SISTEMAS OPERACIONAIS

799 views
724 views

Published on

0 Comments
4 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
799
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
158
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
4
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

SISTEMAS OPERACIONAIS

  1. 1. PROF JOTASISTEMAS OPERACIONAISQUAL “MENTE” ORIENTAO “CORPO” DESTES COMPUTADORES?
  2. 2. PROF JOTALINUX: UM SISTEMA OPERACIONAL LIVRE
  3. 3. PROF JOTAOS SISTEMAS LINUX (UNIX)Originalmente, escrito por Linus Torvaldscom a ajuda de vários programadoresvoluntáriosatravés da Usenet (uma espécie de sistema delistas de discussão existente desde osprimórdios da Internet).
  4. 4. PROF JOTALINUXLinus Torvalds começou o desenvolvimentodo núcleo como um projeto particular,inspirado peloseu interesse no Minix, um pequeno sistemaUNIX desenvolvido por Andrew S.Tanenbaum. Ele limitou-sea criar, nas suas próprias palavras, "um Minixmelhor que o Minix" ("a better Minix thanMinix").
  5. 5. PROF JOTALINUXRichard Stallman criou o projeto GNU e alicença GPL – General Public Liucense, osquais possibilitam que códigos parasoftware sejam livres, ou seja, aberto, livrede propriedade. Desta forma, qualquerpessoa pode usar, distribuir ou editar oSoftware Livre. O termo Linux advém dajunção entreLinus(nome do desenvolvedor do núcleo oukernel) + UNIX(sistema que embasou a suacriação).
  6. 6. PROF JOTAFAMÍLIAS DO LINUXExistem as chamadas Famílias, as quais asdistribuições Linux se originam: dentre elas,asprincipais são:
  7. 7. PROF JOTAFAMÍLIASAs ligadas à Red Hat como o Fedora;As ligadas ao Debian: como Ubuntu eKubuntu(o Educacional aqui se enquadra);e as ligadas ao Slackware: como o Slax.A diferença entre as distribuições que seenquadrem em qualquer das famílias residena interface gráfica, que varia conforme umaou outra. As mais conhecidas são o KDE e oGnome. O Linux Educacional usa a interfaceKDE.
  8. 8. PROF JOTALINUX EDUCACIONAL 3.0
  9. 9. PROF JOTAAS JANELAS NO EDUCACIONALAs janelas são semelhantes às do conhecidoWindows, com algumas diferenças simples.
  10. 10. PROF JOTAKONQUEROR: REFERÊNCIAPARA DESVENDAR OEDUCACIONALO Konqueror é um gerenciador de arquivos epastas, o qual é possível realizar diferentestipos de operações sobre quaisquer destes,como mover, copiar e excluir arquivos epastas.
  11. 11. PROF JOTADISTRIBUIÇÕES LINUXVEJAMOS AGORA ALGUMAS DAS MAISMUNDIALMENTE POPULARESDISTRIBUIÇÕES LINUX
  12. 12. PROF JOTAKuruminDistribuição Linux baseada no Knoppix e quemantém o mesmo sistema de detecção dehardware desta distribuição. É a distribuiçãoLinux mais famosa no Brasil, desenvolvida porCarlos E. Morimoto. Todavia, o Kurumin foiprojetado para que fosse bem mais compacto,cabendo, assim, emsuas versões iniciais, em um mini-CD de 80 mm.O Kurumin 7 foi oficialmente descontinuado noinício de 2008. Houve uma tentativa decontinuidadeliderada por Leandro Soares, o Kurumin NG, queterminou de maneira tumultuada.
  13. 13. PROF JOTA
  14. 14. PROF JOTACaracterísticas do KuruminO objetivo do Kurumin é ser uma distribuição destinadaao uso em desktops, fácil de usar e instalar e queresolva problemas clássicos como a falta de suportea softmodems e a multimídia. O Kurumin já incluidrivers para uma grande variedade de modems,suporte a vários formatos de vídeo, incluindo Divx eWindows Media e uma ferramenta para instalar suportea Flash. Tudo isso é organizado de uma formaintuitiva, o tipo de distribuição que possa substituirdiretamente o Windows na máquina de um usuárioleigo.A lei é simplificar já vem em Português do Brasil e tentaincluir apenas um programa para cada tarefa, omelhor em cada categoria.
