Uma escola que se projecte no futuro de forma responsável,
Esc. Sec. Francisco de Holanda
    Guimarães, Abril/2009
      ...
Conteúdos
2


                   Declaração de princípio
                          ç      p     p

                       ...
A minha concepção de Escola …
3




               • Centrada nas pessoas;

               • Oi     d                 ( lh...
… uma escola orientada para o sucesso …
4




               • Um director de escola não pode ser apenas um gestor centrad...
… uma escola orientada para o sucesso …
5




               • Promover a arte de coaching, a arte de aprender a aprender,...
… uma escola orientada para o sucesso …
6




               • Criar condições que facilitem o acesso dos pais à escola e
...
… uma escola orientada para o sucesso …
7




                  • A liderança de uma escola orientada para o
             ...
… uma escola orientada para o sucesso …
8




               • O critério de avaliação da eficácia da escola não pode ser
...
Problemas e soluções …
9


                                                                                         No ime...
… Problemas e soluções …
10


                                                                                          O ...
… Problemas e soluções …
11

                                                                                          Pas...
… Problemas e soluções
12


                                                                                          A ca...
Projectos de acção e investigação
13

                                                             Semana Aberta



      ...
Um modelo de direcção …
14




                                                                   Director
               ...
… um modelo de direcção

                                Sub
15
                                                          ...
Algumas marcas no meu curriculum vitae
16
                                                   1978/79 a 1980/81
           ...
17




                                                                      Fim




     POR UMA ESCOLA ORIENTADA PARA O ...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Projecto de Intervenção na Escola

7,817 views

Published on

PDF da apresentação utilizada na audição efectuada pelo Conselho Geral Transitório da Escola Secundária Francisco de Holanda - Guimarães.
Trabalho da responsabilidade de João Silva Pereira, elaborado no âmbito da candidatura às funções de Director.

Published in: Education
0 Comments
3 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
7,817
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
56
Actions
Shares
0
Downloads
205
Comments
0
Likes
3
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Projecto de Intervenção na Escola

