesquisar recorrendo a linguagens Documentais.
      Disponibilizar um catálogo na internet ou numa intranet tornou-se uma realidade com o módulo DocBWEB®. Uma biblioteca ou um museu Virtual acessível a partir de um browser de onde estão acessíveis os objectos catalogados, imagens, vídeos, sons, modelações em 3D ou qualquer documento multimédia que lhes está associado. O recurso a um poderoso e inovador interface de pesquisa permite ao utilizador navegar pelo espaço virtual encontrando a informação exacta que procura.
      ACESSO Á BASE DE DADOS
      Princípios Básicos:
      - Definição clara do que se pretende;
      - Que tipo de informação que se pretende;
      - Utilizar expressões de pesquisa adequadas;
      - Utilizar descritores ou truncaturas (fechar) quando não se conhecem descritores;
      BIBLIOTECAS VIRTUAIS/BASES DE DADOS DOCUMENTAIS
      As bibliotecas virtuais não estão localizadas em um lugar físico e têm acesso universal; em vez de ter um endereço físico, elas são construídas em sites da Internet e possuem nomes sugestivos, como Alexandrie, Bibiliotheca Universalis e Gutenberg Project. Você pode ter acesso a essas bibliotecas por um computador conectado à Internet e pode baixar documentos para consulta posterior.
      As bases de dados textuais podem ser muito úteis quando se está procurando documentos ou pesquisando um termo em particular.
      BIBLIOBASE:
      BIBLIObase é o nome de um conjunto de programas desenvolvido em parceria pela BIBLIOsoft e Irisdata. Consiste num conjunto de módulos destinados a responder às exigências técnicas e funcionais de uma biblioteca:
      - Catalogação e Pesquisa
      - Circulação e Empréstimo
      - Gestão de Publicações Periódica
      - Gestão de Inventário
      - Impressão de Códigos de Barras
      - Pesquisa Local e Interface WWW.
      B-ON
      A Biblioteca do Conhecimento Online (b-on) disponibiliza o acesso ilimitado e permanente nas instituições de investigação e do ensino superior aos textos integrais de mais de 16.750 publicações científicas internacionais de 16 editoras, através de assinaturas negociadas a nível nacional com essas editoras
      Objectivos da b-on
      Promover o acesso electrónico a algumas das principais fontes internacionais de conhecimento;
      - Desempenhar um papel activo e participativo na construção da Sociedade do Conhecimento;
      - Dinamizar e estimular a comunidade para o consumo e produção de conteúdos científicos;
      - Estimular a cooperação entre as entidades do sistema académico e científico nacional;
      - Facilitar a gestão da informação sobre a produção científica nacional;
      - Desenvolver competências-chave na gestão da informação e conhecimento;
      - Racionalizar custos através de uma negociação centralizada com as editoras e demais fornecedores de conteúdos;
      - Aumentar a visibilidade, acessibilidade e difusão dos resultados da actividade académica e investigação científica portuguesa, potenciando o seu uso e impacto na comunidade científica nacional e internacional;
      - Ser referência no fornecimento de serviços electrónicos e produtos que respondam às necessidades dos vários grupos de utilizadores;
      - Desenvolver e assegurar uma política de preservação de modo a garantir o acesso perpétuo das publicações que disponibiliza aos seus membros
      PORBASE
      Base Nacional de Dados Bibliográficos, é o catálogo colectivo em linha das bibliotecas portuguesas com mais de 1.500.000 registos bibliográficos.
      Estabelecida em 1986, a PORBASE é coordenada pela Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) e está disponível ao público desde Maio de 1988. Tem como objectivos principais a actualização e difusão permanentes do Catálogo Geral da Biblioteca Nacional, da bibliografia nacional corrente e do catálogo colectivo das bibliotecas portuguesas
      PORBASE assenta numa filosofia de cooperação com regulamento próprio. Em Jan.1987 a BN inicia a catalogação automatizada com o sistema CDS/ISIS, em Mar. 1989. Início da catalogação em linha no sistema GEAC 9000. Em Abr. 2006 a PORBASE passa a estar disponível no Google Scholar.
      A integração na PORBASE de registos bibliográficos com as mais diversas origens exige assim, por parte da Biblioteca Nacional de Portugal (BNP), um grande esforço de normalização, e de controlo de qualidade. O processo de integração dos registos deve produzir o menor ruído possível no catálogo colectivo, evitando a produção de duplicados, criando bons pontos de acesso, evitando os erros genéricos, uniformizando algumas características próprias dos vários sistemas de gestão de bibliotecas e das várias versões dos mesmos.
      Nesse sentido, implementou-se uma série de novos instrumentos tecnológicos desenvolvidos na BNP com o propósito de optimizar e tornar mais célere o processo de integração e gestão de registos na PORBASE.