  15. 15. PROF JOTACARACTERÍSTICAS DOKURUMIMO Kurumin difere das outras distribuições porser desenvolvido com foco na facilidade deuso. Ele roda diretamente a partir do CD,detectando o hardware da máquina e podeser instalado rapidamente. Todos os scripts,ferramentas de configuração, menus, etc.são escritos diretamente em português doBrasil, ao invés de serem escritos em inglêse depois traduzidos. Isso faz com que tudoseja muito mais familiar.
  16. 16. PROF JOTAUBUNTUConstruído em volta do núcleo Linux baseadono Debian, sendo o sistema operativo decódigo aberto mais popular do mundo. Épatrocinado pela Canonical Ltd (dirigida porJane Silber). O Ubuntu diferencia-se doDebian por ser lançado semestralmente, pordisponibilizar suporte técnico nos dezoitomeses seguintes ao lançamento de cadaversão (excepto nas versões LTS, ou seja,Long Term Support) (em inglês) e pelafilosofia em torno de sua concepção.
  17. 17. PROF JOTAA proposta do Ubuntu é oferecer um sistemaoperativo que qualquer pessoa possa utilizar semdificuldades, independentemente de nacionalidade,nível de conhecimento ou limitações físicas. Osistemadeve ser constituído totalmente de software gratuitoe livre, além de isenta de qualquer taxa.A Comunidade Ubuntu ajuda-se mutuamente, nãohavendo distinção de novatos ou veteranos, dessaforma, a informação deve ser compartilhada para quese possa ajudar a quem quer queseja,independentemente do nível de dificuldade.Os fãs do Ubuntu são conhecidos comoubuntistas, ubunteiros ou ubunteros. O sistemaoperativo Ubuntu está em primeiro lugar noDistrowatch, página especializada em catalogar odesempenho e uso dos muitos sistemasoperativos com núcleo Linux.
  18. 18. PROF JOTACaracterísticas do UbuntuNOVAS VERSÕES SÃO LANÇADASSEMESTRALMENTE;FOCO PRINCIPAL É A USABILIDADE;ACESSIBILIDADE EINTERNACIONALIZAÇÃO;PROGRAMAS BÁSICOS PRÉ-INSTALADOS;DISPONÍVEL TOTALMENTE GRÁTIS;INSTALAÇÕES FÁCEIS PARA QUALQUERUSUÁRIO;CABE EM UM ÚNICO CD E É DISTRIBUÍDOLIVREMENTE
  19. 19. PROF JOTAFEDORAFedora (antigamente chamado Fedora Core) éuma distribuição Linux baseada em pacotesRPM, criada pela Red Hat. Atualmentemantida pelo Projeto Fedora (FedoraProject). Sua instalação é semelhante aversão 9 do Red Hat, em computadores commais de 1 GHz de processamento e 256 deMB de memória RAM, a instalação padrãodemora cerca de 30 minutos. Depois dainstalação oGNOME fica como gestor de desktop padrão,podendo ser mudado para o KDE,WindowMaker, XFCE e etc.
  20. 20. PROF JOTA
  21. 21. PROF JOTAFEDORAJá vem com o browser Mozilla Firefox, comOpenOffice.org e suporte a diversosidiomas,além de uma grande diversidade deprogramas para servidores e desktops.Novas versões do Fedora são lançadasaproximadamente a cada 6 meses, tendocomo padrão três versões-teste paravalidação e correção de defeitos, reportadosatravés do sistema bugzilla do projeto.
  22. 22. PROF JOTAHISTÓRIA DO FEDORAOs usuários da versão Red Hat 9 estavamaguardando a versão 9.1 ou 10 da distribuição,mas na verdade a Red Hat estava com outrosplanos para a nova versão. Esta distribuiçãoera comercializada em caixas e disponível naslojas. Quem assim o adquiria, procurava pormais recursos. Esta era a versão EnterpriseLinux. A Redhat decidiu focar o mundocorporativo com o Red Hat Enterprise Linux edescontinuou sua versão voltada para acomunidade, lançando o Projeto Fedora eregistrando esta novamarca, desvinculando esta nova distribuição desuas marcas.