  1. 1. Uma escola que se projecte no futuro de forma responsável, Esc. Sec. Francisco de Holanda Guimarães, Abril/2009 mas que não relegue o seu passado. João Silva Pereira
  2. 2. Conteúdos 2 Declaração de princípio ç p p Uma concepção de escola Uma escola orientada para o sucesso Uma escola aprendente Motivações Projectos de acção e investigação Modelo de direcção Marcas curriculares POR UMA ESCOLA ORIENTADA PARA O SUCESSO: uma escola que se projecte no futuro de João Silva Pereira forma responsável, mas que não relegue o seu passado.
  3. 3. A minha concepção de Escola … 3 • Centrada nas pessoas; • Oi d ( lh i ) Orientada para o sucesso (melhoria); • P j t d para o futuro de forma Projectada ft df responsável, mas sem relegar o seu passado. POR UMA ESCOLA ORIENTADA PARA O SUCESSO: uma escola que se projecte no futuro de João Silva Pereira forma responsável, mas que não relegue o seu passado.
  4. 4. … uma escola orientada para o sucesso … 4 • Um director de escola não pode ser apenas um gestor centrado na boa organização da vida administrativa da instituição. Tem de gerar lideranças intermédias fortes, justas e responsáveis. • As boas práticas têm de estimular a criatividade de todos os agentes educativos, tornando os processos de ensino e aprendizagem mais aliciantes, mas rigorosos. • Ed Educar para o sucesso implica capacitação ( h i i li it ã (conhecimentos e t competências); muito mais do que o cumprimento de estatísticas. • Os conhecimentos e as competências pessoais e profissionais adquirem-se com esforço, empenho, disciplina e civilidade. • Os actores educativos desempenham melhor os seus papéis se se sentirem felizes. POR UMA ESCOLA ORIENTADA PARA O SUCESSO: uma escola que se projecte no futuro de João Silva Pereira forma responsável, mas que não relegue o seu passado.
  5. 5. … uma escola orientada para o sucesso … 5 • Promover a arte de coaching, a arte de aprender a aprender, mais do que a ensinar, que consiste em deslocar o enfoque do d ensino para a aprendizagem. i di • Potenciar o uso das TIC, reforçando a plataforma de e- learning, envolvendo mais professores na sua utilização educativa e facilitando o acesso d pais à i f d ti f ilit d dos i informação sobre ã b os seus filhos. • Fomentar o armazenamento digital da informação, de forma a libertar os professores para o exercício das suas funções mais nobres. • Promover o sucesso escolar e combater o abandono e o facilitismo facilitismo. POR UMA ESCOLA ORIENTADA PARA O SUCESSO: uma escola que se projecte no futuro de João Silva Pereira forma responsável, mas que não relegue o seu passado.
  6. 6. … uma escola orientada para o sucesso … 6 • Criar condições que facilitem o acesso dos pais à escola e ao contacto com os professores da turma, com o director de turma turma e com o director da escola. • Realizar, no início de cada ano lectivo, uma reunião dos pais com a totalidade d professores de cada turma. i t t lid d dos f d dt • Criar condições para que os DT possam atender os pais com maior privacidade. • Encorajar a participação d pais na vida da escola, sem dos dd l prejuízo das competências de cada uma das partes. POR UMA ESCOLA ORIENTADA PARA O SUCESSO: uma escola que se projecte no futuro de João Silva Pereira forma responsável, mas que não relegue o seu passado.
  7. 7. … uma escola orientada para o sucesso … 7 • A liderança de uma escola orientada para o ç p sucesso deve ser exercida com • transparência, • flexibilidade, • responsabilidade e justiça, • Deve promover consensos e adoptar um paradigma de escola colaborativa, reflexiva, aprendente e eficaz. POR UMA ESCOLA ORIENTADA PARA O SUCESSO: uma escola que se projecte no futuro de João Silva Pereira forma responsável, mas que não relegue o seu passado.
  8. 8. … uma escola orientada para o sucesso … 8 • O critério de avaliação da eficácia da escola não pode ser só o dos resultados académicos. ód ld dé i • Os critérios de avaliação de uma escola orientada para o sucesso são os que ambicionam os padrões de uma “escola fi ” eficaz”: • Uma escola que promove o sucesso de todos os seus alunos; • Uma escola que assegura que cada aluno atinge os padrões de aprendizagem mais elevados que lhe sejam dõ d di il d lh j possíveis; • Uma escola permanentemente orientada para a melhoria. POR UMA ESCOLA ORIENTADA PARA O SUCESSO: uma escola que se projecte no futuro de João Silva Pereira forma responsável, mas que não relegue o seu passado.
  9. 9. Problemas e soluções … 9 No imediato, garantir melhores condições de atendimento aos pais no horário semanal reservado para Reformulação das instalações escolares as reuniões com os DT. Oportunidade de criação de melhores condições de ensino e aprendizagem aprendi agem Defender, junto dos serviços do Ministério da Educação, que: Combate ao insucesso, Se aproveite todas as eventuais ao abandono escolar e ao facilitismo flexibilidades do projecto para criar espaços físicos dotados das melhores condições de trabalho Dignificação de todos os cursos, para os professores; em especial os profissionais Enquanto estiverem a decorrer as obras, garanta o funcionamento da escola em condições de Desburocratização dignidade e de respeito pela integridade física de todos os aproveitamento das potencialidades das TIC seus membros. Tolerância zero para os problemas de segurança POR UMA ESCOLA ORIENTADA PARA O SUCESSO: uma escola que se projecte no futuro de João Silva Pereira forma responsável, mas que não relegue o seu passado.
