Fundamentos da Psicologia

18,836 views

Published on

Published in: Education, Technology

Fundamentos da Psicologia

  1. 1. FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA Prof. Jefferson Baptista Macedo Fundamentos da AULA 8 Prof. Jefferson Baptista Macedo
  2. 2. FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA Prof. Jefferson Baptista Macedo Linguagem e pensamento (Fiorelli e Mangini, 2007:23-25) Linguagem e pensamento são funções mentais superiores diretamente associados. A linguagem possibilita representar o mundo. Condiciona o registro dos acontecimentos na memória. Ela influencia e é influenciada pelo pensamento, estabelecen- do-se um círculo de desenvol- vimento. Quanto mais rica a linguagem, mais evoluído é o pensamento, e assim sucessivamente.
  3. 3. FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA Prof. Jefferson Baptista Macedo Linguagem e pensamento (Fiorelli e Mangini, 2007:23-25) O pensamento é a atividade mental associada com o processamento, a compreensão e a comunicação de informação e compreende atividades mentais como raciocinar, resolver problemas e formar conceitos. Para Jean Piaget (1896-1980) as pessoas desenvolvem a capacidade de pensar, passando por estágios, desde o nascimento, cada um deles apoiado no anterior.
  4. 4. FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA Prof. Jefferson Baptista Macedo Epistemologia Genética PRINCIPAL TEÓRICO Jean Piaget (1896-1980) CARATERÍSTICAS Estuda o desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspectos: físico motor, intelectual, afetivo- emocional – desde o nascimento até o seu mais completo grau de maturidade e estabilidade. É também conhecida como Epistemologia Genética.
  5. 5. FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA Prof. Jefferson Baptista Macedo Epistemologia Genética O DESENVOLVIMENTO HUMANO Refere-se ao desenvolvimento mental, que se caracteriza pelo aparecimento gradativo de estruturas mentais numa construção contínua até o equilíbrio entre aspectos da inteligência, vida afetiva, relações sociais e o crescimento orgânico.
  6. 6. FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA Prof. Jefferson Baptista Macedo Epistemologia Genética Piaget não acredita que todo o conhecimento seja, inerente ao próprio sujeito, como postula o apriorismo, nem que o conhecimento provenha totalmente das observações do meio que o cerca, como postula o empirismo. Para Piaget, o conhecimento é gerado por meio de uma interação do sujeito com seu meio, a partir de estruturas existentes no sujeito. Assim sendo, a construção de conhecimentos depende tanto das estruturas cognitivas do sujeito como de sua relação com o objeto.
  7. 7. FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA Prof. Jefferson Baptista Macedo Epistemologia Genética Aspectos do desenvolvimento Físico Motor Afetivo Emocional Refere-se ao É o modo particular do crescimento orgânico, indivíduo integrar as à maturação suas experiências neurofisiológica, à (inclusive sua capacidade de sexualidade). É o que manipulação de caracteriza o sentir do objetos e de exercício homem. do próprio corpo. Intelectual Social É a capacidade de É o modo como o indivíduo pensamento, interage e se envolve com as raciocínio e juízo de outras pessoas valor. (Bock,2002:100).
  8. 8. FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA Prof. Jefferson Baptista Macedo Epistemologia Genética Fatores influenciadores Fatores Fatores Externos Biológicos Aspectos Culturais Hereditariedade Relações inter-pessoais Maturação Neurofisiológica Ambiente físico Estruturas mentais
  9. 9. FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA Prof. Jefferson Baptista Macedo Epistemologia Genética A teoria do desenvolvimento humano de Piaget Piaget divide os períodos do Desenvolvimento Humano de acordo com o aparecimento de novas qualidades do pensamento, o que, por sua vez, interfere no desenvolvimento global. É caracterizado por aquilo que de melhor o indivíduo consegue fazer na faixa etária em que se encontra. PRÉ- OPERATÓRIO OPERATÓRIO SENSÓRIO MOTOR OPERATÓRIO CONCRETO FORMAL
  10. 10. FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA Prof. Jefferson Baptista Macedo Epistemologia Genética A partir de reflexos neurológicos básicos, o bebê começa a construir esquemas de ação para assimilar mentalmente o meio. SENSÓRIO MOTOR 0-2 anos As noções de espaço e tempo são construídas pela ação. O contato com o meio é direto e imediato, sem representação ou pensamento.
  11. 11. FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA Prof. Jefferson Baptista Macedo Epistemologia Genética Também chamado de estágio da inteligência simbólica. Caracteriza-se, principalmente, pela interiorização de esquemas PRÉ-OPERATÓRIO 2-7 anos de ação construídos no estágio anterior (sensório-motor). Deixa se levar pela aparência sem relacionar fatos. Já pode agir por simulação, "como se“. Caracteriza-se pelo egocentrismo.