  23. 23. PROF JOTACARACTERÍSTICAS DO FEDORAFÁCIL UTILIZAÇÃO, MESMO PARA USUÁRIOSINEXPERIENTES EM LINUX;INSTALADOR ANACONDA(UM DOS MAISUTILIZADOS ATUALMENTE);POSSUI DIVERSAS INTERFACES DECONFIGURAÇÃO FACILITANDO AADMINISTRAÇÃO DO SISTEMA;PROGRAMAS DIVIDIDOS POR TEMAS.
  24. 24. PROF JOTAMANDRIVAMandriva Linux é uma das maioresdistribuições Linux da atualidade, nasceu dafusão entre o antigo Mandrake Linux e abrasileira Conectiva. A Empresa FrancesaMandriva se dedica à distribuição e suportedo sistema operacional Mandriva Linux, temsua sede administrativa em Paris e umcentrode desenvolvimento em Curitiba no Brasil, olaboratório brasileiro recebe o nomede Mandriva Conectiva, a Mandriva tambémpossui um escritório em San Diegonos Estados Unidos.
  25. 25. PROF JOTA
  26. 26. PROF JOTAO Mandriva Linux conta também com umgrande número de contribuidores pelomundo, o público-alvo do Mandriva Linuxengloba usuários iniciantes no mundo Linuxassim como usuários com maisexperiência.
  27. 27. PROF JOTACARACTERÍSTICASINTERNACIONALIZAÇÃO (74 IDIOMASDISPONÍVEIS);SOFTWARE DE INSTALADOR AMIGÁVEL;ESTÁ EM CONSTANTE DESENVOLVIMENTO;INTERFACE AMIGÁVEL.
  28. 28. PROF JOTAOPEN SUSEO OPENSUSE, É UMA DISTRIBUIÇÃO DOSISTEMA OPERACIONAL GNU/LINUX,DESENVOLVIDA PELA COMUNIDADEOPENSUSE DE FORMA GRATUITA.A VERSÃO INICIAL FOI UMA VERSÃO DETESTE DO SUSE LINUX 10.0. EM MARÇO DE2011, FOI LANÇADA AVERSÃO ESTÁVEL CORRENTE, OPENSUSE11.4.
  29. 29. PROF JOTA
  30. 30. PROF JOTAHISTÓRIAAO LONGO DOS ANOS, O SUSE LINUX FOI UMADISTRIBUIÇÃO COM STATUS QUE INCLUÍASOFTWARE PROPRIETÁRIO, COM RESTRITIVASPUBLICAÇÕES ATRASADAS EDESENVOLVIMENTO FECHADO PARA UMMODELO LIVRE DE DISTRIBUIÇÃO PARA TODOSDE TRANSPARENCIA E DESENVOLVIMENTOABERTO. SUA POPULARIDADE CONTINUA ACRESCER: COMO EM MAIO DE 2010, POREXEMPLO, AS ESTATÍTICAS DE DOWNLOADSMOSTRA MAIS QUE 2 MILHÕES INSTALAÇÕESUNICAS APENAS DO OPENSUSE 11.1 E 11.2,
  31. 31. PROF JOTACARACTERÍSTICASO OpenSuse Linux é um sistema operativocompleto,fiável e seguro, ideal para uso no dia-a-dia. Traz diversos recursos para utilizadoresdomésticos, incluindo um instalador fácil deutilizar, ferramentas para internet, chat, fotografiadigital, multimídia, editores de textos, redes edesenvolvimento, além de um excelentegerenciador de pacotes chamando Yast.São maisde 1000 aplicações, das quais o OpenSuse incluisoluções astante conhecidas como Firefox,OpenOffice.org, kde, gnome, além dasmais recentes novidades do mundo opensource,caracterizando-se por trazer sempre os pacoteslançados mais recentemente.
  32. 32. PROF JOTASlackwareMAIS ANTIGA E CONHECIDA DISTRIBUIÇÃOGNU/LINUX MANTIDA AINDA EMEVIDÊNCIA. SEU CRIADOR EMANTENEDOR, O PATRICK VOLKERDING,ESTABELECE UMA META DE PRODUÇÃODA DISTRIBUIÇÃO BASEADA EMSIMPLICIDADE E ESTABILIDADE,ALCANÇANDO O PADRÃO DEDISTRIBUIÇÃO MAIS UNIX-LIKE AOMANTER SEUS USUÁRIOS NAS CAMADASDE CONFIGURAÇÃO EM CONSOLE DEMODO TEXTO PARA UMA TOTALPERSONALIZAÇÃO DO AMBIENTE.
