• Like
A bauhaus
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
Uploaded on

 

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
490
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
11
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Escola técnica e profissional deMafra. Disciplina: Comunicação Gráfica. Professor: Sancho Mesquita.
  • 2.  Neste trabalho vou falar sobre a Bauhaus, um tema proposto na aula de comunicação Gráfica pelo professor Sancho Mesquita. A Staatliches- Bauhaus foi uma escola de design, artes plásticas e arquitetura de vanguarda que funcionou entre 1919 e 1933 na Alemanha. Vou também falar do seu surgimento, do seu fundador, dos objetivos de quem a criou, daquilo que ela era em si pois não era considerada uma escola como as outras e por fim do seu fim em 1933 e da sua recuperação em 1994.
  • 3.  A escola surgiu no meio de um período conturbado da história da humanidade. Na Europa vivia-se a Revolução Industrial, que trazia consigo inúmeras consequências devastadoras, tanto nas condições de vida das pessoas, com a criação de grandes centros urbanos e reestruturações sociais, quanto nos produtos manufaturados e racionalizados. "A arquitetura é a meta de toda a atividade criadora. Completá-la e embelezá-la foi, antigamente, a principal tarefa das artes plásticas... Não há diferença fundamental entre o artesão e o artista... Mas todo artista deve necessariamente possuir competência técnica. Aí reside sua verdadeira fonte de inspiração criadora... Formaremos uma escola sem separação de gêneros que criam barreiras entre o artesão e o artista. Conceberemos uma arquitetura nova, a arquitetura do futuro, em que a pintura, a escultura e a arquitetura formarão um só conjunto.“ Tais palavras constam do primeiro manifesto da Bauhaus, redigido em 1919 por Walter Gropius, e definem as ideias básicas dessa escola de arte e do movimento desencadeado por ela na Alemanha.
  • 4.  A escola foi fundada por Walter Gropius em 25 de abril de 1919, a partir da reunião de duas escolas existentes, a Escola de Artes e Ofícios e a de Belas-Artes. A intenção primária era fazer da Bauhaus uma escola combinada de arquitetura, artesanato, e uma academia de artes, e isso acabou por ser a base de muitos conflitos internos e externos. A maior parte dos trabalhos feitos pelos alunos nas aulas- oficina foi vendida durante a Segunda Guerra Mundial. Ao iniciar a Bauhaus, Gropius apoiou-se principalmente em três mestres: o pintor americano Lyonel Feininger, o escultor e gravador alemão Gerhard Maecks e o pintor suíço Johannes Itten.
  • 5.  Gropius pressentiu que começava um novo período da história com o fim da Primeira Guerra Mundial e decidiu que a partir daí dever-se-ia criar um novo estilo arquitetónico que refletisse essa nova época. O seu estilo tanto na arquitetura quanto na criação de bens de consumo primava pela funcionalidade, custo reduzido e orientação para a produção em massa, sem jamais limitar-se apenas a esses objetivos.
  • 6.  . A Bauhaus foi uma das maiores e mais importantes expressões do que é chamado Modernismo no design e na arquitetura, sendo a primeira escola de design do mundo; A Bauhaus, mais que uma escola de artes e arquitetura, foi um centro de agitação de todas as disposições criativas da época, que assinalou o início de uma nova fase na arquitetura mundial; Combatia a arte pela arte e estimulava a livre criação com a finalidade de ressaltar a personalidade do homem, Mais importante que formar um profissional, segundo Gropius, era formar homens ligados aos fenómenos culturais e sociais mais expressivos do mundo moderno. Por isso, entre professores e alunos havia liberdade de criação, mas dentro de convicções filosóficas comuns; Possuía alguns ateliers ligados ao design de mobiliário e de acessórios. Dessas oficinas destacavam-se o atelier de tecelagem, o atelier de metal e o atelier de mobiliário e carpintaria; Um dos seus principais méritos consiste em ter alterado as relações entre desenho e arte industrial. Além disso, as experiências pedagógicas de Klee e Kandisky foram publicadas em verdadeiros tratados sobre arte.
  • 7.  Ameaçada de dissolução pela forte oposição dos conservadores a suas inovações, a escola mudou-se em 1925 para Dessau, onde ficou até o advento do nazismo. É construído o novo edifício da escola, projetado por Gropius, um marco da arquitetura do século XX que estabelece um novo princípio estético, com o uso de volumes limpos e definidos. Essa mudança marca o início de uma nova fase, cuja produção se caracteriza pela simplicidade racional e pela preocupação com a viabilização económica dos projetos; Em 1928 Gropius renuncia à direção da escola devido às dificuldades políticas que vinha encontrando no cargo e nomeia o arquiteto suíço Hannes Meyer como seu sucessor, porém o crescimento político da direita acaba por forçar a destituição; Em 1932, com a chegada dos nazistas ao poder em Dessau, a Bauhaus transferiu-se para Berlim para uma fábrica de telefones abandonada, sob o nome de Instituto Superior de Pesquisa Técnica. Porém, seis meses mais tarde, em julho de 1933, a Gestapo ocupou a escola e obrigou o seu fechamento definitivo. Os nazistas alegavam que a Bauhaus estimulava as características não-germânicas.
  • 8.  O edifício inicial projetado por Walter Gropius sofreu inúmeras modificações após a Segunda Guerra. Em 1994 iniciou-se um processo de reforma visando restabelecer ao edifício à sua condição original. O empreendimento foi promovido pela Fundação Bauhaus; Devido a inexistência do projeto original o trabalho foi árduo e concluído somente em 2007. Ainda hoje é o edifício principal do pólo da universidade, destacando-se o escritório de Walter Gropius, mantido inalterado; A Bauhaus alemã continua a abrir janelas por toda a Europa e no Novo Mundo. Embora nos 14 anos a escola tenha-se desdobrado de uma doutrina fortemente influenciada pelo expressionismo tardo-romântico para o racionalismo radical, esta escola representou historicamente o início da consolidação dos princípios funcionalistas do design gráfico enquanto disciplina, por intermédio de sua ação pedagógica.
  • 9. Para a realização do trabalho consultei as seguintes páginas web:http://www.pitoresco.com.br/art_data/bauhaus.htmhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Bauhaushttp://artemodernafavufg.blogspot.pt/2009/07/escola-bauhaus-e-o-design-de-interiores.html
  • 10. Com este trabalho fiquei a saber o que era a Bauhaus poisdesconhecia a escola apenas conhecia a Bauhaus(discoteca).Foi uma pesquisa muito interessante poir nunca pensei queuma escola, em pouco mais de uma década, conseguissemudar o mundo e a forma de se ver as artes.Gostei de realizar este trabalho pois são trabalhos assim,que enriquecem a nossa cultura geral e nos dão prazer fazerpois são muitas as pessoas que sabem o que é uma casamoderna mas muito poucas que sabem o que é a Bauhaus eque se calhar esta escola influenciou na construção dasconhecidas casas modernas. Trabalho realizado por: João Luzia, nº 17 Turma: 1º TCMRRP