Trabalho de matemática (3)

4,877 views
5,250 views

Published on

0 Comments
5 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
4,877
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2,256
Actions
Shares
0
Downloads
78
Comments
0
Likes
5
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Trabalho de matemática (3)

  1. 1. João Oliveira nº:17; João Santos nº:18; Rodrigo
  2. 2. Isometrias; Reflexões; Translações; Rotações; Reflexões Deslizantes;Simetrias; Frisos; Padrões; Rosáceas;Pavimentações.
  3. 3. Chamamos isometrias às aplicações que transformam uma figura geométrica numaoutra geometricamente igual à primeira, ou seja, é uma aplicação que conserva as distânciasentre os pontos e a amplitude dos ângulos.
  4. 4. As isometrias simples podem ser: Translações; Rotações; Reflexões; Reflexões Deslizantes.
  5. 5. Numa reflexão em relação a uma reta (eixo de reflexão) os pontos de uma figura sãotransformados noutros à mesma distância dessa reta, ficando esta perpendicular ao segmentode reta por eles formado. Reflexão vertical Reflexão horizontal
  6. 6. Uma translação é uma transformação geométrica em que todos os pontos de umafigura e os respetivos transformados definem a mesma direção, o mesmo sentido e estão àmesma distância.
  7. 7. Numa rotação todos os pontos de uma figura rodam à volta de um ponto (centro derotação), num determinado sentido (positivo ou negativo) e segundo um determinado ângulo(ângulo de rotação). O sentido positivo é ao contrário ao sentido do movimento dos ponteiros do relógio,enquanto que o sentido negativo é igual ao sentido do movimento dos ponteiros do relógio.
  8. 8. um ponto da figura pertencente ao centro derotação é transformado em si próprio.
  9. 9. Uma reflexão deslizante é uma transformação composta por umareflexão sobre uma reta e uma translação que desloca os pontos segundo a mesmadireção da reta. Nota: A ordem pela qual se faz as duas transformações não é importante.
  10. 10. Para melhor compreenderes esta matéria proponho-te que façasa seguinte atividade:http://www.atractor.pt/simetria/matematica/materiais/frisos.htm
  11. 11. Em Suma: Podemos assim constatar que numa rotação, numa reflexão e numareflexão deslizante: Qualquer segmento de reta é transformado num segmento de reta com o mesmo comprimento; Qualquer ângulo é transformado num ângulo congruente.
  12. 12. A Simetria de uma figura é uma isometria que deixa a figura invariante. Uma figura pode ter simetria de translação, simetria de reflexão, simetria de rotaçãoou simetria de reflexão deslizante.
  13. 13. A linha que separa duas partes simétricas chama-se eixo de simetria
  14. 14. As simetrias podem ser: Frisos, Padrões e Rosáceas.
  15. 15. Muitos adornos de vasos, tecidos, paredes e molduras são formados a partir de ummotivo que se repete periodicamente numa só direção, como podes ver nas imagens seguintes: Um friso é uma banda com um padrão que se repete indefinidamente e onde existemsimetrias de translação, todas com uma única direção (geralmente horizontal).
  16. 16. Utiliza-se a palavra padrão (ou mosaico) para indicar um desenho plano que se repeteperiodicamente em mais do que uma direção (ou seja: um desenho para o qual existem duastranslações, em direções diferentes, que mantêm invariante a estrutura do padrão).
  17. 17. Rosácea CíclicaRosácea Diedral
  18. 18. A Calçada Portuguesa ou Mosaico Português é o nome consagrado de umdeterminado tipo de revestimento de piso utilizado especialmente na pavimentação de passeiose dos espaços públicos de uma forma geral. A Calçada Portuguesa é caracterizada por a utilização do calcário e do basalto.

×