Your SlideShare is downloading. ×
0
Projecto de Intervenção na Escola
Projecto de Intervenção na Escola
Projecto de Intervenção na Escola
Projecto de Intervenção na Escola
Projecto de Intervenção na Escola
Projecto de Intervenção na Escola
Projecto de Intervenção na Escola
Projecto de Intervenção na Escola
Projecto de Intervenção na Escola
Projecto de Intervenção na Escola
Projecto de Intervenção na Escola
Projecto de Intervenção na Escola
Projecto de Intervenção na Escola
Projecto de Intervenção na Escola
Projecto de Intervenção na Escola
Projecto de Intervenção na Escola
Projecto de Intervenção na Escola
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Projecto de Intervenção na Escola

7,521

Published on

PDF da apresentação utilizada na audição efectuada pelo Conselho Geral Transitório da Escola Secundária Francisco de Holanda - Guimarães. …

PDF da apresentação utilizada na audição efectuada pelo Conselho Geral Transitório da Escola Secundária Francisco de Holanda - Guimarães.
Trabalho da responsabilidade de João Silva Pereira, elaborado no âmbito da candidatura às funções de Director.

Published in: Education
0 Comments
3 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
7,521
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
203
Comments
0
Likes
3
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Uma escola que se projecte no futuro de forma responsável, Esc. Sec. Francisco de Holanda Guimarães, Abril/2009 mas que não relegue o seu passado. João Silva Pereira
  • 2. Conteúdos 2 Declaração de princípio ç p p Uma concepção de escola Uma escola orientada para o sucesso Uma escola aprendente Motivações Projectos de acção e investigação Modelo de direcção Marcas curriculares POR UMA ESCOLA ORIENTADA PARA O SUCESSO: uma escola que se projecte no futuro de João Silva Pereira forma responsável, mas que não relegue o seu passado.
  • 3. A minha concepção de Escola … 3 • Centrada nas pessoas; • Oi d ( lh i ) Orientada para o sucesso (melhoria); • P j t d para o futuro de forma Projectada ft df responsável, mas sem relegar o seu passado. POR UMA ESCOLA ORIENTADA PARA O SUCESSO: uma escola que se projecte no futuro de João Silva Pereira forma responsável, mas que não relegue o seu passado.
  • 4. … uma escola orientada para o sucesso … 4 • Um director de escola não pode ser apenas um gestor centrado na boa organização da vida administrativa da instituição. Tem de gerar lideranças intermédias fortes, justas e responsáveis. • As boas práticas têm de estimular a criatividade de todos os agentes educativos, tornando os processos de ensino e aprendizagem mais aliciantes, mas rigorosos. • Ed Educar para o sucesso implica capacitação ( h i i li it ã (conhecimentos e t competências); muito mais do que o cumprimento de estatísticas. • Os conhecimentos e as competências pessoais e profissionais adquirem-se com esforço, empenho, disciplina e civilidade. • Os actores educativos desempenham melhor os seus papéis se se sentirem felizes. POR UMA ESCOLA ORIENTADA PARA O SUCESSO: uma escola que se projecte no futuro de João Silva Pereira forma responsável, mas que não relegue o seu passado.
  • 5. … uma escola orientada para o sucesso … 5 • Promover a arte de coaching, a arte de aprender a aprender, mais do que a ensinar, que consiste em deslocar o enfoque do d ensino para a aprendizagem. i di • Potenciar o uso das TIC, reforçando a plataforma de e- learning, envolvendo mais professores na sua utilização educativa e facilitando o acesso d pais à i f d ti f ilit d dos i informação sobre ã b os seus filhos. • Fomentar o armazenamento digital da informação, de forma a libertar os professores para o exercício das suas funções mais nobres. • Promover o sucesso escolar e combater o abandono e o facilitismo facilitismo. POR UMA ESCOLA ORIENTADA PARA O SUCESSO: uma escola que se projecte no futuro de João Silva Pereira forma responsável, mas que não relegue o seu passado.
