Capítulo 10 cultura

1,659 views
1,441 views

Published on

0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
1,659
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
335
Actions
Shares
0
Downloads
36
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Capítulo 10 cultura

  1. 1. Cultura:Nossa herança social.
  2. 2. Segundo o antropólogo Clyde Kluckhohn:“ cultura é a vida total de um povo, a herança social que o indivíduo recebe de seugrupo, ou pode ser considerada a parte do ambiente que o próprio homem criou.”Malinowski,“artefatos, bens , processos técnicos, ideias, hábitos e valores herdados.”A perpetuação da cultura é um processo social, resultante da aprendizagem.
  3. 3. Cada sociedade transmite às novas gerações o patrimônio cultural que recebeu deseus antepassados.Educação Assistemática = em casa, na rua... (informal)Educação Sistemática = na escola, na universidade... (formal)Obs.: não existe um modelo único, uma forma exclusiva de educação.
  4. 4. Cultura Material:Consiste em todo tipo de utensílios produzidos em uma sociedade – ferramentas,instrumentos, máquinas, hábitos alimentares, habitação... E tem uma relação com oestilo de vida da sociedade.
  5. 5. Cultura não material:Abrange todos os aspectos morais e intelectuais da sociedade, tais como normassociais, religião, costumes, ideologia , ciências , artes, literatura...
  6. 6. Componentes da cultura:Traços culturais = é o menor componente representativo de uma cultura. Exemplo:Carro, lápis, pulseira, cocar, filme... Acaba identificando a cultura se for contextualizado,isoladamente perde o sentido. O passo do frevo é típico da cultura pernambucana.Complexo Cultural = é a combinação de traços culturais em torno de uma atividadebásica.Exemplo: o futebol é um complexo cultural que pode ser desmembrado em váriostraços culturais: o campo, a bola, o juiz, os jogadores...Área cultural = a região em que predominam determinados complexos culturais. Ex. :Salvador, o Axé, o candomblé, a capoeira.Obs.: Quando existe o respeito em relação a diversidade cultural temos uma situaçãomulticultural. Ex. : o Carnaval do Recife.Padrão cultural = é um conjunto de normas que regem o comportamento dos indivíduosde determinada cultura e sociedade.Subcultura = no interior de uma cultura pode aparecer diferenças significativas. Ex.:quando os imigrantes vieram para o Brasil. Os skinheads, góticos, punks...
  7. 7. Cultura e Progresso:•A capacidade que os grupos têm de perpetuar e acrescentar novos valores àcultura é que se configura o progresso.• Todo progresso é resultante de uma síntese de valores novos com oscomponentes já adquiridos.•O enriquecimento do patrimônio cultural de uma sociedade se faz por meio dedois processos: a invenção e a difusão.• As invenções são geradas pela combinação do patrimônio cultural da sociedadee determinadas necessidades sociais. Obs.: nenhum inventor parte da estaca zero.Em seu trabalho de criação, o inventor, se apoia no conhecimento acumulado.• Difusão cultural – ocorre por intermédio dos meios de comunicação. Oenriquecimento cultural ocorre muito mais pela difusão do que pela invenção.
  8. 8. Aculturação:•Imposição de uma cultura em relação a outra. Ex.: índios no processo decolonização.• Através da assimilação passa a ser internalizada pelo indivíduo.Obs.: não é uma relação entre iguais, mas uma relação de dominação.
  9. 9. Marginalidade cultural:•É caracterizado pela não integração do indivíduo a nenhuma cultura que orodeia, ficando à margem do processo.•Exemplo: índios que não conseguem se expressar através de sua cultura enem através da cultura dos dominantes.
  10. 10. Cultura e Contracultura:•Em certas sociedades existem pessoas que questionam certos valores culturaisvigentes, opondo-se radicalmente a eles num movimento chamado contracultura.•Exemplo: “American way of life” (estilo de vida americano)Vida em comunidades ou sociedades alternativas.
  11. 11. Controle Social:O maior instrumento de socialização é o controle social. Segundo alain Birou,“controle social é o conjunto dos meios e processos pelos quais um grupo ouuma unidade social leva seus membros a adotarem comportamentos, normas,regras de conduta, até costumes, conformes aos que o grupo considerasocialmente bom”.
  12. 12. Tipos de Controle Social:Difuso ( informal)• vago, geralmente decaráter religioso.Institucionalizado (formal)•Presença do Estado.• sanções legais3 funções:• Ordem social(Leis e normas)• Proteção social(cumprimento das normas direitos humanos)• Eficiência Social( procedimentos paramelhorar o bem estarsocial)Objetivo:Manter o equilíbrio social,

×