      • MANGAS – Manipulação e Gestão de Metadados Descritivos • IRIS – Integração de registos na PORBASE• ERPOR – Envio de Registos Para a PORBASE• REPOX – Repositório XML da PORBASE • SARA - Actualização Automatizada de Registos na PORBASE • Fórum Tecnológico da PORBASE
      BIBLIOTECAS DA PORBASE NA BND
      A BND – Biblioteca Nacional Digital disponibiliza em linha, obras digitalizadas e obras originais digitais depositadas na Biblioteca Nacional de Portugal.
      A PORBASE NO GOOGLE SCHOLAR
      A PORBASE - Base Nacional de Dados Bibliográficos, encontra-se desde Abril de 2006 disponível no Google Scholar, cumprindo-se assim mais um importante passo para a divulgação do património bibliográfico português.
      O Google Scholar é um novo motor de busca gratuito do Google, dirigido ao público académico e orientado para a procura de artigos especializados, teses, livros, resumos e artigos de organizações profissionais, bibliotecas, universidades e outras entidades académicas. Este sistema permite assim, eliminar milhares de páginas de Internet dos resultados das pesquisas referentes a determinadas palavras-chave, que tanto dificultam as pesquisas especializadas.
      A PORBASE NA B-ON
      A PORBASE – Base Nacional de Dados Bibliográficos, está também presente na B-On, Biblioteca do Conhecimento Online, que reúne as principais editoras de revistas científicas internacionais com o objectivo de oferecer um conjunto vasto de artigos científicos disponíveis on-line.
      Recursos relevantes
      TEL – THE EUROPEAN LIBRARY
      O TEL é um portal de acesso a recursos digitais e não digitais de 45 Bibliotecas Nacionais Europeias.
      PORTAIS TEMÁTICOS
      Aqui poderá encontrar informação sobre recursos existentes na Internet em diferentes áreas temáticas. A lista não é exaustiva, limita-se a alguns portais não limitados por âmbito geográfico.
      GeralRenardus Artes e Ciências HumanasIntute: Arts & Humanities
      Ciências SociaisIntute: Social Sciences
      Ciência, Engenharia e Tecnologia Intute: Science, Engineering & Technology
      Publicações Periódicas Científicas em linha SciELO - Scientific Electronic Library Online
      CLASSIFICAÇÃO E INDEXAÇÃO
      Secção de Classificação e Indexação da IFLA Consórcio da CDU - Classificação Decimal UniversalClassificação Decimal de DeweyClassificação da Biblioteca do Congresso (LCC)Cabeçalhos de assunto da Biblioteca do Congresso (LCSH)Formato UNIMARC para classificação
      DESCRIÇÃO BIBLIOGRÁFICA
      ISBD - International Standard Bibliographic Description ISBD Review Group UNIMARC - bibliográfico (versão concisa)UNIMARC - Autoridades Marc 21Anglo-American Cataloguing Rules – RDA: Resource Description and AcessFRBR - Functional Requirements for Bibliographic Records
      METADADOS
      Geral http://www.ifla.org/II/metadata.htm
      Dublin Core Metadata Iniciative (DCMI)http://dublincore.org/
      Z39.50
      Agência Internacional de Manutenção da Norma Z39.50 http://lcweb.loc.gov/z3950/agency/
      Portal Z39.50 da Biblioteca do Congresso http://lcweb.loc.gov/z3950/gateway.html
      Sobre Z39.50 http://www.niso.org/standards/resources/Z3950_Resources.htmlhttp://www.ilrt.bris.ac.uk/discovery/z3950/resources/
      ASSOCIAÇÕES PROFISSIONAIS
      IFLA - Inter national Federation of Library Associations and Institutions
      BAD - Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas
      ALA - American Libraries Association
      ORGANISMOS DE NORMALIZAÇÃO
      ISO - International Organization for Standardization http://www.iso.ch/iso/en/ISOOnline.openerpage
      Comissão Técnica 46 (TC 46) - Informação e documentação http://www.iso.ch/iso/en/stdsdevelopment/tc/tclist/TechnicalCommitteeDetailPage.TechnicalCommitteeDetail?COMMID=1757
      IPQ - Instituto Português de Qualidade http://www.ipq.pt
      Comissão Técnica 7 (CT 7)- Informação e Documentação Catálogo de normashttp://www.ipq.pt/custompage.aspx?modid=0&pagid=8
      ANSI - American National Standards Institute http://www.ansi.org
      NISO - National Information Standards Organization (Acreditada pela ANSI, representa os EUA na Comissão Técnica 46 - Informação e Documentação da ISO)http://www.niso.org
      CONCLUSÃO
      Bibliográfia