Your SlideShare is downloading. ×
0
Jorge Ávila
Criptografia: Definições e Conceitos
 Os sistemas de criptografia utilizam:

 Os algoritmos dizem como o cifragem e

dec...
Criptografia: Definições e Conceitos
•Qual seria a parte secreta?

 Uma analogia poderia ser feita aos cadeados comuns:

...
Sistemas de Cifragem
 Para entendermos bem o processo de

encriptação/decriptação de uma mensagem,
precisamos conhecer a ...
Hoje
HTTPS
 o HTTPS (HyperText Transfer Protocol secure) é uma

implementação do protocolo HTTP sobre uma camada
SSL ou do TLS...
Chave privada
 O sistema de chave privada consiste em encriptar

uma mensagem usando uma chave criptográfica
secreta, que...
Chave privada
 Este sistema de troca de chaves inspirou um tipo de

criptografia chamada de criptografia simétrica.
 O t...
Chave privada
Chave privada
 A criptografia simétrica é

uma forma simples e fácil de
criptografar, porém muito
vulnerável, pois se uma...
Chave privada
 Outra desvantagem é que este tipo de criptografia não

pode garantir o não-repúdio, dado que a chave para
...
Chave pública
 O sistema funciona no sentido de que cada entidade

(uma pessoa ou um computador) envolvida na
transmissão...
Chave pública
 Assim como o sistema de chave secreta inspirou a

criptografia simétrica, o sistema de chaves públicas
ins...
Chave pública
criptografia assimétrica
 Na criptografia assimétrica a chave utilizada para

codificar alguma coisa é diferente da chave...
criptografia assimétrica
 Sendo assim tanto o usuário da máquina A quanto da

B, possuem suas chaves publicas e privadas....
Exercícios
1- A criptografia tem como
função garantir:
a) Integridade. b)
Confiabilidade.
c) Disponibilidade. d) Nãorepúdi...
Exercícios
8- I. A criptografia simétrica é um tipo de criptografia que usa um par de
chaves criptográficas distintas (pri...
Aula 2 semana3
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Aula 2 semana3

278

Published on

Conceito de chave privada e chave publica ( simetrica e assimentrica)

Published in: Technology
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
278
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
16
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Transcript of "Aula 2 semana3"

  1. 1. Jorge Ávila
  2. 2. Criptografia: Definições e Conceitos  Os sistemas de criptografia utilizam:  Os algoritmos dizem como o cifragem e decifragem serão feitos.  Muitos deles são conhecidos publicamente pois não são a parte secreta do processo.
  3. 3. Criptografia: Definições e Conceitos •Qual seria a parte secreta?  Uma analogia poderia ser feita aos cadeados comuns: cada cadeado de um mesmo tipo é aberto com a sua própria chave.
  4. 4. Sistemas de Cifragem  Para entendermos bem o processo de encriptação/decriptação de uma mensagem, precisamos conhecer a os sistemas de chaves criptográficas e como elas são trocadas.
  5. 5. Hoje
  6. 6. HTTPS  o HTTPS (HyperText Transfer Protocol secure) é uma implementação do protocolo HTTP sobre uma camada SSL ou do TLS  Essa chamada permite que os dados sejam transmitidos por uma conexão criptografada  O protocolo HTTPS é utilizado quando deseja-se evitar que as informações transmitidas entre o usuário e o servidor sejam visualizadas por terceiros.
  7. 7. Chave privada  O sistema de chave privada consiste em encriptar uma mensagem usando uma chave criptográfica secreta, que é apenas conhecida pelo emissor e pelo receptor da mensagem.
  8. 8. Chave privada  Este sistema de troca de chaves inspirou um tipo de criptografia chamada de criptografia simétrica.  O termo simétrico é dado porque nos dois lados da transmissão a chave que é usada para encriptar é a mesma usada para decriptar uma mensagem.
  9. 9. Chave privada
  10. 10. Chave privada  A criptografia simétrica é uma forma simples e fácil de criptografar, porém muito vulnerável, pois se uma rede não é segura a ponto de termos que esconder o conteúdo de uma mensagem, ela também não será segura para compartilhar a chave criptográfica
  11. 11. Chave privada  Outra desvantagem é que este tipo de criptografia não pode garantir o não-repúdio, dado que a chave para encriptar não é de conhecimento exclusivo do emissor, sendo assim, o quê garante que a mensagem foi realmente enviada por ele?
  12. 12. Chave pública  O sistema funciona no sentido de que cada entidade (uma pessoa ou um computador) envolvida na transmissão deve possuir duas chaves: a sua própria chave secreta (também chamada de chave privada), que não é de conhecimento de mais ninguém e uma chave pública que é de conhecimento geral, inclusive de quem não faz parte da transmissão.
  13. 13. Chave pública  Assim como o sistema de chave secreta inspirou a criptografia simétrica, o sistema de chaves públicas inspirou a criptografia assimétrica.
  14. 14. Chave pública
  15. 15. criptografia assimétrica  Na criptografia assimétrica a chave utilizada para codificar alguma coisa é diferente da chave utilizada para descodificar, ou seja, as chaves NÂO são iguais.  Nesta criptografia temos o conceito de chave publica e chave privada.  Chave publica: Pode ser do conhecimento de todos, está chave é utilizada para codificar a informação/arquivo;  Chave privada: Está deve ser mantida em segredo, pois é utilizada para descodificar o arquivo.
  16. 16. criptografia assimétrica  Sendo assim tanto o usuário da máquina A quanto da B, possuem suas chaves publicas e privadas.  Se o usuário da máquina A quiser enviar algo para o usuário da máquina B, basta utilizar a chave publica do usuário B para codificar sua mensagem, já que está chave pode ser do conhecimento de todos.  Se o usuário da máquina B quiser enviar algo para a máquina A basta utilizar a chave publica do usuário A para codificar sua mensagem.
  17. 17. Exercícios 1- A criptografia tem como função garantir: a) Integridade. b) Confiabilidade. c) Disponibilidade. d) Nãorepúdio. e) Auditoria. 2- Conceitue: a)Encriptar b)Decriptar 3 -Como surgiu o primeiro algoritmo criptográfico? 4 - Por que a criptografia simétrica é vulnerável? 5- Com a criptografia assimétrica, como garantir a confidencialidade? 7-Com a criptografia assimétrica, como garantir o não-repúdio?
  18. 18. Exercícios 8- I. A criptografia simétrica é um tipo de criptografia que usa um par de chaves criptográficas distintas (privada e pública) e matematicamente relacionadas. II. A criptografia assimétrica é um tipo de criptografia que usa uma chave única para cifrar e decifrar dados. III. A chave pública está disponível para todos que queiram cifrar informações para o dono da chave privada ou para verificação de uma assinatura digital criada com a chave privada correspondente; a chave privada é mantida em segredo pelo seu dono e pode decifrar informações ou gerar assinaturas digitais. Está correto o que se afirma em: a) I e II, apenas. b) I e III, apenas. c) II e III, apenas.d) I, II e III. e) III, apenas.
  1. A particular slide catching your eye?

    Clipping is a handy way to collect important slides you want to go back to later.

×