  33. 33. PROF JOTA
  34. 34. PROF JOTADISTRIBUIÇÃO CONSIDERADACONSERVADORA, MANTÉM-SE LEVE EROBUSTA. EM TODOS OS LANÇAMENTOSDAS VERSÕES ESTÁVEIS, TRAZ A MESMAESTRUTURA DE ORGANIZAÇÃO EGERENCIAMENTO DE PACOTES. É UMADISTRIBUIÇÃO DE ALTO PODER DEPERSONALIZAÇÃO, CONTENDO TODOS OSPACOTES NECESSÁRIOS PARA MONTARSERVIDORES E DESKTOPS SEM ANECESSIDADE DE DOWNLOADS DEPACOTES ADICIONAIS
  35. 35. PROF JOTAHISTÓRIACRIADA EM MEADOS DE 1993, O SLACKWARE LINUX (OUSIMPLESMENTE "SLACK") TEM COMO OBJETIVOMANTER-SE FIEL AOS PADRÕES UNIX, MANTENDO-SEBEM ESTRUTURADA E ORGANIZADA PARAADMINISTRADORES EUSUÁRIOS, PROFISSIONAIS EACADÊMICOS, REJEITANDO FERRAMENTAS DECONFIGURAÇÃO QUE ESCONDAM O REALFUNCIONAMENTO DO SISTEMA. ALÉM DISSO, OSLACKWARE É COMPOSTO APENAS DOEMPACOTAMENTO DE APLICATIVOS EM VERSÕESESTÁVEIS (DIFERENTE DAS VERSÕES BETAS E DEPRÉ-LANÇAMENTOS, AINDA EM CONDIÇÕES DETESTES), EM ESPECIAL NAS SUAS VERSÕESINTERMEDIÁRIAS, E SEM ALTERAÇÕES FEITAS FORADOS TIMES OFICIAIS DE DESENVOLVEDORES.
  36. 36. PROF JOTACARACTERÍSTICASVERSÕES INSTÁVEIS POSSUINDO UMAINTERMEDIÁRIA;POSSUI SEU PRÓPRIO GERENCIADOR DEPACOTES(PKGTOOL);POSSUI SUPORTE NO BRASIL(SLACKBR);
  37. 37. PROF JOTAWINDOWSO Microsoft Windows é um Sistema Operacionalproprietário, que tem como filosofia desde suagênesis, a utilização de ―Janelas‖ para suautilização. Na sua origem, o Windows eraconsiderado um ambiente gráfico para o MS-DOS(primeiro Sistema Operacional lançado pelaMicrosoft). Com a versão do Windows chamadaNT (Sigla de New Teconology) o Windowsrealmente passa a ser um Sistema Operacionaltotalmente independente do MS-DOS. Váriasforam as versões lançadas do Windows até osdias atuais.
  38. 38. PROF JOTAPRINCIPAIS ELEMENTOS DOWINDOWSOs principais elementos encontradospara poder trabalhar com o Windowssão os Botões, as barras e a área detrabalho e algumas ferramentas básicascomo o Windows Explorer, osGerenciadores (tarefas, memórias,dispositivos, etc).
  39. 39. PROF JOTAWINDOWS EXPLOREREsta é uma poderosa ferramenta paragerenciamento de arquivos e pastas doWindows. Nela,podemos criar, copiar, excluir,organizar, movimentar, e todas as outrasatividades relacionadas aos arquivos e pastasdo teu sistema.Para um bom entendimento, é interessantepercebermos que tudo gravado em nossasunidades de armazenamento pode serconsiderado arquivos, o que vai variar são osvários tipos de arquivos. As pastas servempara organizar os arquivos salvos de acordocom o tipo.
  40. 40. PROF JOTA
  41. 41. PROF JOTA
  42. 42. PROF JOTA
  43. 43. PROF JOTA

×