Anabolizantes

26,652 views
25,911 views

Published on

Slide sobre o uso de anabolizantes

Published in: Sports
3 Comments
28 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
26,652
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
311
Actions
Shares
0
Downloads
1,729
Comments
3
Likes
28
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Anabolizantes

  1. 1. Faculdade Noroeste do Ceará – FANORCE Instituto Vale do Coreaú - IVC
  2. 2. ConceitoOs esteróides anabolizantes, mais conhecidos apenas com o nome de anabolizantes, são drogas relacionadas ao hormônio masculino testosterona fabricado pelos testículos.
  3. 3. O que são esteróides ou anabolizantes como são mais conhecidos? São drogas fabricadas para substituírem o hormôniomasculino Testosterona ( fabricado pelos testículos)  Eles ajudam no crescimento dos músculos (efeito anabólico)e no desenvolvimento das características sexuais masculinascomo: pelos, barba, voz grossa etc. (efeito androgênico). São usados como medicamentos para tratamento depacientes que não produzem quantidade suficientes deTestosterona. Os principais medicamentos esteróidesanabolizantes utilizados no Brasil são: Durasteton® , Deca-Durabolin® , Androxon®.
  4. 4. Uso clínicoReposição da testosterona nos casos em que por algum motivo patológico tenha ocorrido um déficit.
  5. 5. Os anabolizantes têm a propriedade de aumentar os músculos e poresse motivo são muito procurados por atletas ou pessoas que querem melhorar a performance e a aparência física.
  6. 6. Como os anabolizantes são utilizados?comprimidos,cápsulas, ouinjeção intramuscular.
  7. 7. Anabolizantes e aumento de massa muscular Os anabolizantes diminuem o catabolismo e o nitrogênio retido á incorporado a proteínas, o que resulta em maior número de miofibrilas nas fibras musculares e, consequentemente, em hipertrofia muscular.
  8. 8. Uso abusivo Segundo especialistas o problema do abuso dessas drogas nãoestá com o atleta consagrado, mas com aquela “pessoa pequena que é infeliz em ser pequena”. Esse uso estético não é médico, portanto é ilegal e ainda acarreta problemas à saúde.
  9. 9. O uso dos esteróides anabolizantes data da década de 40 e teve início no esporte levantamento de peso. O homem normal produz cerca de 7 mg por dia de testosterona e para se obteraumento de massa muscular e diminuição da gordura, muitos atletas utilizam doses supra-fisiológicas até 100 vezes maior.
  10. 10. Os esteróides anabolizantes podem ser tomados na forma de comprimidos ou injeções e seu uso ilícito pode levar o usuário a utilizar centenas de doses a mais do que aquela recomendada pelo médico.Frequentemente, pessoas combinam diferentes esteróides entre si para aumentar a sua efetividade.
  11. 11. Frase de academiaEu prefiro morrer com 30 anos com 60 de braço do que com 60 anos e trinta de braço.
  12. 12. Uso no Brasil Rebeca Gusmão: acusada de doping, atleta diz que gosta de corpo musculosoNo Brasil não se tem estimativa deste uso ilícito, mas sabe-se que o consumidor preferencial está entre 18 a 34 anos de idade e em geral são do sexo masculino.
  13. 13. No comércio brasileiro os principais medicamentos à base dessas drogas e utilizados com fins ilícitos são: Androxon® Durateston®, Deca-Durabolin®. Alguns usuários chegam a utilizar produtos veterinários àbase de esteróides, sobre os quais não se tem nenhuma idéia sobre os riscos do uso em humanos.
  14. 14. Principais efeitos do uso abusivoTremores, acne severa, retenção de líquidos, dores nas juntas, aumento da pressão sanguínea, HDL baixo (a forma boa do colesterol), icterícia e tumores no fígado.
  15. 15. Principais efeitos do uso abusivo Distúrbios de humor com tendência à agressividade (Irreversível).
  16. 16. Principais efeitos do uso abusivo
  17. 17. Principais efeitos do uso abusivo Além desses, aqueles que se injetam ainda correm o perigo de compartilhar seringas e contaminar-se com o vírus da AIDS ou Hepatite.
  18. 18. Principais efeitos no homem Diminuição do volume testicular, redução na contagem de espermatozóides, impotência, infertilidade, calvície,desenvolvimento de mamas (ginecomastia), dificuldade ou dor para urinar e aumento da próstata.
  19. 19. Principais efeitos na mulherCrescimento de pelos faciais, alterações ou ausência de ciclo menstrual, aumento do clítoris, voz grossa, diminuição de seios.
  20. 20. Depressão por abstinência Usuários, frequentemente, tornam-se clinicamente deprimidos quando param de tomar a droga. Um sintoma de síndrome de abstinência que pode contribuir para a dependência.
  21. 21. De cada 10 pessoas que“levantam peso” em sessões de musculação, apenas cinco setornam musculosas a ponto de fazer diferença notável. Alguns frequentadores de academia ingerem anabolizantes, ou “bombas”, para aumentar a retenção de nitrogênio no corpo.
  22. 22. Referências www.ufmg.br www.unicamp.br www.abril.com.br www.brasilescola.comwww.fisiculturismo.com.br www.unifesp.br

×