  12. 12. FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA Prof. Jefferson Baptista Macedo Epistemologia Genética Desenvolve-se noções de tempo, espaço, velocidade, ordem, causalidade. Capaz de relacionar diferentes OPERATÓRIO CONCRETO 7-11 anos aspectos e abstrair dados da realidade. Não se limita a uma representação imediata, mas ainda depende do mundo concreto para chegar à abstração.
  13. 13. FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA Prof. Jefferson Baptista Macedo Epistemologia Genética A representação agora permite a abstração total. A criança não se limita mais a representação imediata nem somente às relações previamente existentes, mas é OPERATÓRIO FORMAL 12 anos em diante capaz de pensar em todas as relações possíveis logicamente buscando soluções a partir de hipóteses e não apenas pela observação. As estruturas cognitivas da criança alcançam seu nível mais elevado de desenvolvimento e tornam-se aptas a aplicar o raciocínio lógico a todas as classes de problemas.
  14. 14. FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA Prof. Jefferson Baptista Macedo Inteligências Múltiplas A teoria das inteligências múltiplas trata das potencialidades humanas. Seu autor, Howard Gardner (1995), observando que a inteligência possuía maior abrangência do que a teorizada na época, concebeu sua teoria como uma explicação da cognição humana que pode ser submetida a testes empíricos.
  15. 15. FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA Prof. Jefferson Baptista Macedo Inteligências Múltiplas Gardner definiu inteligência como: “a capacidade de resolver problemas ou de elaborar produtos que sejam valorizados em um ou mais ambientes comunitários.” Howard Gardner (1943-) Essa definição, propositadamente, aproxima- se muito do que Gardner (1982) considera a própria essência da criatividade.
  16. 16. FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA Prof. Jefferson Baptista Macedo Inteligências Múltiplas Em relação à Inteligência Existencial ou Espiritual, embora o autor se sinta interessado, ele conclui que: “o fenômeno é suficientemente desconcertante e a distância das outras inteligências suficientemente grande para ditar prudência - pelo menos por ora” Conclui o autor da Teoria, em seu recente livro intitulada “Inteligência: um conceito reformulado” (2001).
  17. 17. FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA Prof. Jefferson Baptista Macedo Inteligências Múltiplas Depois de quase duas décadas de tentativas de estudiosos em explicar a inteligência, Gardner a conceitua de modo mais refinado como: "um potencial biopsicológico para processar informações que pode ser ativado num cenário cultural para solucionar problemas ou criar produtos que sejam valorizados numa cultura".
  18. 18. FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA Prof. Jefferson Baptista Macedo Inteligências Múltiplas 1. Lembra-se facilmente de frases ou pensamentos de pessoas famosas e utilizando-as freqüentemente em suas conversas. 2. Percebe rapidamente quando alguém que está com você, está preocupado com algo. 3. Fascina-se por questões filosóficas como: “Qual a origem da vida, da humanidade?”. 4. Consegue se localizar rapidamente em regiões ou lugares desconhecidos. 5. As pessoas acham que você tem movimentos corporais elegantes ou dança muito bem. 6. Consegue cantar com facilidade e com afinação, lembrando-se das melodias e letras. 7. Lê com regularidade nos jornais ou revistas e artigos sobre ciência e tecnologia. 8. Percebe rapidamente erros sutis na linguagem das pessoas que falam com você. 9. Geralmente consegue descobrir como as coisas funcionam ou como consertar rapidamente o que está quebrado, sem pedir ajuda. 10. Observa facilmente como outras pessoas agem diante de dilemas ou problemas da vida e consegue se imaginar agindo com tais problemas. 11. Gosta de plantas em seu ambiente de trabalho ou casa, identifica-as bem e até pratica ou gostaria de praticar um pouco de jardinagem.
  19. 19. FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA Prof. Jefferson Baptista Macedo Inteligências Múltiplas 12. Gosta de ouvir música e tudo relacionado aos cantores e compositores que ouve. 13. Gosta de desenhar ou realizar trabalhos artesanais. 14. Gosta de praticar esportes ou participar de competições. 15. Organiza bem suas coisas pessoais (trabalho, escola, casa) de acordo com padrões ou categorias que você mesmo cria. 16. Usa de compreensão quando se depara com atitudes adversas de outras pessoas para consigo buscando entender as razões que a levaram agir assim. 17. Gosta de ter animais (gatos, cachorros, pássaros etc) por perto e se dá muito bem com eles. 18. Gosta, muitas vezes, de sons e movimentação diferentes em seu ambiente familiar ou ambiente profissional. 19. Quando conhece uma nova pessoa, geralmente procura estabelecer associações entre suas características e as dela. 20. Tem plena consciência daquilo que consegue e do que não consegue realizar, conhecendo e admitindo suas limitações. 21. Consegue lembrar-se com detalhes, das paisagens e das características dos lugares que visitou algum dia. 22. Gosta de contar histórias e é considerado um bom ou uma boa contadora. 23. Prefere viajar ao campo a viajar à praia. Gosta das coisas da terra, pastagens, animais e conhece bem as coisas relacionadas a vida rural.
