Prova Orações Subordinadas

  • 8,155 views
Uploaded on

 

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
8,155
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
4

Actions

Shares
Downloads
102
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Escola : _________________________________________ - ProfªJociane – L. Portuguesa. Aluno(a): __________________________________ Turma: _________ Data: ___________ ATIVIDADES DE AVALIAÇÃO I – O texto abaixo apresenta algumas curiosidades sobre beijos. Para que ele tenha sentido, insira dentro de cada ( ) (parênteses) a letra que corresponde à oração subordinada substantiva do quadro a seguir que completa adequadamente o sentido da oração principal. HISTÓRIA DE BEIJOS... O beijo tem muitas histórias. Conheça alguma delas. Na Grécia foi observado que ( ). Na Inglaterra, os historiadores descobriram que, no século XII, ( ). Esse pacto só era quebrado quando ocorria a morte de um deles. Na Escócia antiga, após o padre declarar que ( ), ele teria de ( ). Os antigos acreditavam que ( ). Estranho? Mas não era só isso. Para a felicidade ficar ainda mais garantida, era preciso que ( )! II – Agora, escreva e classifique as duas primeiras orações subordinadas do texto acima sobre beijo. __________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ III – No texto a seguir, contém informações sobre o beijo e sua origem. As frases estão fora da lógica dos acontecimentos. Após lê-lo, reescreva-o de forma lógica. O coração dispara, o corpo se aquece quando se dá um beijo apaixonado. Ou um ato de amor das mães na época das cavernas. Acredita-se que o beijo seja uma evolução das lambidas do homen pré-histórico em suas mulheres para que estas suprissem a necessidade de sal no organismo. Quanto mais se beija, mais vontade se tem de beijar, não importa onde se esteja. Elas não tinham utensílios para cortar alimentos, então, à medida que mastigavam os alimentos, iam depositando na boca dos filhos pequenos. __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ (1) Beijar ambos nos lábios. (2) Esse gesto traria felicidade ao casal. (3) Os noivos eram marido e mulher. (4) A noiva beijasse todos os convidados do sexo masculino, na boca, é claro. (5) O beijo na boca só era dado em pessoa da mesma família ou entre amigos bem próximos. (6) Os pactos entre vassalos e senhores eram selados com um beijo.
  • 2. IV – Retire do texto sobre o beijo e sua origem: a) Oração subordinada adverbial temporal: _________________________________________ b) Or. Subord.Adverbial Final: ____________________________________________________ c) Or. Subord. AdverbialProporcional: ____________________________________________ d) Or. Subord. Adverbial Circunstancial: _____________________________________________ A reportagem a seguir relata a ação extremamente corajosa de uma menina de apenas 11. Leia e responda as questões abaixo de acordo com este texto: Jéssica veio do céu Jéssica é somente uma garota de 11 anos (...). Mas tem a coragem de uma leoa e acalma de um anjo da guarda. Na noite de domingo, a casa em que ela mora se transformounum inferno que ardia em chamas porque um de seus irmãos causou o acidente ao riscarum fósforo. Larissa, de 7 anos, Letícia, de 3, e o menino de 8, que involuntariamenteprovocou o incêndio, foram salvos porque Jéssica (apesar de seus 11 anos) se esqueceu desentir medo. Mesmo com a casa queimando, a garganta sufocando com a fumaça e a portada rua trancada por fora (a mãe saíra), a menina não se desesperou. Abriu a janela de umquarto e através dela colocou, um por um, todos os irmãos para fora. Enquanto fazia isso,rezava. Ninguém sofreu sequer um arranhão. Só então Jéssica pensou em si própria. Esentiu muito medo. Pulou a janela e disparou a correr. Revista Veja. São Paulo: Abril, 18 de fevereiro de 2004. V- No trecho “Larissa, de 7 anos, Letícia, de 3 anos, e o menino de 8, que involuntariamenteprovocou o incêndio, foram salvos porque Jéssica (apesar de seus 11 anos) se esqueceude sentir medo”.(l . 4), o trecho destacado se refere a(ao): (A) Larissa (de 7).(B) Letícia (de 3).(C) menino (de 8).(D) Jéssica (de 11). VI- A expressão que poderia substituir adequadamente a oração subordinada é: (A)provocador de incêncio (B) o causador involuntário do incêndio (C) o responsável pelo incêndio VII – Assinale a(s) oração(ões) que é/são subordinada(s) adjetiva(s): (A) A fumaça sufocante tomou a ação de Jéssica ainda mais difícil. (B) A fumaça, que sufocava, tornou a ação de Jéssica ainda mais difícil. (C) A situação vivida por Jéssica e seus irmãos é um fato inacreditável. (D) A situação vivida por Jéssica e seus irmãos é um fato em que não se acredita. (E) A menina, corajosa, conseguiu salvar seus irmãos. (F) A menina, que foi corajosa, conseguiu salvar seus irmãos. (G) Pessoas que passam por situações como a de Jéssica e seus irmãos ficam assustadas por muito tempo. (H) Jéssica, que só sentiu medo no final, é uma menina de 11 anos. Valor cada questão certa: 0,5X nº questões acertadas ________ = _________ Nota Final.
  • 3. GABARITO: I – 5,6,3,1,2,4 II-foi observado que o beijo n boca só era dado em pessoas da mesma família (oração subordinada substantiva subjetiva); os historiadores descobriram que, no século XII, os pactos entre os vassalos e senhores eram selados com um beijo. (or. Subord.Subst.obj. direta). III - Acredita-se que o beijo seja uma evolução das lambidas do homen pré-histórico em suas mulheres para que estas suprissem a necessidade de sal no organismo.Ou um ato de amor das mães na época das cavernas.Elas não tinham utensílios para cortar alimentos, então, à medida que mastigavam os alimentos, iam depositando na boca dos filhos pequenos.Quanto mais se beija, mais vontade se tem de beijar, não importa onde se esteja.O coração dispara, o corpo se aquece quando se dá um beijo apaixonado. VI –a) quando se dá um beijo apaixonado VI-b) para que estas suprissem a necessidade de sal no organismo. VI - c)Quanto mais se beija, mais vontade se tem de beijar VI - d)à medida que mastigavam os alimentos, iam depositando na boca dos filhos pequenos. V – C VI – B VII- B,D,F,G,H Bibliografia Consultada; BELTRÃO, Eliana Santos. GORDILHO, Tereza. Diálogo. Edição revisada. Língua Portuguesa. 8º ano. SP: SP – Ed.FTD, 2009. pp.238-239. BELTRÃO, Eliana Santos. GORDILHO, Tereza. Diálogo. Edição revisada. Língua Portuguesa. 9º ano. SP: SP – Ed.FTD, 2009.pp. 24, 65-68.