Your SlideShare is downloading. ×
Cálculo de áreas utilizando o Tangram
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Introducing the official SlideShare app

Stunning, full-screen experience for iPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Cálculo de áreas utilizando o Tangram

7,795
views

Published on


0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
7,795
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
61
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Algumas práticas utilizando o Tangram: Nas próximas páginas você será estimulado a realizar algumas práticas importantes, inseridas na solução de questões de Geometria, utilizando do Tangram. Boa sorte!
  • 2. Primeiro:Combine com alguns dos seus colegas de turma e faça, cada um, o seguinte:Pegue uma caixa de papelão de tamanho médio, cujo um dos seus ladosseja do tamanho de uma folha de papel formato A4 (folha comum de impressora).Aproveite, recorte o lado da caixa e reserve. Uma caixa parecida com essa ai ao lado. Sem se preocupar com propaganda, qualquer folha no formato A4, como as dos fabricantes acima.
  • 3. Em seguida:Igualzinho no vídeo inicial do blog, corte a folha de papel no formato indicado.E também crie as linhas conforme é orientado no vídeo, de forma quefique como a imagem abaixo. Atenção: por enquanto não corte o desenho conforme é orientado no final do vídeo.
  • 4. Então:Cole a folha com os riscados na tampa de papelão que você separou.Logo após secar a colagem, pinte cada uma das formas geométricas do jeito quevocê desejar.Veja o exemplo abaixo.
  • 5. Agora sim:Recorte o papel colado no papelão,na linha, cada uma das formas geométricas.Vai ficar algo parecido com a imagem abaixo. 02 triângulos grandes; 01 triângulo médio; 02 triângulos pequenos; 01 quadrado; e 01 paralelogramo.
  • 6. Agora:Pra começar a festa da Geometria, combine entre os colegas de se encontrarem.Então, cada um, deve praticar a montagem de cada uma das figuras abaixo.E ai, no encontro, façam uma disputa de quem monta mais rápido cada uma delas. casa homem correndo coelho gato
  • 7. Para incrementar:Junte com os colegas, procure na Internet outras formas de criação de figurasatravés do Tangram e continuem a disputa.
  • 8. 2ª parte da festa:Agora, com toda essa animação, vamos “mandar ver” na solução de algunsquestionamentos da Geometria, através do uso das peças do Tangram.Supondo que cada lado de cada quadradinho abaixo possui 1 (uma) unidade: 1) Qual a área de cada triângulo grande? 2) Qual a área do quadrado? 3) Qual a área do paralelogramo? 4) Qual a área do quadrado inicial?
  • 9. Finalizando: Agora, você e os demais colegas podem expressar suas opiniões sobre essa prática no link “comentários”, logo abaixo, neste post do blog.  Qual a sua dificuldade?  Que tipo diferente de figura você conseguiu montar com as 7 figuras do Tangram?  Que tipo de prática você sugere a ser incluída? Parabéns pela participação!