  • 6. … uma escola orientada para o sucesso … 6 • Criar condições que facilitem o acesso dos pais à escola e ao contacto com os professores da turma, com o director de turma turma e com o director da escola. • Realizar, no início de cada ano lectivo, uma reunião dos pais com a totalidade d professores de cada turma. i t t lid d dos f d dt • Criar condições para que os DT possam atender os pais com maior privacidade. • Encorajar a participação d pais na vida da escola, sem dos dd l prejuízo das competências de cada uma das partes. POR UMA ESCOLA ORIENTADA PARA O SUCESSO: uma escola que se projecte no futuro de João Silva Pereira forma responsável, mas que não relegue o seu passado.
  • 7. … uma escola orientada para o sucesso … 7 • A liderança de uma escola orientada para o ç p sucesso deve ser exercida com • transparência, • flexibilidade, • responsabilidade e justiça, • Deve promover consensos e adoptar um paradigma de escola colaborativa, reflexiva, aprendente e eficaz. POR UMA ESCOLA ORIENTADA PARA O SUCESSO: uma escola que se projecte no futuro de João Silva Pereira forma responsável, mas que não relegue o seu passado.
  • 8. … uma escola orientada para o sucesso … 8 • O critério de avaliação da eficácia da escola não pode ser só o dos resultados académicos. ód ld dé i • Os critérios de avaliação de uma escola orientada para o sucesso são os que ambicionam os padrões de uma “escola fi ” eficaz”: • Uma escola que promove o sucesso de todos os seus alunos; • Uma escola que assegura que cada aluno atinge os padrões de aprendizagem mais elevados que lhe sejam dõ d di il d lh j possíveis; • Uma escola permanentemente orientada para a melhoria. POR UMA ESCOLA ORIENTADA PARA O SUCESSO: uma escola que se projecte no futuro de João Silva Pereira forma responsável, mas que não relegue o seu passado.
  • 9. Problemas e soluções … 9 No imediato, garantir melhores condições de atendimento aos pais no horário semanal reservado para Reformulação das instalações escolares as reuniões com os DT. Oportunidade de criação de melhores condições de ensino e aprendizagem aprendi agem Defender, junto dos serviços do Ministério da Educação, que: Combate ao insucesso, Se aproveite todas as eventuais ao abandono escolar e ao facilitismo flexibilidades do projecto para criar espaços físicos dotados das melhores condições de trabalho Dignificação de todos os cursos, para os professores; em especial os profissionais Enquanto estiverem a decorrer as obras, garanta o funcionamento da escola em condições de Desburocratização dignidade e de respeito pela integridade física de todos os aproveitamento das potencialidades das TIC seus membros. Tolerância zero para os problemas de segurança POR UMA ESCOLA ORIENTADA PARA O SUCESSO: uma escola que se projecte no futuro de João Silva Pereira forma responsável, mas que não relegue o seu passado.
  • 10. … Problemas e soluções … 10 O combate ao insucesso e ao abandono escolares é louvável, mas: bd l l l Não pode ser feito por fixação Reformulação das instalações escolares cega nas estatísticas; Oportunidade de criação de melhores condições Esse não é um bom conceito de de d ensino e aprendizagem i di “escola eficaz”; Prejudica a qualidade das Combate ao insucesso, aprendizagens. ao abandono escolar e ao facilitismo Não poderemos ficar satisfeitos, apenas, porque as estatísticas Dignificação de todos os cursos, melhoram. particularmente os profissionais As competências pessoais e profissionais não se adquirem com facilitismo. É necessário trabalho; ái b lh Desburocratização É necessária uma cultura de aproveitamento das potencialidades das TIC empenho, disciplina e civilidade. O sucesso mede-se pelas mede- competências adquiridas. POR UMA ESCOLA ORIENTADA PARA O SUCESSO: uma escola que se projecte no futuro de João Silva Pereira forma responsável, mas que não relegue o seu passado.
