Segredos da massagem

11,151 views
11,133 views

Published on

0 Comments
10 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
11,151
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1,583
Actions
Shares
0
Downloads
956
Comments
0
Likes
10
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Segredos da massagem

  1. 1. SEGREDOS DA MASSAGEM 5 CURIOSIDADES DA MASSAGEM
  2. 2. SEGREDOS DA MASSAGEM 5 CURIOSIDADES DA MASSAGEM www.cursodemassagista.pt 2 Índice INTRODUÇÃO.....................................................................................................3 CURIOSIDADES DA MASSAGEM....................................................................5 O QUE FAZ A MASSAGEM?.....................................................................................5 QUANDO E ONDE SURGIU A MASSAGEM?................................................................5 QUE TÉCNICAS DE MASSAGEM SÃO HABITUALMENTE UTILIZADAS?.........................5 COM QUE INTENSIDADE É REALIZADA A MASSAGEM?.............................................5 A MASSAGEM INDUZ O SONO? ...............................................................................5 AROMOTERAPIA ...............................................................................................6 MUSICOTERAPIA ..............................................................................................6 TIPOS DE MASSAGEM ......................................................................................7 MASSAGISTA ......................................................................................................8 CONCLUSÃO.......................................................................................................9 BIBLIOGRAFIA.................................................................................................10
  3. 3. SEGREDOS DA MASSAGEM 5 CURIOSIDADES DA MASSAGEM www.cursodemassagista.pt 3 Introdução Nos últimos anos a exigência no contexto profissional, familiar e pessoal tem aumentado a um ritmo tão veloz como o ritmo de evolução tecnológica. Ir trabalhar todos os dias várias horas por dia correndo para chegar a horas ao trabalho, regressando a casa, muitas vezes tardiamente, na grande maioria dos casos com tarefas domésticas para fazer e a família para cuidar, apesar de fazer parte da rotina de todos os dias, torna-se muito desgastante. Será que o organismo humano está preparado para toda esta exigência? Será que os nossos ossos, músculos e tendões aguentam esta sobrecarga? Como estará e como ficará o nosso sistema nervoso após vários anos de stress a encarar adversidades a cada minuto que passa? Não há uma solução milagrosa para resolver todas estas causas, no entanto, receber regularmente uma massagem contribui para:  Diminuir o stress;  Melhorar a disposição;  Diminuir o cansaço;  Dormir melhor;  Melhorar a concentração;  Melhorar a circulação;  Diminuir as dores e o cansaço muscular;  Diminuir a retenção de líquidos;  Diminuir a restrição de movimentos;  Melhorar a recuperação de doenças;  Melhorar o sistema imunitário;  Melhorar o funcionamento dos intestinos. Existem também outros benefícios específicos da massagem bastante interessantes:  Usando óleo na massagem à cabeça, o cabelo torna-se mais suave e menos quebradiço;  A massagem à testa acalma e melhora a visão e a concentração;  Fazer uma massagem com movimentos circulares entre as sobrancelhas, junto às têmporas e a lado da vertebras cervicais da coluna relaxa e reduz as dores de cabeça;  A massagem às sobrancelhas é benéfica para os olhos e relaxa.