  10. 10. … Problemas e soluções … 10 O combate ao insucesso e ao abandono escolares é louvável, mas: bd l l l Não pode ser feito por fixação Reformulação das instalações escolares cega nas estatísticas; Oportunidade de criação de melhores condições Esse não é um bom conceito de de d ensino e aprendizagem i di “escola eficaz”; Prejudica a qualidade das Combate ao insucesso, aprendizagens. ao abandono escolar e ao facilitismo Não poderemos ficar satisfeitos, apenas, porque as estatísticas Dignificação de todos os cursos, melhoram. particularmente os profissionais As competências pessoais e profissionais não se adquirem com facilitismo. É necessário trabalho; ái b lh Desburocratização É necessária uma cultura de aproveitamento das potencialidades das TIC empenho, disciplina e civilidade. O sucesso mede-se pelas mede- competências adquiridas. POR UMA ESCOLA ORIENTADA PARA O SUCESSO: uma escola que se projecte no futuro de João Silva Pereira forma responsável, mas que não relegue o seu passado.
  11. 11. … Problemas e soluções … 11 Passada esta fase de experimentação, experimentação o funcionamento dos cursos profissionais terá de ser Reformulação das instalações escolares equacionado em novos moldes. É, Oportunidade de criação de melhores condições sobretudo, necessário apostar em: de d ensino e aprendizagem i di Melhorar a capacitação dos alunos (melhor qualidade das Combate ao insucesso, aprendizagens cognitivas e não- ao abandono escolar e ao facilitismo cognitivas e competências mais sólidas); Melhorar a articulação com a Dignificação de todos os cursos, comunidade local, dando atenção particularmente os profissionais às necessidades; Facilitar a inserção dos jovens na vida activa e acompanhar o seu percurso pessoal e profissional profissional, Desburocratização durante os primeiros anos. aproveitamento das potencialidades das TIC Melhorar a capacitação POR UMA ESCOLA ORIENTADA PARA O SUCESSO: uma escola que se projecte no futuro de João Silva Pereira forma responsável, mas que não relegue o seu passado.
  12. 12. … Problemas e soluções 12 A carga burocrático-administrativa que recai sobre os professores e, em b f particular, sobre os Directores de Reformulação das instalações escolares Turma tem crescido exponencialmente. Oportunidade de criação de melhores condições Ora, isso prejudica: de d ensino e aprendizagem i di A principal função dos professores, que é ensinar os Combate ao insucesso, alunos e criar as melhores ao abandono escolar e ao facilitismo condições para que aprendam; di õ d A principal função dos Directores de Turma, que é concentrar-se no Dignificação de todos os cursos, desempenho das suas funções de p ç particularmente os profissionais orientação educativa dos alunos e de articulação parental, reforçando os laços da escola Desburocratização com as f íli dos alunos. famílias d l aproveitamento das potencialidades das TIC Apostar em novas formas de comunicação POR UMA ESCOLA ORIENTADA PARA O SUCESSO: uma escola que se projecte no futuro de João Silva Pereira forma responsável, mas que não relegue o seu passado.
  13. 13. Projectos de acção e investigação 13 Semana Aberta Promoção do sucesso escolar escolar, Desporto, cultura e Desporto c lt ra prevenção do ocupação de tempos abandono e livres combate ao facilitismo Geminação e Dinamização da cooperação com outras utilização das TIC para escolas secundárias fins d fi educativos e de i d nacionais e gestão estrangeiras Educação para a cidadania POR UMA ESCOLA ORIENTADA PARA O SUCESSO: uma escola que se projecte no futuro de João Silva Pereira forma responsável, mas que não relegue o seu passado.
  14. 14. Um modelo de direcção … 14 Director Direcção, Coordenação e Representação R tã Subdirector Alunos e Envolvimento Parental p ; Novas Oportunidades; Gestão Económico- Projectos de A ã P j t d Acção Cultura e Ocupação de financeira; e Investigação Tempos Livres Património e Segurança POR UMA ESCOLA ORIENTADA PARA O SUCESSO: uma escola que se projecte no futuro de João Silva Pereira forma responsável, mas que não relegue o seu passado.
  15. 15. … um modelo de direcção Sub 15 Adjunto Adjunto Adjunto Director director di t Articulação com Serviços de apoio Património e Além da Novas as associações de educativo; segurança; coordenação dos Oportunidades; pais e de Gestão de alunos; Empenho na projectos, será Semana Aberta; estudantes; Reforço do simplificação responsável pela Desporto, cultura Gestão de envolvimento burocrático- dignificação dos e ocupação de pessoal d l docente e parental; administrativa; cursos e pelo tempos livres. não docente; Promoção do Centro de recursos acompanhamento Coordenação do sucesso e combate educativos; da Inserção sistema de ao abandono e ao Gestão da página socioprofissional avaliação. facilitismo. Web da escola. dos diplomados. POR UMA ESCOLA ORIENTADA PARA O SUCESSO: uma escola que se projecte no futuro de João Silva Pereira forma responsável, mas que não relegue o seu passado.
  16. 16. Algumas marcas no meu curriculum vitae 16 1978/79 a 1980/81 Conselho Outubro Directivo 1973 1981/82 a 1983/84 Centro de Formação 1992/93 a 1994/95 Direcção Abril Pedagógica (Profitecla) 2009 1992/93 a Assembleia de Conselho Escola 2000/2001; Executivo 2003/2004 a 2004/2005 1999/2000 2001/2002 e e 2000/2001 2002/2003 POR UMA ESCOLA ORIENTADA PARA O SUCESSO: uma escola que se projecte no futuro de João Silva Pereira forma responsável, mas que não relegue o seu passado.
  17. 17. 17 Fim POR UMA ESCOLA ORIENTADA PARA O SUCESSO: uma escola que se projecte no futuro de João Silva Pereira forma responsável, mas que não relegue o seu passado.

×