Your SlideShare is downloading. ×
A bauhaus
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

A bauhaus

527
views

Published on


0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
527
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
13
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Escola técnica e profissional deMafra. Disciplina: Comunicação Gráfica. Professor: Sancho Mesquita.
  • 2.  Neste trabalho vou falar sobre a Bauhaus, um tema proposto na aula de comunicação Gráfica pelo professor Sancho Mesquita. A Staatliches- Bauhaus foi uma escola de design, artes plásticas e arquitetura de vanguarda que funcionou entre 1919 e 1933 na Alemanha. Vou também falar do seu surgimento, do seu fundador, dos objetivos de quem a criou, daquilo que ela era em si pois não era considerada uma escola como as outras e por fim do seu fim em 1933 e da sua recuperação em 1994.
  • 3.  A escola surgiu no meio de um período conturbado da história da humanidade. Na Europa vivia-se a Revolução Industrial, que trazia consigo inúmeras consequências devastadoras, tanto nas condições de vida das pessoas, com a criação de grandes centros urbanos e reestruturações sociais, quanto nos produtos manufaturados e racionalizados. "A arquitetura é a meta de toda a atividade criadora. Completá-la e embelezá-la foi, antigamente, a principal tarefa das artes plásticas... Não há diferença fundamental entre o artesão e o artista... Mas todo artista deve necessariamente possuir competência técnica. Aí reside sua verdadeira fonte de inspiração criadora... Formaremos uma escola sem separação de gêneros que criam barreiras entre o artesão e o artista. Conceberemos uma arquitetura nova, a arquitetura do futuro, em que a pintura, a escultura e a arquitetura formarão um só conjunto.“ Tais palavras constam do primeiro manifesto da Bauhaus, redigido em 1919 por Walter Gropius, e definem as ideias básicas dessa escola de arte e do movimento desencadeado por ela na Alemanha.
  • 4.  A escola foi fundada por Walter Gropius em 25 de abril de 1919, a partir da reunião de duas escolas existentes, a Escola de Artes e Ofícios e a de Belas-Artes. A intenção primária era fazer da Bauhaus uma escola combinada de arquitetura, artesanato, e uma academia de artes, e isso acabou por ser a base de muitos conflitos internos e externos. A maior parte dos trabalhos feitos pelos alunos nas aulas- oficina foi vendida durante a Segunda Guerra Mundial. Ao iniciar a Bauhaus, Gropius apoiou-se principalmente em três mestres: o pintor americano Lyonel Feininger, o escultor e gravador alemão Gerhard Maecks e o pintor suíço Johannes Itten.
  • 5.  Gropius pressentiu que começava um novo período da história com o fim da Primeira Guerra Mundial e decidiu que a partir daí dever-se-ia criar um novo estilo arquitetónico que refletisse essa nova época. O seu estilo tanto na arquitetura quanto na criação de bens de consumo primava pela funcionalidade, custo reduzido e orientação para a produção em massa, sem jamais limitar-se apenas a esses objetivos.
  • 6.  . A Bauhaus foi uma das maiores e mais importantes expressões do que é chamado Modernismo no design e na arquitetura, sendo a primeira escola de design do mundo; A Bauhaus, mais que uma escola de artes e arquitetura, foi um centro de agitação de todas as disposições criativas da época, que assinalou o início de uma nova fase na arquitetura mundial; Combatia a arte pela arte e estimulava a livre criação com a finalidade de ressaltar a personalidade do homem, Mais importante que formar um profissional, segundo Gropius, era formar homens ligados aos fenómenos culturais e sociais mais expressivos do mundo moderno. Por isso, entre professores e alunos havia liberdade de criação, mas dentro de convicções filosóficas comuns; Possuía alguns ateliers ligados ao design de mobiliário e de acessórios. Dessas oficinas destacavam-se o atelier de tecelagem, o atelier de metal e o atelier de mobiliário e carpintaria; Um dos seus principais méritos consiste em ter alterado as relações entre desenho e arte industrial. Além disso, as experiências pedagógicas de Klee e Kandisky foram publicadas em verdadeiros tratados sobre arte.
  • 7.  Ameaçada de dissolução pela forte oposição dos conservadores a suas inovações, a escola mudou-se em 1925 para Dessau, onde ficou até o advento do nazismo. É construído o novo edifício da escola, projetado por Gropius, um marco da arquitetura do século XX que estabelece um novo princípio estético, com o uso de volumes limpos e definidos. Essa mudança marca o início de uma nova fase, cuja produção se caracteriza pela simplicidade racional e pela preocupação com a viabilização económica dos projetos; Em 1928 Gropius renuncia à direção da escola devido às dificuldades políticas que vinha encontrando no cargo e nomeia o arquiteto suíço Hannes Meyer como seu sucessor, porém o crescimento político da direita acaba por forçar a destituição; Em 1932, com a chegada dos nazistas ao poder em Dessau, a Bauhaus transferiu-se para Berlim para uma fábrica de telefones abandonada, sob o nome de Instituto Superior de Pesquisa Técnica. Porém, seis meses mais tarde, em julho de 1933, a Gestapo ocupou a escola e obrigou o seu fechamento definitivo. Os nazistas alegavam que a Bauhaus estimulava as características não-germânicas.
  • 8.  O edifício inicial projetado por Walter Gropius sofreu inúmeras modificações após a Segunda Guerra. Em 1994 iniciou-se um processo de reforma visando restabelecer ao edifício à sua condição original. O empreendimento foi promovido pela Fundação Bauhaus; Devido a inexistência do projeto original o trabalho foi árduo e concluído somente em 2007. Ainda hoje é o edifício principal do pólo da universidade, destacando-se o escritório de Walter Gropius, mantido inalterado; A Bauhaus alemã continua a abrir janelas por toda a Europa e no Novo Mundo. Embora nos 14 anos a escola tenha-se desdobrado de uma doutrina fortemente influenciada pelo expressionismo tardo-romântico para o racionalismo radical, esta escola representou historicamente o início da consolidação dos princípios funcionalistas do design gráfico enquanto disciplina, por intermédio de sua ação pedagógica.
  • 9. Para a realização do trabalho consultei as seguintes páginas web:http://www.pitoresco.com.br/art_data/bauhaus.htmhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Bauhaushttp://artemodernafavufg.blogspot.pt/2009/07/escola-bauhaus-e-o-design-de-interiores.html
  • 10. Com este trabalho fiquei a saber o que era a Bauhaus poisdesconhecia a escola apenas conhecia a Bauhaus(discoteca).Foi uma pesquisa muito interessante poir nunca pensei queuma escola, em pouco mais de uma década, conseguissemudar o mundo e a forma de se ver as artes.Gostei de realizar este trabalho pois são trabalhos assim,que enriquecem a nossa cultura geral e nos dão prazer fazerpois são muitas as pessoas que sabem o que é uma casamoderna mas muito poucas que sabem o que é a Bauhaus eque se calhar esta escola influenciou na construção dasconhecidas casas modernas. Trabalho realizado por: João Luzia, nº 17 Turma: 1º TCMRRP

×