  4. 4. SEGREDOS DA MASSAGEM 5 CURIOSIDADES DA MASSAGEM www.cursodemassagista.pt 4 As sensações tácteis constituem um pilar essencial para a vida de todos os seres humanos contribuindo nos primeiros seis meses de vida para o desenvolvimento harmonioso do esquema corporal e para a construção da identidade. A relação da criança com a mãe é estabelecida através do tato, o seio da mãe alimenta-a a sua mão trata-a, tranquiliza-a, consola-a e é também através do tato que a mãe demostra que a ama. O tato permite tomar consciência do corpo e do espirito. Assim, a massagem a partir do nosso sentido tato elimina excessos de toxinas, purifica, fortalece ou rejuvenesce e conserva a força e vitalidade do nosso organismo. Tudo isto aumenta a qualidade de vida e torna a vida mais harmoniosa e saudável ajudando o organismo a encarar desafios constantes.
  5. 5. SEGREDOS DA MASSAGEM 5 CURIOSIDADES DA MASSAGEM www.cursodemassagista.pt 5 Curiosidades da massagem O que faz a massagem? A massagem promove o bem-estar físico e psicológico do paciente. O poder das mãos é indiscutível. A massagem manual, também conhecida por quiromassagem, é uma forma de trabalho corporal por intermédio das mãos do massagista, dirigido a qualquer pessoa de qualquer idade sendo ajustada às respetivas características e patologias associadas. É utilizado um conjunto de técnicas que proporcionam o alívio da dor, do cansaço e da ansiedade. Quando associada a aromoterapia, musicoterapia e num ambiente relaxante, o seu efeito é potenciado. Permite de uma forma agradável e muito eficaz, desintoxicar e relaxar diminuindo dores e tensão muscular acumuladas ao longo do dia. Sendo atualmente uma terapia muito usual e bem aceite, é utilizada para relaxar, tratar, desintoxicar, promover um melhor desempenho desportivo e até emagrecer sendo uma atividade desenvolvida em clinicas, hotéis, spas, centros de estética, clubes desportivos, ginásios, etc. Quando e onde surgiu a massagem? A massagem é usada desde os tempos pré-históricos e teve origem na Índia, China, Japão, Grécia e Roma. Que técnicas de massagem são habitualmente utilizadas? Deslizamentos, amassamentos, pressões, percussão, fricção e vibração. Com que intensidade é realizada a massagem? Superficial, média ou profunda dependendo do objetivo da massagem, da zona a tratar e da idade, sexo e musculatura do paciente. A massagem induz o sono? Sim, o relaxamento que em si mesmo tem um efeito terapêutico é muito útil para induzir o sono.
  6. 6. SEGREDOS DA MASSAGEM 5 CURIOSIDADES DA MASSAGEM www.cursodemassagista.pt 6 Aromoterapia A aromaterapia consiste no uso de óleos essenciais, extraídos de plantas aromáticas, cujo aroma é capaz de provocar efeitos físicos, mentais e emocionais, alterando a respiração, os batimentos cardíacos, pressão arterial, estados de ânimo, concentração, etc. Existem óleos de base, sem qualquer aroma e óleos essenciais, que têm aromas para fins terapêuticos. Os óleos essenciais, extraídos de determinadas plantas aromáticas, são aplicados isoladamente ou em combinação com outros aromas. Dependendo da planta, o óleo essencial terá características diferenciadas de aroma, cor e densidade. É utilizado na massagem diluído em cremes, loções, géis ou puro, desenvolvendo efeito terapêutico através da absorção na pele. Musicoterapia A musicoterapia é a utilização da música e/ou dos seus elementos constituintes, ritmo, melodia e harmonia com o objetivo de facilitar e promover comunicação, relacionamento, aprendizagem, mobilização, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes de modo a ir de encontro a necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas. A sua utilização em simultâneo com a massagem tem, para o utente, um efeito sinergético absolutamente indescritível.
  7. 7. SEGREDOS DA MASSAGEM 5 CURIOSIDADES DA MASSAGEM www.cursodemassagista.pt 7 Tipos de Massagem De uma forma simplificada pode-se dividir e classificar a massagem em:  Massagem relaxante - manipulação dos tecidos moles de um modo superficial com efeito predominante sobre o sistema nervoso.  Massagem terapêutica - massagem vigorosa com pressão entre média e forte com efeitos mecânicos, fisiológicos e psicológicos que visam uma ação terapêutica.  Massagem desportiva - forma de massagem terapêutica aplicada a atletas. As suas indicações são a manipulação antes da competição desportiva, em lesões agudas que ocorrem ou aparecem no decorrer do desporto e após o desporto e em lesões crónicas.