  20. 20. FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA Prof. Jefferson Baptista Macedo Inteligências Múltiplas Linguística Sensibilidade em compreender significados das palavras, além de uma especial percepção das diferentes funções da linguagem. É a habilidade para usar a linguagem para convencer, agradar, estimular ou transmitir idéias. Em crianças, esta habilidade se manifesta por meio da capacidade para contar histórias originais ou para relatar, com precisão, experiências vividas. 01, 08, 22
  21. 21. FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA Prof. Jefferson Baptista Macedo Inteligências Múltiplas Lógico-matemática Sensibilidade para padrões, ordem e sistematização. É a habilidade para explorar relações, categorias e padrões, por meio da manipulação de objetos ou símbolos e para experimentar de forma controlada. É a habilidade para lidar com séries de raciocínios, para reconhecer problemas e resolvê-los. É a inteligência característica de matemáticos e cientistas. A criança com especial aptidão nesta inteligência demonstra facilidade para contar e fazer cálculos matemáticos e para criar anotações práticas de seu raciocínio. 03, 07, 15
  22. 22. FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA Prof. Jefferson Baptista Macedo Inteligências Múltiplas Espacial Capacidade para perceber o mundo visual e espacial de forma precisa. É a habilidade para manipular formas ou objetos mentalmente e, a partir das percepções iniciais, criar tensão, equilíbrio e composição, numa representação visual ou espacial. É a inteligência dos artistas plásticos, dos engenheiros e dos arquitetos. Em crianças pequenas, o potencial é percebido por meio da habilidade para quebra-cabeças e outros jogos espaciais e a atenção a detalhes visuais. 04, 13, 21
  23. 23. FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA Prof. Jefferson Baptista Macedo Inteligências Múltiplas Musical Manifesta-se por de uma habilidade para apreciar, compor ou reproduzir uma peça musical. Inclui discriminação de sons, habilidade para perceber temas musicais, sensibilidade para ritmos, texturas, timbre e habilidade para produzir e/ou reproduzir música. A criança pequena com habilidade musical especial percebe desde cedo diferentes sons no seu ambiente e, freqüentemente, canta para si mesma. 06, 12, 18
  24. 24. FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA Prof. Jefferson Baptista Macedo Inteligências Múltiplas Cinestésico-corporal Refere-se à habilidade para resolver problemas ou criar produtos por meio do uso de parte ou de todo o corpo. É a habilidade para usar a coordenação grossa ou fina em esportes, artes cênicas ou plásticas, no controle dos movimentos do corpo e na manipulação de objetos com destreza. A criança dotada na inteligência cinestésica se move com graça e expressão a partir de estímulos musicais ou verbais e demonstra uma grande habilidade atlética ou uma coordenação fina apurada. 05, 09, 14
  25. 25. FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA Prof. Jefferson Baptista Macedo Inteligências Múltiplas Interpessoal Habilidade para entender e responder adequadamente a humores, temperamentos, motivações e desejos de outras pessoas. Ela é melhor apreciada na observação de psicoterapeutas, professores, políticos e vendedores. Se manifesta em crianças pequenas como a habilidade para distinguir pessoas, e na sua forma mais avançada, como a habilidade para perceber intenções e desejos de outras pessoas e para reagir apropriadamente a partir dessa percepção. 02, 10, 19
  26. 26. FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA Prof. Jefferson Baptista Macedo Inteligências Múltiplas Intrapessoal É o correlativo interno da inteligência interpessoal, isto é, a habilidade para ter acesso aos próprios sentimentos, sonhos e idéias, para discriminá-los e lançar mão deles na solução de problemas pessoais. É o reconhecimento de habilidades, necessidades, desejos e inteligências próprios. A capacidade para formular uma imagem precisa de si próprio e a habilidade para usar essa imagem para funcionar de forma efetiva. 10, 16, 20
  27. 27. FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA Prof. Jefferson Baptista Macedo Inteligências Múltiplas Naturalista Está estruturalmente ligada à vida animal e vegetal. Sua manifestação revela-se pela perícia em se identificar animais, classificar vegetais como planta e flores. Preocupam-se com os aspectos ecológicos assim como as questões do corpo humano. Conhecem muito bem e têm ótima relação com animais ou com plantas. São biólogos, naturalistas, criadores de animais, agricultores, jardineiros, floricultores etc.. 11, 17, 23

×