Cidadania

274 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
274
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
3
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Cidadania

  1. 1. Escola Estadual Dona Consuelo MullerCampo Grande, 25/10/2011Aluno: Erick Torales n°12Aluno: Jorge Luiz n°Ano: 2° Turma: F
  2. 2. Cidadania: é o conjunto de direitos e deveresao qual um indivíduo está sujeito em relação à sociedadeem que vive. O conceito de cidadania sempre estevefortemente "ligado" à noção de direitos, especialmenteos direitos politicos, que permitem ao indivíduo intervirna direção dos negócios públicos do Estado,participando de modo direto ou indireto na formação dogoverno e na sua administração, seja ao votar (direto),seja ao concorrer a um cargo público (indireto). Noentanto, dentro de uma democracia, a própria definiçãode Direito, pressupõe a contrapartida de deveres , umavez que em uma coletividade os direitos de um indivíduosão garantidos a partir do cumprimento dos deveres dosdemais componentes da sociedade.
  3. 3. No entanto, na realidade em que vivemosatualmente, se indagarmos a respeito dotema, certamente encontraremos uma diversidade deopiniões e nenhuma definição que possa contemplarde forma plena o conceito de cidadania. Podemosafirmar que ser cidadão é ter direitos e deveres. Mas deque maneira poderemos definir quais direitos e quaisdeveres? Portanto, é na determinação destes direitos edeveres que se encontra o “nó” relacionado a estaquestão complexa que é a cidadania.
  4. 4. No entanto, dentro de uma democracia, aprópria definição de Direito, pressupõe a contrapartida dedeveres , uma vez que em uma coletividade os direitos deum indivíduo são garantidos a partir do cumprimento dosdeveres dos demais componentes da sociedade.
  5. 5. Ser cidadão é respeitar e participar das decisõesda sociedade para melhorar suas vidas e a de outraspessoas. Ser cidadão é nunca se esquecer das pessoasque mais necessitam. A cidadania deve ser divulgadaatravés de instituições de ensino e meios decomunicação para o bem estar e desenvolvimento danação.
  6. 6. A cidadania consiste desde o gesto de não jogarpapel na rua, não pichar os muros, respeitar os sinais eplacas, respeitar os mais velhos (assim como todas àsoutras pessoas), não destruir telefones públicos, saberdizer obrigado, desculpe, por favor e bom dia quandonecessário... até saber lidar com o abandono e aexclusão das pessoas necessitadas, o direito dascrianças carentes e outros grandes problemas queenfrentamos em nosso país.
  7. 7. Referencia Bibliográfica http://www.webciencia.com/18_cidadania.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Cidadania

×