Ginastica de solo e aparelhos

145,166
-1

Published on

Published in: Sports
5 Comments
22 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total Views
145,166
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
2,163
Comments
5
Likes
22
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Ginastica de solo e aparelhos

  1. 1. Ginástica de solo e de aparelhos Trabalho realizado por: Elisabete Figueiredo nº3 • Inês Viegas nº7 • 8ºB Guilherme Santinha nº9 • Rafael Andrade nº15 •
  2. 2. História da ginástica O termo “ginástica” vem do grego ”gymnos” que quer dizer “NU” a criação da primeira federação de ginástica deu-se em 1832 na Suíça. Em Portugal só em 1950 surgiu a federação portuguesa de ginástica Actualmente existe: -A Federação Portuguesa de Ginástica. -A Federação Portuguesa de Trampolins e Desportos Acrobáticos
  3. 3. Atenção Antes de fazer ginástica deve-se: - Usar um equipamento adequado(calças ou calções, t-shirt ou camisola e ténis); - Fazer um bom aquecimento físico (membros superiores e membros inferiores)
  4. 4. Rolamento engrupado à frente Como fazer? -Colocar as palmas das mãos no solo, à largura dos ombros, à frente das pernas e com os dedos afastados. -Elevar o rabo e apoiar a nuca no tapete. Rolar o corpo sobre as costas, mantendo o queixo junto ao peito. -Avançar o tronco e os braços para sair do solo sem a ajuda das mãos.
  5. 5. Rolamento à frente com saída de pernas afastadas e estendidas Como fazer? -Flectir as pernas e apoiar no tapete, à largura dos ombros, com dedos afastados e virados para a frente; -Manter as pernas unidas, abrindo-as apenas na parte final do movimento; -Empurrar o tapete, com as mãos colocadas o mais longe possível dos pés, projectando o tronco para a frente. Através de um salto, juntar as pernas e definir posição de equilíbrio.
  6. 6. Rolamento à retaguarda com saída de pernas afastadas e estendidas Como fazer? -Desequilibrar o corpo para trás, aproximando o tronco das pernas; -Rolar sobre as costas, apoiando as mãos no tapete ao lado da cabeça; -Empurrar o tapete, afastando as pernas depois destas terem ultrapassado o plano vertical; -Terminar na posição de pé e juntar as pernas através de um pequeno salto.
  7. 7. Apoio facial invertido (pino) com rolamento à frente Como fazer? -Apoiar as palmas no solo à largura dos ombros, com dedos bem afastados, os braços estendidos e dar balanço com perna de impulsão, elevando a perna livre; -Na posição de equilíbrio, realizar extensão completa dos diferentes segmentos corporais (apoio invertido), com pernas juntas, as pontas dos pés estendidas e o olhar dirigido para as mãos, colocadas na linha de projecção dos ombros (corpo contraído); -Desequilibrar o corpo e executar rolamento à frente.
  8. 8. Roda Como fazer? -Executar afundo da perna de impulsão, seguido de elevação rápida da perna de balanço; -Apoiar as mãos no solo, uma após a outra, em linha recta com braços no prolongamento do corpo; -Passar por apoio invertido com pernas afastadas e estendidas, mantendo o olhar dirigido para as mãos; -Fazer a recepção no solo em dois tempos: primeiro a perna de balanço e depois a perna de impulsão, chegando ao solo com o corpo virado para o ponto de partida e os braços em elevação lateral obliqua superior.
  9. 9. Avião Como fazer? -Eleva uma das pernas atrás com pé em flexão plantar; -Extensão completa dos membros inferiores; -Flecte o tronco à frente; -Olhar dirigido para a frente; -Membros superiores em extensão e afastados lateralmente; -Tonicidade geral elevada; -Mantém a posição durante 3 segundos.
  10. 10. Ponte Como fazer? -Extensão dos membros superiores; -Membros inferiores unidos e em extensão; -Ombros na vertical dos apoios e bacia elevada; -Cabeça acompanha o movimento de extensão da coluna.
  11. 11. Minitrampolim - salto em extensão (vela) Como fazer? -Após a corrida preparatória, realizar a impulsão no centro da tela, com pés paralelos e pernas ligeiramente flectidas ; -Sair do aparelho com pernas estendidas e olhar dirigido em frente; -Contactar o solo em equilíbrio, com pernas afastadas à largura dos ombros, com ligeira flexão dos membros inferiores e braços junto ao corpo.
  12. 12. Minitrampolim - salto engrupado Como fazer? -Após corrida preparatória, realizar impulsão no centro da tela, com pés paralelos e as pernas ligeiramente flectidas; -Puxar os joelhos ao peito e tocar as pernas com os braços, imediatamente abaixo dos joelhos, no ponto mais alto do voo; -Após definição da figura de Engrupado, realizar a abertura através de movimento enérgico das pernas juntas e estendidas, com os braços ao lado do corpo; -Contactar o solo em equilíbrio, com as pernas afastadas à largura dos ombros e com ligeira flexão dos membros inferiores e braços junto ao corpo.
  13. 13. Minitrampolim - salto em carpa Como fazer? -Chamada energética com pés paralelos (ligeiramente afastados) joelhos em semi-flexão no centro do trampolim, ombros ligeiramente recuados em relação ao apoio dos pés; -No ponto mais alto do voo realizar a “espargata” frontal, com os braços estendidos na direcção dos pés; -As costas devem inclinar-se ligeiramente à frente e os membros inferiores devem subir para o plano horizontal. -Abertura rápida da posição para a recepção (equilibrada a pés juntos com ligeira flexão dos membros inferiores no momento do contacto dos pés no solo); -Finalização na posição de sentido (rápido elevação antero– superior* dos membros superiores e forte extensão dos membros inferiores ). * antes e superior
  14. 14. Minitrampolim - salto em meia pirueta Como fazer? -Chamada a pés juntos no mini-trampolim com flexão dos membros inferiores; -Extensão dos membros inferiores na saída do mini- trampolim e rápida elevação dos membros superiores; -Rotação de 360º no ponto mais alto do voo; -Recepção em equilíbrio, amortecendo a queda com uma semi-flexão dos membros inferiores; -Terminar com os membros superiores em elevação superior.
  15. 15. Aparelhos Boque Minitrampolim Plinto Banco sueco Trampolim sueco
  16. 16. Espaldar Colchão Tapete Barra fixa Trampolim reuter Cavalo com arções
  17. 17. Colchão de quedas Trave olímpica Cavalo de saltos Barras paralelas Barras paralelas Argolas assimétricas simétricas
  18. 18. FIM

×