Ginastica de solo e aparelhos
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Ginastica de solo e aparelhos

on

  • 157,892 views

 

Statistics

Views

Total Views
157,892
Views on SlideShare
156,817
Embed Views
1,075

Actions

Likes
22
Downloads
1,917
Comments
5

5 Embeds 1,075

http://www.slideshare.net 1060
http://esmigueltorga-m.ccems.pt 4
http://moodle.essg.prof2000.pt 4
http://someuenaoteu.blogspot.pt 4
http://someuenaoteu.blogspot.com 3

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
  • i like this:)
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
  • Enjoyed the presentation, really well created! TimSinbad
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
  • preciso de passar este trabalho mas não dá pois da-me erro no nome precisava para sexta-feira, dia 18 de Dezembro e aconteceu, o a cima referido...
    muito obrigado mesmo que eu continue a não conseguir!!!!!!!!!!
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
  • gostava de copiar isto mas sem ser para um site.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
  • No slide 6 há um erro nao é afastadas e estendidas , mas sim flectidas e unidas
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Ginastica de solo e aparelhos Ginastica de solo e aparelhos Presentation Transcript

  • Ginástica de solo e de aparelhos Trabalho realizado por: Elisabete Figueiredo nº3 • Inês Viegas nº7 • 8ºB Guilherme Santinha nº9 • Rafael Andrade nº15 •
  • História da ginástica O termo “ginástica” vem do grego ”gymnos” que quer dizer “NU” a criação da primeira federação de ginástica deu-se em 1832 na Suíça. Em Portugal só em 1950 surgiu a federação portuguesa de ginástica Actualmente existe: -A Federação Portuguesa de Ginástica. -A Federação Portuguesa de Trampolins e Desportos Acrobáticos
  • Atenção Antes de fazer ginástica deve-se: - Usar um equipamento adequado(calças ou calções, t-shirt ou camisola e ténis); - Fazer um bom aquecimento físico (membros superiores e membros inferiores)
  • Rolamento engrupado à frente Como fazer? -Colocar as palmas das mãos no solo, à largura dos ombros, à frente das pernas e com os dedos afastados. -Elevar o rabo e apoiar a nuca no tapete. Rolar o corpo sobre as costas, mantendo o queixo junto ao peito. -Avançar o tronco e os braços para sair do solo sem a ajuda das mãos.
  • Rolamento à frente com saída de pernas afastadas e estendidas Como fazer? -Flectir as pernas e apoiar no tapete, à largura dos ombros, com dedos afastados e virados para a frente; -Manter as pernas unidas, abrindo-as apenas na parte final do movimento; -Empurrar o tapete, com as mãos colocadas o mais longe possível dos pés, projectando o tronco para a frente. Através de um salto, juntar as pernas e definir posição de equilíbrio.
  • Rolamento à retaguarda com saída de pernas afastadas e estendidas Como fazer? -Desequilibrar o corpo para trás, aproximando o tronco das pernas; -Rolar sobre as costas, apoiando as mãos no tapete ao lado da cabeça; -Empurrar o tapete, afastando as pernas depois destas terem ultrapassado o plano vertical; -Terminar na posição de pé e juntar as pernas através de um pequeno salto.
  • Apoio facial invertido (pino) com rolamento à frente Como fazer? -Apoiar as palmas no solo à largura dos ombros, com dedos bem afastados, os braços estendidos e dar balanço com perna de impulsão, elevando a perna livre; -Na posição de equilíbrio, realizar extensão completa dos diferentes segmentos corporais (apoio invertido), com pernas juntas, as pontas dos pés estendidas e o olhar dirigido para as mãos, colocadas na linha de projecção dos ombros (corpo contraído); -Desequilibrar o corpo e executar rolamento à frente.
  • Roda Como fazer? -Executar afundo da perna de impulsão, seguido de elevação rápida da perna de balanço; -Apoiar as mãos no solo, uma após a outra, em linha recta com braços no prolongamento do corpo; -Passar por apoio invertido com pernas afastadas e estendidas, mantendo o olhar dirigido para as mãos; -Fazer a recepção no solo em dois tempos: primeiro a perna de balanço e depois a perna de impulsão, chegando ao solo com o corpo virado para o ponto de partida e os braços em elevação lateral obliqua superior.
  • Avião Como fazer? -Eleva uma das pernas atrás com pé em flexão plantar; -Extensão completa dos membros inferiores; -Flecte o tronco à frente; -Olhar dirigido para a frente; -Membros superiores em extensão e afastados lateralmente; -Tonicidade geral elevada; -Mantém a posição durante 3 segundos.
  • Ponte Como fazer? -Extensão dos membros superiores; -Membros inferiores unidos e em extensão; -Ombros na vertical dos apoios e bacia elevada; -Cabeça acompanha o movimento de extensão da coluna.
  • Minitrampolim - salto em extensão (vela) Como fazer? -Após a corrida preparatória, realizar a impulsão no centro da tela, com pés paralelos e pernas ligeiramente flectidas ; -Sair do aparelho com pernas estendidas e olhar dirigido em frente; -Contactar o solo em equilíbrio, com pernas afastadas à largura dos ombros, com ligeira flexão dos membros inferiores e braços junto ao corpo.
  • Minitrampolim - salto engrupado Como fazer? -Após corrida preparatória, realizar impulsão no centro da tela, com pés paralelos e as pernas ligeiramente flectidas; -Puxar os joelhos ao peito e tocar as pernas com os braços, imediatamente abaixo dos joelhos, no ponto mais alto do voo; -Após definição da figura de Engrupado, realizar a abertura através de movimento enérgico das pernas juntas e estendidas, com os braços ao lado do corpo; -Contactar o solo em equilíbrio, com as pernas afastadas à largura dos ombros e com ligeira flexão dos membros inferiores e braços junto ao corpo.
  • Minitrampolim - salto em carpa Como fazer? -Chamada energética com pés paralelos (ligeiramente afastados) joelhos em semi-flexão no centro do trampolim, ombros ligeiramente recuados em relação ao apoio dos pés; -No ponto mais alto do voo realizar a “espargata” frontal, com os braços estendidos na direcção dos pés; -As costas devem inclinar-se ligeiramente à frente e os membros inferiores devem subir para o plano horizontal. -Abertura rápida da posição para a recepção (equilibrada a pés juntos com ligeira flexão dos membros inferiores no momento do contacto dos pés no solo); -Finalização na posição de sentido (rápido elevação antero– superior* dos membros superiores e forte extensão dos membros inferiores ). * antes e superior
  • Minitrampolim - salto em meia pirueta Como fazer? -Chamada a pés juntos no mini-trampolim com flexão dos membros inferiores; -Extensão dos membros inferiores na saída do mini- trampolim e rápida elevação dos membros superiores; -Rotação de 360º no ponto mais alto do voo; -Recepção em equilíbrio, amortecendo a queda com uma semi-flexão dos membros inferiores; -Terminar com os membros superiores em elevação superior.
  • Aparelhos Boque Minitrampolim Plinto Banco sueco Trampolim sueco
  • Espaldar Colchão Tapete Barra fixa Trampolim reuter Cavalo com arções
  • Colchão de quedas Trave olímpica Cavalo de saltos Barras paralelas Barras paralelas Argolas assimétricas simétricas
  • FIM