  8. 8. SEGREDOS DA MASSAGEM 5 CURIOSIDADES DA MASSAGEM www.cursodemassagista.pt 8 Massagista Desde a pré-história que povos de todo o mundo usam rituais de massagem para relaxar o corpo e a mente. O massagista tem um papel relevante no bem-estar físico e psicológico dos seus utentes proporcionando alívio de dores, diminuição de stress, libertação de toxinas do organismo entre outros benefícios. O terapeuta observa os benefícios emocionais que proporciona no desenvolvimento da sua atividade, uma vez que as manobras usadas para tratar lesões ou desintoxicar o organismo atuam sobre o sistema nervoso proporcionando relaxamento. Este profissional sente-se compensado pela ajuda que vislumbra na ação do seu trabalho e é reconhecido pelos seus utentes pela melhoria que desenvolve na sua saúde e no seu bem-estar. O massagista, em função da sua formação, tem ao dispor uma diversidade de aplicações, na prática da massagem, nomeadamente estética, preventiva, terapêutica e desportiva. Nos últimos anos tem sido crescente a procura dos serviços deste terapeuta verificando-se uma regular e constante procura desta profissão em termos do mercado de trabalho. A diversidade de locais onde este profissional pode trabalhar, como gabinetes de massagem, clínicas, spas, centros de estética, hotéis, ginásios, clubes desportivos e inclusivamente praias, tornam a sua atividade dinâmica e enriquecedora.
  9. 9. SEGREDOS DA MASSAGEM 5 CURIOSIDADES DA MASSAGEM www.cursodemassagista.pt 9 Conclusão A massagem promove o bem-estar físico e psicológico do utente. Quando associada a aromoterapia, musicoterapia e num ambiente relaxante, o seu efeito é potenciado. Sendo atualmente uma terapia muito usual e bem aceite, é utilizada para relaxar, tratar, desintoxicar, promover um melhor desempenho desportivo e até emagrecer sendo uma atividade desenvolvida em clinicas, hotéis, spas, centros de estética, clubes desportivos, ginásios, etc. A massagem é usada desde os tempos pré-históricos e teve origem na Índia, China, Japão, Grécia e Roma. As técnicas de massagem habitualmente utilizadas são deslizamentos, amassamentos, pressões, percussão, fricção e vibração. A intensidade da massagem pode ser superficial, média ou profunda dependendo do objetivo, da zona a tratar e da idade, sexo e musculatura do utente. O relaxamento que em si mesmo tem um efeito terapêutico é muito útil para induzir o sono. É fundamental que o massagista tenha uma formação inicial e contínua adequada e de qualidade, detalhada de teoria e prática que lhe permita desenvolver a sua atividade com elevada capacidade. Em suma, a massagem sendo tanto uma arte como uma ciência exige por parte do profissional perícia e compreensão consideráveis e um grande gosto e dedicação à profissão.
  10. 10. SEGREDOS DA MASSAGEM 5 CURIOSIDADES DA MASSAGEM www.cursodemassagista.pt 10 Bibliografia CASSAR, Mario – Complete Massage Course, England, Quarto Publishing plc, 1993. COSTA, Larry – Massage Mind and Body, Dorling Kindersley Limited, Singapore, 2003. DOMEMICO, Giovanni – Beard`s Massage: Principles and Practice of Soft Tissue Manipulation, 5ª Edition, Rio de Janeiro, Elsevier Saudens, 2007. MCGILVERY, Carole; REED, Jimi; MEHTA, Mira – The Encyclopedia of Aromatherapy, Massage and Yoga, Hong Kong, Anness Publishing Limited, 1998. RICH, Penny – Massage for Common Ailments, Belgic, Parragon Book Service Ltd, 1994. RUMPLER, Bettina; SCHUTT, Karin; Massage, West Germany, Falken-Verlag, 1986. SEWART, Mitchell – Massage Practical Introduction – Element Books Limited, 1992.

×