  • 11. … Problemas e soluções … 11 Passada esta fase de experimentação, experimentação o funcionamento dos cursos profissionais terá de ser Reformulação das instalações escolares equacionado em novos moldes. É, Oportunidade de criação de melhores condições sobretudo, necessário apostar em: de d ensino e aprendizagem i di Melhorar a capacitação dos alunos (melhor qualidade das Combate ao insucesso, aprendizagens cognitivas e não- ao abandono escolar e ao facilitismo cognitivas e competências mais sólidas); Melhorar a articulação com a Dignificação de todos os cursos, comunidade local, dando atenção particularmente os profissionais às necessidades; Facilitar a inserção dos jovens na vida activa e acompanhar o seu percurso pessoal e profissional profissional, Desburocratização durante os primeiros anos. aproveitamento das potencialidades das TIC Melhorar a capacitação POR UMA ESCOLA ORIENTADA PARA O SUCESSO: uma escola que se projecte no futuro de João Silva Pereira forma responsável, mas que não relegue o seu passado.
  • 12. … Problemas e soluções 12 A carga burocrático-administrativa que recai sobre os professores e, em b f particular, sobre os Directores de Reformulação das instalações escolares Turma tem crescido exponencialmente. Oportunidade de criação de melhores condições Ora, isso prejudica: de d ensino e aprendizagem i di A principal função dos professores, que é ensinar os Combate ao insucesso, alunos e criar as melhores ao abandono escolar e ao facilitismo condições para que aprendam; di õ d A principal função dos Directores de Turma, que é concentrar-se no Dignificação de todos os cursos, desempenho das suas funções de p ç particularmente os profissionais orientação educativa dos alunos e de articulação parental, reforçando os laços da escola Desburocratização com as f íli dos alunos. famílias d l aproveitamento das potencialidades das TIC Apostar em novas formas de comunicação POR UMA ESCOLA ORIENTADA PARA O SUCESSO: uma escola que se projecte no futuro de João Silva Pereira forma responsável, mas que não relegue o seu passado.
  • 13. Projectos de acção e investigação 13 Semana Aberta Promoção do sucesso escolar escolar, Desporto, cultura e Desporto c lt ra prevenção do ocupação de tempos abandono e livres combate ao facilitismo Geminação e Dinamização da cooperação com outras utilização das TIC para escolas secundárias fins d fi educativos e de i d nacionais e gestão estrangeiras Educação para a cidadania POR UMA ESCOLA ORIENTADA PARA O SUCESSO: uma escola que se projecte no futuro de João Silva Pereira forma responsável, mas que não relegue o seu passado.
  • 14. Um modelo de direcção … 14 Director Direcção, Coordenação e Representação R tã Subdirector Alunos e Envolvimento Parental p ; Novas Oportunidades; Gestão Económico- Projectos de A ã P j t d Acção Cultura e Ocupação de financeira; e Investigação Tempos Livres Património e Segurança POR UMA ESCOLA ORIENTADA PARA O SUCESSO: uma escola que se projecte no futuro de João Silva Pereira forma responsável, mas que não relegue o seu passado.
  • 15. … um modelo de direcção Sub 15 Adjunto Adjunto Adjunto Director director di t Articulação com Serviços de apoio Património e Além da Novas as associações de educativo; segurança; coordenação dos Oportunidades; pais e de Gestão de alunos; Empenho na projectos, será Semana Aberta; estudantes; Reforço do simplificação responsável pela Desporto, cultura Gestão de envolvimento burocrático- dignificação dos e ocupação de pessoal d l docente e parental; administrativa; cursos e pelo tempos livres. não docente; Promoção do Centro de recursos acompanhamento Coordenação do sucesso e combate educativos; da Inserção sistema de ao abandono e ao Gestão da página socioprofissional avaliação. facilitismo. Web da escola. dos diplomados. POR UMA ESCOLA ORIENTADA PARA O SUCESSO: uma escola que se projecte no futuro de João Silva Pereira forma responsável, mas que não relegue o seu passado.
  • 16. Algumas marcas no meu curriculum vitae 16 1978/79 a 1980/81 Conselho Outubro Directivo 1973 1981/82 a 1983/84 Centro de Formação 1992/93 a 1994/95 Direcção Abril Pedagógica (Profitecla) 2009 1992/93 a Assembleia de Conselho Escola 2000/2001; Executivo 2003/2004 a 2004/2005 1999/2000 2001/2002 e e 2000/2001 2002/2003 POR UMA ESCOLA ORIENTADA PARA O SUCESSO: uma escola que se projecte no futuro de João Silva Pereira forma responsável, mas que não relegue o seu passado.
  • 17. 17 Fim POR UMA ESCOLA ORIENTADA PARA O SUCESSO: uma escola que se projecte no futuro de João Silva Pereira forma responsável, mas que não relegue o seu passado.

×