Your SlideShare is downloading. ×
Dna
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Saving this for later?

Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime - even offline.

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Dna

1,298
views

Published on

Apresentação de alunos do Instituto Federal do Maranhão - IFMA, sobre o DNA.

Apresentação de alunos do Instituto Federal do Maranhão - IFMA, sobre o DNA.


0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
1,298
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
22
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. DNA
  • 2. Francis Crick
  • 3. Francis Harry Compton Crick
    Nasceu em 8 de Junho de 1916 - Northampton, Inglaterra. Formou-se em Física pelo University College, em Londres. Com a deflagração da Segunda Guerra Mundial foi trabalhar na Royal Navy, interrompendo a sua pesquisa de doutorado. Em 1953, em parceria com o biólogo norte-americano James Watson, baseados no trabalho experimental dos britânicos Maurice Wilkins e Rosalind Franklin, propuseram a estrutura da famosa molécula de dupla hélice denominada ácido desoxirribonucléico (ADN), constituinte dos cromossomos e responsável pela transmissão das características hereditárias dos seres vivos.
  • 4. Antes da publicação do artigo sobre (ADN), Watson e Crick não passavam de meros pesquisadores. tinham de correr contra o tempo, pois sabiam que Pauling, desfrutando de imenso prestígio científico, estava prestes a propor um modelo de cadeia tripla para o (ADN). Como o modelo de cadeia dupla se ajustava adequadamente aos dados cristalográficos de preparações de Rosalind Franklin, Pauling imediatamente desistiu de seu modelo. Crick dedicou a maior parte da sua vida à neurociência. O seu último livro publicado foi "The Astonishing Hypothesis"(A Hipótese Espantosa).
    E em 28 de Julho de 2004, aos 88 anos, Francis Crick morre vítima de câncer em San Diego, Califórnia.
  • 5. James Watson
  • 6. James Dewey Watson
    Nasceu em 6 de Abril de 1928 – Chicago, EUA. Em maio de 1950, com idade de 22 anos, Watson completou a sua graduação en Zoologia. Integrou a Universidade de Harvard em 1955. Trabalhou juntamente com o biofísico britânico Francis Crick no Laboratório Cavendish, Universidade de Cambridge de 1951 até 1953.Em 1968 foi diretor do Laboratório de Biologia Quantitativa de Cold Spring Harbor, Nova Iorque. Escreveu The Double Helix (A Dupla Hélice, 1968), história da descoberta da estrutura do ADN. Participou no Projecto do Genoma Humano.Watson tornou-se conhecido por fazer declarações polêmicas acientíficas.
  • 7. DNA
    O DNA é um ácido nucléico. Os ácidos nucléicos foram originalmente descobertos em 1868 por Friedrich Meischer, um biólogo suíço, que isolou o DNA das células do pus em bandagens. Embora Meischer suspeitasse que os ácidos nucléicos pudessem conter informações genéticas, ele não tinha como confirmar sua idéia.
  • 8. O DNA (ácido desoxirribonucléico) é a parte mais importante de cada célula. Ele contém informações vitais que passam de uma geração à outra. O DNA coordena sua fabricação, assim como a de outros componentes das células, como as proteínas. Pequenas alterações do DNA podem ter conseqüências graves, e a sua destruição leva à morte celular.
    Na molécula de DNA são encontradas a adenina, a guanina, a citosina e a timina.
    A seqüência específica de bases forma a mensagem genética, que determinará a coleção de proteínas e influenciará as características do organismo.
  • 9. Existem duas classes de bases de nitrogênio chamadas purinas (estruturas aneladas duplas) e pirimidinas (estruturas aneladas simples). As quatro bases no alfabeto do DNA são:
    adenina (A) - uma purina
    citosina (C) - uma pirimidina
    guanina (G) - uma purina
    timina (T) - uma pirimidina
  • 10. Os filamentos do DNA são feitos do açúcar e das porções de fosfato dos nucleotídeos, enquanto as partes do meio são feitas das bases de nitrogênio. As bases de nitrogênio nos dois filamentos do par do DNA unem-se, purina com pirimidina (A com T, G com C), e são mantidas juntas por ligações frágeis de hidrogênio.
  • 11. O DNA possui uma estrutura semelhante a uma escada caracol. Os degraus são formados pelas bases de nitrogênio dos nucleotídeos, onde a adenina forma par com a timina, e a citosina com a guanina.
  • 12. REFERÊNCIA
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Francis_Crick
    http://pt.wikipedia.org/wiki/James_Watson
  • 13. COMPONENTES:
    Bruno
    Elidiane
    Isaías
    Jonathan